collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: 2x Motor Brushless (RC) + ESC?  (Lida 49942 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline zordlyon

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.768
2x Motor Brushless (RC) + ESC?
« em: 22 de Outubro de 2010, 22:02 »
Boas pessoal, então é o seguinte eu já andei aqui a fazer uns testes e tenho aqui 2 motores de RC que queria experimentar aqui umas coisas com o arduino, só que já reparei que a ponte H aquece muito se puxar pelos motores, especialmente se eles fizerem força.

Se eles andarem "livres" até andam bem, mas se fizerem força a ponte H aquece mesmo muito e queima...

Eu já aqui a uns tempos tinha me metido num projecto que envolvia este tipo de motores e tinham me dito algo que precisa de um ESC para os motores....

O que eu gostava de vos perguntar é o que faz propriamente o ESC (ainda nao percebi muito bem o conceito, ja li umas coisas e tal)?

Outra coisa é alguém sabe de algum tutorial de um ESC ligado ao arduino?

Ainda outra coisa, os ESC's dao para qualquer tipo de motor RC?

Cumprimentos....
Cumprimentos,
André Carvalho.

Offline xiserre

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 277
Re: 2x Motor Brushless (RC) + ESC?
« Responder #1 em: 22 de Outubro de 2010, 22:43 »
embora existam esc's para motores com escovas (motores normais) as esc de radiomodelismo sao para motores brushless(daqueles que tem 3 fios) ja experimentei ligar ao arduino.. usa se exactamente como um servo, mas tens de inicializa la, dependendo do modelo. os motores sem escovas normalmente puxam uma corrente tremenda, aconselhote baterias lipo para isso.. tentei utilizar um motor desses numa fonte de pc, e a partir de 50% nao fazia diferença na velocidade.. aos 100%, deitava a fonte abaixo..

Offline zordlyon

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.768
Re: 2x Motor Brushless (RC) + ESC?
« Responder #2 em: 22 de Outubro de 2010, 22:57 »
Os motores que tenham foram me dados, e nao trazem qualquer referencia...

Sei que eram de um "Crawler", e só sei que puxam muito, e gostava de dar utilidade a estes motores, mas não sei como liga-los a um arduino e controla-los...os motores só trazem 2 fios mas são fios de 3mm...

sim bateria não ha problema, o que me questiono, é como ligar 2 motores destes a um arduino, e controlá-los?

É necessário liga-los a um ESC? e depois o esc liga a uma Ponte H para controla-los? ou através do fio de dados do ESC consegue.se controlar os motores sem usar sequer pontes H's??

CUmprimentos..
Cumprimentos,
André Carvalho.

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: 2x Motor Brushless (RC) + ESC?
« Responder #3 em: 22 de Outubro de 2010, 23:05 »
Um esc só é usado em motores brushless, segundo sei, e o teu motor se só tem dois fios não é brushless, até porque nem sequer ia funcionar com uma ponte H, o que precisas é de fazer uma ponte H com transistores(de preferencia mosfets) discretos, olha esta aqui de certeza que aguenta com esses motores:
Avr fanboy

Offline zordlyon

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.768
Re: 2x Motor Brushless (RC) + ESC?
« Responder #4 em: 22 de Outubro de 2010, 23:18 »
Boas, sim realmente eles funcionam com uma Ponte H...

Muito obrigado pelo esquema senso, tens sido 5*.....

Eu só tive electronica básica no primeiro ano da univ, e não percebo muito de electrónica, deu para entender +/- o esquema.

Mas contudo tenho umas dúvidas não sei se serão estupidas, mas mais vale perguntar do que ficar na ignorância.

-Pergunto me então para que serve 2 entradas de 5v e 1 de 12v? e porque não uma unica entrada para alimentar os 2 motores?
-outra coisa é porque que que o Q1 e Q2 usam IRF's diferentes, nomeadamente "IRF640" e "IRF9640"?
-Outra coisa, após fazer este esquema isto ligará a uma ponte H ou da para controlar os motores só com estes esquemas?

Cumprimentos..

Cumprimentos,
André Carvalho.

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: 2x Motor Brushless (RC) + ESC?
« Responder #5 em: 22 de Outubro de 2010, 23:44 »
Os 5v são para alimentar os opto-isoladores, que são as caixas com o nome 4N25M, e os 12v são para alimentar os mosfets que alimentam o motor, esta ponte H é só para um motor, os mosfets de referência diferente é porque são de tipo P e tipo N, como os transistores PNP e NPN, para ligar e controlar o motor, colocas por exemplo o pinoPWM1 a 0(digitalWrite(LOW)), e no pinoPWM2 fazes um analogWrite(valor do pwm), e para rodar no outro sentido é ao contrário, e para parar colocas os dois a 0, aconselho usar um pequeno dissipador em cada mosfet, e isolados com folha de mica.
Avr fanboy

Offline zordlyon

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.768
Re: 2x Motor Brushless (RC) + ESC?
« Responder #6 em: 23 de Outubro de 2010, 00:04 »
Hum muito obrigado,

Agora vou precisar é de ajuda a fazer este esquema...

portanto preciso de:
-4x  Resistencias de 22k;
-4x  Resistencias 4,7k;
-4x  IRF640;
-4x  IRF9640;
-4x  4N25M
-4x  Dissipador para IRF's

é obrigatório ter que alimentar os mosfets com 12v? ou isso é a maxima voltagem suportada por eles?

é que eu tenho uma bateria 8,4v a 3A, e estava a pensar em usa-la....

entretanto encontrei na gearbox umas referencias e pus me agora a pesquisar e encontrei os motores que tenho em casa:




São 2 motores Brushed Beiji Guang 70T 380...o 380 julgo ser as voltas do motor o 70T ja soube o que era (lol)...

Por serem Brushed quer dizer que são de escovas?

Cumprimentos...

« Última modificação: 23 de Outubro de 2010, 00:14 por zordlyon »
Cumprimentos,
André Carvalho.

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: 2x Motor Brushless (RC) + ESC?
« Responder #7 em: 23 de Outubro de 2010, 00:18 »
Sim, claro que em vez de 12v podes dar os 8.4 ou mais, esses mosfets tambem são usados em audio, e devem aguentar uns 50v ou mais e uns valentes amperes, os dissipadores pedes dissipadores para To-220 que é o encapsulamento desses mosfets.
Sim, brushed é com escovas, brushless não tem escovas.
Avr fanboy

Offline zordlyon

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.768
Re: 2x Motor Brushless (RC) + ESC?
« Responder #8 em: 23 de Outubro de 2010, 00:26 »
hum ok obrigado senso...

já agora que te estou a chatear, chateio te logo tudo de uma vez  :D

eu estive a ver no site da aquario e eles teem la todos os componentes, mas quando procuro por 4n25m, so aparece o 4n25....

há alguma diferença?? na Dimofel acontece o mesmo...

sabes algum sitio no porto onde eu possa comprar os 4n25M, ou outro local qualquer?

Cumprimentos..
Cumprimentos,
André Carvalho.

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: 2x Motor Brushless (RC) + ESC?
« Responder #9 em: 23 de Outubro de 2010, 00:32 »
O m deve ser uma diferença minima, algo tipo temperaturas de funcionamento, encapsulamento, algo assim, até pode ser uma mariquice da biblioteca do eagle, é para isso que serve as datasheets, para fazer Ctrl+F e procurar o que se quer, mas podes comprar á vontade o 4n25 até porque é um optoisolador que se vê N vezes em projectos, ao que me parece é algo universal.
Avr fanboy

Offline zordlyon

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.768
Re: 2x Motor Brushless (RC) + ESC?
« Responder #10 em: 23 de Outubro de 2010, 00:34 »
Hum muito obrigado mesmo...

fico te a dever uma...

Tenho um primo meu ai a estudar em aveiro, em física quando for ai pago te uma mini  ;) ;)

Cumprimentos..
Cumprimentos,
André Carvalho.

Offline jorge_rc

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 521
Re: 2x Motor Brushless (RC) + ESC?
« Responder #11 em: 23 de Outubro de 2010, 20:37 »
Boas tardes!

Gostava só de esclarecer uma coisa... um ESC é um electronic speed controller, regularmente chamado apenas de "variador", e tanto existe para motores brushless, como motores brushed.

Acerca desses motores, Beiji Guang 70T 380 as primeiras duas palavras sao a marca, (obviamente made in china), os 70T (turns) é que são as voltas, é quanto mais voltas, mais torque terá o motor, mas menos RPMs conseguirá atingir; o 380 representa o tamanho do motor.

Acerca dos variadores, chega a um ponto é que deixa de ser rentável estar a montar um, tens aqui um de 20amp, e que através de uma entrada de até 8.4v (é o que queres usar), te faz o controlo dos motores através de uma entrada PWM, e alem disso, ainda te dá uma saída de 5v 1A, que serve para o arduino...


Abraço

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: 2x Motor Brushless (RC) + ESC?
« Responder #12 em: 23 de Outubro de 2010, 20:49 »
Os irf640 e o 9640 são TO-220 logo devem conseguir dissipar á vontade 50w com um dissipador, tendo em conta que suportam até 200v e até 50A, e como é para usar PWM nunca aquecem tanto como se fosse uma votlagem continua a passar neles, é claro que é maior e mais pesado que um ESC, mas cada um faz as suas funções.
Avr fanboy

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: 2x Motor Brushless (RC) + ESC?
« Responder #13 em: 23 de Outubro de 2010, 21:30 »
Não me parece que TO-220 seja capaz de dissipar 50W à vontade... talvez com um dissipador monstro, pasta térmica de boa qualidade e ventoínhas a atirar-lhe ar fresquinho. 50W é o limite de dissipação indicado para o pacote TO220.

(...) como é para usar PWM nunca aquecem tanto como se fosse uma votlagem continua a passar neles (...)

Pode não ser assim tão linear. Um MOSFET sempre ligado só dissipa uma potência proporcional à resistência do canal (aquela RDS(ON) que vem nas datasheets), mas quando está em PWM está sempre a ligar e desligar, e nessas transições (a "região resistiva") dissipam *imenso* porque a resistência do canal não liga/desliga instantaneamente. E quanto mais alta a frequência de PWM maior a dissipação, porque ocorrem mais transições por unidade de tempo. E quanto mais tempo demorarem os drivers a ligar/desligar o MOSFET, também mais eles dissipam, porque passam mais tempo na região resistiva - este parametro em particular vai afectar muito a dissipação em periodos de PWM. E quando o PWM está com um ciclo activo muito alto mas abaixo de 100%, calculo que a dissipação possa ser superior a ter o MOSFET sempre ligado.

No caso dessa ponte, os transistores também servem como díodos para dissipar a energia dos enrolamentos do motor quando estes são desligados, o que também contribui para o aquecimento geral dos bichinhos nos periodos de PWM.
« Última modificação: 23 de Outubro de 2010, 21:44 por Njay »

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: 2x Motor Brushless (RC) + ESC?
« Responder #14 em: 24 de Outubro de 2010, 03:31 »
Então devo estar a confundir os mosfets com os outros que são usados em amplificadores classe D e fontes comutadas que são bastante eficientes na comutação :s
Avr fanboy