collapse

* Posts Recentes

O que é isto ? por SerraCabo
[12 de Abril de 2024, 14:20]


Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[11 de Abril de 2024, 20:46]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[10 de Abril de 2024, 15:30]


Meu novo robô por josecarlos
[29 de Março de 2024, 18:30]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Circuito power externo + bateria  (Lida 22454 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline SJD22

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 660
Re: Circuito power externo + bateria
« Responder #60 em: 07 de Fevereiro de 2012, 00:13 »
Citar
# É impressão minha, ou o IC5 está com a entrada na mesma Net que a saída?

Sim e não :) A explicação é simples: como na antiga biblioteca da sparkfun nao havia esse componente (SPX...) usei um outro componente que tem outro pinout  mas tem o mesmo footprint que é o que me interessava. Essa parte está toda a funcionar bem há muito tempo ja. O problema nao é por aqui.

Citar
# em minha opinião não precisas do IC5 se só usares bateria.

Correcto, mas quando usar alimentação externa tenho 4.2V naos terminais da bateria e aí preciso do regulador.


Citar
# para alimentar o sistema, com redundância entre esses dois sistemas de alimentação, a forma mais simples é fazer um OR das alimentações, com díodos Schottky capazes da corrente ::
- da Net 5V à entrada do IC5
- da Net Circuito à entrada do IC5
- os cátodos dos díodos vão-se encontrar na entrada do IC5.
:: assim, a tensão mais forte é donde sai a corrente, e a não há correntes inversas de uns para outros.

- como já foi dito, o facto de se a bateria esgotar não conseguires alimentar o sistema enquanto esta não está carregada, tem a ver com a limitação de corrente do IC2. Se fizeres a configuração em OR, já vais tirar corrente de onde ela pode ser dada.


Ok... vou ver se percebi a tua ideia... vou desenhar e dps posto aqui... Qual seria o melhor Schottky para este caso?

Offline Sérgio_Sena

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 1.649
    • Electronic Gear for Musicians
Re: Circuito power externo + bateria
« Responder #61 em: 07 de Fevereiro de 2012, 01:03 »
Citar
# em minha opinião não precisas do IC5 se só usares bateria.

Correcto, mas quando usar alimentação externa tenho 4.2V naos terminais da bateria e aí preciso do regulador.


Como é normal nestes equipamentos de GSM/GPRS, a tensão máxima é de 4.2V. Já de propósito para trabalhar com carregadores.
Por isso é que internamente tens 2.8V, porque há um LDO que regula o Core e os IO's.

Offline SJD22

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 660
Re: Circuito power externo + bateria
« Responder #62 em: 08 de Fevereiro de 2012, 23:51 »
Boa noite.

asena, fiz o que disseste com dois diodos e funciona bem. Usei este diodo que é dual: http://www.diodes.com/datasheets/ds31413.pdf

Mas tenho dois pequenos problemas agora: 1) o diodo é muito grande e eu queria algo mais pequenos por razoes de espaço; e 2) a queda de tensao aos terminais do diodo sao uns 0.7 V o que me rouba muito quando tenho a bateria. Ficaria portanto com 4.2 - 0.7 = 3.5V.

Estou a pensar usar um destes tres: http://pt.mouser.com/Semiconductors/Diodes-Rectifiers/Schottky-Diodes-Rectifiers/_/N-2xpr5Zscv7Zlls6?P=1z0wan0Z1z0z7ptZ1z0y4bt&SAP=true. Uma pergunta: quando dizem que a queda de tensao de avanço é 0.84 a 6A significa que se so me passar 2A terei cerca de 0.28V de queda, certo?


Offline Sérgio_Sena

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 1.649
    • Electronic Gear for Musicians
Re: Circuito power externo + bateria
« Responder #63 em: 09 de Fevereiro de 2012, 00:11 »