collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: [Ajuda]pcb método térmico  (Lida 17701 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline sanosuke_kursch

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 34
Re: [Ajuda]pcb método térmico
« Responder #45 em: 20 de Outubro de 2010, 22:21 »
Já te tinha explicado no teu tópico que tem de ser impressoras laser porque o toner tem ferro, uma impressora normal não.

Sim, tem que ser se você for transferir direto pra placa, mas eu estava falando pra ele imprimir numa folha A4, e depois fazer uma fotocópia (normalmente essas ainda são com toner), e usa a fotocópia pra transferir o toner pra placa, eu fazia isso sempre.

Offline andre_f_carvalho

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.469
    • Pro - andrefcarvalho
Re: [Ajuda]pcb método térmico
« Responder #46 em: 20 de Outubro de 2010, 22:51 »
Já te tinha explicado no teu tópico que tem de ser impressoras laser porque o toner tem ferro, uma impressora normal não.

sim eu sei mas como eu gostava tanto que funciona-se a jacto, eu esqueço-me disso xD

Offline andre_f_carvalho

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.469
    • Pro - andrefcarvalho
Re: [Ajuda]pcb método térmico
« Responder #47 em: 20 de Outubro de 2010, 22:55 »
Já te tinha explicado no teu tópico que tem de ser impressoras laser porque o toner tem ferro, uma impressora normal não.

Sim, tem que ser se você for transferir direto pra placa, mas eu estava falando pra ele imprimir numa folha A4, e depois fazer uma fotocópia (normalmente essas ainda são com toner), e usa a fotocópia pra transferir o toner pra placa, eu fazia isso sempre.
eu para imprimir na folha de papel fotográfico levei numa folha normal, mas uma duvida, a transferência de tinta para a placa de cobre é maior como o papel fotográfico ou com a transparência?

e na transparência ao aquecer e por na agua o acetato sai todo inteiro?

Offline sanosuke_kursch

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 34
Re: [Ajuda]pcb método térmico
« Responder #48 em: 20 de Outubro de 2010, 23:06 »
eu para imprimir na folha de papel fotográfico levei numa folha normal, mas uma duvida, a transferência de tinta para a placa de cobre é maior como o papel fotográfico ou com a transparência?

e na transparência ao aquecer e por na agua o acetato sai todo inteiro?

Eu acho que a transferência da transparência é maior, já que o papel, mesmo sendo glossy é um pouco pososo, já a transparência não, e você não precisa molhar a transparência, é só puxar, mas antes de tentar fazer a transferência do desenhon todo, imprima junto algumas trilhas avulsas só pra testar, recorta elas e tenta fazer a transferência só pra você "pegar as manhas" de como transferir o toner da transparência, depois é só limpar esse toner e dar uma boa limpada na placa pra fazer a transferência final e mandar pra corrosão.

Offline andre_f_carvalho

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.469
    • Pro - andrefcarvalho
Re: [Ajuda]pcb método térmico
« Responder #49 em: 20 de Outubro de 2010, 23:57 »
eu para imprimir na folha de papel fotográfico levei numa folha normal, mas uma duvida, a transferência de tinta para a placa de cobre é maior como o papel fotográfico ou com a transparência?

e na transparência ao aquecer e por na agua o acetato sai todo inteiro?

Eu acho que a transferência da transparência é maior, já que o papel, mesmo sendo glossy é um pouco pososo, já a transparência não, e você não precisa molhar a transparência, é só puxar, mas antes de tentar fazer a transferência do desenhon todo, imprima junto algumas trilhas avulsas só pra testar, recorta elas e tenta fazer a transferência só pra você "pegar as manhas" de como transferir o toner da transparência, depois é só limpar esse toner e dar uma boa limpada na placa pra fazer a transferência final e mandar pra corrosão.

com a transparência cheguei a ver um vídeo qualquer na Internet em que usavam a transparência mas ponham na placa uma cola qualquer...

Offline sanosuke_kursch

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 34
Re: [Ajuda]pcb método térmico
« Responder #50 em: 21 de Outubro de 2010, 00:17 »
com a transparência cheguei a ver um vídeo qualquer na Internet em que usavam a transparência mas ponham na placa uma cola qualquer...

Essa da cola eu nunca vi, quando me ensinaram essa só me falaram pra deixar a transparência bem firme na placa, depois de um tempo (pouco tempo), o toner derrete e começa a grudar na placa, aí a transparência fica presa na placa, mas isso não significa que você pode ficar puxando a transparência enquanto a transferência não termina.
Bom, eu nunca usei nada pra colar a transparência na placa, portanto não posso falar nada sobre isso.

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: [Ajuda]pcb método térmico
« Responder #51 em: 21 de Outubro de 2010, 00:33 »
Não tem a ver com o toner ter ferro (que acho que até não tem, aquilo é uma espécie de plástico). O toner é uma espécie de "plástico em pó", que se agarra ao papel (ou ao PCB) derretendo com calor e sendo pressionado contra o material (experimentem derreter um plástico a ver se aquela "goma" não agarra a tudo). Assim, neste método o toner começa por ser agarrado à superficie do papel pela impressora e depois nós com o ferro voltamos a "derreter" o toner em cima do PCB, removendo depois o papel.

As impressoras de jacto de tinta usam mesmo tinta, que é um material "diluido" que se entranha nas fibras do papel , e portanto não fica nenhum material à superficie e é impossível de o aproveitar, pois não é re-utilizável (a água evapora e ficam particulas entranhadas no papel). Já o toner é reutilizável, é só voltar a derreter.

Offline sanosuke_kursch

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 34
Re: [Ajuda]pcb método térmico
« Responder #52 em: 21 de Outubro de 2010, 00:41 »
Não tem a ver com o toner ter ferro (que acho que até não tem, aquilo é uma espécie de plástico). O toner é uma espécie de "plástico em pó", que se agarra ao papel (ou ao PCB) derretendo com calor e sendo pressionado contra o material (experimentem derreter um plástico a ver se aquela "goma" não agarra a tudo). Assim, neste método o toner começa por ser agarrado à superficie do papel pela impressora e depois nós com o ferro voltamos a "derreter" o toner em cima do PCB, removendo depois o papel.

As impressoras de jacto de tinta usam mesmo tinta, que é um material "diluido" que se entranha nas fibras do papel , e portanto não fica nenhum material à superficie e é impossível de o aproveitar, pois não é re-utilizável (a água evapora e ficam particulas entranhadas no papel). Já o toner é reutilizável, é só voltar a derreter.

Justamente, e é exatamente pelo papel ser poroso que eu prefiro usar transparências pra transferir o toner pra placa.

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: [Ajuda]pcb método térmico
« Responder #53 em: 21 de Outubro de 2010, 00:51 »
Pelo que sempre li pela internet é que a tinta preta dos toners, tem como principal pigmento o óxido de ferro, e é por isso que o Percloreto de ferro come o cobre mas não o toner pois este tem ferro.
Se está correcto ou não, não sei.
Avr fanboy

Offline sanosuke_kursch

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 34
Re: [Ajuda]pcb método térmico
« Responder #54 em: 21 de Outubro de 2010, 01:01 »
Pelo que sempre li pela internet é que a tinta preta dos toners, tem como principal pigmento o óxido de ferro, e é por isso que o Percloreto de ferro come o cobre mas não o toner pois este tem ferro.
Se está correcto ou não, não sei.

Segundo a wikipedia http://en.wikipedia.org/wiki/Toner é um polímero, e acho que seja um polímero plástico, por isso ele derrete de gruda no papel, acetato, cobre, em todo lado.