collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: firmata /visual basic  (Lida 7562 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline nsouto

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 11
firmata /visual basic
« em: 19 de Dezembro de 2012, 01:20 »
Ola sei que existe um tutorial aqui no fórum sobre este assunto http://lusorobotica.com/index.php?topic=3719.0 mas que se encontra parado e incompleto.

Quero começar a programar em visual basic usando a lib firmata ,ja instalei a firmata no vb mas nao consigo encontrar nenhum tutorial ,já utilizei aqueles botões que permitem ativar uma saída, mas é tudo em termos de código não sei onde encontrar referências que me possa ajudar a programar  alguem me pode ajudar  a dar os primeiros passos


Obrigado 

Offline dio123

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.032
Re: firmata /visual basic
« Responder #1 em: 19 de Dezembro de 2012, 10:12 »
Acho que  é mais simples trocares dados Serial entre vb.net com o arduino. E fica uma coisa a tua maneira.

Offline nsouto

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 11
Re: firmata /visual basic
« Responder #2 em: 19 de Dezembro de 2012, 14:49 »
ola, sim entendo , ja consegui desenvolver o meu projecto utilizando o VB e um firmware para o arduino , mas isto traz um problema é que sempre implemente melhorias ao projecto em VB tenha de fazer alteraçoes ao firmware do arduino. Com a lib firmata isso não seria necessário, ou seja o tempo de progrmação é muito inferior , ja que so me teria de preocupar com o VB ,não se me faço entender.

Já pesquisei horas no google sobre este assunto e não consegui encontrar nada , que me ajude a perceber quais as intruçoes disponiveis para VB, supostamente com a Firmata eu terei acesso a todo tipo de intruçoes como tenho na linguagem C do arduino.

Se hover alguem que tenha utilizado esta lib para VB , e tenha algum projecto de exemplo que possa disponibilizar só para tirar algumas ideias, desde ja o meu obrigado


Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: firmata /visual basic
« Responder #3 em: 19 de Dezembro de 2012, 15:10 »
O que o firmata te dá é um interface serial em que pelo pc podes mudar o estado dos pinos, ler adc, e fazer analogWrites, de resto a lógica de controlo tem de correr toda no pc e nada do que faças no pc corre nativamente no avr.
Avr fanboy

Offline nsouto

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 11
Re: firmata /visual basic
« Responder #4 em: 19 de Dezembro de 2012, 15:20 »
Senso OK eu entendo , eu so preciso de saber os comandos/codigos que me façam acender um led por exemplo em VB com lib Firmata.

Exemplo: em linguagem C arduino eu escrevo digitalwrite(pin.state)

             em VB qual é o comando? Isso é o que preciso........

 
 

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: firmata /visual basic
« Responder #5 em: 19 de Dezembro de 2012, 15:56 »
Avr fanboy

Offline nsouto

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 11
Re: firmata /visual basic
« Responder #6 em: 19 de Dezembro de 2012, 16:15 »
Senso obrigado pela tua resposta, mas não respondes a minha questão

Eu conheço esse site foi de lá que fiz os donwload dos dll´s da firmata  para VB, como disse  no primeiro post eu ja consegui acender um led com a firmata, com simples botão disponivel na toolbar do VB, mas isso não chega preciso de mais informaçao acerca dos comandos e sintaxe .

no link que envias tenho acesso ao varios download com programas de exemplo em VB é obvio que posso abrir e ver o codigo que esta correr mas não me esclareçe acerca dos comandos , posso deduzir por logica sempre alguma coisa .Mas mesmo assim não ha nada em concreto.Concordas comigo?





Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: firmata /visual basic
« Responder #7 em: 19 de Dezembro de 2012, 16:20 »
Vais ao site oficial firmata.org, se bem que a documentação é uma porcaria muito sinceramente, tens lá uma página com umas tabelas manhosas...
Só pela falta de documentação que esse projecto aparenta, mandava isso tudo pela janela fora..
Avr fanboy

Offline nsouto

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 11
Re: firmata /visual basic
« Responder #8 em: 19 de Dezembro de 2012, 16:25 »
Eu antes de começar este post , ja tinha virado o google ao contrario e realmente o que encontrei foi lixo e lixo nada de concreto enfim.

A ideia desda lib firmata é boa mas sem informação . realmente  mais vale esqueçer .

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: firmata /visual basic
« Responder #9 em: 20 de Dezembro de 2012, 00:46 »
O processing tem exemplo para a firmata, mas nada de documentação tambem..
Avr fanboy

Offline ralex

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 76
Re: firmata /visual basic
« Responder #10 em: 20 de Dezembro de 2012, 01:32 »
Eu antes de começar este post , ja tinha virado o google ao contrario e realmente o que encontrei foi lixo e lixo nada de concreto enfim.

A ideia desda lib firmata é boa mas sem informação . realmente  mais vale esqueçer .

Boa noite nsouto. Experimenta este link. Talvez tenha alguma coisa que interesse. No ficheiro está por exemplo ligar um led. Cumps.

http://connect.mind-craft.net/arduino-firmata-vb-class

Offline nsouto

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 11
Re: firmata /visual basic
« Responder #11 em: 20 de Dezembro de 2012, 23:55 »
Parece que começo a ver luz ao fundo do túnel, encontrei um conjunto de 15 vídeos com todos os passos para trabalhar com a firmata. Aqui fica o link para o primeiro depois é só procurar os restantes ;)