collapse

* Posts Recentes

Fita de LEDs RGB por blabla
[Ontem às 13:47]


KGM Edgelit Displays por SerraCabo
[Ontem às 10:25]


Saiu Kicad 6.0.1 por SerraCabo
[17 de Janeiro de 2022, 16:47]


Keyboard - A promessa de se atingir 500+WPM - Words Per Minute por blabla
[16 de Janeiro de 2022, 14:00]


Rust para micro-controladores – Uma série muito promissora... por blabla
[16 de Janeiro de 2022, 10:00]


BOLT – Aumento de performance C/C++ e Rust, GCC e LLVM com o hardware existente por blabla
[14 de Janeiro de 2022, 09:17]


OpAmp Rail2Rail, 30V ... e mais umas coisinhas por SerraCabo
[10 de Janeiro de 2022, 05:00]


How I Moved This 19000 lbs Machine por dropes
[08 de Janeiro de 2022, 20:41]


Projeto - Curso Engenharia Eletrotécnica por blabla
[08 de Janeiro de 2022, 10:59]


How I learned to love build systems por blabla
[07 de Janeiro de 2022, 12:22]

Autor Tópico: Delírios com Arduino  (Lida 815 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.806
  • NERD!
Delírios com Arduino
« em: 23 de Junho de 2021, 16:02 »
Perdi umas horas com um caso com arduinos que merece ser relatada.

Copiar um projeto Arduino com código no github para um colega que não percebe da coisa - Tudo OK.

Decidi fazer a coisa pequena e bonita, porque me dá gosto. Implica passar de um arduino Uno (GIGANTE) no original para um pro-mini que tinha "em stock". Os que tenho são 3.3V 8Mhz, mas correm bem a 5V se alimentar depois do regulador, e os 8MHz o compilador resolve.
Fios ligados, tudo bonitinho, testes correm bem, vamos lá compilar o código do Github para meter no pro-mini.
Não cabe! Quê?!?! Deixa experimentar num Uno: tudo OK!. O Uno tem 32K vagos, o pro-mini "só" 30k!
Toca a investigar, é do bootloader. O Uno tem optiboot que ocupa 0,5kb, o pro-mini tem um qq que ocupa 2k.
Ok, toca a meter optiboot no pro-mini. O Arduino tem .hex  de todos os bootloaders, deve ser fácil... oops, não tem optiboot para o pro-mini, nem parecido para 8MHz. Não faz mal, tem o código, makefiles e batch, é só correr... ooops, não encontra o "make"?!?! Ok, a última versão do Arduino que tinha o "make" era o 1.0.6, de 2015... saca-se o necessário, e compila-se... ooops, o bootloader ficou com mais de 512bytes?!? pois, não basta o make, tem de ser a toolchain completa que mudaram as otimizações.
Ok, bootloader na mão, como meto isto no pro-micro? Tenho um USB ASP antigo, siga para bingo. NOPE. Instala drivers. NOPE. Se lixe , uso o UNO como ISP ("Arduino as ISP"). Bootloader no pro-micro. Festa!!!
Vamos meter o código: ainda não cabe??? Pois, tenho de mudar o boards.txt. Já cabe!!! Carrega lá o código. NOPE. GRRRRRR
Não consigo falar com o pro-micro para o programar. Pois, que fez o makefile do optiboot esqueceu-se que a 8MHz não se consegue falar a 115200, tem de ser 57600. Novo .hex, nova programação de bootloader, corrigir boards.txt e meter o projeto...

FUNCIONA!
Arduino torna tudo tão fácil.... >:( >:( >:( >:(

(perdi umas 6 horas com isto, e poupei os detalhes de ligar e desligar fios 30 vezes, e pesquisas e tentativas-erro para dar com o que se estava a passar)


« Última modificação: 23 de Junho de 2021, 16:08 por jm_araujo »

Offline almamater

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.815
    • GrcByte - Projectos
Re: Delírios com Arduino
« Responder #1 em: 28 de Junho de 2021, 23:06 »
 ;D ;D Muito bom! e que grande trabalhão.. mas ficou a funcionar!

Offline dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.050
Re: Delírios com Arduino
« Responder #2 em: 01 de Agosto de 2021, 13:49 »
Mudar de plataformas nunca funciona há 1ª
Aposto que foram umas 6 horas bem passadas  ;D