collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Arduino Zero  (Lida 29069 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Arduino Zero
« Responder #45 em: 06 de Maio de 2015, 12:47 »
Depende da dev-board..
Uma dev-board normalmente não é pensada para um ambiente industrial, ou automovel, no entanto o que não falta são carPc's feitos com BBB's e RPi's e fontes comutadas do eBay.

Tambem conheço casos de máquinas desenvolvidas por pequenas empresas que usam dev-boards como placa principal da coisa, nem sempre corre bem, a placa não tem proteção nem foi pensada para tal ambiente, o layout nunca é o ideal porque a devboard tem sempre mais extras, pinos partilhados entre vários chips, planos não existentes, porque é pistas por todo o lado, podem comprovar isso nas devboards que têm por perto.

App-notes é outra conversa, pode ou não ser o indicado para o que estamos a fazer com o chip.
Avr fanboy

Offline dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.189
Re: Arduino Zero
« Responder #46 em: 06 de Maio de 2015, 13:07 »
Aprecio os BBBs e RPIs, simplesmente porque são dev boards pensadas mais à frente com boa memória, bastantes IO e com processamento excelente ao ponto de conseguir emular um SO, sem restrições tão limitadas como se tem passado com o arduino, nem que coloquem um multi core que nunca vai passar de uma placa para brincar.

Tenho visto CNCs em que tem como interface o arduino, acho isso preocupante e não metia as mãos no fogo com ele.
As versões anteriores com o famoso 328P tinham uma grande vantagem, é que podia ser programado on board, fazer os testes necessários e depois ser retirado e colocado na placa onde iria passar a desempenhar as suas funções o resto da vida.
Ok, continuaria com aquelas bibliotecas duvidosas, mas nada impede de se usar outra linguagem de maior confiança como aqui já foi descrito.

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: Arduino Zero
« Responder #47 em: 06 de Maio de 2015, 20:30 »
Pior ainda eh que muitas destas placas estao a ser usadas na industria, colocadas em maquinas ondustrias e de controlo de processamento. Cenas pesadas.
Tenho conhecimento q ja estao a falhar e vao continuar a falhar, posso dizer sem qualquer reserva. O software ateh pode ter escapatorias, mas o hardware vai ser o primeiro a dar o £$%& mestre assim que houver problemas externos.

O meu "medo" com esta invasao da loucura de placas baratas eh q os servicos q dantes eram contratados a profissionais capazes, sao hoje feitos por "artistas" curiosos e "tecladores de pisca-piscas". Vao falhar, mas depois estamos cah nohs p tomar conta do problema.


Para estudo e laboratorio? sim sr... venham elas q sao bem vindas. E ainda digo mais, sao todas necessarias pois fazem o mercado mexer.
O dinheiro dita a maior parte das opçoes.. ha placas que chegam e sobejam para certas maquinas ou industria... e pra programra boards profissionais e de elite, é preciso que se peça o serviço a um expert/qualificado mtas vezes certeficado pela propria empresa e um produto chave na mao deste tipo, pode ficar 50x mais caro que usando uma board mais universal e programada por um programador de nivel medio. É bom que isso acontece pra ver se as grandes industrias/marcas tb façam baixar os preços das boards deles, e tanto é que la andam a fazer boards lowcost..

Se assim fosse, toda a gente que quer andar na estrada só devia comprar mercedes.. pra muitos, uma bicicleta já chega e sobeja! :P

só uma curiosidade: no meu work, vi uma board dum robot fanuc que dá barraca (nao é a primeira vez no mm modelo do robô), qdo o relé atraca por mto tempo tem umas resistencias ceramicas mm ao lado do relé e de outros componentes que só com o aquecimento das resistencias, derretem e a board pega fogo. A board deve ser feita e projectada por alguma empresa tb conceituada (nao faço ideia a quem recorrem se é tudo interno..) mas 1) a board devia ter uma proteçao pra evitar o atracar continuo do relé, 2) as resistencias deviam ter dissipadores e estarem minimamente afastado de componentes que teem na sua constituiçao/package plastico. Nao é por falta de espaço, e uma board mal projectada pode dar cabo dum robot que custa 30 ou 40mil euros..