collapse

* Posts Recentes

O que é isto ? por SerraCabo
[12 de Abril de 2024, 14:20]


Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[11 de Abril de 2024, 20:46]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[10 de Abril de 2024, 15:30]


Meu novo robô por josecarlos
[29 de Março de 2024, 18:30]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Quadcópteros  (Lida 14142 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

StarRider

  • Visitante
Re: Quadcópteros
« Responder #30 em: 21 de Agosto de 2011, 11:25 »
Boas,

Neste momento estou a trabalhar em paralelo em dois projectos relacionados com quads, tenho o projecto de uma board  AHRS
(Attitude and heading reference system) que podem ver aqui http://lusorobotica.com/index.php?topic=3559.0, e vou
também a dar uma mãozinha no firmware do OpenPilot.

O projecto da AHRS que podem ver no link acima nasceu somente com a intenção de usar a board STMDiscovery e o gyro e ACEL
que vêm na wii+ e no nuck, o hardware da AHRS é simples e barato, já o firmware é o que leva mais tempo a desenvolver.

O custo final de um quad nunca fica barato, mesmo se o custo da "placa de controlo", seja ela uma AHRS, INS, ou um mcu com com uma board IMU, seja baixo, depois temos todo o resto do equipamento referente á parte RC da construção.

Tudo dependo do tamanho do quad, existem muitos exemplos na net, quem já vem do aeromodelismo tem sempre vantagem
pois provavelmente já possui um radio, receptores, ESCs, etc, que pode aproveitar.

De momento estou sem tempo, mas ainda hoje volto ao assunto aqui no fórum.

Abraços,
PA
 

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: Quadcópteros
« Responder #31 em: 24 de Agosto de 2011, 02:31 »
De momento estou sem tempo, mas ainda hoje volto ao assunto aqui no fórum.

Abraços,
PA

Fiquei à espera de mais novidades! 8)

Citar
Boas,

Neste momento estou a trabalhar em paralelo em dois projectos relacionados com quads, tenho o projecto de uma board  AHRS
(Attitude and heading reference system) que podem ver aqui http://lusorobotica.com/index.php?topic=3559.0, e vou
também a dar uma mãozinha no firmware do OpenPilot.

O projecto da AHRS que podem ver no link acima nasceu somente com a intenção de usar a board STMDiscovery e o gyro e ACEL
que vêm na wii+ e no nuck, o hardware da AHRS é simples e barato, já o firmware é o que leva mais tempo a desenvolver.

O custo final de um quad nunca fica barato, mesmo se o custo da "placa de controlo", seja ela uma AHRS, INS, ou um mcu com com uma board IMU, seja baixo, depois temos todo o resto do equipamento referente á parte RC da construção.

Tudo dependo do tamanho do quad, existem muitos exemplos na net, quem já vem do aeromodelismo tem sempre vantagem
pois provavelmente já possui um radio, receptores, ESCs, etc, que pode aproveitar.

LOL Yet Another Cheap UAV LOL
desconhecia esse projecto e ao ver o significado da sigla, mijei-me a rir! :D

Citar
Ok, eu sei que já existe por ai milhentas variantes de tri-quad-copter, e que algumas já vêm “prontas a consumir” e custo reduzido ... mas nada dá mais prazer do que fazer um à “nossa maneira”.
é mm!  8) concordo plenamente! pra alem do gozo, é tb o facto de o tentarmos construir o mais personalizado possivel! por isso tb me kero lançar num quad de raiz (mais ou menos de raiz! :P) e ir montando/construindo ao meu gosto! n é k tenha bases pra inventar alguma board ou placa qq, mas usar módulos ja existentes, n está fora de questao!

A titulo de curiosidade, já conheciam o quad mais pekeno do mundo?!  8)


O meu, keria algo maiorzito e robusto, visto k era pra usá-lo em outdor!.. :P mas n deixa de ter piada em fazer um destes!  8)
« Última modificação: 24 de Agosto de 2011, 02:33 por Hugu »

Offline Silvio Severino

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 76
Xbee
« Responder #32 em: 29 de Agosto de 2011, 17:30 »
Ola pessoal recebi hoje o meu adaptador Xbee que comprei na PTRobotics, e queria fazer um teste em controlar um led a distancia.
Estou a uzar um arduino com o modulo Xbee e ligado ao pc um adaptador Xbee .
o código é o seguinte:
Código: [Seleccione]
#define LED 13


void setup()
{
  pinMode(LED,OUTPUT);
  Serial.begin(9600);
  Serial.println('x', BYTE);


void loop()
{
   if(Serial.available()>0)
 {
   char A=Serial.read();

   
   if (A=='n')
    {
      digitalWrite(LED,HIGH);
    }
   if (A=='b')
    {
      digitalWrite(LED,LOW);
    }
 }
}

Mas não estou a conseguir acender nem apagar o led? O que devo estar a fazer de errado??


Ps: desculpem ter postado aqui mas sou novo no forum e ainda não percebi como fazer um novo tópico
« Última modificação: 20 de Janeiro de 2012, 12:46 por Psycop »

Offline GnGz

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 665
Re: Quadcópteros
« Responder #33 em: 29 de Agosto de 2011, 18:38 »
Primeira coisa veja se está tudo bem ligado ou connectado, segunda coisa , ligue o arduino ao pc e envie a mensagem 'n' ou 'b' para verificar se o código está direito.

Offline Silvio Severino

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 76
Re: Quadcópteros
« Responder #34 em: 29 de Agosto de 2011, 18:56 »
Primeira coisa veja se está tudo bem ligado ou connectado, segunda coisa , ligue o arduino ao pc e envie a mensagem 'n' ou 'b' para verificar se o código está direito.

Já consegui resolver o problema era a configuração.
Ao testar feio-me uma ideia a cabeça para alterar a capacidade de alcance do Xbee, era alterar para conectar uma antena Wireless padrão

Algo deste género:
http://www.ebay.com.au/itm/2-xbee-S1-maxsream-digi-zigbee-/120735706565#ht_500wt_1156

Será viável?

PS: depois podem dizer como se posta novos tópicos?

Offline andre_f_carvalho

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.469
    • Pro - andrefcarvalho
Re: Quadcópteros
« Responder #35 em: 29 de Agosto de 2011, 19:16 »
basta ir a secção que queres sobre o teu assunto, carregas em novo topico e depois basta por assunto e a menssagem