collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Trabalho Área de Projecto 12º Ano  (Lida 25130 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline microbyte

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.322
    • http://ricardo-dias.com/
Trabalho Área de Projecto 12º Ano
« em: 01 de Outubro de 2008, 10:23 »
Boas.
Inscrevi-me no fórum para pedir ajuda no nosso projecto de Área Projecto.

Escolhemos fazer um Carro Telecomandado de combate a incêndios. Como um tanque dos bombeiros, mas controlado à distância.



Gostávamos de poder controlar à distância:
  • O carro - frente, trás, virar
  • O esguicho da água - ligar/desligar (virar, se possível, para os lados e para cima - sabemos que isto é difícil)
  • Um pequeno sistema de luzes+sirene que queremos instalar

Mas os nossos conhecimentos de electrónica não são muitos. Por isso vim pedir ajuda.
Dúvidas:
  • Acham que o projecto é concretizável?
  • Devemos tentar construir o mecanismo de controlo do movimento, ou comprar um carro já com esse controlo?
  • Onde podemos arranjar uma bomba de água de pequenas dimensões?
  • Como podemos utilizar um módulo emissor e receptor para ligar as luzes e a sirene?
  • Podemos introduzir a energia solar?

Precisamos de muita ajuda mesmo, não esperamos que façam o projecto por nós, mas precisamos de muito apoio, peço alguma compreensão e paciência.

Offline TigPT

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 5.372
    • Tiago Rodrigues
Re: Trabalho Área de Projecto 12º Ano
« Responder #1 em: 01 de Outubro de 2008, 10:47 »
Antes de mais, bem-vindo, e parabéns pela ideia e o desenho, bastante explicativo! :)

Vou tentar responder ás tuas respostas, e as que deixar no ar, vou respondendo no decorrer do projecto.

Ajudas-nos bastante se fores postando o máximo de informação possível do estado do projecto, e das duvidas/dificuldades que fores encontrando.


Vamos ao Carro Telecomandado de combate a incêndios:
  • O projecto é perfeitamente concebível!
  • Depende dos conhecimentos que tenham, e tempos para concretizar o projecto, mas realmente o sistema de controlo remoto vai depender de vários factores, como distancia de actuação, ter ou não linha de vista do robot, etc... (realmente o ideal seria um comando de modelismo, pois estes permitem boas distancias e já têm sinais extras que podem utilizar para controlar as várias funcionalidades.
  • Bomba de água de pequenas dimensões, o que me ocorre é uma máquina de café, mas tem pouca pressão, talvez seja uma boa pergunta para colocar numa loja de modelismo eles são capazes de saber, de qualquer das formas, é esperar para ver se outro membro tem alguma ideia.
  • Sim, diria que é das partes mais fáceis de implementar de todo o projecto.
  • Podem introduzir energia solar para carregar as baterias, mas na prática esta não é muito significativa, pois fornece valores de tensão e corrente bastante baixos em relação ao consumo que irá ter. Talvez para carregar uma parte do circuito de menos consumo.
Acho que o ideal para quem começa é evitar complicar as coisas, e por isso sugeria evitar reinventar a roda, e aproveitar tudo o que exista no mercado, e adaptar essas coisas para os vossos objectivos.

Assim, devem ver em supermercados e outras lojas o que existe de carros telecomandados que tenham já algumas destas funcionalidades. Possivelmente já existem carros que lancem água em pequenas quantidades ou assim, nada como ver o que existe.

Depois podíamos fazer uma coisa para "2 condutores" um controlaria a automação do carro, frente, traz, direcções, o que iria facilitar esse circuito, e podia-se aproveitar quase por completo um carro telecomandado para essa tarefa.
Assim esse o comando desse carro seria o desse condutor, e evitavam essa parte problemática do projecto.

Alteravam então o formato do carro para poder introduzir o jacto de água e deposito, tal como as luzes de sirenes e uma sirene, que seria controlada pelo segundo condutor, num circuito completamente separado, evitando muitos problemas.

Para o controlo da direcção do jacto, é facilmente implementável com 2 servos, no género de um braço mecânico mais pequeno com o lançador de água na ponta. As luzes, e sirene são sinais digitais, e por isso bastante fáceis de tratar com um microcontrolador como o Arduino. Ficando este a "comandar" os servos sirene e luzes.

O projecto tem pernas para andar, e acho uma excelente ideia. Vamos ver o que vai sair dai, boa sorte.
(Eu vou acompanhado as evoluções ara vos poder auxiliar.)

Offline microbyte

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.322
    • http://ricardo-dias.com/
Re: Trabalho Área de Projecto 12º Ano
« Responder #2 em: 01 de Outubro de 2008, 11:43 »
Bem, antes de mais obrigado pela rápida resposta.
Se calhar vamos optar por aproveitar já um carro de brincar, pois metade já está feito. Depois só falta a implementação do "esguicho" e dos LEDs e sirene.

Queremos manter o projecto o mais económico possível, como tal, o que queremos fazer é apenas um protótipo. Logo, devemos ter linha de visão para o robot (por enquanto não pensamos em meter uma câmara - era muito fixe também) e será para fazer uma pequena demonstração com curta distância de actuação.

Acho que temos de ter em atenção, separar o tanto possível a parte eléctrica da água (nunca foram bons vizinhos).

Quanto à parte da água, o que nos preocupa é mesmo a bomba. Gostávamos de poder esguichar água pelo menos meio metro, 1 metro, já era bom. E depois o "esguichador" é que não estou a ver como podemos fazê-lo rodar no eixo dos xx e dos yy. Se conseguíssemos fazer rodar na horizontal era muito bom já.

Quanto à parte da programação em Arduíno, vamos tentar evitá-la ao máximo. De todos sou o único que tem conhecimentos mínimos de programação (PHP, .NET, etc). Nunca trabalhei com Arduino e seria uma coisa que demoraria algum tempo a habituar e adaptar ao que pretendemos fazer.

Há alguma maneira de fazermos a activação do motor, ligar os LEDs, sirene sem programação, ou seja, com circuitos integrados?
Podes indicar-me um exemplo muito simples de como fazer a comunicação [RF Encode] > [RF Decode] > [Activação do Motor] ?
Já andei a ler, e já percebi que são usados os relés para activar o motor, mas não encontrei nenhum exemplo prático de como fazê-lo.

Agradeço a tua ajuda.

Offline TigPT

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 5.372
    • Tiago Rodrigues
Re: Trabalho Área de Projecto 12º Ano
« Responder #3 em: 01 de Outubro de 2008, 11:58 »
A ideia do Arduino, é mesmo a de facilitar as coisas, por exemplo para ligar esperar 1 segundo, desligar a bomba seria algo do tipo.

digitalWrite(pinBomba,HIGH);
delay(1000); //milisegundos
digitalWrite(pinBomba,LOW);

Como vez o Arduino é C, e muito fácil de usar, mais do que circuitos lógicos, e a minha ideia quando pensei em linha de vista, era de usar infra-vermelhos, por serem mais baratos, e um comando de televisão para dar ordens.

O mesmo aconteceria para os leds e sirene.

Quanto à bomba de água, vou procurar quando tiver mais tempo, e se encontrar alguma coisa posto.

Virar a bomba em relação a xx, é bastante fácil, com a simples implementação de um servo motor, o Arduino controla-os muito facilmente. Vê os tutoriais do Arduino, com uma breve leitura vais ver a facilidade e semelhança ao PHP.

Offline Fifas

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 2.064
  • El RoboSapiens
Re: Trabalho Área de Projecto 12º Ano
« Responder #4 em: 01 de Outubro de 2008, 12:18 »
basicamente, é o que eu tou a fazer com o autobot, tirando o facto da bomba de agua :lol:

a bomba podias utilizar uma de watercooling para pc, já preparada para 12v ;)

ps: esqueci-me de dizer....vou procurar os esquemas disso e arranjo-te

Offline microbyte

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.322
    • http://ricardo-dias.com/
Re: Trabalho Área de Projecto 12º Ano
« Responder #5 em: 01 de Outubro de 2008, 12:42 »
Citação de: "Fifas"
basicamente, é o que eu tou a fazer com o autobot, tirando o facto da bomba de agua :lol:

a bomba podias utilizar uma de watercooling para pc, já preparada para 12v ;)

ps: esqueci-me de dizer....vou procurar os esquemas disso e arranjo-te

Obrigado estamos mesmo a precisar de exemplos práticos.
A bomba do watercooling é uma excelente ideia.

Quando ao Arduino, andei a ver e até achei interessante. Não se pode chamar robot, é mais um carro telecomandado e talvez façamos por Infra-Vermelhos, uma ideia boa.

Se nós enverdássemos para o lado do Robot, é possível fazer um carro que ande e procure o foco de calor?

Offline TigPT

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 5.372
    • Tiago Rodrigues
Re: Trabalho Área de Projecto 12º Ano
« Responder #6 em: 01 de Outubro de 2008, 12:47 »
Citação de: "microbyte"
Se nós enverdássemos para o lado do Robot, é possível fazer um carro que ande e procure o foco de calor?

É possível, o limite é a imaginação, mas conforme vais tentando meter mais coisas, aumenta a complexidade e o custo.

Deves de te concentrar em pequenas etapas, e depois de as atingir, pensas em melhora-las, implementar mais coisas.

Para já acho que a ideia inicial é ambiciosa o suficiente para ser um projecto interessante, e fácil o suficiente para ser implementável. Que achas de trabalharmos nesse sentido, e depois se tiver tudo a correr bem e rapidamente, pensar em aumentar o projecto?!

Offline microbyte

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.322
    • http://ricardo-dias.com/
Re: Trabalho Área de Projecto 12º Ano
« Responder #7 em: 01 de Outubro de 2008, 13:02 »
Citação de: "TigPT"
Citação de: "microbyte"
Se nós enverdássemos para o lado do Robot, é possível fazer um carro que ande e procure o foco de calor?

É possível, o limite é a imaginação, mas conforme vais tentando meter mais coisas, aumenta a complexidade e o custo.

Deves de te concentrar em pequenas etapas, e depois de as atingir, pensas em melhora-las, implementar mais coisas.

Para já acho que a ideia inicial é ambiciosa o suficiente para ser um projecto interessante, e fácil o suficiente para ser implementável. Que achas de trabalharmos nesse sentido, e depois se tiver tudo a correr bem e rapidamente, pensar em aumentar o projecto?!
Sim, claro... Tal como a câmara, serão acrescentos que são para fazer se houver tempo, não é prioritário.
O que queremos fazer é um carro telecomandado com mais algumas funções.

Offline Fifas

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 2.064
  • El RoboSapiens
Re: Trabalho Área de Projecto 12º Ano
« Responder #8 em: 01 de Outubro de 2008, 13:23 »
eu no meu tinha a ideia de meter uma camara e dois servos a controlar a camara...para os lados e para cima e para baixo..isso pode ser utilizado para controlares o jato de agua...se tiveres essa camara é bom, senao, como elas sao caras, podes meter o telemovel a mandar a imagem por bluetooth ;) (sabes bem como fazer isso, nao?)

depois, basicamente, o circuito que tenho dá para 8 saidas, embora seja possivel acrescentar mais, mas torna-se mais complicado....

por isso:

1:Frente
2:Tras
3:Esquerda
4:Direita

tens mais 4 livres para outras coisas....como ja disse, o circuito base da para 8 mas e sempre possivel acrescentar mais...deixa-me so procurar o esquema

Offline microbyte

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.322
    • http://ricardo-dias.com/
Re: Trabalho Área de Projecto 12º Ano
« Responder #9 em: 01 de Outubro de 2008, 22:43 »
Continuo à espera desse esquema.
Irá dar jeito se optarmos por construir tudo de raiz.

Offline TigPT

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 5.372
    • Tiago Rodrigues
Re: Trabalho Área de Projecto 12º Ano
« Responder #10 em: 01 de Outubro de 2008, 23:20 »
Sim Fifas, quando tiveres disponibilidade, também gostava de ver para poder ter mais ideias sobre o assunto ;)

Offline AngellS

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 86
Re: Trabalho Área de Projecto 12º Ano
« Responder #11 em: 02 de Outubro de 2008, 14:28 »
Já agora eu tb tou interessado nesse esquema fifas :P .

Dou-te o mesmo conselho que o Tig te deu,

"Deves de te concentrar em pequenas etapas, e depois de as atingir, pensas em melhora-las, implementar mais coisas.

Para já acho que a ideia inicial é ambiciosa o suficiente para ser um projecto interessante, e fácil o suficiente para ser implementável. Que achas de trabalharmos nesse sentido, e depois se tiver tudo a correr bem e rapidamente, pensar em aumentar o projecto?!"

:)

Tudo o que eu puder ajudar, também ajudarei, não sou tão expert como o tig ou o fifas, mas dou uns toques :) ;)

Metallica Fan - Big Show At Rock In Rio, Lisbon 2008
---
Angell'S

Offline microbyte

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.322
    • http://ricardo-dias.com/
Re: Trabalho Área de Projecto 12º Ano
« Responder #12 em: 02 de Outubro de 2008, 16:36 »
Obrigado @AngellS pela resposta.
Estou a ver que aqui o pessoal se ajuda... Espero aprender o suficiente para no futuro ser eu a ajudar também.  :lol:

Offline Fifas

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 2.064
  • El RoboSapiens
Re: Trabalho Área de Projecto 12º Ano
« Responder #13 em: 02 de Outubro de 2008, 16:48 »
boas

deixo aqui os esquemas utilizando a porta paralela do pc....dá para fazer muito mais coisas com o circuito....eu ja testei e tenho trabalhado com isto todos os dias... :D

o circuito emissor....


o circuito receptor:


podes encontrar toda a documentação deste sistema aqui

se precisares de alterar coisas no circuito ou se precisares de ajuda diz

Offline TigPT

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 5.372
    • Tiago Rodrigues
Re: Trabalho Área de Projecto 12º Ano
« Responder #14 em: 02 de Outubro de 2008, 17:39 »
Por acaso já tinha lido bastante bem do XBee, mas nunca tive contacto com este. Já agora, que nos podes dizer do XBee? Até podias fazer-nos um post sobre o que achas, de vantagens/desvantagens do XBee, etc  :D

Já agora como compararias com o Bluetooth?