collapse

* Posts Recentes

Arame de Estendal por almamater
[Ontem às 16:16]


O que é isto ? por SerraCabo
[12 de Abril de 2024, 14:20]


Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[11 de Abril de 2024, 20:46]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[10 de Abril de 2024, 15:30]


Meu novo robô por josecarlos
[29 de Março de 2024, 18:30]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]

Autor Tópico: O meu projecto de domótica  (Lida 23484 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline m2snd

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 65
Re: O meu projecto de domótica
« Responder #15 em: 30 de Setembro de 2011, 17:28 »
ah...Sou da zona do Marco de Canaveses.

Offline xiserre

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 277
Re: O meu projecto de domótica
« Responder #16 em: 30 de Setembro de 2011, 23:52 »
Tambem sou do marco... se precisares de alguma cena avisa:)

Offline engenhocas4you

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 91
Re: O meu projecto de domótica
« Responder #17 em: 11 de Outubro de 2011, 20:29 »
Fica aqui uma ideia se quiseres melhorar um pouco o Hardware, tens tudo numa só placa.

http://rayshobby.net/blog/?page_id=160

Cumps.

Offline zordlyon

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.768
Re: O meu projecto de domótica
« Responder #18 em: 11 de Outubro de 2011, 22:12 »
Tambem sou do marco... se precisares de alguma cena avisa:)

E eu sou de Castelo de Paiva, se precisarem de algo avisem lol..  :D

Cumprimentos,
André Carvalho.
Cumprimentos,
André Carvalho.

Offline m2snd

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 65
Re: O meu projecto de domótica
« Responder #19 em: 12 de Outubro de 2011, 11:45 »
Pelo espírito de entre ajuda que existe , o forum LusoRobótica é uma Grande Comunidade!!

Obrigado pela vossa disponibilidade e pela dica!!

Offline rochinha75

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 50
    • AutoElectronic
Re: O meu projecto de domótica
« Responder #20 em: 19 de Outubro de 2011, 14:16 »
Estive a ler o post direitinho e adorei a ideia, aliás já andava a procua de uma coisa destas há algum tempo só que como ainda sou novato em programação ainda não consegui realizar esta tarefa mas penso estar para breve com a vossa ajuda claro...

A minha dúvida é a seguinte...

Conforme tens isso montado / ligado, se ligares as luzes da casa atravéz dos interruptores das mesmas, já não vais conseguir fazer nada atraves do arduino certo???

Imaginemos que deixas-te a luz da cozinha ligada atraves do interruptor, como vais desligar a luz através do arduino???
Cumprimentos,
rochinha75

carlos_andre75@hotmail.com

Offline andre_f_carvalho

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.469
    • Pro - andrefcarvalho
Re: O meu projecto de domótica
« Responder #21 em: 19 de Outubro de 2011, 14:38 »
Estive a ler o post direitinho e adorei a ideia, aliás já andava a procua de uma coisa destas há algum tempo só que como ainda sou novato em programação ainda não consegui realizar esta tarefa mas penso estar para breve com a vossa ajuda claro...

A minha dúvida é a seguinte...

Conforme tens isso montado / ligado, se ligares as luzes da casa atravéz dos interruptores das mesmas, já não vais conseguir fazer nada atraves do arduino certo???

Imaginemos que deixas-te a luz da cozinha ligada atraves do interruptor, como vais desligar a luz através do arduino???

se ele utilizar reles de estado solido (penso que é assim) consegue ligar e desligar as luzes, pode é ficar baralhado no prog, dizendo que esta ligado e elas desligadas

Offline rochinha75

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 50
    • AutoElectronic
Re: O meu projecto de domótica
« Responder #22 em: 19 de Outubro de 2011, 23:50 »
se ele utilizar reles de estado solido (penso que é assim) consegue ligar e desligar as luzes, pode é ficar baralhado no prog, dizendo que esta ligado e elas desligadas

Mesmo assim não estou a perceber como, pelo que me apercebi essa ligação está feita em paralelo, se a lampada tem corrente atraves do botão como é que se consegue depois corta-la.
O relé de estado sólido tem o mesmo funcionamente que um relé normal só que com algumas vantagens,
Se ele for desactivado e ativado pelo interruptor vai dar conflito com o arduino ou estou enganado???
Cumprimentos,
rochinha75

carlos_andre75@hotmail.com

Offline engenhocas4you

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 91
Re: O meu projecto de domótica
« Responder #23 em: 20 de Outubro de 2011, 02:35 »
Para resolver esse problema podes fazer o seguinte:

Colocas um pino no arduino de output para comandar a lâmpada, e um de input para o interruptor (claro que os 220 volt não ligam directamente no arduino, podes ligar a um relé e quando os 220 volt estiverem na bobine colocas 5 no arduino), então quando tiveres 5 volt na entrada do arduino só tens de comutar o estado da tua saída.

Cumps,

Offline rochinha75

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 50
    • AutoElectronic
Re: O meu projecto de domótica
« Responder #24 em: 20 de Outubro de 2011, 02:41 »
Para resolver esse problema podes fazer o seguinte:

Colocas um pino no arduino de output para comandar a lâmpada, e um de input para o interruptor (claro que os 220 volt não ligam directamente no arduino, podes ligar a um relé e quando os 220 volt estiverem na bobine colocas 5 no arduino), então quando tiveres 5 volt na entrada do arduino só tens de comutar o estado da tua saída.

Cumps,

Exatamente, essa era a maneira como estava a pensar fazer, o problema é que ficam muito poucas saidas e entradas no nosso arduino, por isso mesmo é que tenho andado a investigar multiplexagem, e hoje adquiri alguns ci 74hc195 e 74hc595 para tentar criar mais saidas e entradas digitais no nosso arduino, do qual já consegui ligar um 74hc595, estava a tentar ligar o segundo o problema é que não estou a conseguir controlar o segundo, está-me a dar o mesmo que o primeiro, se ligo o 2º led do 1ºci ele liga o 2ºled do 2ºci etc...

Existe algum sitio que explique como programar estes ci???
Cumprimentos,
rochinha75

carlos_andre75@hotmail.com

Offline m2snd

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 65
Re: O meu projecto de domótica
« Responder #25 em: 21 de Outubro de 2011, 11:50 »
Citar
Conforme tens isso montado / ligado, se ligares as luzes da casa atravéz dos interruptores das mesmas, já não vais conseguir fazer nada através do arduino certo???

Sim isso é verdade rochinha75....Foi um problema com que me deparei! Bem, não será bem problema, porque montei o sistema para simular presença, no caso por exemplo de estar de férias. Remotamente, sei o estado em que está a lâmpada (acesa/apagada). Se não estiver ninguém em casa, esse problema dos interruptores não se coloca. Só tenho é que ter o cuidado  de desligar todos os interruptores (inversores), para a corrente passar para os relés.

Agora como estou um pouco mergulhado nos meus estores (está quase, falta-me tempo...) deixei para depois uma pesquisa para solucionar essa questão. Mas ainda bem que a colocaste, pois já vão aparecendo dicas....

Já agora, quando tiveres novidades quando à multiplexagem, vai dizendo....

Offline rochinha75

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 50
    • AutoElectronic
Re: O meu projecto de domótica
« Responder #26 em: 21 de Outubro de 2011, 13:47 »
m2snd o teu projeto está muito bom, e para o efeito que pretendes está 100%, faz tudo!
Mas nunca é demais melhorar, imaginemos que agora sais de casa e vais passar um fim de semana fora, chegas ao local do destino e ficas a pensar "será que desliguei a luz da sala??? acho  que ficou acesa!" Vais á página que criás-te e ela diz-te se está ou não ligada e se estiver, tens oportunidade de a desligar...

Amigo quero que fique bem ciente que isto não é uma crítica, mas sim uma ideia.

Quanto há multiplexagem já te consigo dar um ajuda nas saidas, pelo que me apercebo conseguimos ter inumeras saidas (talves infinitas) atraves do ci 74hc595. Eu pelo menos testadas já consegui 24 saidas a funcionar 5* utilizando só 3 out's do arduino UNO.

Hoje vou ver se consigo aprender alguma coisa de in's, porque para este projecto ficar 5* parece que vamos ter ainda mais in's do que out's devido aos interruptores das luzes e no teu caso dos estores...

Vou-te pedir ati é ajuda na criação da página para controlarmos o arduino atraves do browser (internet), só sei através de visual basic, mas tem que estar ligado a usb....

Grande abraço
Cumprimentos,
rochinha75

carlos_andre75@hotmail.com

Offline m2snd

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 65
Re: O meu projecto de domótica
« Responder #27 em: 22 de Outubro de 2011, 17:35 »
Tens toda a razão quanto a isso, mas como te disse, deixei para depois essa questão!

Quanto ao código, no que puder ajudar podes contar comigo. Mas aviso-te já  que não tenho grandes conhecimentos. O que fiz foi com a ajuda do pessoal aqui do forum e umas pesquisas na net.

Posso-te deixar um link do qual estou a tirar ideias para melhorar o visual do servidor:
http://jleopold.de/2010/08/10/arduino-als-webserver/

ou:
http://web.me.com/janlj/Projects/files/29135159c071e1cbf7ec580c60b3429a-9.html

Abraço



Offline rochinha75

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 50
    • AutoElectronic
Re: O meu projecto de domótica
« Responder #28 em: 22 de Outubro de 2011, 17:49 »
Pena ainda não poder testar, tenho que comprar o shield de ethernet.

Quanto ao 74hc165 tá um bocado complicado de perceber como funciona o 74hc595 já está impec a funcionar de varias maneiras....

Complicado vai ser juntar tudo no fim. Entradas saidas e internet :)

Espero que consiga-mos...

Obrigado pelos links que me envias-te... Se tiveres mais algumas ideias ou duvidas apita :)

Abraço
Cumprimentos,
rochinha75

carlos_andre75@hotmail.com

Offline PDI

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 677
Re: O meu projecto de domótica
« Responder #29 em: 22 de Outubro de 2011, 18:29 »
Para o caso de poderes ligar manualmente e desligares remotamente e vice versa, podes utilizar um telerruptor (http://www.profelectro.info/?tag=telerruptor), ou (http://eduardopaulo.no.sapo.pt/rele%20biestavel.htm).

Sei que este equipamento pode ser dispendioso para certo uso, mas se tiveres saídas suficientes podes utilizar duas para cada carga, uma sempre ligada em serie com o interruptor para que possas atuar a carga pelo interruptor e outra em paralelo para atuar a mesma carga pelo controlador e um rele duplo, utilizando um contacto do rele para o a carga e outro para auto alimentação do rele em paralelo com o interruptor, para que assim que atues o interruptor esse contacto forneça a corrente necessária para manter o rele atuado.
Alfredo Garcia