collapse

* Posts Recentes

O que é isto ? por SerraCabo
[12 de Abril de 2024, 14:20]


Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[11 de Abril de 2024, 20:46]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[10 de Abril de 2024, 15:30]


Meu novo robô por josecarlos
[29 de Março de 2024, 18:30]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Olá, preciso saber o nome de uma peça que faça PWM  (Lida 4274 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline luisjustin

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 161
    • Meu site
Olá, preciso saber o nome de uma peça que faça PWM
« em: 03 de Maio de 2014, 16:55 »
Olá, preciso saber o nome de uma peça que faça PWM que eu consiga ligar ela em portas do arduino que não precisam ser PWM ou em ligação tipo serial algum jeito assim para poder controlar vários conjuntos de leds pela casa. Pois isso vai necessitar de alimentação externa pois acredito que seria muita energia mais do que o arduino conseguiria suprir. Então preciso de uma peça que faça isso. se não me engano existem multiplexadores que tem portas PWM qual seriam eles ?

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Olá, preciso saber o nome de uma peça que faça PWM
« Responder #1 em: 03 de Maio de 2014, 21:05 »
Tu queres PWM ou queres um driver de leds?
Driver de leds existem centenas deles, com comunicação spi, serial, i2c, etc,etc,etc.
O mais comum é o TLC5940 e derivados com 16 saidas de corrente constante regulavel via resistência comum a todos os canais e 12bits de resolição de pwm mais 64 niveis de correcção de niveis para sistemas que usem muitos drivers.
Avr fanboy

Offline luisjustin

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 161
    • Meu site
Re: Olá, preciso saber o nome de uma peça que faça PWM
« Responder #2 em: 03 de Maio de 2014, 21:48 »
Preciso de algo que eu consiga interligar varios usando poucas portas do arduino vou ligar conjuntos de lede cada conjunto com 3 cores de leds cada placa vai ter + ou - 30 por 30cm não sei dizer quantos leds ao certo mas vamos fingir que é 20 leds vermelhos, 20 leds azuis e 20 leds verdes. por placa cada led é 5mm então preciso de algum driver que suporte tudo isso. e vamos dizer que é 10 placas iguais por isso tem que ser comunicação serial para poder ligar vários chips.

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: Olá, preciso saber o nome de uma peça que faça PWM
« Responder #3 em: 04 de Maio de 2014, 01:44 »
ajudava fazeres um croqui do que pretendes..
Pelo que se percebe, queres controlar os varios leds por modulo..ou seja queres ligar micro-modulos com 3 leds de 3 cores (verde, vermelho e azul) e depois queres teres esses modulos ligados em série e com possibilidade de controlares cada led acesso e varios tipos de intensidade e tudo usando um arduino para o controlo, certo?

E qto modulos sao?

Se vais fazer esses módulos com 3 leds normais (5mm? difusos ou de alto brilho?), porque nao usas leds rgb de 5mm tb ou em versao smd?..existem uns de alta potencia de 1W ou mais para caso de maior luminosidade.

Offline luisjustin

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 161
    • Meu site
Re: Olá, preciso saber o nome de uma peça que faça PWM
« Responder #4 em: 04 de Maio de 2014, 03:16 »
É para iluminação ambiente até faria com led de 1W só que iria usar muitos leds uns 3000 leds eu acredito pois cada placa é 100 leds + ou -  e precisaria de muito mais de 10 placas. Preciso arrumar um jeito de fazer com poucos leds. Existe alguma lei de iluminação angulo coisas assim para poder se calcular o melhor numero de led ? cada placa é para ter 30x30cm e vai ter um pedaço de acrílico na frente. quer controlar cada modulo apenas não cada led entende. mas em cada modulo teremos 3 cores.

o melhor exemplo que terei é esse:

igual isto mas para colocar no teto entende.
Que dai vou programar com sensores e arduino para elas irem ligando conforme a pessoa passa em baixo do modulo.

Como se fosse lâmpadas no teto para iluminar uma sala.
« Última modificação: 04 de Maio de 2014, 03:17 por luisjustin »

Offline fergas

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 159
Re: Olá, preciso saber o nome de uma peça que faça PWM
« Responder #5 em: 04 de Maio de 2014, 12:29 »
Será que os leds WS2812  não serviriam para o que pretendes? 

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: Olá, preciso saber o nome de uma peça que faça PWM
« Responder #6 em: 04 de Maio de 2014, 18:22 »
Se queres num modulo 3 leds de cores diferentes, entao tens de controlar cada led para teres diversas cores..
O do video sao feitos com RGBs e cada modulo deve ter 5 ou 6 leds... Se queres controlo apenas por activaçao do movimento, nem precisas do arduino...basta teres um cabo a ligar os modulos pra teres alimentação pra todos os modulos.
Agora se queres ter os modulos a psicar ao som da musica, a variar as cores aleatoriamente ou com alguma sequencia ou iluminaçao e entao mais a opçao de iluminar com o sensor pir a detectar movimento/presença, entao convinha pensar bem nos modulos, na quantidade deles e no modo operandis..

Existem é estes modulos da adafruit que ligas o leds em série, mas isto deve ser fraco pro que queres..
http://www.adafruit.com/products/1312



http://www.dhgate.com/product/waterproof-rgb-5050-smd-4-led-module-lamp/160791851.html
« Última modificação: 04 de Maio de 2014, 18:27 por Hugu »

Offline luisjustin

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 161
    • Meu site
Re: Olá, preciso saber o nome de uma peça que faça PWM
« Responder #7 em: 04 de Maio de 2014, 19:50 »
Não, troquei a ideia vou fazer com led rgb só preciso saber quantos vou colocar em cada modulo pois SMD se torna caro para mim por dois motivos soldagem e o valor.

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Olá, preciso saber o nome de uma peça que faça PWM
« Responder #8 em: 04 de Maio de 2014, 20:44 »
Eu tenho uma placa desenhada mais ou menos para esse efeito, tem 16 leds RGB, tem um micro, um driver de leds da TI e interface RS-485, mas para o que é, é cara, usando os leds WS2812 que têm um chip dentro do die poupa-se muita eletrónica, por outro lado, os timings de comunicação com esses leds são muito restritos e rápidos, e não se aconselha muito usar strings muito longas de leds desses, o comum anda nos 64 a 128 leds.
Avr fanboy