collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[27 de Março de 2024, 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Ficha tipo AC, mini  (Lida 4268 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline SerraCabo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.051
    • Serra Cabo
Ficha tipo AC, mini
« em: 31 de Julho de 2017, 20:04 »
Alguém sabe se há este tipo de ficha, tomada, ficha fêmea, etc, à venda? Não tem que ser igual mas convinha que não fosse igual a qualquer coisa que se use diariamente (para se evitarem 'acidentes').

Esta é demasiado moderna, por isso eventualmente desconhecida. Deve ter uns 40 anos e é feita em plástico quebradiço e é desmontável para se lá colocar o cabo.










Esta última foto é a distância aproximada entre os pinos.

Obrigado,
SC
« Última modificação: 31 de Julho de 2017, 20:06 por SerraCabo »

Offline LVirtual

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 472
  • http://www.s-tronika.com
    • S-Tronika - Serviços Técnicos de Electrónica
Re: Ficha tipo AC, mini
« Responder #1 em: 31 de Julho de 2017, 20:35 »
essa ficha nao me é estranha...
nao consigo dar garantias de rapidez, mas eventualmente se remexer a tralha toda esta semana sou capaz de encontrar algo muito semelhante...
se entretanto nao conseguires desenrascar-te e se entretanto eu conseguir descobrir algo, eu aviso aqui... ;)
"O defeito mais grave dos humanos, aquele que coloca mais obstáculos à sua evolução, é a crença profundamente arreigada na infalibilidade dos seus raciocínios e dos seus pontos de vista."

Offline SerraCabo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.051
    • Serra Cabo
Re: Ficha tipo AC, mini
« Responder #2 em: 31 de Julho de 2017, 21:28 »
Não há urgência. Eu gostava de encontrar alguns tipos de ficha semelhantes, incompatíveis entre si, para usar em tensões baixas de valores e tipos diferentes. Seria importante que fosse coisa que estivesse hoje no mercado e não material de 'arquivo' (como a que mostro). E, já agora, que não custasse uma ou duas barbaridades (nova moeda).

Tem sido um javali difícil de esfolar. Já noutra ocasião andei por aqui com esse problema. Para um outro caso, em desespero de causa, acabei por usar RJ11 e RJ45. Só espero que eu próprio não me esqueça e não lhes ligue lá um computador.

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: Ficha tipo AC, mini
« Responder #3 em: 01 de Agosto de 2017, 00:09 »
parecem aquelas tomadas daqueles cabos que ligam aos transformadores dos portateis...é uma tomada pra usar nos 230vca?
dava jeito saber onde usas essa ficha ou onde estava ou que macho entra nessa ficha.. senao tira foto dela, tvz em perspectiva num fundo em branco e procura no google images por imagens iguais..
« Última modificação: 01 de Agosto de 2017, 00:11 por Hugu »

Offline SerraCabo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.051
    • Serra Cabo
Re: Ficha tipo AC, mini
« Responder #4 em: 01 de Agosto de 2017, 00:26 »
Aquela ficha nunca foi usada. A última vez que usei uma delas foi há 40 anos para alimentar uma luz na minha tenda a partir dos 6V da bateria da mota :)

Precisava na altura de uma ficha que fosse barata, relativamente fácil de comprar e não fosse compatível com alguma função de uso generalizado.

Citar
parecem aquelas tomadas daqueles cabos que ligam aos transformadores dos portateis

Devem ser aquelas mais ou menos em forma de "8". Esta é rectangular e, à altura, era fácil de comprar e não tinha uma utilização generalizada. Talvez tivesse noutra parte do mundo.

Que me recorde, a malta comprava-as para fazer "coisas" :)

Na altura havia ainda uma miniatura de uma ficha AC das que tinham os contactos 100% a jeito de se lá meter os dedos (macho e fêmea). Era um fartote de dançar o cancan e cantar o fado quando um gajo se descuidava e lá metia as unhas. Se me pedissem para projectar as mais perigosas fichas macho/fêmea não seriam tão perigosas quanto aquelas. A versão miniatura era usada também para "coisas" de 12 ou 24 ou tensões e correntes baixas.

Eram todas muito baratas.

Outra coisa interessante que usei há uns 20 anos eram umas fichas tipo RJ11 mas assimétricas. A lingueta não estava ao centro e não eram compatíveis com as outras. Não recordo o fornecedor e nada encontro nos sites habituais.



Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.947
  • NERD!
Re: Ficha tipo AC, mini
« Responder #5 em: 01 de Agosto de 2017, 00:27 »
Não há urgência. Eu gostava de encontrar alguns tipos de ficha semelhantes, incompatíveis entre si, para usar em tensões baixas de valores e tipos diferentes. Seria importante que fosse coisa que estivesse hoje no mercado e não material de 'arquivo' (como a que mostro). E, já agora, que não custasse uma ou duas barbaridades (nova moeda).

Tem sido um javali difícil de esfolar. Já noutra ocasião andei por aqui com esse problema. Para um outro caso, em desespero de causa, acabei por usar RJ11 e RJ45. Só espero que eu próprio não me esqueça e não lhes ligue lá um computador.

Não seria mais fácil usar uma ficha comum e barata, e depois identifica-la com uma etiqueta ou autocolante colorido?
Para baixas tensões baixas consegue arranjar por exemplo fichas jack de 5.5mm com pino de 2.1mm por cêntimos cada:
http://www.ebay.com/itm/152611299748
http://www.ebay.com/itm/222432291164

Edit:
Ou então, se o numero de tensões diferentes não for muitas, usar uma ficha com vários pinos (tipo "avitation plug") e meter nas que estão fixas todas as tensões sempre nos mesmos pinos, e quem se liga é que tem de sacar alimentação só dos pinos corretos.
« Última modificação: 01 de Agosto de 2017, 00:32 por jm_araujo »

Offline Tech_JA

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 577
Re: Ficha tipo AC, mini
« Responder #6 em: 01 de Agosto de 2017, 08:05 »
SerraCabo,
Não tenho a certeza, mas creio que o que procuras é muito semelhante à IEC C7 polarizada, embora de dimensões diferentes:
http://www.tme.eu/pt/details/wz-01/conectores-iec-60309/

e creio que esta é a ficha de parede (confirma primeiro):
http://www.tme.eu/pt/details/gz-02/conectores-iec-60309/

http://www.tme.eu/html/EN/polarized-iec-euro-power-inlets/ramka_3279_EN_pelny.html
« Última modificação: 01 de Agosto de 2017, 08:07 por Tech_JA »

Offline LVirtual

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 472
  • http://www.s-tronika.com
    • S-Tronika - Serviços Técnicos de Electrónica
Re: Ficha tipo AC, mini
« Responder #7 em: 01 de Agosto de 2017, 08:59 »
Agora ja me recordo de essas fichas me parecerem familiares. ;)
eram as fichas usadas ha 36 anos atras em certas marcas de torradeiras que vinham com o cabo á parte. ;)

pelo que vi no site da TME que o Tech_JA postou ainda se vendem bem na polonia. e ate mandam para cá por UPS ou DHL. ;)

Ainda assim continuo a achar que sou capaz de ter alguma aqui na tralha...
"O defeito mais grave dos humanos, aquele que coloca mais obstáculos à sua evolução, é a crença profundamente arreigada na infalibilidade dos seus raciocínios e dos seus pontos de vista."

Offline Tech_JA

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 577
Re: Ficha tipo AC, mini
« Responder #8 em: 01 de Agosto de 2017, 09:14 »
Também encontrei cá na Mauser e na Castro electrónica...

Offline samc

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 442
Re: Ficha tipo AC, mini
« Responder #9 em: 01 de Agosto de 2017, 16:06 »
O Tech_JA antecipou-se ao meu comentário, por acaso também me lembrei dessas fichas C7 polarizadas. Não são iguais mas podem servir de substituição para uma ficha mais moderna.



Lembro-me de ver fichas parecidas com essas em equipamentos bem antigos, daqueles com caixa ainda em baquelite  ;D
« Última modificação: 01 de Agosto de 2017, 16:41 por samc »

Offline LVirtual

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 472
  • http://www.s-tronika.com
    • S-Tronika - Serviços Técnicos de Electrónica
Re: Ficha tipo AC, mini
« Responder #10 em: 01 de Agosto de 2017, 16:24 »
as tostadeiras antigas de que falei acima onde vi essas fichas eram com caixa em baquelite por sinal... ;)
"O defeito mais grave dos humanos, aquele que coloca mais obstáculos à sua evolução, é a crença profundamente arreigada na infalibilidade dos seus raciocínios e dos seus pontos de vista."

Offline SerraCabo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.051
    • Serra Cabo
Re: Ficha tipo AC, mini
« Responder #11 em: 01 de Agosto de 2017, 18:17 »
O problema de muitos desses tipos de ficha (incluindo o que apontei) é que está feito para fazer entrar energia  nos aparelhos e não para a retirar de lá. As fichas de painel são machos e há extrema dificuldade em se encontrar fichas macho (só há machos em tomadas de painel).

Ou me engano muito ou, para este caso, irei usar umas XLR D3F no painel e uma A3M no cabo da maquineta. Usarei o pino 1 para um dos fios e o 2+3 para o outro. Mesmo que com uma distracção do tamanho de um transatlântico venha a lá ligar um microfone, estando os pinos 2 e 3 ao mesmo potencial nada acontecerá. O pino 1 é habitualmente a massa e, no microfone, encontra-se flutuante. Se o microfone for de ser alimentado, não arderá porque está "habituado" a ter lá tensão.

Estou quase a acabar o alimentador para a minha Proxxon (e a fazer um vídeo) e devo acabar hoje.

Um catálogo antigo da Canon(?) ... já não me lembro mas o representante era a Telectra, (conetores), tinhaa (+/- como o JM_Araújo referiu) uma fichas militares que tinham a particularidade de terem um acessório que as indexava aos pares, ou por função, evitando que entrassem noutras que pareciam iguais. Perdi o rasto ao assunto mas deveriam custar os olhos da cara.

A ficha que vinha com a Proxxon não lembrava a um tinhoso.

SC

Offline Tech_JA

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 577
Re: Ficha tipo AC, mini
« Responder #12 em: 01 de Agosto de 2017, 19:15 »
Se vais usar XLR 3P, porque não antes usar XLR 4P? São usadas para alimentações DC equipamentos profissionais, por exemplo. Não sei se são muito mais caras que as XLR 3P...

https://www.google.pt/search?client=firefox-b&biw=1920&bih=929&tbm=isch&sa=1&q=XLR+4P+camera+DC+power&oq=XLR+4P+camera+DC+power&gs_l=psy-ab.3...34971.37781.0.37879.9.9.0.0.0.0.106.800.7j2.9.0....0...1.1.64.psy-ab..0.0.0.upkshSd6MwY

Offline SerraCabo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.051
    • Serra Cabo
Re: Ficha tipo AC, mini
« Responder #13 em: 01 de Agosto de 2017, 21:39 »
Eu tenho esses equipamentos que usam XLRs de 4 pinos, regra geral de 12V. Se enfiar outra coisa neles, o estrago será monumental.

Por exemplo uma coisa parecida com esta:



:)