collapse

* Posts Recentes

O que é isto ? por SerraCabo
[12 de Abril de 2024, 14:20]


Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[11 de Abril de 2024, 20:46]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[10 de Abril de 2024, 15:30]


Meu novo robô por josecarlos
[29 de Março de 2024, 18:30]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Projecto Arrojado com poucos conhecimentos  (Lida 32550 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Projecto Arrojado com poucos conhecimentos
« Responder #30 em: 12 de Janeiro de 2011, 01:29 »
Nunca deves ter visto, mas á muito pessoal que os prende com cordas elásticas em cima das camas, mas só com o colchão para não dar cabo da roupa lol.
Por um lado não falo de outra coisa a não ser quadcopters, á quem já não me possa ouvir com isso, por outro até ter 250€(fiz um orçamentozito no excell e com tudo tudo tudo fica só nesse preço, quer dizer, falta os portes do material).

Na rua o gajo é capaz de se ir logo embora, ou então espeta-se num carro ou ainda mato algum gato.
Avr fanboy

Offline kast

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 868
Re: Projecto Arrojado com poucos conhecimentos
« Responder #31 em: 12 de Janeiro de 2011, 09:39 »
Aconselho vivamente a quem queira montar ou fazer um quad que primeiro saiba ou pelo menos consiga controlar um heli da classe 450.
Há muita coisa que precisam de aprender antes de pensar fazer algo que pode magoar seriamente alguém.
Por outro lado dá muito mais gozo pilotar um 450 só com o kit de unhas  :D

O helis, aviões e quads não são propriamente brinquedos.
Os electrões são nossos amigos !!! :D

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Projecto Arrojado com poucos conhecimentos
« Responder #32 em: 12 de Janeiro de 2011, 09:43 »
Eu estou interessado no assunto não por achar piada, quer dizer tambem, se não gostasse nem olhava para eles 2 vezes, é mais pelo controlo, algoritmos, possivel integração de cameras, SLAM ou parecido, meter um pc a gerar trajectorias, mais um bocadinho de controlo, isto só no software, em hardware tem-se mais um monte coisas, desde a integração sensorial, a vários tipos de comportamento, eficiencia de algoritmos, usar processadores com mais capacidade que o tipico avr, desenhar ESC's de raiz para maior eficiencia energética, o mesmo para os motores, desenho do chassis/frame, mil e uma coisa mesmo, e tendo em conta que o MIT tem um centro de estudos quase dedicado a quads e companhia e que foi feito á pouco tempo outro centro de estudos algures na Europa que custou uns milhões, pode ser que tambem seja uma boa área para investigar.

Pois, mas para juntar 300€ já é complicado, quanto mais dar 400€ ou 500€ por um heli :/
Avr fanboy

Offline kast

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 868
Re: Projecto Arrojado com poucos conhecimentos
« Responder #33 em: 12 de Janeiro de 2011, 09:45 »
um heli classe 450 a 500 € ????

Tás louco

tenho 2 450 e ficaram em menos de 100€ cada
Os electrões são nossos amigos !!! :D

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Projecto Arrojado com poucos conhecimentos
« Responder #34 em: 12 de Janeiro de 2011, 09:48 »
Estão uns na HObbyking que até só custam 36$, falta é servos, giros, motor, ESC, baterias, RX e TX, e mais umas quantas coisas lol.
Um Trex até fica a mais que isso loles.
Avr fanboy

Offline kast

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 868
Re: Projecto Arrojado com poucos conhecimentos
« Responder #35 em: 12 de Janeiro de 2011, 09:53 »
Amigo

Ao todo tenho 5 helis:
1x HK500 (não está completamente montado)
1xTRex450 (com problemas sérios devido a quedas)
1xHK450 (pronto a voar)
1x(não sei o nome, comprado na dealextreme)
1x Quadcopter (encostado e à espera de melhores dias)

E ainda uma data de aviões, a maior parte completamente escavacados :D

Por isso acredita no que te digo.

Até te digo mais, gosto mais so HK450 do que do Trex.

Estes bichos têm uma apetência natural para fazer lenha :D

Comecem com algo mais simples e depois partam para o complicado e não ao contrário.
Os electrões são nossos amigos !!! :D

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Projecto Arrojado com poucos conhecimentos
« Responder #36 em: 12 de Janeiro de 2011, 10:04 »
Nunca disse que estavas errado Kast, e estou sempre á espera que alguem me corrija e me ensine, o forum serve para isso mesmo.
Achas que na tua opinião devo começar por um helicoptero e depois passar para um quad?
Avr fanboy

Offline kast

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 868
Re: Projecto Arrojado com poucos conhecimentos
« Responder #37 em: 12 de Janeiro de 2011, 10:16 »
Claro.

Deve-se começar sempre por algo mais simples. Ainda há tantas coisas que não sabes sobre helis e quads, nem imaginas.
Eu já tenho este hobbie à cerca de 4-5 anos e continuo a aprender.
Aconselho a começar na classe450 ou então naqueles pequenitos das dealextreme (mas só de 4 canais para cima).
Este ultimos (dealextreme) são bem melhor para começar, porque trazem tudo(ou quase): comando, carregador e baterias. Se não se adaptarem e virem que é mt complicado a perda é muito pequena cerca de 20€.

Isto de falar de aviões e helis é muito bonito, mas depois à muita coisa que anda atrás disto que tb custa €: carregadores de baterias, fontes de alimentação, analisadores de potência, tacometros, anemómetros,etc. Tudo isto custa dinheiro, uns são obrigatórios outros não.

Já agora aproveito para avisar que eu portugal só podem por um bicho destes no ar se tiverem seguro. Só podem ter seguro se estiverem inscritos na federação portuguesa de aeromodelismo, e para isto precisam de passar por um periodo de aprendizagem. Mais um sitio onde têm de gastar €€€s.
Os electrões são nossos amigos !!! :D

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Projecto Arrojado com poucos conhecimentos
« Responder #38 em: 12 de Janeiro de 2011, 10:24 »
Bem, existe uma pista em Coimbra que fica mesmo ao lado de uns quantos terrenos dos meus pais.
E existem umas quantas associações tanto em Coimbra como em Mira, tudo perto de casa.
Avr fanboy

Offline dissid

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 39
Re: Projecto Arrojado com poucos conhecimentos
« Responder #39 em: 12 de Janeiro de 2011, 10:42 »
eh pa, um gajo não pode ir dormir cedo que aparece loog uma pagina cheia de posts :).
eu vou começar por um quad, mesmo por isso, pq acho um projecto acessivel,  no inicio pode ser controlado, isto é, não me vou por a conduzir aquilo aqui na rua, há sempre o parque da cidade, a praia  ou alguma zona mais discreta.
Do que já comprei o investimento nem foi muito grande, a unica coisa que custa algum dinheiro e me esta a faltar é mesmo o comando.
E neste tipo de projecto a piada está em teres que montar tudo, desde a frame, a ter que soldar os componentes, a programar...etc. Depois há que desfrutar e sempre  convicto que os acidentes podem acontecer. Sempre tive a ideia de nos primeiros testes o amarrar com uma corda :).

Isso do seguro não sabia, tenho que investigar isso, mas qual é a diferença entre um quad e um desses helis que falas? Isto em termos de seguros e de estar inscrito na federação...




Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Projecto Arrojado com poucos conhecimentos
« Responder #40 em: 12 de Janeiro de 2011, 10:44 »
A diferença não deve ser nenhuma, é um bichinho voador com hélices capazes de te cortar de maneiras bastante desagradaveis, se for a ti, bem és tu o dono, se for a alguem que está na rua ai a coisa vai-se tornar complicado.
Avr fanboy

Offline dissid

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 39
Re: Projecto Arrojado com poucos conhecimentos
« Responder #41 em: 12 de Janeiro de 2011, 11:08 »
A diferença não deve ser nenhuma, é um bichinho voador com hélices capazes de te cortar de maneiras bastante desagradaveis, se for a ti, bem és tu o dono, se for a alguem que está na rua ai a coisa vai-se tornar complicado.

isso é como tudo na vida, há é que ter consciencia das coisas e tomar as devidas precauções...
mas acho que este topico até pode ser interessante, se deixarmos de lado as questões filosoficas :).


Offline kast

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 868
Re: Projecto Arrojado com poucos conhecimentos
« Responder #42 em: 12 de Janeiro de 2011, 12:25 »
Não é uma questão filosófica ... é uma questão de responsabilidade civil que está bem definida na lei.
Os electrões são nossos amigos !!! :D

Offline dissid

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 39
Re: Projecto Arrojado com poucos conhecimentos
« Responder #43 em: 12 de Janeiro de 2011, 12:43 »
Não é uma questão filosófica ... é uma questão de responsabilidade civil que está bem definida na lei.

pá, so nao entendo é onde querem chegar com isso... não é por isso que vou deixar de construir o quad.
O que digo é que a mais coisas interessantes a falar neste tipo de projectos. Creio que todos os paises, nomeadamente os EUA e europeus tem esse tipo de leis, alias, no EUA e pelo que sei alguns paises nordicos o espaço aereo é sagrado e existem leis muito rigidas quanto a isso, mas mesmo assim as pessoas constroem e usufruem deste tipo de "brinquedo para gente grande".
E quando alguem coloca questões em tópicos, mesmo iniciantes, dos quais tenho lido muitos ultimamente, toda a gente tenta dar opinioes constructivas e objectivas. Amigos, eu se quisesse comprar o heli fazia-o, seja miniatura ou não, custe 20 ou 200 euros, parta a cabeça a alguem ou não, não é isso que está em causa...
 
Mas não foi para isto que abri esta thread, quando o fiz foi para pedir ajuda especifica numa situação que envolvia ligações e material que eu não conhecia.

@kast: amigo, eu todos os dias ando de carro e faço mais de 100 km, aparentemente todos ou quase todos os dias morrem pessoas na estrada, mas não é por isso que vou deixar de conduzir, dai eu ter referido que isso são questões filosóficas e sinceramente, neste momento não estou muito interessado nelas.
Reti apenas a parte de pertencer à federação e de ter um possivel seguro, que mais tarde irei investigar, porque se este projecto correr bem, irão com certeza existir outros mais sérios e poderão ter ojectivos mais profissionais.












Offline metRo_

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 3.753
Re: Projecto Arrojado com poucos conhecimentos
« Responder #44 em: 12 de Janeiro de 2011, 13:19 »
Não podes abrir um tópico e esperar que as pessoas respondam estritamente aquilo que perguntas vão sempre surgir concelhos e opiniões, e toda a gente que o faz é porque acha importante e é algo de valor para ti, duvido que se começares nos tópicos que crias a dizer que espera que as pessoas te respondam estritamente ao que perguntas vás ter muitas respostas mesmo em relação ao que perguntas. Aliás se voltares a ler o tópico foram te ditas coisas que não perguntas-te mas que até agradeceste porque desconhecias.

Ninguém está a dizer para não fazeres o que quer que seja nem ninguém vai fazer queixa, foram só concelhos de pessoas que já passaram se calhar pelo mesmo no entanto a decisão final do que vais fazer será sempre tua.