collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[27 de Março de 2024, 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Balastro para lampada fluroscente  (Lida 12427 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline metRo_

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 3.753
Balastro para lampada fluroscente
« em: 21 de Julho de 2014, 22:39 »
Preciso da vossa ajuda para comprar um balastro para a seguinte lampada: http://docs-europe.electrocomponents.com/webdocs/1207/0900766b81207c86.pdf

Está cá em casa parada há algum tempo e agora queria ver se pegava nisso outra vez pois para fazer uma ou outra pcb dava-me jeito.

Na altura testei com um balastro normal mas não correu muito bem, piscavam muito. Depois de ler na internet a solução seria balastros electronicos e experimentei um e funcionava bem, primeira questão é porque?

A outra questão é que na altura tudo o que encontrava era muito caro tipo 15€, agora a ver pelo olx ja encontrei algumas coisas a 4€ por exemplo ou outros para duas lampadas a 9€.

Estava tambema  tentar procurar no ebay europeu mas aparecem me para vários tipos de lampadas e não sei ao certo qual é a minha, por exemplo http://www.ebay.co.uk/itm/18-Watt-Electronic-Ballast-Control-Gear-Fluorescent-18W-VOSSLOH-SCHWABE-188219-/300879818012?pt=UK_BOI_Lights_Lighting_ET&hash=item460dd5ad1c isto daria?

Obrigado :)

Offline dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.189
Re: Balastro para lampada fluroscente
« Responder #1 em: 21 de Julho de 2014, 23:59 »
UV-A é para atrair insectos e nesta altura do ano isso não é nada bom, a vantagem é que podes olhar directamente para ela.  ;D
8W também é fraquito, já experimentaste com um balastro de uma lâmpada fluo-compacta?

Já andei à procura de balastros electrónicos e eles são bastante caros, convém serem para a potência a usar, tenho uma casa de peças para iluminação perto de casa, já lá comprei muita coisa, posso perguntar se quiseres.
« Última modificação: 22 de Julho de 2014, 00:07 por dropes »

Offline ivitro

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 451
Re: Balastro para lampada fluroscente
« Responder #2 em: 22 de Julho de 2014, 00:06 »
ja tentaste os balastros das lampadas "economicas"??

na minha insoladora usei e funciona bem... so é pena nao ser pró a fazer pcbs como o dropes ????

Offline metRo_

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 3.753
Re: Balastro para lampada fluroscente
« Responder #3 em: 22 de Julho de 2014, 00:17 »
UV-A é para atrair insectos e nesta altura do ano isso não é nada bom, a vantagem é que podes olhar directamente para ela.  ;D
8W também é fraquito, já experimentaste com um balastro de uma lâmpada fluo-compacta?

Já andei à procura de balastros electrónicos e eles são bastante caros, convém serem para a potência a usar, tenho uma casa de peças para iluminação perto de casa, já lá comprei muita coisa, posso perguntar se quiseres.

Temos 3 lampadas de 8W cada, na altura do que tinha andado a ver na net pareceu-nos suficiente.

Era mesmo esse ponto que eu precisava de saber, porque é que convem ser para a potencia a usar?

ja tentaste os balastros das lampadas "economicas"??

na minha insoladora usei e funciona bem... so é pena nao ser pró a fazer pcbs como o dropes ????

Eu uso este metodo e gosto bastante do resultado: http://lusorobotica.com/index.php?topic=2564.0
Agora estamos a fazer uma caixinha para ficar tudo la direitinho e pronto a usar :)

Não, onde arranjas essas balastros?


Offline dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.189
Re: Balastro para lampada fluroscente
« Responder #4 em: 22 de Julho de 2014, 00:45 »
Era mesmo esse ponto que eu precisava de saber, porque é que convem ser para a potencia a usar?

O balastro é uma bobine que se porta como uma resistência em AC levando à queda de corrente de acordo com a sua impedância e frequência (não me apetece apresentar cálculos), se fores ver as propriedades da lâmpada ela funciona com 56V 0.145A (8W), agora se colocares um balastro para outra potência estes valores vão ser diferentes.


Offline ivitro

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 451
Re: Balastro para lampada fluroscente
« Responder #5 em: 22 de Julho de 2014, 01:16 »
vais ao leroy e tens la pack de 3 lampada por 3 euros acho... abres a lampada e tiras de la o balastro.


Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: Balastro para lampada fluroscente
« Responder #6 em: 22 de Julho de 2014, 01:28 »
eu tenho balastros e arrancadores das fluorescente T8 (120 1 150cm) que andei a substituir aqui em casa por lampadas de leds e tive de os tirar...se servirem-te vendo-tos por bom preço! (tenta ver quais as caracteristicas que queres pra eu ver se os meus sao dos que queres ou nao.. (ja agora, montado no balastro o electricista que montou isto, meteu um cond de alta potencia de .047uFK 250-275V..))

Offline dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.189
Re: Balastro para lampada fluroscente
« Responder #7 em: 22 de Julho de 2014, 01:47 »
Mas isso são balastros electromagnéticos, o condensador serve para corrigir o factor potência e eliminar a energia reactiva criada pela bobine.
Normalmente andam por volta de 10uF AC.

http://www.aquaeden-shop.net/conceitos_7.html
« Última modificação: 22 de Julho de 2014, 01:50 por dropes »

Offline metRo_

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 3.753
Re: Balastro para lampada fluroscente
« Responder #8 em: 22 de Julho de 2014, 10:36 »
eu tenho balastros e arrancadores das fluorescente T8 (120 1 150cm) que andei a substituir aqui em casa por lampadas de leds e tive de os tirar...se servirem-te vendo-tos por bom preço! (tenta ver quais as caracteristicas que queres pra eu ver se os meus sao dos que queres ou nao.. (ja agora, montado no balastro o electricista que montou isto, meteu um cond de alta potencia de .047uFK 250-275V..))
Mas eu com esses balastros Hugu tenho o problema da lampada piscar e estar a escurecer quando a ligo.

vais ao leroy e tens la pack de 3 lampada por 3 euros acho... abres a lampada e tiras de la o balastro.
Lembras-te da potencia de cada lampada? Tens a referencia das tuas lampadas?

Offline ivitro

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 451
Re: Balastro para lampada fluroscente
« Responder #9 em: 22 de Julho de 2014, 11:38 »
AS minhas lampadas são de 8W cada e os balastros são de 11W

Offline metRo_

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 3.753
Re: Balastro para lampada fluroscente
« Responder #10 em: 05 de Agosto de 2014, 12:07 »
Comprei uma lâmpada e já a abri, é de 9w, mas isto parece ter dois tubos e não um. Seguem as imagens do balastro, do lado direito a ligação para os 230v e do lado esquerdo 4 ligações, duas para cada tubo.



Havia umas em espiral tipo esta e estas sim, pareciam ser só um tubo, 3 custavam 5€ também de 9w. Se calhar tem que ser uma dessas não?

PS: há alguma maneira fácil de abrir estas lâmpadas?

Offline dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.189
Re: Balastro para lampada fluroscente
« Responder #11 em: 05 de Agosto de 2014, 13:07 »
É a 1ª vez que vejo uma lâmpada dessas com 2 tubos separados.
Para abrir há quem use torno mas com um canivete também se consegue.
5€ por 3 não é nada caro, sempre é melhor que usar dos chineses, essas são bem perigosas e quando avariam até o quadro vai abaixo, true story :P

Offline metRo_

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 3.753
Re: Balastro para lampada fluroscente
« Responder #12 em: 05 de Agosto de 2014, 13:26 »
É a 1ª vez que vejo uma lâmpada dessas com 2 tubos separados.
Para abrir há quem use torno mas com um canivete também se consegue.
5€ por 3 não é nada caro, sempre é melhor que usar dos chineses, essas são bem perigosas e quando avariam até o quadro vai abaixo, true story :P

Mas olha que foi o que mais la vi :p (estava a pesquisar é do género destas http://goughlui.com/?p=4277) pelo menos parecem-me dois tubos completamente independentes. Os tubos estãos ligados um ao outro  :-[ Como fizeste a ligação?

Offline dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.189
Re: Balastro para lampada fluroscente
« Responder #13 em: 05 de Agosto de 2014, 15:11 »
Então, a ligação é igual a de uma lâmpada tubular, só que as compactas estão dobradas para minimizar o tamanho.
Dois fios para uma ponta e outros dois para outra ponta, onde existem filamentos que dão inicio ao fluxo de electrões quando aquecidos.

Offline metRo_

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 3.753
Re: Balastro para lampada fluroscente
« Responder #14 em: 05 de Agosto de 2014, 15:28 »
Então, a ligação é igual a de uma lâmpada tubular, só que as compactas estão dobradas para minimizar o tamanho.
Dois fios para uma ponta e outros dois para outra ponta, onde existem filamentos que dão inicio ao fluxo de electrões quando aquecidos.

a ordem desses 2 fios é indiferente então, certo?