collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Arduino? NXT? RCX? Confuso...  (Lida 6390 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline garrafa007

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 15
Arduino? NXT? RCX? Confuso...
« em: 31 de Julho de 2009, 15:42 »
Gente esse é o meu 2 post e ainda tenho algumas dúvidas. Como vários novatos dizem no forum eu tambem quero começar na robótica porém, é necessário saber antes de começar.
no forum tenho visto uma grande seção de Arduino (até então não sabia o que era isso) depois de algumas pesquisas começei a intender um pouco sobre ele. Depois descobri a linha Mindstorm da lego que depois de muita pesquisa descobri o que era. Como no meu topico anterior minhas duvidas ja foram respondidas em relação ao NXT ou RCX da lego, mas agora tenho visto projetos bastante legais com o Arduino com o preço mais acessível, porém antes de adquirir um dos 2 eu gosto de primeiro saber como funciona e qual o programa para utilizar e etc.. do NXT eu ja sei, mas não encontro muitas coisas do Arduino ja vi outro post's falando de passos para monstar um robot, um carro, mas não exatamente o que é e qual sua capacidade (sei ke muita gente vai me ixngar falando ki isso ja foi comentado) mas gostaria de saber o que se pode fazer... ele tem alguma coisa de especial onde se pode programar? como funciona a forma de se criar programa para ele? Arduino possui sensores tão uteis quanto o da linha Mindstorm? Pode se fazer uma espécia de inteligencia artificial capaz de tomar decisoes tanto o Arduino quanto a linha Mindstorm? Para começar, sem miséria de dinheiro, qual é o melhor? Vlws Genti desculpe pelo post chato mais saum minhas maiores dúvidas..

Offline garrafa007

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 15
Re:Arduino? NXT? RCX? Confuso...
« Responder #1 em: 31 de Julho de 2009, 15:58 »
Obs. NXT tenho 3 saídas de motores. Quanto eu posso ter no Arduino? Vlws...

Offline metRo_

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 3.753
Re:Arduino? NXT? RCX? Confuso...
« Responder #2 em: 31 de Julho de 2009, 17:02 »
Eu não conheço o NXT e não sei que tipo de saídas são. Mas o ideal usando o arduino para controlar motores DC é usar uma ponte H. Se quiseres controlar servos podes controlar se não em engano 8 e depois depende também da biblioteca que usares.

Offline garrafa007

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 15
Re:Arduino? NXT? RCX? Confuso...
« Responder #3 em: 31 de Julho de 2009, 17:29 »
Tipo... si eu quizesse criar um robô utilizando quatro rodas e ainda por cima teria que ter um braço robótico (uma garra) ja tive uma idéia de como fazer isso no lego mindstorm mais naum no Arduino... O.o... Gostaria de colocar uns sensores para não colidir com objetos... qual tipo de Artuino deveria comprar? qual placa?

Offline ricardo-reis

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 1.338
Re:Arduino? NXT? RCX? Confuso...
« Responder #4 em: 31 de Julho de 2009, 18:36 »
pra isso, assim por alto: uns 5 servos, um ou dois sensores de iv's... um arduino duemilanova chega e ainda te sobra um monte de pinos pa inventar mais um bocado.. :)

Offline garrafa007

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 15
Re:Arduino? NXT? RCX? Confuso...
« Responder #5 em: 31 de Julho de 2009, 19:11 »
Sabe quem tem pra vender? caso não tenha vou comprar no paypal... vlws...

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re:Arduino? NXT? RCX? Confuso...
« Responder #6 em: 31 de Julho de 2009, 21:44 »
Nunca experimentei mas dizem que o NXT é um sistema muito bom. Mas não se pode estar propriamente a comparar NXT com Arduino, porque o NXT é um sistema todo fechado em que não é preciso andar a mexer em eletrónica nem a construir peças; está tudo pronto e com fichas, e basta ligar umas peças às outras como um lego, fazer o programa com blocos gráficos e tá feito um robot. Não dá chatice nenhuma, mas também estamos um pouco limitados na criatividade e... como está tudo feito, paga-se, e bem. Já o Arduino é mais para "os pobres", e para quem gosta de fazer e construir com as próprias mãos, para quem gosta e quer aprender electrónica, mecânica e programação "a sério"; aqui tem-se flexibilidade sem limites, e também algumas dores de cabeça quando as coisas não funcionam.

Offline garrafa007

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 15
Re:Arduino? NXT? RCX? Confuso...
« Responder #7 em: 31 de Julho de 2009, 21:58 »
Valeu.. era isso mesmo ki eu queria saber .. xD..
 vo adiquirir um Arduino mesmo... éhh bem mais legal porém bem mais complicadoo... o NXT pode ser fechado mais pelos videos ke se ve no youtube é bem digamos assim .. potente.! da pra se fazer bastantes coisas atéhh.. mais nem éhh questão de valor... mais sim de querer aprender e etc..vo apela pelo Arduino e vamos ver no que vai dar.. conto com a ajuda do forum para construir alguma coisa com o arduino .. xD..

vlws..

Offline Acojr

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 12
    • Babuino Project
Re:Arduino? NXT? RCX? Confuso...
« Responder #8 em: 12 de Setembro de 2009, 13:01 »
O NXT foi baseado no projeto Cricket do MIT.

Desenvolvi um interpretador Logo para o Arduino totalmente compatível com o Handy Cricket e GogoBoard. Dá uma olhada no site:

http://babuinoproject.blogspot.com/

Adeilton Oliveira