collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Número de bits  (Lida 4282 vezes)

0 Membros e 2 Visitantes estão a ver este tópico.

Offline edeweld

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 540
Número de bits
« em: 20 de Maio de 2017, 18:46 »
Olá a todos,

Estou naquela fase em que me começo a confundir a mim mesmo  :o :D
Quando digo que "Preciso de uma resolução de 4 bits" significa que terei uma potência de base 2, pois estou a trabalhar em binário, e um expoente de 4. O que resulta num número total de combinações de 16.
Significa também que se tiver a trabalhar com um pic, por exemplo, ou com um DAC ou ADC irei precisar de 4 entradas/inputs.

Fiz um excel com os cálculos. Estou a pensar bem?

Obrigado

Offline SerraCabo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.051
    • Serra Cabo
Re: Número de bits
« Responder #1 em: 20 de Maio de 2017, 20:11 »
Grosso modo, sim.

4 entradas/saídas de 1 bit, muito embora, regra geral, se pretenda evitar que assim seja deixando ao controlador a tarefa (interna) de converter tanto para um lado quanto para o outro.

Se o DAC ou o ADC forem (tiverem que ser) exteriores, resta ainda serializar a bitalhada para evitar muitas ligações. Há DACs e ADCs que serializam /desserializam internamente.

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Número de bits
« Responder #2 em: 21 de Maio de 2017, 13:17 »
Oi?

Se estás a usar um adc com 4 bits não vais ligar 4 fios para ter 4 bits..
Avr fanboy

Offline edeweld

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 540
Re: Número de bits
« Responder #3 em: 21 de Maio de 2017, 15:53 »
Grosso modo, sim.

4 entradas/saídas de 1 bit, muito embora, regra geral, se pretenda evitar que assim seja deixando ao controlador a tarefa (interna) de converter tanto para um lado quanto para o outro.

Se o DAC ou o ADC forem (tiverem que ser) exteriores, resta ainda serializar a bitalhada para evitar muitas ligações. Há DACs e ADCs que serializam /desserializam internamente.

Essa parte da serializar é com as frequências, certo? Isso tem haver com (bolas esqueci-me do nome) de uma coisa muita fixe que é de quatro fios passar para um! Ainda não li sobre isso! Mas achei bastante interessante.

Mas como o Senso disse: Se precisar de 6 bits tenho que utilizar 6 entradas. O que me leva a um situação complicada. Que é se precisar de um precisão maior, com por exemplo 15bits (não sei se existe, estou a pensar a divagar), terei que utilizar os 15 inputs. Por isso a necessidade de serializar, correcto?

https://pt.wikipedia.org/wiki/Serializa%C3%A7%C3%A3o
Esta prática da serialização também tem haver, julgo eu, com a Álgebra Linear que se aprende na faculdade. Correcto?

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Número de bits
« Responder #4 em: 21 de Maio de 2017, 16:01 »
O conversor dá-te X bits de resolução em cada entrada, não é ligar X entradas para ter X bits!
Avr fanboy

Offline beirao

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.531
Re: Número de bits
« Responder #5 em: 21 de Maio de 2017, 16:08 »
Epá estás a fazer uma grande confusão...

Pegando no exemplo do ADC: converter uma tensão analógica (mV, V, etc) num valor binário. Por exemplo num ADC interno de um PIC, existem ADC de 10 bits. Ou seja, se a tua gama de tensão de entrada a converter for de 0-5V, ele vai converter essa gama numa escala de 0 a 1023 (000 0011 1111 1111), ok? Assim, vais ter uma variável com 2 bytes (na realidade ele disponibiliza-te em duas variáveis de 1 byte cada mas isso fica para depois), e aí tens a tua conversão feita.

Se tiveres um ADC externo, o próprio ADC converte a tensão num valor digital (por exemplo os mesmos 2 bytes se forem os mesmos 10 bits de resolução) e disponibiliza-te esse valor por exemplo por I2C, SPI, série. Podem também disponibilizar em paralelo (um sinal por cada bit), mas não tens necessidade disso.
"O único lugar onde o sucesso vem antes do trabalho, é no dicionário" - Albert Einstein

Offline edeweld

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 540
Re: Número de bits
« Responder #6 em: 21 de Maio de 2017, 18:18 »
Epá estás a fazer uma grande confusão...

Pegando no exemplo do ADC: converter uma tensão analógica (mV, V, etc) num valor binário. Por exemplo num ADC interno de um PIC, existem ADC de 10 bits. Ou seja, se a tua gama de tensão de entrada a converter for de 0-5V, ele vai converter essa gama numa escala de 0 a 1023 (000 0011 1111 1111), ok? Assim, vais ter uma variável com 2 bytes (na realidade ele disponibiliza-te em duas variáveis de 1 byte cada mas isso fica para depois), e aí tens a tua conversão feita.

Se tiveres um ADC externo, o próprio ADC converte a tensão num valor digital (por exemplo os mesmos 2 bytes se forem os mesmos 10 bits de resolução) e disponibiliza-te esse valor por exemplo por I2C, SPI, série. Podem também disponibilizar em paralelo (um sinal por cada bit), mas não tens necessidade disso.

Acho que estou a perceber.
Como 2^10=1024 -> que na realidade tenho 1023, pois o zero conta.

A minha resolução será de Resoulução=5/1023 = 4.88mV
O que significa que a altura dos meus "degraus" na saída do ADC será de 4.88mV em 4.88mV. Posso também afirmar (numa explicação mais leiga) que terei 1023 degraus (fazendo uma analogia entre uma escada com o tipo de saída que terei).

Citar
Assim, vais ter uma variável com 2 bytes (na realidade ele disponibiliza-te em duas variáveis de 1 byte cada mas isso fica para depois), e aí tens a tua conversão feita.
Não percebi foi esta parte!

Esta parte da resolução eu percebo. Entendo também que conseguimos deixar de ter um sinal analógico (que muda no tempo de maneira linear) para um sinal que é incremental (penso que podemos dizer que é um valor discreto).
Mas afinal o que eu faço com isto?
Ok, deixo de ter um sinal analógico e passo a ter um sinal discreto. Mas e depois?

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Número de bits
« Responder #7 em: 21 de Maio de 2017, 20:04 »
Dá jeito para usar num micro-controlador, porque podes depois fazer o que quiseres com o sinal, desde algo simples como um if(adc> 500), ou enfiar num array e aplicar um FFT, e mil e uma outras coisas..
Avr fanboy

Offline SerraCabo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.051
    • Serra Cabo
Re: Número de bits
« Responder #8 em: 21 de Maio de 2017, 20:38 »
Ligar a coisa bit a bit, 1 ligação por cada bit, chama-se ligar em paralelo. As impressoras, há uns 15-20 anos, eram ligadas aos computadores por um cabo chamado "paralelo", que entregava 8 bits à impressora através de 8 fios. Havia mais outros fios ainda para outras funções.


Essa forma de interligar não é má desde que um gajo se entenda com tanto fio, se as distâncias a percorrer não forem grandes e as frequências muito altas.

A gaita é que em muitas aplicações são necessários 16 bits ou mais e isso implica fios que nunca mais acaba especialmente se for necessário interligar várias fontes a vários destinos /nessa altura aparece o barramento).

Para muitas aplicações opta-se por fazer viajar esses bits apenas por um fio recorrendo a dispositivos que internamente serializam e desserializam. O velho interface RS232 é um exemplo de serialização/desserialização.

Há ainda dispositivos cuja função é a de apenas serializar/desserializar, como por exemplo este caduco Z80-SIO:

« Última modificação: 22 de Maio de 2017, 20:28 por SerraCabo »

Offline SerraCabo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.051
    • Serra Cabo
Re: Número de bits
« Responder #9 em: 21 de Maio de 2017, 20:39 »
[Há algum TAG para definir o tamanho das imagens directamente aqui na plataforma?]

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.947
  • NERD!
Re: Número de bits
« Responder #10 em: 21 de Maio de 2017, 22:44 »

metes dentro do img um campo height=888 e/ou width=888

Assim a imagem fica com o código
Código: [Seleccione]
[img width=888]http://www.qqcoisa.pt/imagem.jpg[/img]