collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: sera que uma bateria de scooter aguenta?  (Lida 15197 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline r16

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 339
sera que uma bateria de scooter aguenta?
« em: 09 de Março de 2014, 20:52 »
Boa noite.
estou em vias de montar um projecto numa scooter que tem uma bateria de 12v 6ah.

A ideia seria ligar la um mini arduino pro junto com um modulo bluetooth
e  um telemovel android.

o arduino junto com o modulo vai estar sempre constatemente a enviar dados para o telemovel.

gostaria de saber qual sera o consumo mais ou menos do arduino com o modulo de forma a wue possa saber uma estimativa da duracao da bateria da scooter.


por sua qual o consumo em mah de um carregador 12v mini usb?

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: sera que uma bateria de scooter aguenta?
« Responder #1 em: 09 de Março de 2014, 21:06 »
assumindo 500mA de consumo, dá 12H...

Offline dio123

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.032
Re: sera que uma bateria de scooter aguenta?
« Responder #2 em: 09 de Março de 2014, 21:18 »
O arduino pro mini 5v consome 16mA
o modulo bluetooth nao sabendo o modelo vi o HC-06 consome +/-40ma
A bateria é de 12v 6ah
Assim por alto daria para uma 100 horas. 
Mas atenção que a voltagem da moto varia 12- 14v quando esta ligada. Tens de ver se o arduino suporta 14v, se não tens de colocar outro regulador.



 este site http://www.thalin.se/2013/04/arduino-pro-mini-low-power-modification.htm


Offline tarquinio

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 529
Re: sera que uma bateria de scooter aguenta?
« Responder #3 em: 09 de Março de 2014, 21:19 »
Isso vai depender mais do módulo que tiveres a usar... Tenho ideia do arduino gastar uns 20mA, e a maioria dos modulos BT que tenho visto andam pelos 20-50ma (em transmissão). Alguns ate tem configuração de potencia de transmissão, precisamente para quando não precisas de usar a potencia maxima. Tens que ver isso nas specs do que vais usar.

E depois a questão do estar "sempre" a mandar dados é meio relativo, depende da quantidade/frequancia dos dados que queres mandar. Se mandares dados por ex 1x por segundo, em termos practicos ele só está a transmitir uma pequena percentagem do tempo. O melhor é mesmo usar um multimetro para teres uma ideia dos valores.

Depois de teres uma idéia do consumo total, é fazeres a conta que o hugu fez e dividires 6000 pelos mA que achas que o teu circuito consegue. E tem em atenção que estes numeros são optimistas, pois as baterias vão-se degradando e mesmo novas não é estranho se não derem tanto quanto se espera.

Offline rglove

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 527
Re: sera que uma bateria de scooter aguenta?
« Responder #4 em: 09 de Março de 2014, 21:32 »
O RN 42/41 por exemplo tem um modo de poupança de energia em que envia/recebe a informação de x em x segundos para poupar energia. Fica com um consumo muito baixo assim... O atmega também tem uns modos de poupança de energia... A média não deve passar dos 10/15 mAh...

Offline r16

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 339
Re: sera que uma bateria de scooter aguenta?
« Responder #5 em: 09 de Março de 2014, 23:49 »
Bom, então não vai ser fácil concluir isto.

A ideia é um bocado parva, mas para mim até que fazia algum sentido.
O foco principal era ter um alarme homemade, com alguns "extras".

Os compontes principais do alarme seriam:
Arduino Mini pro.
Modulo bluetooth Linvor
Telemovel barato Android.

O alarme basicamente usaria o metodo ping pong, o modulo enviava para o telemovel e o telemovel enviava para o arduino.

isto é:
No telemovel eu tenho uma aplicação, com labels onde cada labem indivualmente lê um valor de cada sensor que tenho no mini arduino, e lê também o estado de pins digitais high ou low.

Como também, no telemovel android,usarei o sensor acelerarometro,como o modulo gps integrado nele.

Como isto, sempre que a mota estiver estacionada, os valores do sensor modificarao caso haja um movimento, e é me feita uma chamada para o meu telemovel particular, como é escrito numa label a palavra ALARME...que por sua vez envia um caracter para o arduino que este intepreta como o alarme foi disparado e para alem de fazer a chamada para mim toca uma sirene de incendio com uns DBS ELEVADISSIMOS durante 20 seg (valor regulavel).

Caso eu nao oiça nem o telemovel, caso esteja longe da moto, ou mesmo o alarme, a mota pode claro ser roubada e levada...

Aqui entra, o plano b, plano de tentativa de recuparacao, aqui o arduino já não fará o seu trabalho apenas o telemovel, onde enviarei uma mensagem para o telemovel, e este responde-me com as coordenadas do google maps.

caso o plano nao resulte, ok lá se foi a mota, mas ao menos tentei que nao fosse.

agora falando dos extras

com o arduino a comunicar exaustivamente através do modulo para o telemovel que estará sempre a receber dados dos valores do sensores.
cada label como eu referi vai ter um valor.

Temperatura:
Humidade:
Voltimetro:
Estado ON ou OFF do alarme_

No meu telemovel particular terei uma outra aplicação, que sempre que é executada, vai enviar uma mensagem automatica para o telemovel que ta na mota.
E na aplicação que eu tenho no telemovel particular, vai se espelhada toda a informaçao que está na mota.

Temperatura
Humidade
Estado da bateria (volts)
Estado ON ou off do alarme.


Para activar o desactivar o alarme,não pensei em usar nenhum comando mas sim o proprio telemovel usando o sistema Tag NFC.

Ou seja na propria chave da mota ter dois autoclantes NFC, um para on e outro para off sempre que quiser activar ou desactivar o alarme, basta encostar o chave ao telemovel e este através da leitura do autoclante nfc,envia uma sms activando ou desactivando o alarme.


É maluqueira a mais certo? a bateria nao vai aguentar portanto pelo que li...
estou aberto a sugestoes.


Offline tarquinio

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 529
Re: sera que uma bateria de scooter aguenta?
« Responder #6 em: 10 de Março de 2014, 00:05 »
Já tens modulos que fazem +- isso tudo que tu queres no Ebay... A não ser que queiras mesmo fazer tu a coisa pela piada, acho que vais estar a complicar um bocado e acabas com uma coisa que vai consumir mais do que uma solução pré-comprada... so o telemovel sempre com o bluetooth activado deve gastar mais do que uma solução completa comprada.

Offline r16

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 339
Re: sera que uma bateria de scooter aguenta?
« Responder #7 em: 10 de Março de 2014, 00:39 »
Mas o modulo que falas sera para adaptar a um uno certo?
Ja agora mostra me o tal modulo que falas sff.
De notar que a precisao do gps era bom que fosse boa.

Offline tarquinio

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 529
Re: sera que uma bateria de scooter aguenta?
« Responder #8 em: 10 de Março de 2014, 00:49 »
Não, falo de módulos que fazem logo tudo... Vi montes deles diferentes no Ebay, propura por algo do tipo "gprs bike alarm" ou algo nessa linha. No caso dos carros até tems modulos que permitem fazer o corte do motor enviando uma sms e coisa do género, não sei se haverá igual nas motas (eu pesquisei mais modulos para carros, mas há montes deles para tudo. O que eu comprei é dos mais simples, mas vi deles com mais coisas (ligaçao a alarme externo, acelerometro, alarme baseado na localização, etc...) :)

Há ai algum no forum que tem mais experiencia com isso, já n me lembra bem quem era... Ainda à poucas semanas se falou numa coisa deste género, mas já não me lembra exactamente quem era. Qdo ele "acordar" e vir isto logo responde. :)

Offline dio123

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.032
Re: sera que uma bateria de scooter aguenta?
« Responder #9 em: 10 de Março de 2014, 10:11 »
Não percebi bem o objectivo do bluetooth, mas é para receberes os dados por bluetooth em vez de gprs para quando estás por perto?. Não tem muita logica, porque só iras receber informação quando a moto for roubada, equanto nao for roubada nao vais receber nada. E como ja disseram o bluetooth todo o dia ligado gasta bateria como tudo.

A minha ideia seria moto desliga fica o arduino e os sensores ligados, porque é o que consome  menos.
Quando os valores dos sensores forem diferentes liga GPS, GSM , dispara o alarme, envia SMS.
Quando a moto está ligada o GPS tambem para ir apanhando as coordernadas, para quando a  moto estiver desligada e ligar o gps ter logo as coordenadas.

Por curiosidade que moto é?


Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.947
  • NERD!
Re: sera que uma bateria de scooter aguenta?
« Responder #10 em: 10 de Março de 2014, 10:50 »
Não, falo de módulos que fazem logo tudo... Vi montes deles diferentes no Ebay, propura por algo do tipo "gprs bike alarm" ou algo nessa linha. No caso dos carros até tems modulos que permitem fazer o corte do motor enviando uma sms e coisa do género, não sei se haverá igual nas motas (eu pesquisei mais modulos para carros, mas há montes deles para tudo. O que eu comprei é dos mais simples, mas vi deles com mais coisas (ligaçao a alarme externo, acelerometro, alarme baseado na localização, etc...) :)

Há ai algum no forum que tem mais experiencia com isso, já n me lembra bem quem era... Ainda à poucas semanas se falou numa coisa deste género, mas já não me lembra exactamente quem era. Qdo ele "acordar" e vir isto logo responde. :)

Talvez estejas a falar de mim? Falei do alarme que tenho instalado em motas aqui:
http://lusorobotica.com/index.php?topic=6451.msg72008;topicseen#msg72008

Esse alarme também suporta corte de corrente por SMS com um rele.

Offline tarquinio

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 529
Re: sera que uma bateria de scooter aguenta?
« Responder #11 em: 10 de Março de 2014, 14:03 »
@ jm_araujo: Sim sim eras tu ;)
Pois no meu caso o alarme foi para o carro e como não sei muito de mecanica nem de motas, não sabia se a parte do corte de corrente tambem era viável/permitido. Não sei se desligar alguma coisa na mota de repente pode causar alguma instabilidade ou coisa do género.

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: sera que uma bateria de scooter aguenta?
« Responder #12 em: 10 de Março de 2014, 14:21 »
É bem pior ficar sem motor num carro que numa mota, num carro os travões são assistidos pelo servo-freio que precisa de vácuo gerado pelo motor, direcção assistida tipicamente tambem se vai embora.
Numa mota é tudo independente do motor.
Avr fanboy

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.947
  • NERD!
Re: sera que uma bateria de scooter aguenta?
« Responder #13 em: 10 de Março de 2014, 14:31 »
Mota se desligar o motor em curva o risco de perder o equilíbrio e dar um tralho é grande.
Carro enquanto não embraiar e meter ponto morto, o motor continua a rodar e deve funcionar tudo normalmente. Mas também depende do que se "corta".

Na minha mota como é de carburadores corto a bomba de gasolina. Assim ainda faz umas centenas de metros antes de ficarem secos e vai perdendo a potência gradualmente.

Uma vantagem da localização GPS é que também dá velocidade, e podes dar a ordem de cortar só quando estiver parado.

Offline tarquinio

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 529
Re: sera que uma bateria de scooter aguenta?
« Responder #14 em: 10 de Março de 2014, 16:06 »
Pois eu tava mais a pensar no perigo na mota se desligar a meio de uma curva como referiste. Mas sim o mais seguro era sempre bloquear o veiculo parado. Se bem que... Ter o carro roubado e poder informar a policia, achar o carro e poder desligar o carro com os ladroes lá dentro era algo que ia saber bem para variar (isto falando como uma pessoa que já teve o carro roubado várias vezes infelizmente, em que da ultima vez andaram a fazer rallys só porque sim e só abandonaram o carro qdo o partiram todo :s)