collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Pilhas Ni-MH e carregador  (Lida 4219 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline almamater

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.918
    • GrcByte - Projectos
Pilhas Ni-MH e carregador
« em: 16 de Agosto de 2016, 23:16 »
Olá,

Tenho 2 carregadores Ni-MH, um da Sanyo que veio com um pack de pilhas eneloop e outro do Ikea.

Comprei umas pilhas no Lidl (Tronic AA 2500mAh), carreguei 4 destas pilhas no carregador IKEA e além de rápido correu bem, coloquei outras 4 no Sanyo e supostamente as luzes deviam de apagar qdo estivessem carregadas, mas passadas 12h ainda estavam acessas.. resolvi retirar aquilo da tomada e as pilhas estavam quentes (o que costuma ser normal) mas estavam a fazer um barulho esquesito.. tipo uns estalinhos, e mesmo o revestimento delas ficou meio estranho, tipo enrrugado (se calhar devido ao calor)...   de qualquer das formas vou usá-las mas não as vou carrega novamente no Sanyo.

Será que o Sanyo só dá para carregar eneloops? Supostamente devia de carregar estas tb..  ::)

 
« Última modificação: 16 de Agosto de 2016, 23:22 por almamater »

Offline Sérgio_Sena

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 1.649
    • Electronic Gear for Musicians
Re: Pilhas Ni-MH e carregador
« Responder #1 em: 17 de Agosto de 2016, 17:01 »
O problema pode ser das baterias do LIDL.
Sinceramente duvido q o carregador da Sanyo deh problemas mas, posso estar enganado.

A compra de baterias recarregaveis eh um serio desafio q deve ser encarado como um investimento de longo prazo. Logo, as melhores baterias devem ser compradas em deterimento das baratas.

Sanyo Eneloop e Energyzer, sao das melhores, nao ha q enganar aqui.

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.947
  • NERD!
Re: Pilhas Ni-MH e carregador
« Responder #2 em: 17 de Agosto de 2016, 17:45 »
As minhas experiências com pilhas recarregáveis do LIDL acabaram todas no mesmo sítio: Pilhão.
Vários lotes de vários anos, e todas uma porcaria. Podem ter mudado, mas não gasto mais um cêntimo.

Boas que duram há anos tenho Sanyo Eneloops, Sony CycleEnergy e mais recentemente depois de ler uns reviews favoráveis, do IKEA (estão-se a aguentar bem!).

Todas as que tive de outras marcas entretanto acabaram também no Pilhão (Lidl, Uniross, de oferta com equipamentos, etc).

Recomendo também usar um bom carregador. Tenho um LaCross BC700 (na verdade um rebrand: http://www.conrad.com/ce/en/product/201101/VOLTCRAFT-IPC-1L-AA-AAA-Intelligent-Battery-Charger) que carrega individualmente a várias correntes, faz testes de capacidade e refrescamento das pilhas (ciclo de carga e descarga). É um descanso quando tenho dúvidas numa pilha poder testar a capacidade para saber como realmente está. Os outros que tinha estão a ganhar pó, e já deve haver carregadores mais recentes com as mesmas capacidades mais baratos. É dinheiro que só se gasta uma vez!

Edit: E nada de comprar pilhas nos chineses. São certamente falsas e é mais uma vez dinheiro para o lixo. Ou compram de marca boa em loja reputável, ou se querem baratas comprem do IKEA.
« Última modificação: 17 de Agosto de 2016, 17:50 por jm_araujo »

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Pilhas Ni-MH e carregador
« Responder #3 em: 17 de Agosto de 2016, 18:33 »
Na minha experiência conta mais o carregador. Tenho uma mescla de pilhas AA e AAA NiMH de várias marcas que usei durante bastante tempo sem qualquer problema com um carregador Energizer "lento" (mais de 8H para carregar). Quando comprei um carregador rápido "inteligente", lixei logo metade delas em 2 cargas.

Offline Sérgio_Sena

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 1.649
    • Electronic Gear for Musicians
Re: Pilhas Ni-MH e carregador
« Responder #4 em: 17 de Agosto de 2016, 22:21 »
Na minha experiência conta mais o carregador. Tenho uma mescla de pilhas AA e AAA NiMH de várias marcas que usei durante bastante tempo sem qualquer problema com um carregador Energizer "lento" (mais de 8H para carregar). Quando comprei um carregador rápido "inteligente", lixei logo metade delas em 2 cargas.

A construcao das baterias eh diferente consoante o tempo de carga.

Ou seja, ha metodos de fabrico p cargar rapidamente em alta potencia. E as pilhas q sao feitas p carga lenta, qd carregadas rapidamente, muito depressa rebentam.


Offline almamater

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.918
    • GrcByte - Projectos
Re: Pilhas Ni-MH e carregador
« Responder #5 em: 17 de Agosto de 2016, 23:51 »
Pois eu tenho tido pilhas do Ikea e têm funcionado bem, assim como o carregador. As eneloop uso-as apenas no flash da máquina fotográfica e até agora 5*.

As do Lidl achei baratas mas pelos vistos..  :-\