collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[27 de Março de 2024, 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Analise de uma pcb  (Lida 4617 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline pmj_pedro

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 328
Analise de uma pcb
« em: 06 de Janeiro de 2013, 18:57 »
Boa tarde

Estou a trabalhar numa pbc no Diptrace ja a algum tempo e queria agr mandar fazer, mas como é a minha primeira gostava de saber alguns melhoramentos que poderiam ser feito
A placa é um atmega com um lcd ligado(deve consumir uns 40ma) mais uns sensores de temp e rct com uma "fonte de corrente" como regulador tenho o l7805, estimo que o circuito todo (sem a fonte de corrente) seja de uns 100ma e estou a alimentar com uns 20v





que melhoramentos poderiam ser feitos?
« Última modificação: 07 de Janeiro de 2013, 19:11 por pmj_pedro »

Offline dio123

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.032
Re: Analise de uma pcb
« Responder #1 em: 06 de Janeiro de 2013, 20:08 »
assim por alto acho que a placa pode ser mais pequena, tens muito espaço.

Agora só imprimido em papel  para ver, mas as pistas podem ser  mais grossas.

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Analise de uma pcb
« Responder #2 em: 06 de Janeiro de 2013, 20:35 »
O U3 não tem decoupling, a pista de alimentação que passa por baixo do atmega tem pistas a entrarem num angulo de 45 graus ou por ai assim, visto que a pista passa por baixo do micro, faz ligações a direito dos pinos á pista, as pistas no geral são muito finas, usaria nessa placa tudo a 16 mils e alimentações a 24-30 mils, tens espaço que nunca mais acabam.

Aqueles dois componentes SOT-223 são os reguladores de tensão?
20v para 5v nesses dissipadores sem qualquer plano no tab a ajudar a dissipação de calor é algo que eu não faria.

Tens muitos dos designadores do silk em cima dos outlines dos componentes, é algo que a mandar fazer uma pcb profissional fica com um péssimo aspecto.

Assim rapidamente é só o que vejo.
Se sim, a pista comum aos dois é super fina, e não tens nenhum condensador á volta deles.

No canto superior direito, onde a placa tem o recorte, está lá um pedaço de cobre que não está ligado a nada, não deves ter orfãos de planos, remove-os, usa umas duzias de vias a ligar os dois planos de massa, para baixar a sua impedância.
Avr fanboy

Offline dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.189
Re: Analise de uma pcb
« Responder #3 em: 06 de Janeiro de 2013, 21:08 »
Algumas tangentes e pistas muito finas, as pads dos ICs se forem ovais ajudam neste aspecto, além de haver mais cobre para se soldar.
20 para 5V é uma queda grande, alguma coisa vai aquecer bem, o regulador é smd supostamente.

Esse programa não tem um DRC para verificar limitações, assim como proximidades?

Offline pmj_pedro

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 328
Re: Analise de uma pcb
« Responder #4 em: 07 de Janeiro de 2013, 01:52 »
obrigado pela as repostas
assim por alto acho que a placa pode ser mais pequena, tens muito espaço.

Agora só imprimido em papel  para ver, mas as pistas podem ser  mais grossas.

O U3 não tem decoupling, a pista de alimentação que passa por baixo do atmega tem pistas a entrarem num angulo de 45 graus ou por ai assim, visto que a pista passa por baixo do micro, faz ligações a direito dos pinos á pista, as pistas no geral são muito finas, usaria nessa placa tudo a 16 mils e alimentações a 24-30 mils, tens espaço que nunca mais acabam.

amanha vou tentar corrgir isso, a largura que decidi usar para as linhas foi 0.3mm para para sinal, e para power foram 1mm a 0.5mm


No canto superior direito, onde a placa tem o recorte, está lá um pedaço de cobre que não está ligado a nada, não deves ter orfãos de planos, remove-os, usa umas duzias de vias a ligar os dois planos de massa, para baixar a sua impedância.
nao tinha reparado naquela ilha no canto superioir direito, vou remove-la

Tens muitos dos designadores do silk em cima dos outlines dos componentes, é algo que a mandar fazer uma pcb profissional fica com um péssimo aspecto.

a pcb que pretendo é de prototizagem

Aqueles dois componentes SOT-223 são os reguladores de tensão?
20v para 5v nesses dissipadores sem qualquer plano no tab a ajudar a dissipação de calor é algo que eu não faria.



os sot-223 sao mosfet para desligar a o l7805 que é o componente U4 em d2pak, posso aumentar a area de dissipaçao dos sot-223 mas acho que nao vai aquecer mt, resistencia interna dos mosfet é de pouco mais que 1 omh e a corrente é baixa


Mais algumas coisas que esqueci de referir
u3 e o u14, sao sensores de temperatura com comunicaçao  i2c
Q2,Q1,Q3 sao mosfet e vao estar a fornecer aproximadamente 700mA ( testei isto numa breadboard mas nao passou dos 650ma, penso que seja falta de tensao, isto é para alimentar 4 high power led em serie cada um de 3w) o circuito é este:



o u1 é um lm344, sao 4 opamps
com os tres opamp a fornecer cada um 700mA, chega a passar 2.2A na linha que sai do jack1

o u10 é um sensor para ler um comando de tv

Algumas tangentes e pistas muito finas, as pads dos ICs se forem ovais ajudam neste aspecto, além de haver mais cobre para se soldar.
20 para 5V é uma queda grande, alguma coisa vai aquecer bem, o regulador é smd supostamente.

Esse programa não tem um DRC para verificar limitações, assim como proximidades?

o programa tem drc, mas so avisa quando a distancia entre pistas é menor que 0.3mm
« Última modificação: 07 de Janeiro de 2013, 16:48 por pmj_pedro »

Offline pmj_pedro

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 328
Re: Analise de uma pcb
« Responder #5 em: 07 de Janeiro de 2013, 17:32 »
Penso que foram feitas todas as alterações recomendadas







dimensoes da board:98mm por 59mm

edit: notei agr que o lado esquerdo, o rct(U5) nao tinha ligada a ground, corrigida com uma via
« Última modificação: 07 de Janeiro de 2013, 19:11 por pmj_pedro »

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: Analise de uma pcb
« Responder #6 em: 07 de Janeiro de 2013, 18:41 »
Porque fizeste 3 cantos cortados na placa? é suposto encaixar nalguma sitio/caixa? pra alem de ficar inestético, o preço de pcb é igual (ou tvz mais caro pk a cnc tem de andar a cortar mais perimetro)..
Fica mais giro pcb rectangular e tvz conseguias reduzir um pouco o comprimento, ao condensar ou espalhar comps pelos cantos cortados e assim reduzir o preço da pcb!..

Offline pmj_pedro

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 328
Re: Analise de uma pcb
« Responder #7 em: 07 de Janeiro de 2013, 19:09 »
Eu percebo que pensem que ha mt espaço livre, mas esta é a primeira pcb que tou a fazer e por isso nao tenho mt pratica
Ate poderia, tirar todo o canto direito, acho que tenho ai espaço para isso, mas o U10 é um sensor de infravermelhor e precisa de estar de estar um bcd fora da caixa, e nao posso desvia-lo mais para a esquerda pk é onde vai estar o ecra