collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[27 de Março de 2024, 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Pasta de soldar - Qual e onde compram?  (Lida 7944 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline metRo_

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 3.753
Pasta de soldar - Qual e onde compram?
« em: 02 de Junho de 2014, 13:32 »
Que pasta de soldar costumam usar e onde compram na europa? De preferencia que venha em seringa :)

Só agora que estava a usar uma que tinha comprado há uns meses é que reparei que a devia ter guardado no frigorifico assim como o facto do prazo de validade não ser muito mais que 6 meses :|

Na farnell encontrei isto pt.farnell.com/chip-quik/smd291snl10/solder-paste-96-5-3-0-5-217-deg/dp/1850225 mas estava a ver se encontrava algo mais em conta.

Offline KammutierSpule

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.481
Re: Pasta de soldar - Qual e onde compram?
« Responder #1 em: 02 de Junho de 2014, 20:21 »
Quando souberes diz tambem :P

Relacionado hoje vi este post num blog:
https://lowpowerlab.com/blog/2013/06/19/from-china-with-love-bad-solder-paste/

Edit: btw, o que li foi que solder paste, de fontes de qualidade, vem embrulhadas em saco termico.
« Última modificação: 02 de Junho de 2014, 20:25 por KammutierSpule »


Offline vicardosof

  • Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 223
Re: Pasta de soldar - Qual e onde compram?
« Responder #3 em: 03 de Junho de 2014, 01:26 »
Costumo usar a "MECHANIC Solder Paste", é uma japonesa das boas. Elas devem ficar no frigorífico, mas na porta, onde não é muito gelado. Dizem que duram 6 meses, mas tenho umas de 2 anos a trabalharem como se tivessem 2 meses  ::)

http://www.dhgate.com/store/product/10cc-mechanic-solder-paste-tin-cream-xg-z40/179736376.html#sd1-1-1|2704790823

Não sei onde encontrar na europa  :-[

Offline Kristey

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 783
Re: Pasta de soldar - Qual e onde compram?
« Responder #4 em: 03 de Junho de 2014, 03:26 »
Estou alarmado, é que eu uso uma pasta de solda do meu pai, e aquilo sem exagero algum ja tem uns 10 anos, e funciona às mil maravilhas.
E anda sempre aos tombos na mala, não a ponho no frigorifico.

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Pasta de soldar - Qual e onde compram?
« Responder #5 em: 03 de Junho de 2014, 04:13 »
Deves é usar fluxo em pasta, e não o que se está a falar aqui.
Avr fanboy

Offline Kristey

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 783
Re: Pasta de soldar - Qual e onde compram?
« Responder #6 em: 03 de Junho de 2014, 04:33 »
Pois realmente fui pesquisar, e parece que são coisas diferentes.
Sendo assim nunca usei PASTA, uso fluxo (Uma especie de resina castanha)

Offline vicardosof

  • Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 223
Re: Pasta de soldar - Qual e onde compram?
« Responder #7 em: 03 de Junho de 2014, 20:52 »
Pasta de solda é uma "massa" cinza que colocamos no PAD de um SMD para depois o colocarmos por cima. Quando colocamos a placa num forno eléctrico a pasta vira solda e ainda "puxa" o SMD para o local certo! Uso muito dela para alimentar as montadoras automáticas de SMD

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: Pasta de soldar - Qual e onde compram?
« Responder #8 em: 04 de Junho de 2014, 04:22 »
Pasta de solda é uma "massa" cinza que colocamos no PAD de um SMD para depois o colocarmos por cima. Quando colocamos a placa num forno eléctrico a pasta vira solda e ainda "puxa" o SMD para o local certo! Uso muito dela para alimentar as montadoras automáticas de SMD

Onde trabalhas?  8)

eu tenho disso à venda
http://www.g7electronica.net/pt/diversos/833-solder-past.html
...mas n é em seringa mas tb podes ir à farmacia assim quando mal acordas de manhã e dizes que precisas dum chuto e dao-te uma seringa à borlix lol
« Última modificação: 04 de Junho de 2014, 04:24 por Hugu »

Offline vicardosof

  • Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 223
Re: Pasta de soldar - Qual e onde compram?
« Responder #9 em: 04 de Junho de 2014, 04:56 »
Pasta de solda é uma "massa" cinza que colocamos no PAD de um SMD para depois o colocarmos por cima. Quando colocamos a placa num forno eléctrico a pasta vira solda e ainda "puxa" o SMD para o local certo! Uso muito dela para alimentar as montadoras automáticas de SMD

Onde trabalhas?  8)

eu tenho disso à venda
http://www.g7electronica.net/pt/diversos/833-solder-past.html
...mas n é em seringa mas tb podes ir à farmacia assim quando mal acordas de manhã e dizes que precisas dum chuto e dao-te uma seringa à borlix lol

Prefiro destas a seringa. Com uma pinça faz-se uma "bola" e depois a coloca no pad.
Trabalho numa empresa que fabrica sinalizadores electrónicos (sirenes de bombeiros, polícias, paineis de LEDs etc) e compramos recentemente uma destas montadoras  8)  (duvido terem a paciência de soldar 1920 LEDs num painel de 1,8m de largura)

Offline metRo_

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 3.753
Re: Pasta de soldar - Qual e onde compram?
« Responder #10 em: 04 de Junho de 2014, 11:12 »
O problema da pasta de soldar antiga (cerca de 1 ano ou mais qualquer coisa) é que quando voltar aquecer a placa para soldar outros componentes o fluxo que tinha ficado na placa ficava preto e começava a conduzir.

Vou mandar vir esta da farnell, do que li é boa e como vou ter vários trabalhos em smd para soldar nos próximos tempos mais vale ter algo bom que andar sempre a corrigir problemas.

Offline almamater

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.918
    • GrcByte - Projectos
Re: Pasta de soldar - Qual e onde compram?
« Responder #11 em: 04 de Junho de 2014, 13:10 »
Digam-me uma coisa, o fluxo usam para 'limpar' e preparar as partes dos componentes que se vão soldar certo (serve para melhorar e facilitar o trabalho)? Depois pode-se aplicar a solda normal ou em pasta correcto?

Os prazos de validade são de 6 meses, o fluxo e a pasta de soldar devem ser guardados no frio depois de abertos?

Offline metRo_

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 3.753
Re: Pasta de soldar - Qual e onde compram?
« Responder #12 em: 04 de Junho de 2014, 13:21 »
Digam-me uma coisa, o fluxo usam para 'limpar' e preparar as partes dos componentes que se vão soldar certo (serve para melhorar e facilitar o trabalho)? Depois pode-se aplicar a solda normal ou em pasta correcto?

Os prazos de validade são de 6 meses, o fluxo e a pasta de soldar devem ser guardados no frio depois de abertos?

Quando usas pasta de soldar esta já tem fluxo por isso não necessitas de usar mais, depois de soldar deves limpar com álcool. Quando usas solda normal, aí sim, deves usar o fluxo, algo deste genero:

Acho que mesmo antes de aberto deve ser mantido no frigorífico a pasta de soldar. O fluxo pode-ser mantido à temperatura normal.