collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Shunt resistors  (Lida 8594 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline msr

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 798
Shunt resistors
« em: 11 de Novembro de 2014, 12:13 »
Hey,

Alguem me recomenda um local/empresa onde possa comprar shunt resistors?
Uma alternativa ao pouco stock da mouser: http://pt.mouser.com/Search/Refine.aspx?Keyword=shunt+resistor&Ns=Pricing|0&FS=True

Offline Sérgio_Sena

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 1.649
    • Electronic Gear for Musicians
Re: Shunt resistors
« Responder #1 em: 11 de Novembro de 2014, 12:24 »
Hey,

Alguem me recomenda um local/empresa onde possa comprar shunt resistors?
Uma alternativa ao pouco stock da mouser: http://pt.mouser.com/Search/Refine.aspx?Keyword=shunt+resistor&Ns=Pricing|0&FS=True


Vais medir energia da rede 120/240VAC ou eh para DC ?

A Digikey tem sempre um bom stock de componentes, apesar de o processo de encomenda ahs vezes envolver alfandegas.

Se fores comprar uma boa quantidade, ha fabricantes q te vendem directamente. Mas estamos a falar de mts unidades.


Offline msr

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 798
Re: Shunt resistors
« Responder #2 em: 11 de Novembro de 2014, 12:29 »
É para medir energia da rede, 120/240VAC.

Vou experimentar digikey. Quanto a fabricantes fazes ideia de qual costuma ser o MOQ? 500, 1000?


edit: estou habituado a fugir da digikey mas já vi que têm uma boa seleção, obrigado!
« Última modificação: 11 de Novembro de 2014, 12:36 por msr »

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Shunt resistors
« Responder #3 em: 11 de Novembro de 2014, 12:46 »
Também tens os "transformadores de corrente" (na secção de sensores de corrente AC).

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Shunt resistors
« Responder #4 em: 11 de Novembro de 2014, 13:41 »
Pois, sensores inductivos, de efeito de Hall ou transformadores de corrente são algo mais comuns que resistências para medir correntes em 230v AC, é procurares por teardowns de smart meters e veres o que usam.

Ou então usas um ACS712(não disponivel na Mouser infelizmente, na digikey custa na casa dos 4$):
http://www.allegromicro.com/en/Products/Current-Sensor-ICs/Zero-To-Fifty-Amp-Integrated-Conductor-Sensor-ICs/ACS712.aspx
Avr fanboy

Offline Sérgio_Sena

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 1.649
    • Electronic Gear for Musicians
Re: Shunt resistors
« Responder #5 em: 11 de Novembro de 2014, 14:08 »
Pois, sensores inductivos, de efeito de Hall ou transformadores de corrente são algo mais comuns que resistências para medir correntes em 230v AC, é procurares por teardowns de smart meters e veres o que usam.


Nao obrigatoriamente.
Curiosamente, os mais precisos e por acaso mais baratos, sao os shunts resistivos.

Nao isolam o circuito mas uma PSU flutuante na rede eh simples de fazer e tornam o circuito todo muito mais barato.

Offline Sérgio_Sena

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 1.649
    • Electronic Gear for Musicians
Re: Shunt resistors
« Responder #6 em: 11 de Novembro de 2014, 14:14 »
É para medir energia da rede, 120/240VAC.

Vou experimentar digikey. Quanto a fabricantes fazes ideia de qual costuma ser o MOQ? 500, 1000?


edit: estou habituado a fugir da digikey mas já vi que têm uma boa seleção, obrigado!



Nao, os MOQ dessas coisas estao na ordem das dezenas/centenas de milhar :)

Tens tambem as "rogowski coils", sao mt boas p medicao precisa de corrente. Uns campeoes neste transformadores eh a PULSE ELECTRONICS
http://www.pulseelectronics.com/


Ja agora, em jeito de palpite, nao sei q Micro ou SoC estahs a usar, mas como numa vida passada o meu trabalho foi desenhar contadores de energia e smartenergy systems, acho q posso dar uma boa ideia dos sistemas integrados medidores.
A Teridian-Maxim tinha na altura o melhor SoC para fazer a medicao de 1-ph e 3-ph. Tudo integrado no mesmo package: AFE especializado + micro.
Se procurares na pagina deles vais ver muitas AppNotes de como fazer medicoes coerentes de energia. Em todas as condicoes, ateh medir harmonicos e etcs.

Parece q agora ja ha varias marcas a ter AFE dedicados a este trabalho, mas segundo me consta a Teridian ainda dah cartas.
E sao faceis de programar.


Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Shunt resistors
« Responder #7 em: 11 de Novembro de 2014, 15:05 »
Fiquei a conhecer a bobina de Rogowski recentemente e achei a coisa muito interessante, tem umas características impressionantes, mas fiquei com a ideia de que é algo mais especializado e portanto caro. Dei com isso quando andei à procura de formas de medir correntes de variação muito rápida em sítios complicados, como na pata dum MOSFET.

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: Shunt resistors
« Responder #8 em: 13 de Novembro de 2014, 01:55 »
Hey,

Alguem me recomenda um local/empresa onde possa comprar shunt resistors?
Uma alternativa ao pouco stock da mouser: http://pt.mouser.com/Search/Refine.aspx?Keyword=shunt+resistor&Ns=Pricing|0&FS=True

que mal tem os da mouser? querias mtos e eles só teem poucas quantidades ou querias outros modelos/marcas mais baratas?

Offline Kristey

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 783
Re: Shunt resistors
« Responder #9 em: 25 de Março de 2016, 17:35 »
Agora sou eu que ando à procura e na realidade ou também ando a procurar mal, ou não encontro o modelo que quero.

Algo parecido com isto:
http://2.imimg.com/data2/TQ/US/MY-2513395/shunt-resistors-250x250.jpg

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices

Offline Kristey

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 783
Re: Shunt resistors
« Responder #11 em: 12 de Abril de 2016, 06:35 »
Bem, diverti-me mesmo então quando liguei o circuito à electricidade foi uma diversão imensa lá no laboratório.

Vou deixar aqui o circuito, para vocês poderem ver.
-A parte de cima é o circuito de shunt que vai medir a corrente.
-A parte de baixo é o circuito que tem um divisor de tensão para medir a tensão. (entre a Fase e o Neutro. Este vai sofrer algumas modificações, penso em adicionar um ampop para dar alguma proteção extra)

O problema foi na parte da corrente, as resistências R3 e R4 evaporaram-se instantaneamente.
Ora não entendo porque, porque segundo o esquemático do IC ADE7753, aquela é uma medida de tensão diferencial, e o seu componente interno onde ligam os terminais diferenciais é um ampop.
Por essa razão acho muito estranho ter passado tanta corrente assim que vaporizou aquelas duas resistências.
Mostrei a um professor meu, e numa primeira analise também acho bastante estranho.
Das pesquisas que faço é tu do muito sobre CT's e pouco ou nada sobre shunt's

Eu segui toda a indicação do circuito presente no datasheet (imagem em anexo) a única coisa que pode estar diferente é mesmo isto porque eles usam um CT e eu estou a usar um shunt.

Agradecia ai uma olhada e ajuda de quem tem mais experiente que eu nestas coisas, porque deve ser um pormenor que me esta a escapar.





Offline Sérgio_Sena

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 1.649
    • Electronic Gear for Musicians
Re: Shunt resistors
« Responder #12 em: 12 de Abril de 2016, 10:11 »
- Estahs a alimentar o circuito como ?

- E o q aconteceu aos condensadores common mode e diferenciais?  estao intactos?

- Ainda consegues comunicar c o chip? provavelmente fritou tambem?


Assim de repente, vejo q se tiveres a alimentacao do chip referenciada ao NEUTRAL, vais ter LINE nos pinos da entrada diferencial. Logo vais ter mt corrente a entrar pelo chipo, devido a resistencias baixas e referenciacao oposta.

Se usares o shunt no LINE, tens q referenciar todo o teu circuito ao LINE.
Se usares o shunt no NEUTRAL, tens q referencias o circuito ao NEUTRAL.

Dah mais detalhes.

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.947
  • NERD!
Re: Shunt resistors
« Responder #13 em: 12 de Abril de 2016, 10:43 »
Ia perguntar o mesmo que o Sena:
Como é que estás a alimentar e que referencial estás a usar na fonte?
É que o shunt está à tensão da linha, sem o resto do esquema é difícil analisar.

Edit:
Estava errado, não é nada difícil de analizar mesmo com só esse bocadinho de esquema;
V1P e V1N estão ao potêncial de L (linha)
V2P e V2N estão ao potêncial de N (neutro)

E na datasheet está bem claro : Maximum Signal Levels    ±0.5 V max    V1P, V1N, V2N, and V2P to AGND Página 4 da mesma, ver anexo.

Se V1 está a 230VAC do V2, não podem estar os dois a ±0.5 V do AGND  :P

Vejo no canto que tens um GND no N, se essa massa foir a mesma do AGND foi por isso que queimaste o R3 e R4, senão o R7 R8 e R13 também deviam ir.
Como tens o Shunt não pode funcionar o circuito, tens de o mudar para o N junto do divisor de medida.

« Última modificação: 12 de Abril de 2016, 10:53 por jm_araujo »

Offline Kristey

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 783
Re: Shunt resistors
« Responder #14 em: 13 de Abril de 2016, 04:59 »
Tenho duas fontes independentes para isolar a parte do metering do uC ambas de 5V
Tenho dois grounds separados o GND_uC (da parte do uC), e o GND (que shunta os pinos do IC AGND DGND, como é sugerido no datasheet)

Respondendo as vossas perguntas:
-O IC nunca respondeu, acho que o queimei a soldar :(, porque os sinais do uC ate ao iC estavam todos presentes, verifiquei antes e depois do isolador SPI, e estavam todos os sinais no sitio certo e passavam de um lado para o outro.
-As resistencias simplesmente desapareceram, os condensadores aparentemente estão bons.


Considerações que tomei no design:
- Maximum Signal Levels    ±0.5 V max: Levou-me a dimensionar a resistencia de shunt para 0,001ohm. Sendo a carga maxima 30 amperes V=R*I <=> V=0,03 é o que cai naquela resistencia.
O meu pensamento foi: (caso teórico) no ponto de cima da resistência tenho 230V, depois da resistência tenho 229,7V afinal é isso que o chip mede a tenção diferencial na resistência certo? E 0,03V é menor que o máximo 0,5V descrito no datasheet.

-GND da imagem na parte da medição está no Neutro para não ter todo o plano de ground a 230V (não me pareceu seguro).
O GND que se ve no Neutro é o mesmo do DGND e AGND do IC (como sugerido no datasheet).

Pela analise de outros circuitos na internet cheguei a essa mesma conclusão ontem:
Citar
Se usares o shunt no LINE, tens q referenciar todo o teu circuito ao LINE.
Se usares o shunt no NEUTRAL, tens q referencias o circuito ao NEUTRAL.

Contudo nao quero simplesmente copiar, quero perceber porque fritou, e penso que tem a haver com isto:
Citar
V1P, V1N, V2N, and V2P to AGND

A questão: Se V1P e V1N é uma medição diferencial, ou seja, ele so mede a diferença naquela resistência, porque é que vocês dizem que esta a medir entre os 230V e o AGND?

Obrigado desde ja senso e jm_araujo, não dei mais informações para não serem influenciados pelo que eu fosse dizer na minha analise, é que pedi ajuda a um professor meu, depois de lhe explicar e a resposta dele: "Está tudo bem, aparentemente tem de ser um pormenor".
« Última modificação: 13 de Abril de 2016, 05:00 por Kristey »