collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Incêndios em Portugal  (Lida 11925 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline beirao

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.531
Incêndios em Portugal
« em: 20 de Julho de 2012, 12:46 »
Porque sou de uma zona que infelizmente sempre foi atacada pelos fogos florestais, entendo perfeitamente o sentimento das pessoas que estes dias são atacadas por esta calamidade.

Apesar de ser um fórum de Robótica, todos nós somos cidadãos de uma sociedade que tem de estar unida nestas situações! Portanto, fica apenas uma palavra de força a quem passa por isto, em especial a algum membro do fórum que viva nalguma das zonas afectadas....!

O que já ardeu este ano - PUBLICO
"O único lugar onde o sucesso vem antes do trabalho, é no dicionário" - Albert Einstein

Offline dio123

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.032
Re: Incêndios em Portugal
« Responder #1 em: 20 de Julho de 2012, 13:55 »
Tenho a sensação que 2011 foi o ano que ardeu pouco em comparação anos anteriores, e este ano.

Agora este ano os incêndios estão muito activos, e com o vento que tem estado está semana toda, até parece que o mundo está acabar.

Na madeira está um caus , em Tavira o fogo não quer dar tréguas, espero que acabe rapido e que agosto nao haja fogos destas dimensões.

 

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Incêndios em Portugal
« Responder #2 em: 20 de Julho de 2012, 13:57 »
Lembro-me de há uns anos ter pensado com um amigo num projecto de monitor de fogos florestais. A ideia era uma "meia bola" que pudesse rodar sobre si mesma, alimentada por painel solar mais pequeníssima bateria, e transmissão de dados por alguns Km. A caixa seria o mais simples possível para ser muito barata. Seria instalada em todos os marcos geodésicos de um certo território, e formariam uma rede de transmissão de dados entre si até um ponto central que os recolheria. Segundo me foi indicado, os marcos geodésicos têm a característica de, estando num, 2 outros serem visiveis. Durante os meses menos solarengos podia acontecer não terem energia suficiente para "acordarem" mas não fazia mal, mantinham-se lá até haver energia suficiente (normalmente mais para os lados do Verão, quando seriam mais precisos). A deteção de incêndio seria feita com um apenas 1 sensor (ou um array de meia dúzia dispostos verticalmente), e fariam scans regulares rodando a meia bola sobre si própria; os dados seriam enviados através dos vários nós até ao posto central que depois faria a correlação com os dados de todos os outros aparelhos, resolvendo assim a questão da baixa resolução do sensor. Ainda devo ter práqui um documento que escrevemos sobre isso, se alguém estiver interessado posso publicar.

Offline amando96

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.631
  • MAC address? But I have windows...
    • Projects, News, Blog, Tutorials
Re: Incêndios em Portugal
« Responder #3 em: 20 de Julho de 2012, 14:12 »
Estou mesmo a pouco mais de 1Km de distância de um foco em São brás.

Isso dos sensores até avisa, mas pessoas também, o problema é que em 10 minutos passa de uma chaminha para 4 hectares em chamas, é mato extremamente denso e com vales e montes impossíveis de aceder

Offline zordlyon

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.768
Re: Incêndios em Portugal
« Responder #4 em: 20 de Julho de 2012, 14:14 »
Realmente era uma boa solução, por acaso já tinha pensado em algo parecido, não cheguei a documentar nada, mas já me tinha surgido uma ideia semelhante, o unico problema que me lembrei disso era por exemplo pessoas que deixam as matas crescerem, que depois pudessem tapar os sensores ou então o painel solar....

Mas nunca pensei nisso a fundo...

Depois se quiseres partilhar é sempre bem vindo, falo por mim...  ;)
Cumprimentos,
André Carvalho.

Offline metRo_

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 3.753
Re: Incêndios em Portugal
« Responder #5 em: 20 de Julho de 2012, 14:30 »
Eu espero que os UAV venham ajudar nestas situações :)

Offline Marvin

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 677
    • The scientist and the geek
Re: Incêndios em Portugal
« Responder #6 em: 20 de Julho de 2012, 15:02 »
Eu espero que os UAV venham ajudar nestas situações :)

Tenho essa ideia ha imenso tempo, mas o grande problema dos uav's é a autonomia, só as aeronaves de asa fixa conseguem-se manter no ar tempo suficiente para serem uteis. Depois a grande utilidade dessas aeronaves seria o aviso de focos de incendio mas tal como o Helderjsd disse, isso ja esta coberto com a ajuda de vigias.

Um sistema integrado (UAS) com varias aeronaves em contacto directo com o solo, com imagem termica, podia ser interessante para a coordenação mas o custo disso podia não justificar quando comparado em comprar aeronaves de combate ao incendio e autotanques, para já não falar para equipamento de protecção para os bombeiros que muitas das vezes só vão protegidos com a sua propria coragem.
Dronetech BlogThe Scientist and the Geek

Offline Marvin

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 677
    • The scientist and the geek
Re: Incêndios em Portugal
« Responder #7 em: 20 de Julho de 2012, 15:11 »
e mais uma coisa tambem me lembraram, se um desses "brinquedos" cai numa zona de mato seco é meio caminho para se originar um incendio...
Dronetech BlogThe Scientist and the Geek

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Incêndios em Portugal
« Responder #8 em: 20 de Julho de 2012, 15:23 »
Portanto o melhor mesmo serão robots limpa-mato :)?

Offline Marvin

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 677
    • The scientist and the geek
Re: Incêndios em Portugal
« Responder #9 em: 20 de Julho de 2012, 15:57 »
<momento de descontração>

To the bat cave!!!!!

Marvin corre desenfreadamente pela escada abaixo para acabar um corta relvas autonomo...

Marvin volta para cima porque se lembra porque parou o desenvolvimento...

</momento de descontração>

Esses veiculos seriam sem duvidas interessantes se fossem baratos e de facil manutenção, acredito que haveria mercado para eles. Tambem tinham de ser pesados para não serem roubados facilmente.


Dronetech BlogThe Scientist and the Geek

Offline Marvin

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 677
    • The scientist and the geek
Re: Incêndios em Portugal
« Responder #10 em: 20 de Julho de 2012, 16:04 »
é exequivel Helderjsd, um veiculo guiado por gps com alguns sensores para se desviar das arvores com geo fencing para ficar na area de acção. Existem alguns corta relvas autonomos que fazem isso, era apenas aumentar a escala.

O problema maior seria que terias de ter outro para apanhar os detritos, mas com agentes swarm é bem possivel.

Não poderia ser eletrico devido a autonomia, mas de resto parece-me até um projecto com pernas para andar.
Dronetech BlogThe Scientist and the Geek

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Incêndios em Portugal
« Responder #11 em: 20 de Julho de 2012, 16:05 »
tb há a alternativa de amestrarmos alguns animais selvagens para serem bombeiros...

Offline Marvin

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 677
    • The scientist and the geek
Re: Incêndios em Portugal
« Responder #12 em: 20 de Julho de 2012, 16:07 »
tb há a alternativa de amestrarmos alguns animais selvagens para serem bombeiros...

ha um projecto financiado pela CE para colocar as cabras a pastar nos terrenos e fazer a prevenção dos incendios, assim q encontrar o link coloco aqui.

Era para iniciar este ano, mas acho que não aconteceu...
Dronetech BlogThe Scientist and the Geek

Offline Dave

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 368
    • "O Engenhocas"
Re: Incêndios em Portugal
« Responder #13 em: 20 de Julho de 2012, 16:08 »
Ainda devo ter práqui um documento que escrevemos sobre isso, se alguém estiver interessado posso publicar.

Boas.

Njay, grande ideia  ;).

No outro dia também tive com uns amigos uma discussão parecida, se bem que a nossa solução não era tão duradoura quanto a tua.

Pensámos em um balão preso a 2km de fio (normal, tipo pesca) e lá do topo tirava várias fotografias que enviaria para terra onde seria feita a localização do incêndio.  Grande problema era que o balão não se ia aguentar muito tempo  ;D.

Depois tivemos outra ideia. Recorrendo aos pontos de vigia já existentes, equipa-los todo com uma bússola digital devidamente calibrada. Normalmente 2 torres vêm o incêndio ao mesmo tempo. Sabendo a localização delas e ao apontarem a luneta na direcção do incêndio, o CDOS distrital poderia facilmente cruzar as linhas e saber a localização exacta do incêndio. Isto era útil pois acabava-se com as informações do tipo "é ali para os lados de XYZ".


Já agora Njay, se não te importares, coloca aí o documento sobre esse teu projecto ;). Fiquei com curiosidade em ler  :D.



Cumps
David Martins
Eng. Electrotécnica e de Computadores, UBI

Offline Marvin

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 677
    • The scientist and the geek
Re: Incêndios em Portugal
« Responder #14 em: 20 de Julho de 2012, 16:11 »
Substituir o balão por um dirigivel, não?

Duram bastante tempo no ar, alias na segunda guerra mundial foram usados bastantes para prevenir que os bombardeiros podem fazer passagens baixas sobre londres, ficaram no ar durante quase 4 anos...
Dronetech BlogThe Scientist and the Geek