collapse

* Posts Recentes

O que é isto ? por SerraCabo
[12 de Abril de 2024, 14:20]


Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[11 de Abril de 2024, 20:46]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[10 de Abril de 2024, 15:30]


Meu novo robô por josecarlos
[29 de Março de 2024, 18:30]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Fabrico de PCBs  (Lida 4170 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Fabrico de PCBs
« em: 10 de Janeiro de 2014, 15:42 »
Pessoal,

Quero fazer umas experiências e tenho cerca de 350cm2 de área de PCB "a mais", e quero saber se alguém tem por aí uns PCBs que queira mandar fazer, mas que não tenha assim muita pressa para já (esta encomenda será um teste). Se a coisa correr bem sou capaz de considerar abrir um serviço tipo OSH Park e outros que há por aí, mas o fabrico das placas será aqui na Europa.

Para este batch de fabrico as condições são as seguintes:

 -> PCB de dupla face 1.6mm 0.35um com recorte arbitrário por fresa de 2mm de diâmetro, furos metalizados, silkscreen, soldermask e acabamento/metalização prateado (Immersion Silver).

 -> Preço promocional de 0,80€ / cm2 por 2 cópias do PCB, custos de envio incluidos por correio normal; acresce 2€ ao total para envio por correio registado.
   Exemplo: se o vosso PCB tem 2.5cm2 o custo são 2.5 x 0,80 = 2€ para 2 unidades (do mesmo PCB). Com envio registado o total seria de 2 + 2 = 4€ pelas 2 cópias. Se o PCB tem um corte não rectangular é cobrada a área do menor rectangulo em que o PCB cabe.

 -> Aceita-se apenas o formato GERBER.

 -> As restrições de design são:
     -> Largura minima de pista: 0,254mm (10mil)
     -> Espaçamento minimo entre pistas: 0,2032mm (8mil)
     -> Diametro mínimo de furo: 0,3048mm (12mil)
     -> Espessura minima do anel de cobre em redor dum furo: 0,2032mm (8mil)
     -> Espessura minima do silkscreen: 0,2032mm (8mil)
     -> Não pode haver silkscreen em cima de cobre exposto (caso contrário o resultado será imprevisível)

 -> O prazo de entrega tipico dos PCBs em vossa casa é de 2 semanas a começar a contar a seguir ao dia em que for dada a ordem de fabrico do painel. Ou seja, até esse dia é preciso esperar que o painel "encha".

 -> Este painel tem um determinado formato e pode não ser possível encaixar lá todos os PCBs se houver muitos pedidos ou placas grandes, pelo que serão encaixados por ordem de "pedido" e os que couberem.

Há por aí interessados? Comentários? Dúvidas?

Offline jmiguelff

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 204
Re: Fabrico de PCBs
« Responder #1 em: 10 de Janeiro de 2014, 17:56 »
Hmmmmm.

Até quando é que te posso entregar o Gerbers. Eu até tenho uma ou outra coisa para fazer, mas a mais interessante ainda não está acabada. :(


Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Fabrico de PCBs
« Responder #2 em: 10 de Janeiro de 2014, 18:50 »
Não tenho muita pressa, enviar para fabrico daqui a 1 ou 2 semanas não é critico, também ainda não terminei o que quero mandar fazer.

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: Fabrico de PCBs
« Responder #3 em: 10 de Janeiro de 2014, 19:51 »
@njay: vais fazer concorrencia ao O-Tecas da G7?! :P (estou quase a abrir o serviço de pcbs O-Tecas da G7 Electronica.net, aguardem mais uns dias pois estamos a ultimar configuraçoes do site!  ::) )

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Fabrico de PCBs
« Responder #4 em: 10 de Janeiro de 2014, 20:21 »
Ó Hugo, tipo, lol.....
Espero que isso te corra bem, e que a empresa não te deixe descalço, um rapaz/senhor das internets tentou fazer isso usando a Wurth como fabricante, fez dois paineis e a Wurth disse-lhe que não fazia mais porque o serviço dele lhes estava a tirar clientes :/
Avr fanboy

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: Fabrico de PCBs
« Responder #5 em: 10 de Janeiro de 2014, 21:32 »
Ó Hugo, tipo, lol.....
Espero que isso te corra bem, e que a empresa não te deixe descalço, um rapaz/senhor das internets tentou fazer isso usando a Wurth como fabricante, fez dois paineis e a Wurth disse-lhe que não fazia mais porque o serviço dele lhes estava a tirar clientes :/
as empresas europeias sao uma burrice completa, e depois queixam-se que os clientes procurem os fabricantes chineses! Eles se nao apoiam estas empresas que colectam pcbs de hobistas estao sujeitos a perderem cada vez mais clientes para as empresas da china que crescem cada dia que passa!..

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Fabrico de PCBs
« Responder #6 em: 11 de Janeiro de 2014, 01:47 »
Vivemos num mercado livre :)

Se podemos fazer aqui por preços não muito diferentes, porque havemos de mandar para a China ou para os USA ou mesmo para fora de Portugal?