collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: auto camera com 360º ?  (Lida 7287 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
auto camera com 360º ?
« em: 26 de Maio de 2015, 22:47 »
Procuro camera 360º para integrar dentro dum carro para auto-vigilancia...alguem sabe se existe alguma coisa em conta ou lentes que permitam adaptar numa auto-webcam deste estilo?

O pessoal usa este tipo de camera ou lentes na robotica para os robots de futbol, mas nunca vi onde se compram essas lentes ou se ja existe alguma camera com essa lente integrada?

Offline dvdt

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.248
  • David Teles
    • Site Pessoal
Re: auto camera com 360º ?
« Responder #1 em: 26 de Maio de 2015, 23:06 »
Houve um projecto no kickstarter á um tempo atras de uma camera 360 http://360.tv/ mas queres live feed out?
Engenharia Electrotécnica e Computadores (IST)
Analyst in a Big 4

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: auto camera com 360º ?
« Responder #2 em: 26 de Maio de 2015, 23:12 »
Lente olho de peixe, mas distorce bastante a imagem.
Avr fanboy

Offline Sérgio_Sena

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 1.649
    • Electronic Gear for Musicians
Re: auto camera com 360º ?
« Responder #3 em: 27 de Maio de 2015, 09:11 »
No EEVBLOG ha umas semanas atras apareceu uma camera desse estilo. Estah lah o video.




Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: auto camera com 360º ?
« Responder #4 em: 27 de Maio de 2015, 20:06 »
Houve um projecto no kickstarter á um tempo atras de uma camera 360 http://360.tv/ mas queres live feed out?
ya tipo isso, mas 500dollares ui :S

n precisava de ter saida de video ou ecrã pra visualizar o video, o ideal era gravar num sdcard smp que detectasse movimento nas proximidades...pra isso estaria de estar smp ligado, n sei se seria facil algo com bateria propria durar 8 a 10horas.

Existem umas cenas pro carro onde se metem daquelas cameras de estacionamento, tipo 4 cams e uma em cada canto do carro, mas por fora, e depois o software pega nas 4 imagens e junta-as pra se ter uma imagem olho de aguia do carro e redor do mesmo.. mas tb n fica barato um kit desses, e acho que funciona com o carro on e n faz gravaçao..
« Última modificação: 27 de Maio de 2015, 20:11 por Hugu »

Offline Hugo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 121
Re: auto camera com 360º ?
« Responder #5 em: 27 de Maio de 2015, 20:43 »
vê a da servelec têm uma para carro ate acessivel nao sei se e 360 mas adapta-se

StarRider

  • Visitante
Re: auto camera com 360º ?
« Responder #6 em: 27 de Maio de 2015, 21:07 »
Hugu vs Hugo ? ? ? ? ? LOL 

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: auto camera com 360º ?
« Responder #7 em: 27 de Maio de 2015, 22:27 »
vê a da servelec têm uma para carro ate acessivel nao sei se e 360 mas adapta-se
qual, esta?
http://www.servelec.pt/loja/produtos.html?page=shop.product_details&flypage=flypage.tpl&product_id=58434&category_id=166&keyword=camera

essas sao as normais...só dao pra ver numa direcçao. A ideia era vigiar na parte da frente, laterais e traseira em simultaneo... e pra comprar 4 cameras, e juntar tudo num video/ficheiro unico sao dotes que n tenho ainda :p

Offline Hugo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 121
Re: auto camera com 360º ?
« Responder #8 em: 28 de Maio de 2015, 00:33 »
Nao sei se percebi bem ...
Se quiseres uma so camera que rode isso consegues fazer facilmente tens sistemas basicos que podes usar nao precisas de grandes capacidades tecnicas
Se quiseres uma prespectiva geral do carro ai vais ter que ter mais do que uma camera

Offline dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.189
Re: auto camera com 360º ?
« Responder #9 em: 28 de Maio de 2015, 19:46 »
Hugu vs Hugo ? ? ? ? ? LOL
LoL só agora é que reparei, então estava a responder a si próprio e até achei estranho :P

A ideia de se usar uma lente olho de peixe ou um reflector cónico (como se usam nos bots) perde-se sempre resolução seja no centro ou na periferia.

Com 2 cameras já se cobria a zona envolvente do veículo.



Existem pontos cegos mas é melhor que nada, pois desconhecem-se.

Depois há a possibilidade de se gravar como preferires, normalmente é em memória flash mas também pode-se recorrer a um disco, o que não é lá muito aconselhável devido à trepidação.

Podes fazer a gravação individual ou em simultâneo o que requer um aparelho que misture os sinais, já a alimentação parece-me o menor dos problemas, que até pode ser automatizada dependendo do que pretendes realmente.

Offline Hugo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 121
Re: auto camera com 360º ?
« Responder #10 em: 28 de Maio de 2015, 19:54 »
Eu para poupar usaria uma camera a rodar  360 :P
Ponha a gravar para sd e a alimentação usava a das lâmpadas de presença no tecto do carro ,mas e a sucateiro... lol
mas essa e a melhor das ideias ate agora eu usaria essa so completava com um sensor para não gravar desnecessariamente

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: auto camera com 360º ?
« Responder #11 em: 28 de Maio de 2015, 20:24 »
usar um sistema rotativo, n ia passar despercebido e só ia gastar bateria...alem do mais, pra controlar via sensor de movimento ja n ia funcionar a nivel software.. depois nunca se tinha uma perspectiva e gravaçao de segundos da mm zona, ou teria de ter mta rotaçao e qto mais rotaçao mais "distorcida" sai o video..

com as lentes e respectiva distorçao acho que ha softwares que tiram essas distorçoes..

a ideia seria captar as pessoas que se aproximassem do carro ou em estacionamentos, quem tocasse no carro ou detectasse toques de portas ou mm embates entre carros. Logo pode acontecer em qq lado do carro e a ideia era gravar tb apenas momentos suspeitos pra n ficar dificil e a necessidade de rever horas e horas de video (timelapse tb fica meio de fora pois às vezes podem ser apenas segundos nao captados pra n apanhar nada nas imagens).

p.s.: até parece que só existe um Hugo em Portugal!  ??? ja agora vou abrir uma votaçao pra tirar as teimas (se me deixarem, claro) :P

Offline dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.189
Re: auto camera com 360º ?
« Responder #12 em: 28 de Maio de 2015, 21:13 »
com as lentes e respectiva distorçao acho que ha softwares que tiram essas distorçoes..
Claro que existem, de outra forma não teriam grande interesse, o que quis dizer é que vais perder resolução depois da imagem ser tratada, pois ela não é uniforme e ao ser estendida perde qualidade devido à baixa resolução local.

Desculpa, mas uma camera rotativa com sensor de movimento foi das coisas mais inteligentes que já vi, a não ser que o carro também rode LoL
« Última modificação: 28 de Maio de 2015, 21:15 por dropes »

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: auto camera com 360º ?
« Responder #13 em: 28 de Maio de 2015, 21:52 »
Desculpa, mas uma camera rotativa com sensor de movimento foi das coisas mais inteligentes que já vi, a não ser que o carro também rode LoL
nao é bem isso, mas detecçao de "movimento" pode ser detectada com simples mudança de pixeis numa dada imagem. Claro que se pode usar sensores pir pra detectar movimento, mas tb se ode-se fazer detectçao de "movimento" analisando 2 frames e ver que algo mudou de cor (ou percentagem de cor) numa percentagem de variaçao xpto.. tudo depende como é programado a nivel software (n digas tb que só se programa software).
A detecçao de movimento é detectada com a mudança de algum objecto de posiçao, mas se considerares uma imagem unica nos 360graus, pra meteres algo a detectar movimento o software tem de analisar duas imagens completas e comparar variaçao de cores numa dada percentagem nessa imagem panoramica.
« Última modificação: 28 de Maio de 2015, 21:53 por Hugu »

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.947
  • NERD!
Re: auto camera com 360º ?
« Responder #14 em: 28 de Maio de 2015, 22:55 »
Um sensor de movimento PIR consome sempre muito menos que uma câmara e um processador de imagem. Pelo menos tenho uns do alarme que mesmo com o emissor RF duram 2 anos com 2 AA.