collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Quadcopter para inspecionar estruturas  (Lida 10522 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline dvdt

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.248
  • David Teles
    • Site Pessoal
Re: Quadcopter para inspecionar estruturas
« Responder #15 em: 31 de Janeiro de 2014, 16:15 »

Ter cuidado é nos TX que se usam, e na montagem e configuração da mesma pois andam para aí uns Flyaway com a Naza, eu tenho, e nunca tive problemas, mas há quem tenha.

Como disse só tenho experiencia com kk2 e APM e a APM é um espetaculo. Zordlyon os Flyaway sao o resultado ora de um mau GPS Lock quando o armas ou é resultado de um glitch no sinal de gps o que o leva a receber informaçoes erradas que levam a controladora a dar informaçoes erradas. Uma soluçao para isso é usar modos com GPS só em ultimo caso e em zonas abertas sem nada a obstruir o sinal
Engenharia Electrotécnica e Computadores (IST)
Analyst in a Big 4

Offline metRo_

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 3.753
Re: Quadcopter para inspecionar estruturas
« Responder #16 em: 31 de Janeiro de 2014, 17:34 »

Ter cuidado é nos TX que se usam, e na montagem e configuração da mesma pois andam para aí uns Flyaway com a Naza, eu tenho, e nunca tive problemas, mas há quem tenha.

Como disse só tenho experiencia com kk2 e APM e a APM é um espetaculo. Zordlyon os Flyaway sao o resultado ora de um mau GPS Lock quando o armas ou é resultado de um glitch no sinal de gps o que o leva a receber informaçoes erradas que levam a controladora a dar informaçoes erradas. Uma soluçao para isso é usar modos com GPS só em ultimo caso e em zonas abertas sem nada a obstruir o sinal

Assim como ter o comando sempre a mão com facilidade de trocar para modo manual!

Offline ivitro

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 451
Re: Quadcopter para inspecionar estruturas
« Responder #17 em: 31 de Janeiro de 2014, 19:53 »
O NASA, kk, APM são o firmware de controlo? ou cada um tem a sua própria board?

Offline dvdt

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.248
  • David Teles
    • Site Pessoal
Re: Quadcopter para inspecionar estruturas
« Responder #18 em: 31 de Janeiro de 2014, 20:28 »
São placas diferentes kk é vendida na hobbyking e é uma placa muito simples, Nasa é vendida pela Dji e já tem gps e é mais plug and play, APM ou agora com o novo PIXHAWK é produto da comunidade Diy Drones e é uma plataforma mais completa e com muitos updates (1 por mês) sempre com novas funções, não é tão plug an play mas tem muito mais potencial e um preço mais baixo
« Última modificação: 31 de Janeiro de 2014, 20:32 por dvdt »
Engenharia Electrotécnica e Computadores (IST)
Analyst in a Big 4

Offline zordlyon

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.768
Re: Quadcopter para inspecionar estruturas
« Responder #19 em: 31 de Janeiro de 2014, 20:40 »

Ter cuidado é nos TX que se usam, e na montagem e configuração da mesma pois andam para aí uns Flyaway com a Naza, eu tenho, e nunca tive problemas, mas há quem tenha.

Como disse só tenho experiencia com kk2 e APM e a APM é um espetaculo. Zordlyon os Flyaway sao o resultado ora de um mau GPS Lock quando o armas ou é resultado de um glitch no sinal de gps o que o leva a receber informaçoes erradas que levam a controladora a dar informaçoes erradas. Uma soluçao para isso é usar modos com GPS só em ultimo caso e em zonas abertas sem nada a obstruir o sinal

Não. Porque Há Flyaways com Naza sem o GPS...

Assim como ter o comando sempre a mão com facilidade de trocar para modo manual!

Isso nem sempre funciona. A 2 semanas um colega meu perdeu uma TBS em Bragança com uma Lite, e mudou para Manual, Atti e GPS várias vezes...andou 3 dias a procura dela e não a chegou a encontrar.


Se vão para Naza nunca se esqueçam de ter rádios com Failsafe nos canais.

Cumprimentos,
André Carvalho.

Offline dvdt

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.248
  • David Teles
    • Site Pessoal
Re: Quadcopter para inspecionar estruturas
« Responder #20 em: 31 de Janeiro de 2014, 20:44 »
Isso é muito estranho, eu tinha lido num artigo oficial a dizer que era do GPS, por isso nao sei. Isso provavelmente foi um bug qualquer que crachou tudo e os esc's ficaram a receber sempre a mesma info
Engenharia Electrotécnica e Computadores (IST)
Analyst in a Big 4

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Quadcopter para inspecionar estruturas
« Responder #21 em: 31 de Janeiro de 2014, 21:45 »
Metam um canal directo a mandar abaixo a alimentação dos esc's, não fica em bom estado, mas ao menos não foge.
Avr fanboy

Offline dvdt

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.248
  • David Teles
    • Site Pessoal
Re: Quadcopter para inspecionar estruturas
« Responder #22 em: 31 de Janeiro de 2014, 21:50 »
Metam um canal directo a mandar abaixo a alimentação dos esc's, não fica em bom estado, mas ao menos não foge.

AHAHAHAHAHAHA é sempre uma boa ideia
Engenharia Electrotécnica e Computadores (IST)
Analyst in a Big 4

Offline metRo_

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 3.753
Re: Quadcopter para inspecionar estruturas
« Responder #23 em: 31 de Janeiro de 2014, 23:03 »

Ter cuidado é nos TX que se usam, e na montagem e configuração da mesma pois andam para aí uns Flyaway com a Naza, eu tenho, e nunca tive problemas, mas há quem tenha.

Como disse só tenho experiencia com kk2 e APM e a APM é um espetaculo. Zordlyon os Flyaway sao o resultado ora de um mau GPS Lock quando o armas ou é resultado de um glitch no sinal de gps o que o leva a receber informaçoes erradas que levam a controladora a dar informaçoes erradas. Uma soluçao para isso é usar modos com GPS só em ultimo caso e em zonas abertas sem nada a obstruir o sinal

Não. Porque Há Flyaways com Naza sem o GPS...

Assim como ter o comando sempre a mão com facilidade de trocar para modo manual!

Isso nem sempre funciona. A 2 semanas um colega meu perdeu uma TBS em Bragança com uma Lite, e mudou para Manual, Atti e GPS várias vezes...andou 3 dias a procura dela e não a chegou a encontrar.


Se vão para Naza nunca se esqueçam de ter rádios com Failsafe nos canais.

Como funciona o failsafe nos canais?

Eu uso um DJI Naza para um hexa que tem como unico objectivo video e foto em conjunto com um amigo.

Pessoalmente uso a uma STM32F3Discovery com TauLabs. Para quem quer uma placa barata e meter a mão na massa é um projecto super interessante :)

Offline zordlyon

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.768
Re: Quadcopter para inspecionar estruturas
« Responder #24 em: 31 de Janeiro de 2014, 23:11 »
O Failsafe basicamente tens 2 hipoteses, ou configuras com uma chave em que activas e ele forçosamente entra num modo de Return to Home...

Ou Se desligares o Rádio ou perderes sinal (que muitas vezes acontece e não se dá por isso) ele também entra em Return to Home...

Portanto num Flyaway é mais simples desligar o rádio e ele entra em RTH...

Eu para este tipo de situações tenho um GPS Tracker, um EzOSD e um módulo Frsky com FailSafe...

Cumps,
André.
Cumprimentos,
André Carvalho.

Offline Nunito

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 923
Re: Quadcopter para inspecionar estruturas
« Responder #25 em: 01 de Fevereiro de 2014, 10:57 »
O Failsafe basicamente tens 2 hipoteses, ou configuras com uma chave em que activas e ele forçosamente entra num modo de Return to Home...

Ou Se desligares o Rádio ou perderes sinal (que muitas vezes acontece e não se dá por isso) ele também entra em Return to Home...
Pois no meu rádio é complicado entre as duas hipóteses, não tem failsafe o receptor, e a outra hipótese, se o meu rádio perde o sinal quer dizer que a chave já não vai valer de nada... :)
A melhor coisa é mesmo comprar o módulo com failsafe em todos os canais.

Offline ivitro

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 451
Re: Quadcopter para inspecionar estruturas
« Responder #26 em: 01 de Fevereiro de 2014, 12:47 »
Metro, com o stm32f3 estás a ter bons resultados?


Offline metRo_

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 3.753
Re: Quadcopter para inspecionar estruturas
« Responder #27 em: 01 de Fevereiro de 2014, 13:21 »
O Failsafe basicamente tens 2 hipoteses, ou configuras com uma chave em que activas e ele forçosamente entra num modo de Return to Home...

Ou Se desligares o Rádio ou perderes sinal (que muitas vezes acontece e não se dá por isso) ele também entra em Return to Home...

Portanto num Flyaway é mais simples desligar o rádio e ele entra em RTH...

Eu para este tipo de situações tenho um GPS Tracker, um EzOSD e um módulo Frsky com FailSafe...

Cumps,
André.

Pensei que fosse alguma coisa diferente, sim tenho isso e tambem tenho um datalink para telemetria :)

Metro, com o stm32f3 estás a ter bons resultados?

Sim :) A parte de navegação por waypoints, position hold, return to home ainda está em desenvolvimento mas podes ver alguns desenvolvimentos no blog de um dos principais developers aqui http://buildandcrash.blogspot.pt embora a parte de navegação por waypoints não esteja ainda a ser testada na F3 por falta de memória, é necessário optimizar algumas coisas.