collapse

* Posts Recentes

+ LASERs por josecarlos
[19 de Abril de 2025, 15:32]

Meu novo robô por dropes
[18 de Março de 2025, 14:51]

JBL partybox On-The-Go por almamater
[21 de Fevereiro de 2025, 23:32]

Talking Reverse Engineering with an Absolute Legend! por SerraCabo
[13 de Fevereiro de 2025, 09:56]

Alguém arranja motores? por brunus
[11 de Fevereiro de 2025, 16:42]

Motoserra Stihl 120C por brunus
[11 de Fevereiro de 2025, 16:29]

Sistema a LASER que será também capaz de matar moscas por brunus
[11 de Fevereiro de 2025, 16:02]

B-52 Bomber Astro Tracker - Part 2 Power up and gyro-stabilization por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2025, 15:23]

Nevadent - Não carrega por almamater
[22 de Novembro de 2024, 21:36]

Classmate Leap T304 não liga por almamater
[19 de Novembro de 2024, 07:13]

Autor Tópico: + LASERs  (Lida 3203 vezes)

Offline dropes

• Mini Robot
  • *
+ LASERs
« em: 17 de Novembro de 2024, 13:06 »
Olá a todos  :)

Este é o 4º projeto que faço com LASERs.

Já pensava em fazer algo com mais cores, 1º pensei em 3 apontadores, se bem que o azul deles é mais para o roxo. Colocaria dentro de um tubo de acrílico, em que estes apontadores rodavam para formar um cone, para evidenciar mais o efeito, usaria um nebulizador dentro do tubo.
Depois de procurar por estes grupos LASERs, mudei de ideias, e optei por usar grupos com maior potência e fora da box. Pelo preço não se justificava usar apontadores, de potências duvidosas e cores que combinadas, nunca dariam o branco, usarei algo mais dedicado para este fim.

A alimentação é semelhante ao que usei no VD, sem fios e esquema totalmente modificado.
Tive de refazer as bobines da alimentação sem fios, as dimensões não dariam para o propósito, coloquei também discos de ferrite em ambas as bobines para poderem estar perto de superfícies metálicos sem saturarem. Alterei também a frequência ressonante, de 80kHZ para 120kHz, a indultância baixou um pouco neste processo.
Desta vez apliquei o MP1482 no receptor, infelizmente ignorei a tensão máxima de alimentação de 18V, que é bastante abaixo da medida, 30V.
Necessitava de uma entrada de 14 a 18V para que funciona-se bem, uns ajustes no emissor, e ficou resolvido.

Não consegui colocar o WIFI a funcionar, não sei o motivo, talvez por estar perto das bobines, ou algo no esquema que não fiz bem, não sei mesmo, tenho outro igual do mini-C3 e funciona bem.
Estes esquemas são os originais, entretanto sofreram algumas alterações físicas, protótipos.

O disco foi alterado para que o motor rode de forma continua, usei um 555 em modo temporizador, o pino 7 (DISCHARGE) de colector aberto, é usado para bloquear uma linha de comunicação do controlador do disco para o drive dele, após 5 segundos não há mais conversa entre eles.
A alimentação deste disco é feita através dos conectores das cabeças, cortei algumas pistas e refiz as ligações para ter apenas uma ficha para alimentar tudo.

Neste momento está em falta o balanceamento, e se uso ou não um tubo para fechar o topo, a rotação está em 7200rpm.
Também faltam colocar os prismas de vidro, reflexão a 45º, deverão ter ajustes de angulo, para que os círculos fiquem sobrepostos ao projetar.

Offline josecarlos

• Mini Robot
  • *
Re: + LASERs
« Responder #1 em: 18 de Novembro de 2024, 19:36 »
Boas  😃
Não pesco nada de lasers mas é interessante
ver todos aqueles efeitos.
Adoro ver quando são feitos com Drones são  um espectáculo.
Força para o teu  projecto 👍😉

Offline dropes

• Mini Robot
  • *
« Responder #2 em: 18 de Novembro de 2024, 21:50 »
Obrigado   :)

Não é complicado alimentar um laser, basta ter atenção à máxima corrente e mante-la constante, nos de maior potência convém monitorizar a saída ótica e temperatura.

Hoje testei PWM no ESP32, consegue fazer 156250Hz a 8bits (40M/8), se houver necessidade de uma frequência maior, reduzo o nº de bits.
Já fiz o suporte para os espelhos, e o balanceamento (foi difícil desta vez, ufa)
Ao rodar é bem mais equilibrado, se bem que parece um helicóptero, assustador, tenho mesmo de colocar uma cúpula.

Offline dropes

• Mini Robot
  • *
« Responder #3 em: 15 de Janeiro de 2025, 17:01 »
Olá  :)

Já passados 2 meses, optei por trocar o controlador do motor, 7200rpm era demasiado e sem ajuste.
Depois do LASER azul ter saído disparado, acabei por criar um circuito usando o BA6840FP usado nos leitores de CDs.

Na placa controladora do próprio HD, a posição do motor era lida através de indução, sem sensores externos, no caso do BA6840 necessita de usar sensores de hall, e neste caso isso seria complicado adicionar.
Depois de alguns testes, reparei também funciona com barreiras IR, em que um disco de acetato, é preso ao eixo do motor.
O disco foi dividido em 8 segmentos, em que quatro deles estão pintados a spray preto.
A tinta da impressora é totalmente transparente a IR.

O resultado tem sido satisfatório, embora se consiga ver o efeito dos LASERs de frente, necessita de imenso fumo ou vapor.
Decidi colocar um tubo ligeiramente afastado, nesta foto vêm-se os suportes da placa acrílica para prender o tubo.

Em cima da placa rotativa, leva o tal copo para isolar, topo em vidro.
Escolhi usar um tubo de 35cm, após alguns testes com o nebulizador, cria um efeito interessante, em que se vêm as pequenas gotículas ao formar um mini-tornado, ficará completamente estanque, apenas com o filtro para a água e o nebulizador em baixo,  e uma pequena ventoinha no topo, para criar o tal tornado.

Ao calibrar a orientação dos LASERs, apenas necessitam de criar os círculos com raio igual, na programação é colocado o offset de cada um para alinhamento radial.

Offline dropes

• Mini Robot
  • *
« Responder #4 em: 18 de Janeiro de 2025, 21:55 »
Hoje terminei o suporte do piezo.
Consiste numa sandwich de um feltro entre duas placas acrílicas de 2mm.
Apenas a de cima está perfurada, o disco central é sólido de 5mm.

Está a funcionar, se bem que o disco central fica molhado com facilidade, e isso distorce a saída dos LASERs.
Se inverter, a água não volta para o feltro e fica um pouco feio, estive a pensar e talvez faça um furo neste disco, assim o ar entra por ele e sai no topo do tubo pela ventoinha, talvez ajude um pouco, vamos ver  :P

Mais novidades, apresento aqui  ;)

Offline almamater

• Mini Robot
  • *
    • GrcByte - Projectos
« Responder #5 em: 21 de Janeiro de 2025, 23:46 »
Não faço ideia do que vai sair daqui mas estou a gostar  ;D

Offline dropes

• Mini Robot
  • *
« Responder #6 em: 23 de Janeiro de 2025, 18:54 »
 ;D

O objectivo é um túnel com lasers, mas devido a estes serem de baixa potência, tento criar o melhor ambiente possível para esse efeito.
Ao estarem posicionados no prato a 120º, já consigo definir a potência e angulo de cada um com precisão.
Visto de frente é qualquer coisa, fica bem definido e adoro, mas ao colocar num tubo, tenho um problema, a nevoa criada, além de embaciar as paredes deste tubo, também difunde as luzes e as mistura, dando um tom branco sem grande definição.

R=100mW G=35mW B=100mW

Embora o laser verde seja o de menor potência, é o que se nota mais ao vivo.

Num circuito que apresentei neste fórum, foi-me avisado para não colocar condensadores em paralelo com a alimentação dos lasers.
Depois de muito procurar, cheguei à conclusão que é saudável colocar condensadores, mas o modulo laser deve estar bem soldado sem maus contactos a este condensador, qualquer pico e é destruído.

Visto estar a usar PWM para definir a potência de cada um, os condensadores têm um papel importante aqui.

Offline dropes

• Mini Robot
  • *
« Responder #7 em: 29 de Janeiro de 2025, 15:35 »
Escolhi usar um tubo de 35cm, após alguns testes com o nebulizador, cria um efeito interessante, em que se vêm as pequenas gotículas ao formar um mini-tornado, ficará completamente estanque, apenas com o filtro para a água e o nebulizador em baixo,  e uma pequena ventoinha no topo, para criar o tal tornado.

Ao calibrar a orientação dos LASERs, apenas necessitam de criar os círculos com raio igual, na programação é colocado o offset de cada um para alinhamento radial.

Desisti da ideia do mini-tornado, não me foi possível criar os dois efeitos no mesmo espaço, o mini-tornado é de facto uma ideia interessante, mas sem os lasers, já que estes não são aproveitados no seu potencial.
Por isso vou usar o aparato para exibir um túnel com os lasers, estou bastante satisfeito com a gama de cores disponíveis, sendo o branco bem real.

Outra falha minha, usar offset na programação para compensar a inclinação lateral dos espelhos, o alinhamento era perdido com a distância a visualizar, e notava-se uma banda de outra cor encostada, depois de um par de horas consegui alinhar manualmente.

Offline dropes

• Mini Robot
  • *
« Responder #8 em: 29 de Janeiro de 2025, 18:19 »
Aqui ficam algumas fotos do progresso

Fotos tirada com luz e com pouca:

Saída:

Visto de frente:

Não disponho de uma máquina de fumo e foi improvisado, não deve ser complicado de se fazer.  :P
No final posso criar um vídeo, neste momento não tenho nenhum efeito, a não ser a palete.

Offline josecarlos

• Mini Robot
  • *
« Responder #9 em: 30 de Janeiro de 2025, 00:41 »
Olá 😀
Estou mesmo a ver Tuga cria propulsão a Laser.
Bora lá o importante é fazer!
Bom trabalho 😉

Offline KammutierSpule

• Mini Robot
  • *
« Responder #10 em: 30 de Janeiro de 2025, 10:54 »
Olá Dropes,
Pelo que entendo, de momento? apenas roda e reflecte \ / para cima os lasers, o que cria esse circulo. Vai ficar só assim ou daria para acrescentar um eixo (eg: os espelhos montados com algum movimento com controlo magnetico)

Offline dropes

• Mini Robot
  • *
« Responder #11 em: 30 de Janeiro de 2025, 11:57 »
Olá 😀
Estou mesmo a ver Tuga cria propulsão a Laser.
Bora lá o importante é fazer!
Bom trabalho 😉

Olá Dropes,
Pelo que entendo, de momento? apenas roda e reflecte \ / para cima os lasers, o que cria esse circulo. Vai ficar só assim ou daria para acrescentar um eixo (eg: os espelhos montados com algum movimento com controlo magnetico)

Sim, os espelhos são estáticos.
Cheguei a experimentar colocar um dos espelhos com um angulo diferente dos outros dois, criando dois cones distintos, gostei do efeito.
Foi difícil alinhar os espelhos, assim que consegui, apliquei uma massa no centro para que não se movam, mesmo a base deles está colada à pcb, os 3 parafusos seguram tudo ao eixo do motor.

A força centrifuga é razoável, mas no centro não tanto, tens alguma ideia de como movimentar estes espelhos em simultâneo de forma a alterar o anglo de reflexão?

Offline KammutierSpule

• Mini Robot
  • *
« Responder #12 em: 30 de Janeiro de 2025, 14:25 »
A força centrifuga é razoável, mas no centro não tanto, tens alguma ideia de como movimentar estes espelhos em simultâneo de forma a alterar o anglo de reflexão?

Não sei.. não sei se este formato que fizeste seria o melhor para esse propósito..
talvez como esteja, a solução (se bem que já fixaste os espelhos) era colocar um eixo de lado no espelho (triangulo). Só que teria de ser algo com um movimento muito rápido (posicionamento magnetico, ao estilo dos braços dos discos HDD)

Offline dropes

• Mini Robot
  • *
« Responder #13 em: 30 de Janeiro de 2025, 21:43 »
Assim já se começa a parecer com um galvo, se bem que ao motorizar os ângulos em simultâneo, apenas define a abertura.
Quanto menor a potência dos lasers, mais fechado o cone deve ser, perde-se alguma luz ao criar círculos maiores.
Não sei... tenho pouco espaço para inserir um mecanismo.

Estes prismas de vidro ficaram-me em 5€ cada, mesmo vindo do Aliexpress, nada me impede de voltar a encomendar para não desmontar os presentes.
O que tinha em mente desde o inicio, era de colocar efeitos a acompanhar o som, ou musica, quanto ao ruído do motor mal se nota e não vai interferir  ;D

Para já tenho de tratar do fumo (ou vapor), sem ele não se consegue ver nada, ok, apenas o circulo na parede.
Existem comercialmente líquidos para o efeito, ou pode-se fazer em casa: Glicerina Vegetal, Glicol e Água

« Última modificação: 30 de Janeiro de 2025, 21:51 por dropes »

Offline almamater

• Mini Robot
  • *
    • GrcByte - Projectos
« Responder #14 em: 01 de Fevereiro de 2025, 07:23 »
Muito bom! Não sabia que dava para fazer uma máquina de fumos, achei super engraçado o vídeo, mas dá imenso trabalho a fazer aquilo e é mesmo pela cena de sermos nós a fazer porque não compensa (se formos a ver o preço de uma). O bom é que podes fazer mais fumo, mas deve haver também umas mais potentes (e mais caras).