collapse

* Posts Recentes

+ LASERs por dropes
[26 de Abril de 2025, 13:51]

Meu novo robô por dropes
[18 de Março de 2025, 14:51]

JBL partybox On-The-Go por almamater
[21 de Fevereiro de 2025, 23:32]

Talking Reverse Engineering with an Absolute Legend! por SerraCabo
[13 de Fevereiro de 2025, 09:56]

Alguém arranja motores? por brunus
[11 de Fevereiro de 2025, 16:42]

Motoserra Stihl 120C por brunus
[11 de Fevereiro de 2025, 16:29]

Sistema a LASER que será também capaz de matar moscas por brunus
[11 de Fevereiro de 2025, 16:02]

B-52 Bomber Astro Tracker - Part 2 Power up and gyro-stabilization por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2025, 15:23]

Nevadent - Não carrega por almamater
[22 de Novembro de 2024, 21:36]

Classmate Leap T304 não liga por almamater
[19 de Novembro de 2024, 07:13]

Autor Tópico: JBL partybox On-The-Go  (Lida 1476 vezes)

Offline almamater

• Mini Robot
  • *
    • GrcByte - Projectos
JBL partybox On-The-Go
« em: 09 de Fevereiro de 2025, 18:25 »

Olá, é um tiro no escuro mas pode ser que alguém já tenha diagnosticado esta board antes  ::)

Esta Coluna não liga de forma nenhuma. Fui desmontando, podia ter a sorte de ser a Bateria e ser só trocá-la, mas não, estava descarregada mas carreguei-a à parte e mesmo assim nada :\

Cheguei até à fonte e ela tem os ~19V de saída.. portanto também não é daqui.

Entretanto cheguei à placa principal (dos botões) e é um mundo mais complexo  ::) estava a tentar seguir o esquema da JBL (Link) mas perco-mepelo meio..

Em todo o caso, percebi que tenho ~8v e 7.4V vindos da bateria, se ligar AC tenho os 19V a entrar.

O IC UBX1 tem uma saída de ~6V..

Já o UCY1 devia de ter 3V3 de saída e não tenho nada, mas o que é certo é que também não tenho nenhuma tensão a entrar.. por isso não sei mesmo se é este IC que está marado ou não. Mediante o PDF deles dizem que é para substiuir se não existirem os 3V3 mas não tenho a certeza que seja o caso..

Fusíveis e Diodos estão Ok (os que encontro espalhados pela board)

Offline jm_araujo

• Mini Robot
  • *
  • NERD!
Re: JBL partybox On-The-Go
« Responder #1 em: 10 de Fevereiro de 2025, 10:32 »
Que sorte, manual com esquemas e tudo!

Primeiro mandamento da reparação: "Thou shall check voltages"

página 21 do pdf
Verificar por ordem se tens e qual o valor. Se puderes meter osciloscópio para ver se estão estáveis e não a oscilar, ainda melhor.
Não há pontos de teste, mas não são difíceis de encontrar, vê as fotos abaixo.

VDD_BUS = Vermelho
5V_STB = Amarelo
3V3_STB = Verde
1V2_STB = Azul

Os passos seguintes dependem do resultado desse teste.

Offline almamater

• Mini Robot
  • *
    • GrcByte - Projectos
« Responder #2 em: 10 de Fevereiro de 2025, 21:44 »
Muito obrigado pela resposta.

Estive agora a ver com o multimetro e apenas tenho os vermelhos (VDD_BUS). ~8V se tiver apenas a bateria e 19V se ligar com a fonte.

Os verdes, amarelos e azuis tudo a Zero  :-[ parece ser mau..

Offline jm_araujo

• Mini Robot
  • *
  • NERD!
« Responder #3 em: 11 de Fevereiro de 2025, 18:21 »
Nem por isso é mau, diria até que é muito bom, o 5V_STB só alimenta outros reguladores, não vai para mais lado nenhum.

Parte 2:
Confirma que o pino 5 do UBX1 tem tensão (laranja na foto abaixo).
Se estiver a 0V, tens o botão de Power avariado e em curto (resolvido), é só trocar.

Se tiver tensão, nesse caso ou tens um curto após o UBX1 e ele está a entrar em modo de proteção, ou o UBX1 queimou.

A maneira mais fácil de fazer o diagnóstico para mim é com uma fonte externa.
Solda um fio a um dos pontos amarelos (+5V) e outro à massa, liga com uma fonte de alimentação regulada para 5V e limitada a 1A e vê o que acontece. Convém ser com as pilhas ligadas.

Ao ligares verifica o consumo da fonte.
Se o consumo indicado na fonte for baixo, em principio a coluna já deve funcionar e o UBX1 está queimado, troca-o.

Se o consumo da fonte atingir o limite, é porque há um curto circuito no 5V_STB. Procura o componente que aquece (em princípio será um dos reguladores UBX1, UCY1, UCY2 ou U4, ou então um dos condensadores junto a eles). Se não conseguires encontrar, um pincel com álcool ajuda (evapora mais rápido onde estiver quente), se nem assim encontrares, duplica o valor limite da corrente(2A) e volta a procurar. Se nem assim, vai duplicando até encontrares, eventualmente começa a deitar fumo :)
O componente que estiver em curto é trocar e pimba, resolvido!
« Última modificação: 11 de Fevereiro de 2025, 18:25 por jm_araujo »

Offline almamater

• Mini Robot
  • *
    • GrcByte - Projectos
« Responder #4 em: 11 de Fevereiro de 2025, 22:19 »
Obrigado uma vez mais  :P

Agora cheguei a algum lado sim :)

O UBX1 (ligando o botão) tem 4V na saída (isto apenas com as pilhas ligadas).

Os restantes não têm nada. Soldei depois 2 fios, fonte com 1A/5V e dos ICs referidos aquele que dissipa mais depressa o álcool é o UCY1:

Os outros parece que nem aquecem nada.. diria que deve ser este a causa do problema? (pode ser que sim  ;D) 3.3V, é um "16AF"..
« Última modificação: 11 de Fevereiro de 2025, 22:27 por almamater »

Offline jm_araujo

• Mini Robot
  • *
  • NERD!
« Responder #5 em: 12 de Fevereiro de 2025, 11:02 »
O esquema é na página 21, o UCY1 é um TLV62569DBVR.

Mas com esses sintomas, não deve ser dele.
Se tens 4V à saída do UBX1 é sinal que está a funcionar, mas "aninhado", demasiado consumo e não consegue regular.

Isso é sintoma de demasiado consumo mas não me parece curto (por isso sugeri usar uma fonte de laboratório com medida de corrente para saber quanto é o consumo, se não tens mete na lista :) ).
Se o UCY1 está a aquecer pode ser só porque tem demasiada carga depois dele, não quer dizer que está queimado.

É preciso confirmar se é o UCY1 da mesma forma. Com tensão no 5V_STB (pilha ligada e depois de botão de "power"), confirmar que ainda tens lá os 4V, e medir de novo o Verde(3.3V) e o Azul(1.2V).

Se não tiveres tensão no Verde (suspeito que não), tens de ligar fonte de alimentação no verde de 3.3V (NÂO METAS 5V, queimas tudo) e vê quanto está a consumir. Usa uma fonte regulada, fiável e com controlo de corrente. O 3V3_STB alimenta toda a lógica da placa (SOC; SRAM; FLASH; ADC) e pode queimar tudo se não tiver qualidade a alimentação.
Se o consumo for excessivo (a voltagem não subir para os 3.3V com 1A de corrente, no esquema pag. 21 diz que RMS deviam ser 0.6A, 879mA pico), é ver o que está a aquecer, mas é mau sinal porque alimenta quase tudo.

Offline almamater

• Mini Robot
  • *
    • GrcByte - Projectos
« Responder #6 em: 21 de Fevereiro de 2025, 11:53 »
 :) :) Quero agradecer ao jm_araujo pela ENORME ajuda a descobrir a avaria desta coluna.. era de facto o regulador 3.3V.

Já funciona!!! Incrível como um componente tão pequeno faz com que tudo deixe de funcionar  :P

Obrigado!!!!! A sério!

Offline KammutierSpule

• Mini Robot
  • *
« Responder #7 em: 21 de Fevereiro de 2025, 21:26 »
O vosso empenho a (tentar) arranjar coisas é extraordinário :)

Desculpem roubar o tópico,
A minha dúvida neste tipo de coisas é: foi o regulador 3V3 que se estragou, ou foi outra coisa que está estragada anteriormente que danificou o 3V3?

É normal serem os reguladores a estragarem-se?

Curiosidade: as marcas não fazem reparações nos equipamentos. ou substituem módulos completos (que acabam por custar quase tanto como o original) ou não se comprometem a fazer qualquer tipo de arranjo. a questão é: ou se garante que tudo é substituído ou não garantem que o problema seja só apenas de 1 coisas e só essa coisa substituída resolve.

O que acham destes temas?

Offline almamater

• Mini Robot
  • *
    • GrcByte - Projectos
« Responder #8 em: 21 de Fevereiro de 2025, 23:32 »
Era só mesmo o regulador 3.3V, meti um novo e ficou a funcionar na perfeição..

Porquê que avariou? Não faço ideia, deve ter-se chateado com a vida :), eu acho que a 'cena' das marcas não arranjarem desta forma os próprios equipamentos é porque não lhes compensa (não têm tanto lucro) e preferem vender outro novo ou trocar uma board inteira e isso custar metade ou mais do equipamento...

Em todo o caso gostei desta JBL, a nível de construção desta coluna está toda muito robusta e parece tudo bem pensado. Tem esquemas o que é algo muito raro hoje em dia e valorizo muito isto numa "boa" marca. Ao menos disponibilizam os esquemas para alguém arranjar :)

P.S.: Eu prefiro arranjar do que comprar novo, sempre fui assim. Se alguém manda algo fora porque avariou eu vou tentar sempre ver se dá para arranjar  :P. Neste caso por exemplo, um simples e minúsculo regulador fez com que esta coluna fosse descartada.. o arranjo parece que era exorbitante (numa casa não sei onde) e sim, devia de ser mudar a board toda e pronto... as pessoas acabam por não querer fazer isso claro..

P.S.II: Abri há uns tempos por aqui um tópico por causa do meu aspirador (Rainbow) com mais de 20 anos que resolveu queimar o motor e é um bom exemplo, pediram-me mais de 500€ pelo arranjo.. um motor novo e tal.. achei muito claro, e resolvi meter eu mãos à obra e abri aquilo tudo, saquei o motor e a parte que julgava mais fácil não foi, encontrar um motor cá fora igual ou compatível. Simplesmente NÃO HÁ! A rainbow tem tudo muito bem fehcado e ninguém vende estes motores, só no OLX usados\"recondicionados". Optei por ir a uma outra loja (também da marca) mas onde me deram a opção de poder optar por um motor usado e deram-me garantia à mesma. 210€
« Última modificação: 21 de Fevereiro de 2025, 23:44 por almamater »