collapse

* Posts Recentes

Fiz um port dos Audio filters da WebAudio API por blabla
[Ontem às 19:33]


OpAmp Rail2Rail, 30V ... e mais umas coisinhas por dropes
[07 de Dezembro de 2021, 22:20]


Identificador Via Verde por Hugu
[07 de Dezembro de 2021, 12:17]


Projecto LED fundem por pouco funcionamento? por Hugu
[07 de Dezembro de 2021, 11:52]


Por que nunca se deve confiar no que diz o cliente por dropes
[03 de Dezembro de 2021, 14:17]


Loja a EVITAR por dropes
[27 de Novembro de 2021, 19:35]


Um recurso muito completo com implementações de algoritmos. por blabla
[23 de Novembro de 2021, 12:04]


Como resolver "uhmmm" 50Hz Colunas de PC por dropes
[22 de Novembro de 2021, 14:12]


Software TV sala espera + Publicidades por m90mine
[19 de Novembro de 2021, 14:32]


Stenography - Using programming to save ancient writing method por blabla
[18 de Novembro de 2021, 13:55]

Autor Tópico: Aplicação de soldermask  (Lida 2293 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Kristey

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 783
Aplicação de soldermask
« em: 06 de Janeiro de 2017, 13:41 »
Boa tarde e bom ano para todos!
Comprei soldermask UV na farnell.
E a mesma funciona à luz do sol.
Nunca funcionou com uma lâmpada que comprei para a ocasião de ter de fazer as PCB à noite.

Ontem tentei com um curador UV de unhas de Gel.
Ora o que acontece é que o soldermask fica curado no acetato e não a PCB.

Alguma vez isto aconteceu a alguém? :/
Há alguma solução?
« Última modificação: 06 de Janeiro de 2017, 13:46 por Kristey »

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.720
  • Helpdesk do sitio
Re: Aplicação de soldermask
« Responder #1 em: 06 de Janeiro de 2017, 14:03 »
Estás a limpar a pcb bem com alcool isopropilico ou até mesmo diluente antes de o aplicares?
Avr fanboy

Offline Kristey

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 783
Aplicação de soldermask
« Responder #2 em: 06 de Janeiro de 2017, 16:59 »
Não, passo a lixa sabão, e aplico!

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.720
  • Helpdesk do sitio
Re: Aplicação de soldermask
« Responder #3 em: 06 de Janeiro de 2017, 17:56 »
Pois, e ficas com a placa cheia de pó de cobre e de fibra e de restos de lixa e metes o liquido em cima dessa sujeira? :/
Avr fanboy

Offline SerraCabo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 952
    • Serra Cabo
Re: Aplicação de soldermask
« Responder #4 em: 06 de Janeiro de 2017, 21:21 »
O que é lixa sabão?

SC

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.720
  • Helpdesk do sitio
Re: Aplicação de soldermask
« Responder #5 em: 06 de Janeiro de 2017, 21:34 »
Deve ser aqueles pads tipo scotch brite.
Avr fanboy

Offline dio123

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.012
Re: Aplicação de soldermask
« Responder #6 em: 07 de Janeiro de 2017, 10:52 »
Eu comprei aquela seringa no ebay de solder masker e aconteceu-me a mesma coisa.  há alguns tutoriais que e falam em acetato, mas o que acontece é que ao puxar o acetato ficam mais agarrado no acetato que na pcb.

Então para mim o truque foi usar celofane transparente. limpar muito bem a placa, solder masker, e 4 minutos de exposição e está feito.
 Depois tirar a folha celofane devagarinho, só por precaução, com 2 folhas papel higenico embebidas em alcool isopropilico sem exagero e passar ao de leve na pcb nas zonas a remover, para tirar o excesso, depois colocar ao sol ou meter em exposição novamente para ficar bem curado.

De preferência não comprem rolo, mas folhas 100% perfeitas, pois comprei no office center  um rolo,  e todos tinham um ligeiro vinco, e ficou marcado na pcb.