collapse

* Posts Recentes

O que é isto ? por SerraCabo
[12 de Abril de 2024, 14:20]


Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[11 de Abril de 2024, 20:46]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[10 de Abril de 2024, 15:30]


Meu novo robô por josecarlos
[29 de Março de 2024, 18:30]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Servos minis e standards normais/rotação contínua :)  (Lida 32033 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline npaiva

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 27
  • Be Atomyk!!!
    • N'Paiva - Robotics Laboratory
Re:Montes de servos novos, minis e standards :)
« Responder #15 em: 27 de Junho de 2009, 03:52 »
Olá Njay,

Olha é possível venderes-me 8 standards (como membro elegível do lusorobótica)?? ::)

É que estou a pensar começar um quadrapod e precisava muito deles...

Se sim manda-me uma PM que eu respondo-te com a minha morada e conversaremos assim melhor comigo acerca do pagamento: cobranca ou transferencia bancaria, e o preço que me farias pelos 8, estava a pensar por volta dos 55€ já com portes... ::)  

É que um quadrapod é realmente caro e assim ainda guardava algum orçamento para controladores e sensores...

Mas fala agora melhor comigo e responde-me desde já a esta mensagem, por favor... ;)

Aguardo ansiosamente a tua resposta, a vida do meu quadrapod depende de ti...  :o
N'PAIVA
« Última modificação: 27 de Junho de 2009, 03:58 por npaiva »
"É necessário ter o caos aqui dentro para gerar uma estrela."

- Friedrich Nietzsche

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re:Montes de servos novos, minis e standards :)
« Responder #16 em: 03 de Julho de 2009, 02:25 »
E sai mais uma
PROMOÇÃO DA MADRUGADA :)

Quem encomendar durante as próximas 24h pode receber no conforto do seu lar
2 servos minis por 15 € com portes incluídos para Portugal!

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re:Montes de servos novos, minis e standards :)
« Responder #17 em: 13 de Julho de 2009, 02:41 »
Estive a modificar um destes servos standard para rotação contínua (mantendo o controle PWM) e amanhã já coloco aqui umas fotos das "entranhas" para ficarem a ver como são.

Também só me apercebi agora que há 2 tipos de modificação, e que a mais comum que o pessoal faz é remover toda a electrónica e ficar apenas com um motor DC com caixa de reduçao. A outra modificação e a única que eu tinha visto até aqui é manter a electrónica e substituir o potenciómetro por resistências fixas, continuando a controlar o servo por PWM mas agora com controle de velocidade e direcção. Esta modificação é mais proveitosa, mas também mais dificil de efectuar.

Offline ricardo-reis

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 1.338
Re:Montes de servos novos, minis e standards :)
« Responder #18 em: 13 de Julho de 2009, 02:54 »
eu prefiro a de arrancar a electronica toda e dps controlar com uma l293d.. mais simples e mais rápida..

Offline metRo_

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 3.753
Re:Montes de servos novos, minis e standards :)
« Responder #19 em: 13 de Julho de 2009, 03:22 »
O que controlas com PWM? Independentemente do valor que mandares ele não vai estar sempre andar?

Offline ricardo-reis

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 1.338
Re:Montes de servos novos, minis e standards :)
« Responder #20 em: 13 de Julho de 2009, 04:17 »
O que controlas com PWM? Independentemente do valor que mandares ele não vai estar sempre andar?

anda.. mas dependendo do valor da pwm k mandas ele anda mais depressa ou mais devagar..

Offline TigPT

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 5.372
    • Tiago Rodrigues
Re:Montes de servos novos, minis e standards :)
« Responder #21 em: 13 de Julho de 2009, 08:45 »
Prefiro o método da troca por 2 resistências que são cada uma metade do potenciómetro que lá estava.

Offline amando96

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.631
  • MAC address? But I have windows...
    • Projects, News, Blog, Tutorials
Re:Montes de servos novos, minis e standards :)
« Responder #22 em: 13 de Julho de 2009, 09:09 »
Prefiro o método da troca por 2 resistências que são cada uma metade do potenciómetro que lá estava.

eu tambem, pois não preciso de coisas extra, uma ponte-H...

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re:Montes de servos novos, minis e standards :)
« Responder #23 em: 13 de Julho de 2009, 09:11 »
É que realmente o método de mandar fora toda a electrónica é um desperdício a dobrar: manda-se fora electrónica boa, e compra-se nova electrónica para fazer o mesmo :-\

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Modificar para rotação contínua
« Responder #24 em: 16 de Julho de 2009, 03:48 »
O melhor tutorial que encontrei para efectuar a modificação para rotação contínua sem mexer na electrónica está aqui:

http://www.kronosrobotics.com/an116/GAN116_3003.htm

É um método impecável.

Entretanto andei a abrir e a alterar um dos que aqui tenho para venda e posso-vos mostrar que são exactamente iguais aos do tutorial:


Seguem-se mais algumas fotos e notas minhas adicionais ao tutorial.

Antes de tirar os parafusos, a 1a coisa a fazer é prender a tampa de baixo com fita cola, para ela não sair nalgum momento inoportuno.

É muito fácil remover os batentes do potenciómetro e fazer o furo se:

a) segurarem a engrenagem preta pelo batentezinho que hão-de remover, usando um alicate;

b) usarem uma aparafusadora eléctrica com controlo de velocidade (não usem um berbequim, pois com a velocidade a que rodam, a peça preta salta-vos da mão num instante!)

Para remover estes batentes usei uma broca de 4,8mm. Não usem maior porque facilmente podem cometer um erro e lascar o interior da cavidade de plástico. Este interior vai ter um eixo, pelo que convém ficar intocada e lubrificada. Tenham o cuidado de remover o lixo caso contrário pode ficar a moer nas engrenagens.

Não enfiem logo a broca toda e apertem o gatilho da aparafusadora; encostem só a broca ao de leve e comecem a fazer rodar a broca muito devagar, para sentirem até onde podem ir na velocidade sem causar danos.

O truque é remover apenas um nadinha de material e experimentar para ver se já tá bom. Cuidado, não façam um furo de 4,8mm de um lado ao outro que o servo fica inutilizado (bom, parece que se pode comprar um conjunto de engrenagens).

Para o furo de dentro usei uma broca de 2mm de diametro. Há umas chavinhas de fendas que entram perfeitamente num furo desses (eram muito usadas para afinar as cabeças dos gravadores dos Spectrum).

O corte do batente fica para o final. Faz-se bem usando um pequeno alicate de corte de pontas bicudas. Dá-se um corte num angulo, depois outro a 90º do inicial, e finalmente com um alicate roda-se o batentezinho até ele se soltar.


Testem tudo antes de fechar (se a engrenagem preta roda bem sem fazer rodar o potenciometro e se o batente ficou 100% removido e não raspa em algum lado). Durante a modificação evitem mexer nos dentes das engrenagens para não remover o lubrificante. Se houver alguma zona fora dos dentes com muito lubrificante, podem remover um nadinha e aplicar na zona onde entre o potenciómetro.

É muito fácil!
« Última modificação: 16 de Julho de 2009, 03:52 por Njay »

Offline andnobre

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 402
Re:Montes de servos novos, minis e standards :)
« Responder #25 em: 16 de Julho de 2009, 10:24 »
ate ai e tudo simples mas depois quero saber como vais fazer a calibracao dos servos...
explica sff porque eu tinha muito gosto em saber.

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re:Montes de servos novos, minis e standards :)
« Responder #26 em: 16 de Julho de 2009, 21:08 »
A resposta a isso está lá no tutorial André, o que eu coloquei aqui é apenas mais umas dicas.
Fazes uma ranhura no potenciómetro e ajustas (se for preciso) com uma chave de fendas muito fininha através do furo feito na engrenagem preta (vê a penúltima foto; agora imagina que em vez da broca tens a chave de fendas). Quando o servo tá fechado, só tens que remover o braço (não sei como lhe chamam), ou melhor, o parafuso que o prende, e assim tens logo acesso ao buraco para meter a chave de fendas. Como se removem os batentes do potenciómetro, o potenciómetro roda livremente em relação à engrenagem preta.
« Última modificação: 16 de Julho de 2009, 21:11 por Njay »

Offline ricardo-reis

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 1.338
Re:Montes de servos novos, minis e standards :)
« Responder #27 em: 16 de Julho de 2009, 21:22 »
:) o tutorial do andré é o tutorial do andnobre..

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re:Montes de servos novos, minis e standards :)
« Responder #28 em: 16 de Julho de 2009, 21:29 »
:) o tutorial do andré é o tutorial do andnobre..

Nope. Expliquei-me mal. Ao dizer "André" estava apenas a dirigir-me ao andnobre. O tutorial a que me refiro é o do link que deixei no post das fotos.

Acho que esta foto esclarece:

« Última modificação: 16 de Julho de 2009, 21:38 por Njay »

Offline PDI

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 677
Re:Montes de servos novos, minis e standards :)
« Responder #29 em: 16 de Julho de 2009, 22:40 »
Njay a alteração que fiz nos meus foi praticamente essa, com excepção da broca de 4,8, que o que fiz foi baixar o potenciómetro de maneira que ele fique a face na carcaça aonde a engrenagem encaixa de maneira a que o potenciómetro não encaixe na engrenagem.
Alfredo Garcia