collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Pintar Foco Lâmpada  (Lida 2621 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Online almamater

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.918
    • GrcByte - Projectos
Pintar Foco Lâmpada
« em: 26 de Março de 2017, 20:07 »
Ao pessoal do "Metal"  ;D

Tenho uns focos encastrados com lâmpadas de Led e como alguns estão um pouco feios decidi pintá-los.

Comecei apenas por testar num, supostamente estava a correr bem mas ficou uma bela porcaria  ::) 

Lixei um bocado o foco, depois usei um Primário (galvanizado) que protege zinco\alumínio contar ferrugem e secou e até aqui tudo Ok. Depois usei um spray para metal (dourado).. mas:





Será que lixei pouco ou será que não dá para pintar isto?!






Offline SerraCabo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.051
    • Serra Cabo
Re: Pintar Foco Lâmpada
« Responder #1 em: 26 de Março de 2017, 21:17 »
Incliono-me para a libertação de um qualquer gás (evaporação) da 1ª camada, que obrigou a 2ª a empolar.

... ou reacção entre camadas que provocou a mesma coisa.

O tempo anda húmido ...

SC

Offline LVirtual

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 472
  • http://www.s-tronika.com
    • S-Tronika - Serviços Técnicos de Electrónica
Re: Pintar Foco Lâmpada
« Responder #2 em: 26 de Março de 2017, 21:54 »
os "primários" nao sao galvanizados. regra geral ou é "primario" de zinco ou parecido com a galvanizaçao mas nao é galvanizado. tambem ha primario em spray com particulas de aluminio.

Se os focos sao de aluminio bastava pinta-los com a tinta final, desde que estivessem muito bem limpos de qualquer gordura, principalmente a que fica agarrada das pontas dos dedos. se os aros sao de ferro, tens que lizar muito bem a tinta original com uma lixa fina e depois de limpar tudo com diluente, deixar secar muito bem seco. depois aplicar uma camada leve de tinta em spray. deixar secar pelo menos umas 3 horas com este tempo humido e passar outra camada de tinta final com a lata do spray sempre prai a um minimo de 15 centimetros de distancia nunca menos.

Isso empolou porque provavelmente como disse o SerraCabo houve uma reaçao quimica entre o primario e a tinta e eventualmente tambem com o material do aro se for de aluminio. Esses aros e suportes tambem costuma ser fabricados noutro material composto que penso tambem leva aluminio que nao é boa ideia meter primario em cima...

Agora raspa tudo e começa de novo. como o ar esta muito humido por causa da chuva deixa secar pelo menos umas tres horas entre cada camada. com tempo seco, qualquer tinta de spray em duas horas esta seca, mas com este tempo é melhor dar mais espaço. e nao pintes logo tudo duma vez. Faz o acabamento em duas vezes...
;)
"O defeito mais grave dos humanos, aquele que coloca mais obstáculos à sua evolução, é a crença profundamente arreigada na infalibilidade dos seus raciocínios e dos seus pontos de vista."

Online almamater

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.918
    • GrcByte - Projectos
Re: Pintar Foco Lâmpada
« Responder #3 em: 26 de Março de 2017, 23:59 »
Obrigado.

Sim, terei de recomeçar de novo :)

O primário que usei foi este: Link

E deixei secar mais de 12 horas.

A pintura depois foi com este , e existiu uma reação qualquer.. posso não ter cumprido sempre com os 15cm de distância.. e vou fazer por fases então.

Online jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.947
  • NERD!
Re: Pintar Foco Lâmpada
« Responder #4 em: 27 de Março de 2017, 00:10 »
Parece-me que essas duas tintas não são compatíveis entre si.

Tens a certeza que o foco é de zinco ou alumínio? Os que conheço são em inox, desconheço se os há em outros metais (mas também é coisa que nunca me pus a reparar). Pode ser também uma das causas do teu problema.

No teu caso acho que experimentava usar só a segunda tinta, saltava o primário.