collapse

* Posts Recentes

Circuito Microfone que funcione por almamater
[Ontem às 17:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[22 de Abril de 2024, 14:14]


Arame de Estendal por almamater
[18 de Abril de 2024, 16:16]


O que é isto ? por SerraCabo
[12 de Abril de 2024, 14:20]


Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[11 de Abril de 2024, 20:46]


Meu novo robô por josecarlos
[29 de Março de 2024, 18:30]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]

Autor Tópico: Convivio Lusorobotica  (Lida 41838 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.198
Re: Convivio Lusorobotica
« Responder #90 em: 19 de Janeiro de 2016, 19:55 »
Não me parece que os cruzamentos sejam problemáticos, é uma questão de código... suponho
Quanto à pista iria para uma lona branca que seria colada ao chão através de fita-cola dupla face (não são das normais, são daquelas finíssimas usadas para alcatifas, barato e boa aderência).
Quanto às linhas iria para moldes com spray ou rolo, fita isoladora é rápido mas nas curvas só atrapalha.

Falando em curvas, ainda tenho algumas dúvidas no modo em que os 2 motores são alimentados.
Se o carro só vai em frente então não se justifica colocar uma ponte para inverter a marcha.
Entretanto para travar é fundamental shuntar o motor, ok, 2 transístores em pwm serviriam.
Agora a dúvida, quando entra nas curvas, um dos motores continua a rodar enquanto o outro pára ou será necessário inverter a rotação?

Offline LuísR.A.

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.224
    • Clube de Robotica
Re: Convivio Lusorobotica
« Responder #91 em: 19 de Janeiro de 2016, 20:04 »
Posso te dizer o que acho. Penso que estejas a falar de uma plataforma com 2 rodas motrizes (estilo tanque em vez de estilo carro/mota)

Podes virar apenas abrandando ou parando um dos motores sim. Assim pensa, supostamente estando completamente travada, o robô vai girar sobre a roda travada (claro que com a inércia e tudo vai também se deslocar um bocado para a frente). Usando este método o eixo de rotação vai ser sempre fora do do espaço entre as rodas.

Ao começares a rodar para trás a roda que antes estava travada, estás a deslocar o ponto de rotação para entre as duas rodas. Se as rodas tiverem a mesma velocidade ele gira mesmo sobre si. Logo para fazer isto precisas da ponte-h pois tens de inverter o sentido das rodas

Podes notar aqui que quando o robô usa o método de rodas a girar uma contra a outra, ele parece para um bocado no lugar. Se as rodas tiverem velocidades diferentes mas sentidos contrários ele não para bem no sítio mas mesmo assim é uma curva bem apertada.

Tiva MCU é que é.

Tutoriais Tiva+codigos exemplo:
https://sites.google.com/site/luiselectronicprojects/

Offline artur36

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 795
Re: Convivio Lusorobotica
« Responder #92 em: 19 de Janeiro de 2016, 20:06 »


Não me parece que os cruzamentos sejam problemáticos, é uma questão de código... suponho
[\quote]

+1

Citar
Falando em curvas, ainda tenho algumas dúvidas no modo em que os 2 motores são alimentados.
Se o carro só vai em frente então não se justifica colocar uma ponte para inverter a marcha.
Entretanto para travar é fundamental shuntar o motor, ok, 2 transístores em pwm serviriam.
Agora a dúvida, quando entra nas curvas, um dos motores continua a rodar enquanto o outro pára ou será necessário inverter a rotação?

Penso que tudo dependa da velocidade a que o robot funcione, para um robot lento basta desligar o motor, para um robot mais rápido poderá ser necessário inverter o sentido, no meu vou prever ponte completa...

Offline miguelcarvalhosa

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 47
Re: Convivio Lusorobotica
« Responder #93 em: 19 de Janeiro de 2016, 21:54 »
Também vai ter aquelas marcas junto das curvas? Não percebo bem para que servem...

Offline artur36

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 795
Re: Convivio Lusorobotica
« Responder #94 em: 19 de Janeiro de 2016, 21:57 »
Servem para sinalizar as alterações no percurso, assim podes mapear o circuito numa primeira volta e nas seguintes melhorar o controlo de velocidade sem recorreres unicamente a encoders

Offline dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.198
Re: Convivio Lusorobotica
« Responder #95 em: 19 de Janeiro de 2016, 22:20 »
Podes notar aqui que quando o robô usa o método de rodas a girar uma contra a outra, ele parece para um bocado no lugar. Se as rodas tiverem velocidades diferentes mas sentidos contrários ele não para bem no sítio mas mesmo assim é uma curva bem apertada.

Obrigado pela explicação e pelo vídeo  :)

Tens aí um carrito todo XPTO, estou tramado :P
Entendi tudo, estou como o @artur36, a velocidade pode ser um pormenor a ter em conta, por isso vou colocar a ponte H, sempre é melhor do que depois ter de alterar o circuito, vai-se ver nos ensaios.
Curvas a 90º também é obra, ainda bem que não consta nas regras eheheh
O que estava a pensar fazer era 1 roda à frente com encoder (para memorizar o trajeto na 1ª volta) e 2 rodas atrás, sendo elas motrizes independentes, mesmo que derrapem não há problema porque a roda da frente reconhece a posição.
« Última modificação: 19 de Janeiro de 2016, 22:22 por dropes »

Offline LuísR.A.

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.224
    • Clube de Robotica
Re: Convivio Lusorobotica
« Responder #96 em: 19 de Janeiro de 2016, 22:23 »
Não te preocupes que não vai participar :p

Vou tar ocupado com o resto do evento. Isso foi uma cena que preparei para o pessoal ir brincar logo com ago já montando. Preparei foi um código para visitas e demos
Tiva MCU é que é.

Tutoriais Tiva+codigos exemplo:
https://sites.google.com/site/luiselectronicprojects/

Offline dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.198
Re: Convivio Lusorobotica
« Responder #97 em: 19 de Janeiro de 2016, 23:43 »
Não vai mas devia, quantos mais melhor  ::)
Quem disse que uma pilha de 9V não funcionava, anda devagar mas funca?  ;D


Aproveito o post e apresento minha indignação quanto às regras, para 1º evento está muito restrito, desde as dimensões do carro a outros pormenores que se aplicam apenas no Japão, conseguir por o carrito a andar já é um pau, agora seguir as regras todas fica complicado dado o prazo, além de limitar quem quiser participar.
« Última modificação: 19 de Janeiro de 2016, 23:49 por dropes »

Offline LuísR.A.

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.224
    • Clube de Robotica
Re: Convivio Lusorobotica
« Responder #98 em: 20 de Janeiro de 2016, 00:54 »
Que tipo de pormenores?

25x25cm já é um robô bem grande para o tipo de evento.
Se altura é um problema não o porque não subir os limites para 2,5m (a altura do tecto)
Tiva MCU é que é.

Tutoriais Tiva+codigos exemplo:
https://sites.google.com/site/luiselectronicprojects/

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Convivio Lusorobotica
« Responder #99 em: 20 de Janeiro de 2016, 01:47 »
Não vou participar e ainda não vi a data mas em princípio não vou deixar de ir!
(...bart...)
Pelo andar deve ser lá para Março, mas isso depende do organizador.
Então o Homem dos desafios vai ficar a ver, olha que mau exemplo  :P
Tás a ver mal, dropes; eu organizo, não participo :)

Offline LuísR.A.

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.224
    • Clube de Robotica
Re: Convivio Lusorobotica
« Responder #100 em: 20 de Janeiro de 2016, 01:53 »
Não vai mas devia, quantos mais melhor  ::)


Posso talvez o meter lá só para demo mas acho que todas as peças vão estar a ser usadas para o resto do evento e não vamos ter mais :/
Tiva MCU é que é.

Tutoriais Tiva+codigos exemplo:
https://sites.google.com/site/luiselectronicprojects/

Offline dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.198
Re: Convivio Lusorobotica
« Responder #101 em: 20 de Janeiro de 2016, 12:35 »
Já estou a ver a coisa, vão haver mais organizadores que concorrentes, por um lado é bom dado que entram mais para o prémio.
A altura do carro tem de ser 20cm... vai ficar um tijolo, acho que lhe vou colocar uns palitos para seguir as regras.

Sugestão de prémios: 1ºLED RGB, 2ºLED Bicolor, 3ºLED AZUL, LED normal para os Participantes.
« Última modificação: 20 de Janeiro de 2016, 12:47 por dropes »

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Convivio Lusorobotica
« Responder #102 em: 20 de Janeiro de 2016, 18:24 »
Não queria dizer que estou na organização deste evento, queria dizer que sou mais do tipo "organizador" que do tipo "concorrente", o "gajo dos desafios" organizou desafios, não participou em desafios :p !

Offline dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.198
Re: Convivio Lusorobotica
« Responder #103 em: 20 de Janeiro de 2016, 22:17 »
Desde que vás já é bom e faço questão de te dar boleia se acabar isto a tempo...
Já resolvi o step-up mas ando a atrofiar com a ponte H, a que pensei usar é controlada por série e não sei se vale o esforço.  :-\

Offline LuísR.A.

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.224
    • Clube de Robotica
Re: Convivio Lusorobotica
« Responder #104 em: 20 de Janeiro de 2016, 22:20 »

A altura do carro tem de ser 20cm... vai ficar um tijolo, acho que lhe vou colocar uns palitos para seguir as regras.



xd Isso é o tamanho máximo. O robô pode sre de 1cm*1cm*1cm :p


" The size of the Robotracer must be with in Length 25cm, width 25cm and height 20cm."
Tem de estar contido nessas dimensões
Tiva MCU é que é.

Tutoriais Tiva+codigos exemplo:
https://sites.google.com/site/luiselectronicprojects/