collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Terminais para ligar fios  (Lida 5145 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline almamater

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.918
    • GrcByte - Projectos
Terminais para ligar fios
« em: 02 de Março de 2018, 10:24 »
Olá,

Tenho um fio eléctrico de 1,5mm (multifilar) e preciso de o ligar a outro idêntico, qual a melhor maneira\ terminais para o fazer?

Estava a pensar em usar aquelas barras de terminais:


é recomendado colocar estas ponteiras nos fios?


A corrente que irá passar pelo cabo ronda os ~5A.

Com estas ponteiras depois dá para apertar corretamente os parafusos do terminal?

Offline LVirtual

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 472
  • http://www.s-tronika.com
    • S-Tronika - Serviços Técnicos de Electrónica
Re: Terminais para ligar fios
« Responder #1 em: 02 de Março de 2018, 10:38 »
esses "dados" de junção sao os usados normalmente para ligaçoes rapidas entre dois fios.
agora depende do sitio onde vai ficar a ligaçao porque esses blocos nao sao completamente isolados.
para ficar num sitio sujeito a humidade ou agua é preferivel usar ligadores wago.

esses ligadores suportam a mesma corrente que o fio suporta desde que seja respeitada a secçao apropriada.
para fio de 1,5 mm de secção, esses ligadores devem ser os de 2 mm de secção. tanto fio como borne suportam ate 16 amperes.

para fios de 2,5 mm deve ser usado os bornes de 4 mm de secção.

nos ligadores wago tambem acontece o mesmo em relaçao as capacidades e secçoes.

se a ligação é para ficar dentro duma caixa e se usares esses "dados" convem tapa-los com fita isoladora.
se usares ponteiras fica melhor e mais seguro, mas so cabe uma ponteira por borne.
nos ligadores wago nao é preciso ponteira.

edit:

as ponteiras devem ser tambem as de 1,5 mm. mas normalmente ficam um bocado de fora por serem compridas para esses bornes de ligaçao.
o que eu costumo fazer depois de as cravar é cortar um bocadito da ponta de forma que fiquem completamente dentro do borne de cada lado,
senao vai ficar tudo a vista e sem segurança electrica... daí a minha recomendaçao para isolar a ligaçao com fita isoladora depois de feita.
« Última modificação: 02 de Março de 2018, 10:42 por LVirtual »
"O defeito mais grave dos humanos, aquele que coloca mais obstáculos à sua evolução, é a crença profundamente arreigada na infalibilidade dos seus raciocínios e dos seus pontos de vista."

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.947
  • NERD!
Re: Terminais para ligar fios
« Responder #2 em: 02 de Março de 2018, 10:57 »
Não é normal fazer desses serviços, mas acho que com ligadores Wago fica melhor.

Teminais de parafuso são tramados. Com ciclos térmicos podem desapertar e comprometer o contacto, e a força de aperto tem de ser a certa, muito soltos e dá problemas de ligação, muito apertado e arrisca a desfazer a rosca (e se não usar terminal a trincar o fio). Além que tenho a impressão que os de boa qualidade andam um bocado raros com a invasão de material low cost.

Com Wago não há problemas desses e evitas terminais.

Offline SerraCabo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.051
    • Serra Cabo
Re: Terminais para ligar fios
« Responder #3 em: 02 de Março de 2018, 11:30 »
Eu também prefiro os Wago, mas ocupam um bocado de espaço. Para 3 fios, três blocos wago.

Para ligações mais ou menos permanentes, havendo falta de espaço opto ou por estes ...



ou por estes ...



... pelos de parafuso (com ponteira cortada) ou por soldar (usando manga termo-retráctil para isolar).

Nos Wago ou nos de parafuso, é boa ideia utilizarem-se ponteiras.


Offline almamater

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.918
    • GrcByte - Projectos
Re: Terminais para ligar fios
« Responder #4 em: 02 de Março de 2018, 11:36 »
 :) Obrigado pelas dicas!

Pensei nos  Wago, mas para esta aplicação iriam ocupar muito espaço e são muito mais caros que os terminais..  (e sinceramente já utilizei Wagos antes mas não meti ponteiras.. se calhar é melhor começar a colocar tb).

Para o que quero fazer é muito simples, tenho um aparelho que me consome até 5A e estou a usar cabo 1,5mm multifilar, mas vou fazer umas ligações (botão e assim) pelo meio e tenho de interligar novamente os fios. Para além dos Wagos, pensei nos de parafuso.. mas depois o parafuso esmaga o fio e achei que pode não ser boa ideia, mas se calhar vou então meter a ponteira de 1.5, cortar um pouco e isolar com manga a parte que fica de fora..

Offline LVirtual

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 472
  • http://www.s-tronika.com
    • S-Tronika - Serviços Técnicos de Electrónica
Re: Terminais para ligar fios
« Responder #5 em: 02 de Março de 2018, 11:38 »
tambem ha destes que me parece que ainda sai os melhores para poupar espaço e assegurar o isolamento electrico.

Preço
Quant.    Preço
10+    0,11 €
preços especiais por quant.
50+    0,08 €
300+    0,0529 €
preços por unidade
IVA a 23% incluido
   



https://mauser.pt/catalog/product_info.php?cPath=570_2220&products_id=54184


mais um edit:

no mesmo sitio do azul tens com propriedade termoretractil do mesmo tipo:

« Última modificação: 02 de Março de 2018, 11:42 por LVirtual »
"O defeito mais grave dos humanos, aquele que coloca mais obstáculos à sua evolução, é a crença profundamente arreigada na infalibilidade dos seus raciocínios e dos seus pontos de vista."

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Terminais para ligar fios
« Responder #6 em: 02 de Março de 2018, 14:16 »
Ou então solda-os. Quando soldo pares de cabos costumo fazer a junção desencontrada entre os 2 fios, de forma a que nunca há possibilidade de ambos os fios se tocarem caso haja algum problema com o isolamento, tipo isto:

==***========
=======***===

O cravamento, para ficar bem, tem que ser feito com o aperto e forma certos, o que em geral quer dizer utilizar o alicate adequado ao terminal.
« Última modificação: 02 de Março de 2018, 14:17 por Njay »

Offline almamater

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.918
    • GrcByte - Projectos
Re: Terminais para ligar fios
« Responder #7 em: 02 de Março de 2018, 14:18 »
Pois tb pensei em soldá-los...  mas já li tanta coisa, umas dizem que não é muito recomendado e é melhor usar os terminais referidos acima..

Offline LVirtual

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 472
  • http://www.s-tronika.com
    • S-Tronika - Serviços Técnicos de Electrónica
Re: Terminais para ligar fios
« Responder #8 em: 02 de Março de 2018, 14:25 »
desde que a soldadura fique bem feita e muito bem isolada eu parece-me que ate é melhor do que estar a cravar terminais ou pontas.
acaba por ser sempre um ponto de conflito em termos electricos uma uniao mecanica do fio...
"O defeito mais grave dos humanos, aquele que coloca mais obstáculos à sua evolução, é a crença profundamente arreigada na infalibilidade dos seus raciocínios e dos seus pontos de vista."

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Terminais para ligar fios
« Responder #9 em: 02 de Março de 2018, 16:32 »
Se é para estar parado não vejo problema em soldar. Tens sempre que depois isolar bem com fita de electricista e/ou camadas de manga termo, de acordo com a tensão que lá se encontra.

Offline ricardo-reis

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 1.338
Re: Terminais para ligar fios
« Responder #10 em: 02 de Março de 2018, 16:50 »
com multifilares eu normalmente soldo sempre as pontas.. especialmente se for pra usar nessas pontes (primeiro post, pretas), já que quando os fios sao apertados pelo parafuso, n partem..

mas se não for pra andar sempre a ligar/desligar, porque não soldar em vez de usar ponte? como o Njay diz, desencontrados, manga térmica em cada fio, tá feito..

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Terminais para ligar fios
« Responder #11 em: 02 de Março de 2018, 19:06 »
Fios em conexões de compressão NUNCA se soldam, a solda é macia e com a pressão aplicada acaba por se dar e ficas com o fio solto, óptimo para começar incêndios, não tão óptimo para uma conexão segura e fiável..

Podes usar ponteiras para evitar com o tempo cortar os filamentos do fio de cobra, custam centimos, convem é ter um alicate semi-decente para garantir uma boa cravação, e depois usas blocos/cubos de junção.
Avr fanboy

Offline dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.189
Re: Terminais para ligar fios
« Responder #12 em: 03 de Março de 2018, 00:12 »
Fios em conexões de compressão NUNCA se soldam, a solda é macia e com a pressão aplicada acaba por se dar e ficas com o fio solto, óptimo para começar incêndios, não tão óptimo para uma conexão segura e fiável..
Elá, essa não sabia  :o
Quando faço ligações em fichas ou em caixa técnica em que os fios sejam multifilares, sempre os soldo previamente, sempre pensei que ficariam mais seguros sem pontas soltas... Já apanhei muita extensão em que as ligações vão se cortando e tornam-se perigosas.

Desconhecia o perigo de tal coisa, realmente o uso de terminais é mais seguro, embora nunca os tenha usado.

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Terminais para ligar fios
« Responder #13 em: 03 de Março de 2018, 01:26 »
Enrola a ponta do fio com os dedos e não apertem blocos de junção com 100Nm de binário..
Avr fanboy