collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[27 de Março de 2024, 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Fixar pulleys  (Lida 17718 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Alfredo Garcia

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 437
Re: Fixar pulleys
« Responder #30 em: 22 de Agosto de 2014, 17:36 »
Vocês não se explicam bem, ou eu sou de compreensão lenta lol.
Eu estava a entender que o problema era fixar as chumaceiras que seguram as polies, e não as polies em si aos veios, nesse caso e pelo que dizes, estás a usar uma polie com um set screw(não sei o nome em português  :( ) é isso?
E porque não maquinar o veio do motor para fazer um D ou um duplo D na ponta e depois um set screw a apanhar a face plana.

Eu conheço como parafuzo de ponto.
PDI

Offline Nunito

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 923
Re: Fixar pulleys
« Responder #31 em: 22 de Agosto de 2014, 19:30 »
Boas,

Existem aqui 2 questões diferentes no tópico, uma do metro_ outra do nunito.

Para ser sincero ainda não percebi bem o problema do nunito ... está na ligação "motor" <=> "sem fim" ?

Boas.
Se criei confusão peço desculpa pela causa.
Para explicar melhor a minha situação aqui vai uma imagem do sistema de engrenagem da minha CNC, e respectivos pernos roscados.

Cumprimentos, Nuno

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: Fixar pulleys
« Responder #32 em: 22 de Agosto de 2014, 20:20 »
@nunito: as tuas polias são destas polias pra correia dentada?
e pelo teu desenho duas teem gola e uma delas é lisa, certo?
pronto, nesse caso as polias com gola n teem ja um furo roscado pra meter um perno como se vê nesta figura?


Os tais pernos rocados são deste tipo, sao sem cabeça, que se apertam com chaves sextavada e na ponta (ha varios tipos) mas normalmente sao de ponta arredondada que entram numa covinha que sao feitas normalmente nos veios ou entao sao de ponta cilindrica ou bicuda pra apertar no cilindro caso nao tenham essa covinha feita.

Os pernos sao deste tipo:

e este tem um sistema de mola na ponta pra se consguir acertar na covinha no veio sem fazer pontaria e apenas rodando o veio até ao encaixe.


Os pernos sao até M3, por isso é que falei em pinos lisos qdo as polias e os furos sao mais pequenos e nao é possivel abrir roscas.. (ha pinos cilindricos, conicos, solidos ou elasticos..)

Para a polia maior, que nao tem gola, normalmente é segurado com chaveta (ou com veio estriado, mas esta soluçao é mto cara e normalmnete veem-se nas caixas de velocidades), mas o veio tem de ser fresado uma cama prá chaveta e a polia pra nao fugir transverssalmente, tem de levar um anel elastico (onde tb tem de levar uma ranhura feita no veio).


Ha quem fure na polia mesmo pra meter um perno roscado, na vez da gola lisa da polia...desde que se fure na cavidade ou que apanhe o menos possivel o dente da polia, assim n se compromete a engrenagem da corrente nesse sitio..

(se quiseres fresar o veio com as ranhuras pros veios elasticos, a cama das chavetas ou as covinhas prós pernos, tenho uma fabrica onde podem fazer isso e tb arranjam os  tais pernos e aneis elasticos se for preciso. Mas pode ficar um pouco caro o serviço e convinha que o veio nao tenha ja nenhum tratamento superficial que dificulte o fresar)

O tal anel elástico ou anel de retenção (tb ha pra diametros interiores e de outros tipos):
« Última modificação: 22 de Agosto de 2014, 20:25 por Hugu »

StarRider

  • Visitante
Re: Fixar pulleys
« Responder #33 em: 22 de Agosto de 2014, 21:20 »
Boas,

Existem aqui 2 questões diferentes no tópico, uma do metro_ outra do nunito.

Para ser sincero ainda não percebi bem o problema do nunito ... está na ligação "motor" <=> "sem fim" ?

Boas.
Se criei confusão peço desculpa pela causa.
Para explicar melhor a minha situação aqui vai uma imagem do sistema de engrenagem da minha CNC, e respectivos pernos roscados.

Cumprimentos, Nuno

Boas Nunito,

Por mim não é confusão alguma na questão do tópico, nem sequer é um tópico meu, por isso, e pela parte que me
toca tudo na boa :)

Mas na verdade não estava mesmo a perceber a tua questão, estava a imaginar uma situação muito diferente da
que agora percebi graça à tua ilustração.

Na minha opinião, penso que não tens mesmo grande solução, não tens parede para pernos maiores que M3 e os
fios de rosca também são poucos.

A minha solução para essa situação era mesmo fazer uma "casa" no veio, ou seja, marcas o veio com o próprio perne
retinas tudo e com uma broca fazes uma pequena cratera no veio, talvez assim a coisa aguente mais.

Abraços,
PA




Offline Nunito

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 923
Re: Fixar pulleys
« Responder #34 em: 22 de Agosto de 2014, 22:36 »
Boas Nunito,

Por mim não é confusão alguma na questão do tópico, nem sequer é um tópico meu, por isso, e pela parte que me
toca tudo na boa :)

Mas na verdade não estava mesmo a perceber a tua questão, estava a imaginar uma situação muito diferente da
que agora percebi graça à tua ilustração.

Na minha opinião, penso que não tens mesmo grande solução, não tens parede para pernos maiores que M3 e os
fios de rosca também são poucos.

A minha solução para essa situação era mesmo fazer uma "casa" no veio, ou seja, marcas o veio com o próprio perne
retinas tudo e com uma broca fazes uma pequena cratera no veio, talvez assim a coisa aguente mais.

Abraços,
PA
Pois a "cratera" nos veios fiz logo de inicio, pois pensei logo que aquilo poderia rodar com o esforço.
Mas mesmo assim, como os fios de rosca são poucos aquilo com o movimento para trás/frente vai-se desapertando.
Tenho de estudar uma forma de resolver o problema.
Abraços

Offline Alfredo Garcia

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 437
Re: Fixar pulleys
« Responder #35 em: 22 de Agosto de 2014, 23:01 »
Se tens espaço como mostras no dezenho, para não estragar nada podes fazer um casquilho com dois diametros internos, um com a medida do veio e outro com a medida da polia mais pequena.
Esssa peça leva um parafuso a apertar o veio e outro a apertar a polia no sitio dos parafusos e nessa nova peça podes por parafusos maiores, alem de poderes fazer a peça em aço que leva com mais aperto.



desculpem mas não consigo pro a imagem mais pequena.
« Última modificação: 22 de Agosto de 2014, 23:08 por Alfredo Garcia »
PDI

Offline dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.189
Re: Fixar pulleys
« Responder #36 em: 22 de Agosto de 2014, 23:21 »
Só um pequeno offtopic sobre imagens.
Há fóruns que suportam [ img {width} x {height} ] para redimensionar, este não é o caso mas suporta [ img width={width} height={height} ]