collapse

* Posts Recentes

No meio desta crise de MCUs e dev-boards quais as dev-boards que estão a usar? por jm_araujo
[Ontem às 23:54]


Meu novo robô por senso
[Ontem às 22:38]


Dimmer PWM para controlo de resistencia eletrica 2500W por blabla
[26 de Janeiro de 2022, 21:28]


STM32 BluePill in Rust - Project template por blabla
[25 de Janeiro de 2022, 09:45]


Pequenos guias com informação sobre programação e eletrónica. por blabla
[23 de Janeiro de 2022, 21:28]


GPS Disciplined Oscillator por SerraCabo
[23 de Janeiro de 2022, 00:44]


Fita de LEDs RGB por blabla
[18 de Janeiro de 2022, 13:47]


KGM Edgelit Displays por SerraCabo
[18 de Janeiro de 2022, 10:25]


Saiu Kicad 6.0.1 por SerraCabo
[17 de Janeiro de 2022, 16:47]


Keyboard - A promessa de se atingir 500+WPM - Words Per Minute por blabla
[16 de Janeiro de 2022, 14:00]

Autor Tópico: Por que nunca se deve confiar no que diz o cliente  (Lida 474 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline SerraCabo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 974
    • Serra Cabo
Por que nunca se deve confiar no que diz o cliente
« em: 26 de Novembro de 2021, 10:07 »
:) :) e voltei a cair na esparrela.

Diz-me o "cliente", familiar chegado.

"Ausentei-me uns dias e quando voltei tinham-me avariado o serrote".

Flava de uma serra eléctrica, a bateria, de cortar lenha.

O sintoma era o funcionar num frenético liga/desliga.

Abri a coisa e para além da placa de controlo, nada mais havia (sensores, etc) que pudessem estar na origem da encrenca.

.. e acerta altura lembrei-me de medir a tensão da bateria. Estava descarregada.

SC

Offline dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.050
Re: Por que nunca se deve confiar no que diz o cliente
« Responder #1 em: 27 de Novembro de 2021, 19:23 »
Bem-vindo ao mundo das reparações  ;D

Perdi o nº de clientes que se queixaram do comando não estar funcionando, quando dentro da garantia.
A 1ª coisa em tudo o que é eléctrico é verificar a alimentação, sem ela passa a ser manual lol

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.815
  • NERD!
Re: Por que nunca se deve confiar no que diz o cliente
« Responder #2 em: 28 de Novembro de 2021, 11:08 »
1o mandamento do código das reparações :"Thou shalt check voltages", que traduzido deveria ser "No primeiro dia o Senhor verificou as tensões" ;D

PS: Caso não esteja claro, não estou armado em inquisidor! Já pequei muito e hei-de pecar  ;D ;D ;D
« Última modificação: 28 de Novembro de 2021, 12:02 por jm_araujo »

Offline dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.050
Re: Por que nunca se deve confiar no que diz o cliente
« Responder #3 em: 03 de Dezembro de 2021, 14:17 »
"Thou shalt check voltages" EEVblog  ::)

É normal para mim cometer falhas, mesmo graves, por lapso ou falta de atenção.
A vantagem é saber como remedia-las, acho que se aprende bastante assim.

Lembro-me de uma "reparação " que fiz no carro, o vidro do lado direito não se mexia, então toca a desmontar todo o painel lateral, verificar os interruptores, medições, etc...
Depois olhei para os interruptores do lado do condutor, e pensei lá comigo "és muita burro" existe um que desativa o accionamento do vidro.

O que quero dizer, é que estamos habituados a seguir uma sequência, e na distração esquecemos o obvio  :-[