collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Gestão de Stock  (Lida 11505 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline zordlyon

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.768
Gestão de Stock
« em: 21 de Agosto de 2011, 02:04 »
Pois é pessoal, eu tenho tido uma ideia, mas não sei se irei a avante com este projecto, preciso de opniões e se será viável ou não, e o que dizem da ideia tambem...

É o seguinte, os meus pais tem uma empresa e os acessorios andam sempre desorganizados e não sei que, e não há controlo nenhum, e nestes tempos de crise tudo faz falta, quanto menos desperdicio melhor..

Então eu tinha me lembrado de fazer algo do genero:
->1 Arduino Duelaminove/Uno - http://ptrobotics.com/product.php?id_product=226
->1 Ethernet Shield - http://ptrobotics.com/product.php?id_product=233
->1 KeyPad de 16 teclas - http://ptrobotics.com/product.php?id_product=654
->1 ecra daqueles de 16x2 pixeis - http://ptrobotics.com/product.php?id_product=617

Pegava nisto tudo e fazia algo assim:




Tipo uma calculadora, basicamente a unica coisa que se fazia aqui era, quando se retirava algo do stock, essas peças teriam uma Referencia, e bastava introduzir a referencia e dar "Enter", que por usa vez estava ligado via Ethernet a um servidor com uma base de dados Online que apartir de qualquer sitio se conseguiria ter acesso a base de dados, e conseguia se saber o que se tem em stock em casa ou não.

As entradas de material para o stock são dadas num computador na base de dados por um funcionario do escritorio, quando se fazia uma encomenda de X peças essas X peças iriam para stock, e depois sempre que um empregado vá la tirar 1 peça bastava a saida do armazem de stock digitar a Ref e quantidade e dar "Enter", ele automaticamente ia a base de dados e retirava aquela referência X peças..

Que dizem? Acham que vale os 80€ do material em questão?
Teem soluções mais baratas?

Cumprimentos,
André Carvalho.
Cumprimentos,
André Carvalho.

Offline vdr

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 78
Re: Gestão de Stock
« Responder #1 em: 21 de Agosto de 2011, 09:47 »
Eu encomendei ontem este ethernet module ENC28J60, já existem umas bibliotecas e fica bem mas barato. Também podes usa-lo com um breaduino pois não tenho de andar com uma shield atrás.

E já pensaste como farias se fossem retiradas mais do que uma unidade de cada acessório? É chato introduzir duas vezes a mesma referencia. Podia ser tipo { <referencia> enter <quantidade> enter }
« Última modificação: 21 de Agosto de 2011, 09:54 por vdr »

Offline zordlyon

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.768
Re: Gestão de Stock
« Responder #2 em: 21 de Agosto de 2011, 09:50 »
E já pensaste como farias se fossem retiradas mais do que uma unidade de cada acessório? É chato introduzir duas vezes a mesma referencia. Podia ser tipo { <referencia> enter <quantidade> enter }

Sim caro Vdr, era assim que tinha em mente também.

O que eu tenho aqui em casa é um armazem cheio de material, e a saida tem uma porta pequena, nessa porta a ideia seria ao lado da porta colocar este aparelho. o Esritorio fica a uns 3 metros de distancia, portanto dava perfeitamente para ligar com um cabo ethernet ao computador que esta no escritorio.

Cumprimentos,
André Carvalho.
Cumprimentos,
André Carvalho.

Offline andre_f_carvalho

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.469
    • Pro - andrefcarvalho
Re: Gestão de Stock
« Responder #3 em: 21 de Agosto de 2011, 09:56 »
Porque não usa um programa tipo phc e bastava só o pc já que existe uma pessoa no escritório, ou usas códigos de barras com a referência de cada produto e assim era odor tempo que democratas a inserir dados ou até prevenir enganos na marcação da referência

Offline zordlyon

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.768
Re: Gestão de Stock
« Responder #4 em: 22 de Agosto de 2011, 20:06 »
A ideia do PHC era boa Andre, mas neste caso voce diz a pessoa que esta no escritorio fazer a reposição do stock e quando se retira algo do stock tambem??

Cumprimentos,
André Carvalho.
Cumprimentos,
André Carvalho.

Offline andre_f_carvalho

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.469
    • Pro - andrefcarvalho
Re: Gestão de Stock
« Responder #5 em: 23 de Agosto de 2011, 00:19 »
sim, caso não seja muita coisa a sair de armazem compensa, agora se são muitas coisas a sair, a ideia era usar um leitor de codigo de barras  e inseria-se  aquantia, agora pode é não dar jeito estar sempre a ler os codigos, e assim bastava dizer a menina do escritorio o que era e a quantidade e tinha-se so uma pessoa a mexer no pc o que nos livrava de acertos de sotck

Offline zordlyon

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.768
Re: Gestão de Stock
« Responder #6 em: 23 de Agosto de 2011, 00:50 »
O unico mal e que são varios empregados, e estar a subir ao escritorio so para dizer "olhe retirei 1 fechadura do stock" nao daria jeito..

O codigo de barras era interessante, mas tambem tem um problema, quando se vai ao stock por exemplo buscar meia duzia de parafusos, nem a caixa, nem os parafusos traz codigo de barras, logo ja nao daria...

Enquanto que se fosse pela ref do parafuso e quantidade ja dava...

Cumprimentos,
André Carvalho.
Cumprimentos,
André Carvalho.

Offline andre_f_carvalho

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.469
    • Pro - andrefcarvalho
Re: Gestão de Stock
« Responder #7 em: 23 de Agosto de 2011, 00:59 »
sim mas o codigo de barras era criado por voces, no qual daria uma referencia no pc aquele codigo

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: Gestão de Stock
« Responder #8 em: 23 de Agosto de 2011, 02:58 »
sim mas o codigo de barras era criado por voces, no qual daria uma referencia no pc aquele codigo

sim, eu tb apostava num leitor de código de barras. Se a caixa de parafusos n tem código de barras e outros produtos, vcs criavam uns codigos de barras pra esses produtos e dpx metiam na base de dados esse codigo de barras a bater no respectivo produto. Assim qdo houver saida de 3 parafusos XPTO, o funcionário passava o leitor de codigo de barras, no codigo de barras do produto e dpx podia aparecer no display a pergunta "Quantidade?" e assim com o teclado matricial, o funcionario digitava a qtidade, e fazia enter. Ao fazer o tal enter, seria descontado a tal qtidade desse produto.

Qto ao material, eu sugeria antes um lcd maior, para aparecer algum texto sobre o produto e tal..
lcd 20x4: http://www.g7electronica.net/lcds/81-lcd-20x4.html (16x2: http://www.g7electronica.net/lcds/80-lcd-16x2.html)
keypad 4x4 branco: http://www.g7electronica.net/diversos/120-keypad-4x4.html
Arduino 2009: http://www.g7electronica.net/arduino/199-arduino-duemilanove-c-atmega328.html

qto ao modulo ethernet, estou à espera duns módulos, e se quiseres um leitor de codigo de barras, tb arranjo!
« Última modificação: 23 de Agosto de 2011, 20:18 por Hugu »

Offline zordlyon

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.768
Re: Gestão de Stock
« Responder #9 em: 23 de Agosto de 2011, 10:07 »
Hum obrigado pela ajuda caro Hugo...

Mas o codigo de barras ha um grande problema no meu caso, e que quase nada tem codigo de barras, e primeiro iria se perder muito tempo a criar codigos de barras para cada produto, e depois por exemplo, ia se a uma caixa de parafusos tirar os ditos "meia duzia de parafusos" e depois a saida tinhamos o leitor de codigo de barras, mas so se levava meia duzia de parafusos na mao e o codigo de barras estariam na caixa, e nao nos parafusos, logo tinha se que ir a caixa com o leitor..

E se por exemplo se leva-se 2 ou 3 tipos de parafusos diferentes, tinha se que ir a caixa ler o codigo de barras, e vir a entrada introduzir a quantidade, e depois ir a outra caixa e vir a entrada...ou isso ou trazer as caixas para a entrada e ler os codigos de barras, mas depois tinha que se ir colocar a caixa novamente no sitio. Isto até seria mais ou menos praticavel em caixas de parafusos...

Mas temos por exemplo "Pelucia" que são umas caixas com cerca de 1m X 40cm X 30cm, e andar com caixas para a frente e para tras não seria praticavel..

Daí a ideia das referencias, que uma pessoa ia buscar um produto, via a referencia a saida aparecia o seguinte texto por exemplo "introduza a ref" introduzia a referencia, e depois dava enter e aparecia "quantidade?" e introduzia se a ref...
Ao fim de uns tempos até aposto depois de se introduzir varias vezes a referencia de um produto, ja se começava a decorar algumas referencias..

Mas sem duvida que se fosse para ser pratico era mesmo o leitor de codigo de barras, mas não tou a ver que vá funcionar neste caso..  :-\

Cumprimentos,
Andre Carvalho.
Cumprimentos,
André Carvalho.

Offline andre_f_carvalho

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.469
    • Pro - andrefcarvalho
Re: Gestão de Stock
« Responder #10 em: 23 de Agosto de 2011, 10:31 »
podes ter sempre uma tabela ao pé do leitor e assim resolvias o assunto xD

Offline Marvin

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 677
    • The scientist and the geek
Re: Gestão de Stock
« Responder #11 em: 23 de Agosto de 2011, 11:49 »
Isto parece-me um problema para o Super RFID! :P

eu diria q umas tags de rfid e um leitor resolviam isso.

Claro está que era preciso ao dar entrada no stock colar as tags e indicar q produto era, isso claro pode ter peso na estrutura da empresa e tambem não sei bem o preço das etiquetas rfid passivas.

Em relação a parafusos e outro material a granel, seria apenas passar a caixa no leitor aquilo detecta a referencia e só se insere a quantidade.

O mesmo se pode fazer com codigos de barras e um leitor, mas o problema é q o codigo de barras estraga-se mto em ambientes oficinais/armazem e acabam sempre por ter de meter a referencia a mão.

De qq forma se os rfid/codigos barras não forem viaveis, a tua solução parece-me boa o problema parece-me ser a interação humana, o teu sistema depende mto do trabalho do funcionario.

Se o tipo mete mal a referencia vais ter erros de stock, e pela minha experiencia, as pessoas vão colocar mal a referencia.
Dronetech BlogThe Scientist and the Geek

Offline dvdt

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.248
  • David Teles
    • Site Pessoal
Re: Gestão de Stock
« Responder #12 em: 23 de Agosto de 2011, 12:17 »
Bons dias pessoal eu venho aqui dar uma sugestão pois já ando a seguir este tópico desde o inicio.
Não sei se vocês algumas vez viram os empregados do super mercado andarem com um leitor de barras na mão mas que tem um teclado e um lcd.
Não seria mais pratico produzir um equipamento deste género?
Sim ficaria mais pois teria que haver dois xbee ou algo do género mas pelo menos era portátil e assim o empregado apenas tinha que o tem por exemplo ao pescoço pegar nele ler o código, digitar a quantidade e era sempre a andar.
Engenharia Electrotécnica e Computadores (IST)
Analyst in a Big 4

Offline Marvin

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 677
    • The scientist and the geek
Re: Gestão de Stock
« Responder #13 em: 23 de Agosto de 2011, 13:25 »
Sim ficaria mais pois teria que haver dois xbee ou algo do género mas pelo menos era portátil e assim o empregado apenas tinha que o tem por exemplo ao pescoço pegar nele ler o código, digitar a quantidade e era sempre a andar.

Acho q as xbee's são overkill para aqui, um transmissor/emissor barato fazia o mm. Ou em ultimo caso os modulos nrf24l01+.

Mas parece-me tb uma boa ideia.
Dronetech BlogThe Scientist and the Geek

Offline zordlyon

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.768
Re: Gestão de Stock
« Responder #14 em: 23 de Agosto de 2011, 13:30 »
Pois, ja tinha pensado nos rfid caro Marvin mas a questão das tags é complicado, porque são pessoas "leigas" no assunto e nada percebem disso..

Em relação as referencias tambem ja tinha pensado que irão introduzir mal as referencias, mas existe sempre a possibilidade de fazer "Segurança à Windows Vista"  ;D que é depois de introduzir a referência e a quantidade dizer "Tem a certeza que introduziu correctamente os dados?" e depois colocar "Tem a certeza que tem a certeza de que respondeu correctamente a pergunta anterior?" Nah, esta ja estou a brincar  ;D...

Mas algo do genero so para confirmar os dados..


Caro Dvdt, a solução dos xbee tambem tinha pensado nela, mas tem 3 grandes problemas..
1º é dispendioso...
2º tinha que ter um receptor no servidor..
3º Como eu conheço e tenho experiencia de empregados ja a cerca de 15 anos que convivo na serralharia, os empregados não têm cuidado com nada, e se for uma coisa movel, é para mais dia menos dia andar aos tombos, ou levar com alguma coisa em cima...
Portanto a melhor solução é mesmo ficar na saida do armazem de stock fixo na parede..

Cumprimentos,
André Carvalho.
Cumprimentos,
André Carvalho.