collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Corrente continua  (Lida 8713 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline pmj_pedro

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 328
Corrente continua
« em: 13 de Novembro de 2012, 20:18 »
boa noite

Estou a tentar fazer um circuito de corrente constante em que depende de uma entrada (por exemplo de um microcontrolador por pwm) que varia de 0 a 2.5v por exemplo.
O problema é que para valores inferiores a 0.7v o circuito deixa passar uma corrente enorme, nos valores a cima a corrente é dada pela formula I = Vin/R1.



Alguem sabe como resolver isto? é que precisava de ter uma corrente zero para vin = 0

edit: correçao da imagem
« Última modificação: 13 de Novembro de 2012, 20:24 por pmj_pedro »

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Corrente continua
« Responder #1 em: 13 de Novembro de 2012, 20:44 »
Mete 1 a 10K em série com a saída do AMPOP.
Esse AMPOP não precisa de alimentação simétrica?
Não vejo nenhum "Vin" no esquema.

Offline pmj_pedro

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 328
Re: Corrente continua
« Responder #2 em: 13 de Novembro de 2012, 22:11 »
Mete 1 a 10K em série com a saída do AMPOP.
Esse AMPOP não precisa de alimentação simétrica?
Não vejo nenhum "Vin" no esquema.

Penso que nao precisa de alimentaçao simetrica, tive a testar no laboratorio e funciona "bem" para Vin maior que 0.7V
o "Vin" é o que entra no "+" do opmap

A resistencia em serie que estas a falar é entre a saida do opamp e a entrada do transistor? Eu cheguei a meter uma resistencia ai mas nao alterou nd

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Corrente continua
« Responder #3 em: 14 de Novembro de 2012, 01:16 »
Mas pode não funcionar bem com Vin+, Vin- ou Vout "perto" de Vdd (GND). Vê a datasheet.

Eu tenho esse circuito a funcionar à minha frente com um LM358 e trasístor bipolar, e vai até zero, mas a datasheet do LM358 diz que as entradas e saída podem ir até zero quando Vdd = 0.

Offline pmj_pedro

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 328
Re: Corrente continua
« Responder #4 em: 14 de Novembro de 2012, 01:31 »
Mas pode não funcionar bem com Vin+, Vin- ou Vout "perto" de Vdd (GND). Vê a datasheet.

Eu tenho esse circuito a funcionar à minha frente com um LM358 e trasístor bipolar, e vai até zero, mas a datasheet do LM358 diz que as entradas e saída podem ir até zero quando Vdd = 0.

tive a ver o datasheet e nao vejo referencia a tal, mas sei que este opamp nao funciona rail to rail, por isso é possivel que seja isso. Vou tentar testar o circuito na sexta feira com alimentaçao simetrica.
Existe o msm integrado com 3 ou mais opamp no msm package

E obrigado pela ajuda
« Última modificação: 14 de Novembro de 2012, 01:35 por pmj_pedro »

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Corrente continua
« Responder #5 em: 14 de Novembro de 2012, 02:42 »
A datasheet não menciona em lado nenhum, não tem nenhum exemplo nem é condição de nehum teste, alimentação não-simétrica. Depois, o chip só tá especificado para alimentação simétrica, e vê-se que os limites garantidos das entradas ficam a 4V da alimentação, sugerindo portanto fortemente que este ampop não funciona perto de Vcc/Vdd.

Se abrires a datasheet do LM358 vais ver em logo na 1ª página e em destaque:

In the linear mode the input common-mode voltage
range includes ground and the output voltage can also
swing to ground, even though operated from only a
single power supply voltage.


Além de:

- Eliminates need for dual supplies
- Allows direct sensing near GND and VOUT also goes to GND
« Última modificação: 14 de Novembro de 2012, 02:45 por Njay »

Offline pmj_pedro

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 328
Re: Corrente continua
« Responder #6 em: 14 de Novembro de 2012, 23:07 »
A datasheet não menciona em lado nenhum, não tem nenhum exemplo nem é condição de nehum teste, alimentação não-simétrica. Depois, o chip só tá especificado para alimentação simétrica, e vê-se que os limites garantidos das entradas ficam a 4V da alimentação, sugerindo portanto fortemente que este ampop não funciona perto de Vcc/Vdd.

Se abrires a datasheet do LM358 vais ver em logo na 1ª página e em destaque:

In the linear mode the input common-mode voltage
range includes ground and the output voltage can also
swing to ground, even though operated from only a
single power supply voltage.


Além de:

- Eliminates need for dual supplies
- Allows direct sensing near GND and VOUT also goes to GND


Quando tu falaste da primeira vez no lm358 fui ver o datasheet dele e encontrei isso que citaste, eu como quero fazer um "fonte de corrente" para leds vou presicar de 3 opamp e queria saber se havia algum integrado ja com 3 ou mais opamp desse

Eu so estava a usar o tl081(2) porque é esse que uso nas aulas,mas temos usado sempre alimentaçao simetrica e ja tinha visto que a saida ficava a uns 2 ou 2.5 volt da alimentaçao, e nao me ocorreu que era necessario esse tipo de alimentaçao

obrigado pela tua ajuda

Offline pmj_pedro

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 328
Re: Corrente continua
« Responder #7 em: 14 de Novembro de 2012, 23:37 »
o lm3403 diz "Output voltage can swing to ground or negative supply", entao este tambem deve de dar?

edit: parece que os LM124/LM224/LM324/LM2902 servem para o que quero que têm no datasheet escrito
       "In the linear mode the input common-mode voltage
        range includes ground and the output voltage can also
        swing to ground, even though operated from only a
        single power supply voltage"

edit2: e qual é a diferença entre LM124/LM224/LM324/LM2902, parecem me iguais
« Última modificação: 14 de Novembro de 2012, 23:50 por pmj_pedro »

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Corrente continua
« Responder #8 em: 15 de Novembro de 2012, 00:41 »
O LM324 é um "duplo LM358", os ampops do 358 e do 324 são iguais. A datasheet do 358 serve para 324. O 324 é ainda hoje o ampop mais barato do mercado :) (€/ampop)

As outras variações se não estou em erro são também iguais só que têm características ligeiramente melhores (estão um bocadinho mais perto do ampop ideal), nomeadamente o offset de entrada.

Em relação ao lm3403, e as entradas? É que tb têm que incluir o GND/negative supply (Vdd). Mas com o LM324 tás safo.
« Última modificação: 15 de Novembro de 2012, 00:45 por Njay »

Offline pmj_pedro

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 328
Re: Corrente continua
« Responder #9 em: 17 de Novembro de 2012, 23:36 »
O LM324 é um "duplo LM358", os ampops do 358 e do 324 são iguais. A datasheet do 358 serve para 324. O 324 é ainda hoje o ampop mais barato do mercado :) (€/ampop)

As outras variações se não estou em erro são também iguais só que têm características ligeiramente melhores (estão um bocadinho mais perto do ampop ideal), nomeadamente o offset de entrada.

Em relação ao lm3403, e as entradas? É que tb têm que incluir o GND/negative supply (Vdd). Mas com o LM324 tás safo.

funciona como previsto, linearmente dependente do Vin, e chega praticamente aos 0mA

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Corrente continua
« Responder #10 em: 18 de Novembro de 2012, 02:13 »
Neste tópico mostro um protótipo de carga dinâmica que fiz:

http://lusorobotica.com/index.php?topic=4520.msg50788#msg50788

Já me foi bastante útil, e já aprendi bastante com ela...

Offline pmj_pedro

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 328
Re: Corrente continua
« Responder #11 em: 18 de Novembro de 2012, 15:42 »
Neste tópico mostro um protótipo de carga dinâmica que fiz:

http://lusorobotica.com/index.php?topic=4520.msg50788#msg50788

Já me foi bastante útil, e já aprendi bastante com ela...

Eu ao construir isto fiquei com dois projectos em mente, 1º fazer uma fonte com corrente e tensao variavel e o 2º era fazer uma "dummy load" algo que peça uma dada currente e evita mudar de resistencias, é mais ou menos o que tu mostraste nesse link, é que ao fazer isto senti a falta de tal, mas em vez de andar a trocar de resistencias andei a variar a entrada nao inversora do opamp

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Corrente continua
« Responder #12 em: 18 de Novembro de 2012, 17:17 »
Não sei se leste o resto do tópico para o qual deixei o link mas é isso mesmo e eu até digo lá que fiz porque tinha que andar a trocar de resistências. Mas depois um gajo vai a ver e pode fazer mais cenas interessantes com isto, como traçar a curva de díodos, ver qual a queda de tensão dum diodo a uma certa corrente, medir a resistência de cabos, e outras coisas.

Se quiseres fazer um circuito que mantém a corrente bastante estável, não uses um zener para a tensão base de referência, usa um TL431, que é uma espécie de zener regulável mas de alta estabilidade e não é caro (por exemplo na minha loja tá a 0,30€). Quando muda um pouco a tensão de alimentação, a corrente no zener também muda e a tensão deste também. Já o TL431 fica ali sempre com a tensão super estável. Fiz uma cenazita para testar o gajo:



Quase todas as PSU de PC têm este TL, se apanhares à mão uma estragada procura-o e retira-lho, isto não costuma avariar.

Outra dica é usar um potenciómetro do tipo logaritmico para ajuste fino de corrente. Isto permite um ajuste mais preciso de valores pequenos de corrente.

E ainda uma outra é meteres uma resistencia de valor alto (100K ou mais) entre a gate e a source do MOSFET. Isto é para garantir que ele não liga se a carga dinamica não tiver power.
« Última modificação: 18 de Novembro de 2012, 17:32 por Njay »

Offline pmj_pedro

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 328
Re: Corrente continua
« Responder #13 em: 18 de Novembro de 2012, 18:03 »
li so o final depois e reparei que era o msm
A minha ideia ainda mt superficial é usar mais ou menos un circuito parecido ao que fiz no inicio mas com um potenciomentro na entrada nao inversora e ligava o drain do mosfet à fonte que queria testar

mas o TL431 parece nao ser capaz de lidar com mt current
« Última modificação: 18 de Novembro de 2012, 18:10 por pmj_pedro »

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Corrente continua
« Responder #14 em: 18 de Novembro de 2012, 18:25 »
O TL431 não precisa de lidar com mta corrente, ele é só para gerar uma tensão super-estável que o potenciómetro usa para dosear a tensão para a entrada não inversora do ampop.