collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[27 de Março de 2024, 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Sistema de chute___Robô Futebol  (Lida 42150 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.189
Re: Sistema de chute___Robô Futebol
« Responder #30 em: 15 de Setembro de 2012, 00:03 »
Um solenoide não depende da tensão mas sim da potência, ser de 230V ou 12V é indiferente.

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Sistema de chute___Robô Futebol
« Responder #31 em: 15 de Setembro de 2012, 00:04 »
Acabas por ter mais vantagens com alta voltagem do que com alta amperagem/corrente, e infelizmente não se pode sempre trocar um por outro sem se perder alguma coisa.
Avr fanboy

Offline dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.189
Re: Sistema de chute___Robô Futebol
« Responder #32 em: 15 de Setembro de 2012, 00:27 »
Já me lixaste... estava a relacionar um solenoide com um altifalante, então porque é que a tensão é assim tão importante?!
Acho que existem solenoides de 12V bem potentes e podem aplicados nesta situação, se bem que o preço é desanimador.

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Sistema de chute___Robô Futebol
« Responder #33 em: 15 de Setembro de 2012, 00:38 »
É como num motor DC, mais voltagem = mais rotação, penso que num solenóide mais voltagem = mais velocidade de disparo, não se é um factor limitativo num robot desse tamanho, mas os solenoides das máquinas de flippers eram bem potentes, pelo menos dão impressão disso, o problema é ter 100A de reserva, que um solenoide de baixa voltagem a disparar deve fazer cá uma mossa na voltagem e na corrente que precisa..
Avr fanboy

Offline dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.189
Re: Sistema de chute___Robô Futebol
« Responder #34 em: 15 de Setembro de 2012, 00:45 »
Temos aqui um caso bicudo, não acredito em ti  ;D LOL
Maior tensão = maior velocidade num motor (o que aconteceu à corrente?!)
A única coisa que importa não é o campo magnético, este tem um limite (saturação), a partir daí não interessa a tensão que a velocidade não vai aumentar?

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Sistema de chute___Robô Futebol
« Responder #35 em: 15 de Setembro de 2012, 00:47 »
Não sei de cor a matemática, mas é por causa de potências acabas por ter algumas a voltagem ao quadrado ou ao cubo e a corrente fica um valor abaixo do da voltagem, não sou bom com teoria..

Mas começas logo pelas limitações no cobre devido a I*I*R, com alta voltagem tens baixa corrente, com corrente na casa das dezenas ou centenas de amperes, tens um rico aquecedor.
Avr fanboy

Offline dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.189
Re: Sistema de chute___Robô Futebol
« Responder #36 em: 15 de Setembro de 2012, 01:02 »
Só fico com um aquecedor se não ligar à secção do cobre.
Acredito mais nas perdas com tensão baixa e corrente elevada, se bem que o alternador do carro funciona bem.
Bem... não te chateio mais que a minha teórica é um pouco limitada... entretanto fico à espera dos xperts aqui do fórum a ver se aprendo um pouco

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Sistema de chute___Robô Futebol
« Responder #37 em: 15 de Setembro de 2012, 01:13 »
Só fico com um aquecedor se não ligar à secção do cobre.
Acredito mais nas perdas com tensão baixa e corrente elevada, se bem que o alternador do carro funciona bem.
Bem... não te chateio mais que a minha teórica é um pouco limitada... entretanto fico à espera dos xperts aqui do fórum a ver se aprendo um pouco


Já somos 2.
Avr fanboy

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: Sistema de chute___Robô Futebol
« Responder #38 em: 15 de Setembro de 2012, 03:19 »
ha solenoides de 12V/5W que puxam/empurram bem!.. e nao sao mais caros k um embulo de certeza (fora o resto dos comps pneumaticos!)

eu acho o k importa é o campo magnetico gerado pela corrente...é a corrente k gera o campo magnetico, logo o k importa é o numero de espiras e a corrente k passa nas espiras..

"There are a number of differences between AC and DC solenoids. DC solenoids are quieter and function more slowly than AC solenoids. They are also less powerful than AC solenoids.
AC solenoids can run the risk of burning out if they malfunction and remain stuck in the open (full-current) position for too long. The current that runs through an AC solenoid starts with a first rush of extremely strong current, then drops to a lower, normal level. If the solenoid stays open too long and receives too much of this first wave of maximum current, it can permanently damage the device. By contrast, DC solenoids experience no alteration in currents and do not run the risk of being damaged by the current.
DC circuits can utilize AC solenoids without a problem, but DC solenoids cannot be used on other circuits without becoming noisy and overheated.
Read more: AC Vs. DC Solenoids & How They Work | eHow.com http://www.ehow.com/how-does_5008123_dc-solenoids-how-they-work.html#ixzz26V4xgVDH
"

Offline Fifas

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 2.064
  • El RoboSapiens
Re: Sistema de chute___Robô Futebol
« Responder #39 em: 15 de Setembro de 2012, 04:01 »
Sim, ha solenoides 12V...Nao seria melhor opçao que o chuto a ar?

Penso que sabes que nós tinha-mos 220V no robô?!?! e as novas regras não o permitem, apenas podemos ter um máximo de 12 ou 15V.

O meu era 110V...e nao era bom levar uma descarga daqueles condensadores...ainda deu para sentir umas vezes :P

Offline microbyte

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.322
    • http://ricardo-dias.com/
Re: Sistema de chute___Robô Futebol
« Responder #40 em: 15 de Setembro de 2012, 10:03 »
Sim, ha solenoides 12V...Nao seria melhor opçao que o chuto a ar?

Penso que sabes que nós tinha-mos 220V no robô?!?! e as novas regras não o permitem, apenas podemos ter um máximo de 12 ou 15V.

O meu era 110V...e nao era bom levar uma descarga daqueles condensadores...ainda deu para sentir umas vezes :P

Po**a vocês tinham mais tensão no sistema de chuto que os nossos robôs da MSL! :o

Offline Joel

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 120
Re: Sistema de chute___Robô Futebol
« Responder #41 em: 15 de Setembro de 2012, 10:29 »
É verdade fifas dá bem para sentir....   :P durante um jogo o meu robo veio contra a tabela e o deu alto estoiro, o condensador do chuto tinha ido a vida.

Trocamos o condensador.A noite tiramos a conexão dele para dar para outros e um colega encostou-o a minha perna e nao foi bonito, fiquei com a marca para mais de uma semana, depois ainda encostou-o em mais dois, quando foi medir quanto ele tinha estava quase todo carregado. Descarregou.o no quarto e deu alto flash.

Se calhar ainda te ganhava-mos microbyte :P

Offline dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.189
Re: Sistema de chute___Robô Futebol
« Responder #42 em: 15 de Setembro de 2012, 10:52 »
Esses tipos de condensadores que aparecem nas fontes comutadas de PCs, TVs entre outros, devem ser descarregados ainda no circuito (desligado) com uma resistência bobinada de baixa impedância, nunca directamente com um fio ou chave de fendas.
Já levei alguns choques com 320VDC e não há nada melhor para acordar. Mas o pior que me lembre foi levantar uma placa de TV colocando as mãos por baixo com ela ainda ligada, o culpado foi o meu ex-chefe que me distraiu. Já do transformador de linhas nunca levei.

Offline m90mine

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 262
Re: Sistema de chute___Robô Futebol
« Responder #43 em: 15 de Setembro de 2012, 13:57 »
Fifas as rodas que usaste no latinhas"" foram desenhadas em auto CAD??? sao feitas em aluminio? onde compraram o resto dos componentes da roda??

Offline Fifas

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 2.064
  • El RoboSapiens
Re: Sistema de chute___Robô Futebol
« Responder #44 em: 15 de Setembro de 2012, 14:09 »
As rodas foram desenhadas por um colega em AutoCAD e feitas num serralheiro...nao foram compradas...