LusoRobótica - Robótica em Português

Mecânica => Servos => Tópico iniciado por: MacgyverPT em 08 de Novembro de 2016, 12:29

Título: Servos: Por onde começar?
Enviado por: MacgyverPT em 08 de Novembro de 2016, 12:29
Boas.

Como alguns viram/leram o meu topic do projeto da construção de um RC Car para uma cadeira da faculdade, o bichinho da eletrónica ficou aqui a moer e, como sou algo curioso, quero aprender mais.
O próximo passo que queria dar era a utilização de um (ou uns) servo(s) mas para isso preciso da vossa ajuda. Fiz uma pesquisa e reparei que há alguma variedade de servos pelo que vos pedia (assim de uma forma resumida) quais os tipos de servo existentes e quais os mais indicados para se iniciar.

Um exemplo: Vamos supor que queria adicionar ao meu RC Car uma forma de, com o sensor de ultrasons detectar se havia algum obstaculo ao seu lado. Para isso precisava que um conjunto servo+HC-SR04 se movimentasse entre os 0º e os 180º, certo? Para isto, que servo teria que adquirir? Em termos de programação não quero nada (para já) porque quero aprender como se programa.


Cumprimentos,
Miguel
Título: Re: Servos: Por onde começar?
Enviado por: KammutierSpule em 08 de Novembro de 2016, 12:41
Para isso precisava que um conjunto servo+HC-SR04 se movimentasse entre os 0º e os 180º, certo? Para isto, que servo teria que adquirir? Em termos de programação não quero nada (para já) porque quero aprender como se programa.

Se é so para colocar um sensor ultrasons (coisa leve) qualquer um serve, talvez quando mais barato melhor IMO.

AFAIK, todos os servos (deste tipo que falas) funcionam na mesma gama de tensoes ~5V e controlados por variacao de pulso a uma determinada frequencia (PWM), serao todos +- compativeis entre si ao nivel de alimentacao e controlo.
Título: Re: Servos: Por onde começar?
Enviado por: jm_araujo em 08 de Novembro de 2016, 12:49
+1 ao que o KammutierSpule disse.

O sinal de controlo é um pulso PWM entre 1 e 2 ms repetido cada 20ms. A duração do mesmo dita a posição do servo e deves ter montes de bibliotecas que te fazem a papa toda em termos de geração do mesmo.
Título: Re: Servos: Por onde começar?
Enviado por: MacgyverPT em 08 de Novembro de 2016, 14:14
@KammutierSpule:
Obrigado pela resposta. Sim, a este nivel quanto mais barato serve para aprender e assim se o "queimar" o valor jogado fora não é muito :P Se entendi, até 5v os servos são praticamente os "mesmos" no seu desempenho (com uma variação ou outra é certo mas todos são equiparaveis).

@jm_araujo:
ou seja, os controlos do PWM que se faz para outros sensores é o mesmo para os servos, certos? Isto é, o mesmo controlo que se tem sobre o PWM temo-lo para o servo.


Obrigado a ambos pelas respostas.

Ainda continuando, percebi que para simples projectos qualquer servo chega e se calhar basta para o nosso proposito, mas se quisermos ir para mais além dos "5v"? Que opções temos?
Título: Re: Servos: Por onde começar?
Enviado por: jm_araujo em 08 de Novembro de 2016, 14:58
Afinal é preciso ir a mais detalhe:
Servo é nome usado para um motor com controlo em loop fechado de posição/velocidade. Que quer dizer? O controlador manda o servo para a posição X sem se preocupar com mais nada e ele tem eletrónica própria que trata de rodar e manter essa posição mesmo que apliques forças externas (desde que não passes das suas capacidades).

Mas quando se fala em servo em ambiente hobby/eletrónica amadora, normalmente está-se a referir a um servo de RC (rádio controle), há carradas de modelos com tamanhos e forças variadas, por exemplo num site popular de material de RC: https://hobbyking.com/pt_pt/servos/all.html

Têm 3 fios, 2 de alimentação e 1 do sinal de controle. A alimentação costuma ser em torno a 5V (mais exatamente de 4.8V a 6V, que corresponde a 4 ou 5 pilhas recarregáveis de 1.2V, apesar de agora toda a gente usar lítio, mas já estou a divagar  ::) )

O sinal de controlo é como disse um PWM com pulsos de 1ms a 2ms que determinam a posição, com repetição cada 20ms (frequência de 50Hz).

Citar
ou seja, os controlos do PWM que se faz para outros sensores é o mesmo para os servos, certos? Isto é, o mesmo controlo que se tem sobre o PWM temo-lo para o servo.

PWM quer dizer Pulse Width Modulation, é um sinal periódico que podes variar a duração do impulso. Não entendo onde queres chegar na associação que estás a fazer com "outros sensores", mas se tens um micro capaz de gerar PWM, ligar um servo não é complicado. Por exemplo para Arduino já muita gente lhe ligou servos e não deve faltar bibliotecas com exemplos.
Título: Re: Servos: Por onde começar?
Enviado por: MacgyverPT em 08 de Novembro de 2016, 15:11
jm_araujo, o que queria dizer com o "ou seja, os controlos do PWM que se faz para outros sensores é o mesmo para os servos, certos? Isto é, o mesmo controlo que se tem sobre o PWM temo-lo para o servo" é o seguinte: No meu rc car, usei os PWM para controlar o motor DC das rodas (definir a velocidade) e no caso do servo era na base da velocidade ou rotação do mesmo.

Se calhar posso estar a fazer confusão, mas foi essa a ideia com que fiquei a primeira vez que li a resposta.
Título: Re: Servos: Por onde começar?
Enviado por: Njay em 08 de Novembro de 2016, 15:15
O pinout mais comum da ficha do servo é o "JR". Como já aqui foi dito à partida todos os servos são iguais; as diferenças são em características como "força" e o material das rodas dentadas (plástico ou metal), e se tem ou não um rolamento no eixo. Também há servos "digitais"; os mais comuns, que são os que normalmente vês usar, são os "analógicos" - a diferença, pelo que percebi, está na "precisão" do controle.

O sinal de controlo de um servo não é exactamente o PWM a que estamos habituados, mas usa a lib de servos do Arduino e não o analogWrite() que ficas bem.

Tens tipicamente 3 tamanhos standardizados (mas há outros): standard, mini e micro.

Um servo pode consumir bastante, mesmo um servo dos mais simples (standard) - com o eixo (quase) trancado um servo vai facilmente a mais de 600mA (USB -> 500mA). Convém meter um condensador electrolítico (por exemplo 100uF ou mais) agarrado à alimentação, mesmo "em cima" da ficha do servo, para evitar que o consumo repentino e alto do servo possa interferir com outros dispositivos alimentados pela mesma fonte.
Título: Re: Servos: Por onde começar?
Enviado por: MacgyverPT em 08 de Novembro de 2016, 17:04
NJay obrigado pela resposta. Mais uns dados a juntar aos meus "registos"  :D
Título: Re: Servos: Por onde começar?
Enviado por: KammutierSpule em 08 de Novembro de 2016, 19:41
Se entendi, até 5v os servos são praticamente os "mesmos" no seu desempenho (com uma variação ou outra é certo mas todos são equiparaveis).

Ha algumas (pequenas) diferencas de velocidade, mas nao singificativo para este caso (dado q vais variar "lentamente")
Título: Re: Servos: Por onde começar?
Enviado por: TigPT em 08 de Novembro de 2016, 23:20
Se precisares de um controlo mais avançado ou de programar rotinas para o servo, existem também servos digitais por i2c ou assim, mas para o que referes interessa mesmo os básicos por pwm.

Era só para saberes que existem e não estranhares se vires referencia a servos digitais.