LusoRobótica - Robótica em Português

Sobre o LusoRobótica => Acerca do LusoRobótica => Tópico iniciado por: TigPT em 18 de Janeiro de 2018, 08:26

Título: LR, passado, presente e futuro
Enviado por: TigPT em 18 de Janeiro de 2018, 08:26
Citar
True story.

Verdade seja dita, o LR tem vindo a ter cada vez menos movimento, em especial também por culpa minha que não me tenho dedicado a este projecto nos últimos tempos.

Edit: Em separação do tópico original Que potência contratada têm em vossa casa? (https://lusorobotica.com/index.php?topic=9244) gostaria que fosse debatido por todos o assunto. Afinal o LR foi criado como uma comunidade e sempre foi um espaço onde foi incentivada uma total transparência e comunicação entre todos os seus membros. Ao contrário de alguns espaços na web infantis onde as crianças lutam por ter algum status, os Moderadores e Administradores só surgiram para colaborar com a manutenção do espaço.

Assim, e todos em pé de igualdade, gostaria de ouvir críticas e sugestões (mas não é infantilidade de apontar o dedo a A ou B e dizer que se devia fazer assim ou assado subjectivamente) para que possamos dinamizar mais a interação entre estes membros que partilham conhecimentos, interesses e dúvidas.

Mantenho a baixo as mensagens que levaram à separação deste tópico apenas para referência.
Título: Re: LR, passado, presente e futuro
Enviado por: LVirtual em 18 de Janeiro de 2018, 09:02
True story.

Verdade seja dita, o LR tem vindo a ter cada vez menos movimento, em especial também por culpa minha que não me tenho dedicado a este projecto nos últimos tempos.

Usando a frase da minha assinatura aqui so tenho isto a dizer:

"O defeito mais grave do Lusorobotica, aquele que coloca mais obstáculos à sua dinamização, é a crença profundamente arreigada de alguns membros na infalibilidade dos seus raciocínios e dos seus pontos de vista."

Isso faz com que a maioria dos membros desista de participar aqui, porque ja sabe de antemão que tudo o que escrever vai ser objecto de escarnio e mal dizer por alguns "doutores".
Se calhar é pela abertura mental e educação dos membros que teras que começar Tiago.
Estas "pestilencias" ja nao sao de agora avaliando o que li em topicos dos ultimos anos.
Basta fazeres uma leitura atenta e isenta dos topicos anteriores.
;)
Título: Re: LR, passado, presente e futuro
Enviado por: TigPT em 18 de Janeiro de 2018, 11:09
Queres dar alguma sugestão prática e objectiva?
Título: Re: LR, passado, presente e futuro
Enviado por: LVirtual em 18 de Janeiro de 2018, 14:57
Queres dar alguma sugestão prática e objectiva?

Já dei no meu post acima do teu.
Apenas posso acrescentar por exemplo que poderas começar por incutir aos teus adjuntos um certo cuidado
na forma como tratam os meros users do forum. É que nao é um canudo que dá civilidade ás pessoas, mas sim
certos habitos e regras de boa convivencia. Nem toda a gente tem esses habitos de nascença, infezlimente...

Afinal o mentor e manda-chuva desta comunidade és tu. Eu nao tenho funçoes administrativas aqui nem sequer
pretendo ter. Mas ja passei por muitas comunidades na web e ainda estou em bastantes e tenho experiencia de
vida suficiente para perceber as diferenças de atitudes dumas pras outras.

Mas isto neste topico ja chega. Podes sempre abrir um topico algures para se debater a saude da comunidade Lusorobotica.
Pode ser que ate tenha bastante participaçao da parte adormecida do LR... pode ser...
Título: Re: LR, passado, presente e futuro
Enviado por: TigPT em 19 de Janeiro de 2018, 16:52
Ou estou muito cansado do trabalho ou vais ter que me trocar isso por miúdos Silvio. Há alguma questão ou membro em específico que queiras criticar?

É muito giro escrever umas coisas e levantar poeira sem ser objectivo, mas já que o Njay abordou o tema da inactividade do fórum e bem, podemos discutir a situação de forma produtiva.

Eu diria que possivelmente a maior parte dos jovens adolescentes da origem do LR acabaram por seguir a sua vida profissional e pessoal possivelmente menos relacionada com esta área, o que levou a uma redução de actividade do fórum.

Sempre se zelou por um espaço onde todos pudessem interagir livremente desde que respeitando os restantes e mais ou menos activamente, a maior parte continua ainda a passar por cá de vez em quando.
Título: Re: LR, passado, presente e futuro
Enviado por: zordlyon em 19 de Janeiro de 2018, 20:48
Viva,

Eu não tenho participado pelo motivo mencionado pelo Tiago, segui a vida profissional (programador) e afastei-me das brincadeiras de electrónica em casa.
Não tenho tempo simplesmente mas sempre que posso vou dando aqui uma espreitadela.

Sinceramente gabo o Tiago pelo esforço que faz em manter isto em pé, acho que este fórum se for à vida perde-se muito conhecimento.

Relativamente a moderadores, não o sou, nunca tive problemas com nenhum, mas também acredito que não se pode agradar a todos. De qualquer forma quando há essas situações se calhar mais vale falar directamente com o mesmo e esclarecer as coisas.

Título: Re: LR, passado, presente e futuro
Enviado por: LVirtual em 20 de Janeiro de 2018, 07:41
Tiago assim de cabeça, estou a lembrar-me dum topico do ano passado onde se debateu uma possivel criaçao dum sistema de drones para vigiar florestas e ou combater incendios com muito boas ideias, de tal forma que sei lá, deve ter sido só por acaso, que ainda ha uns dias atras apareceu nos telejornais uma noticia em que o governo vai apostar num sistema destes para a prevençao dos incendios.

Na altura do debate no topico apareceram duas ou tres pessoas a chamar parvos a quem falou na criaçao deste sistema.
e nao era user acabado de cair de paraquedas no forum.
Mas tens mais dois ou tres topicos, que agora nao me recordo mas hei-de me lembrar deles mais tarde.
Todos do ano passado. Mas se fores ler mais para tras vais encontrar novamente os mesmos "criticos" com palavras menos boas para alguns dos participantes nesses topicos...

em relaçao à falta de tempo para participar aqui, desculpem mas nao acredito nisso. sera mesmo falta de vontade.
Porque eu tambem tenho imensas coisas ao longo do dia para pensar e fazer devido a estar a por de pé o meu projecto empresarial e consigo ainda vir espreitar aqui todos os dias e algumas vezes participar, se nao escrevo mais é precisamente por falta de vontade de participar devido á falta de civilidade de algumas pessoas. Que so aparecem cá a criticar-me quando escrevo algo. Ainda por cima depois vem sempre alguem confirmar o que eu digo, mas isso ja nao conta.

Portanto, sera dificil participar mais do que isto nesta comunidade....

Edit:
Acabei de me lembrar de outro topico relativamente recente :)
O da mediçao da agua do poço. procura por ele e avalia a forma como algumas pessoas reagiram e ou responderam aos outros participantes no topico.
Título: Re: LR, passado, presente e futuro
Enviado por: SerraCabo em 20 de Janeiro de 2018, 12:56
Eu por vezes pergunto-me o porquê de pessoas virem ao fórum com um problema e pretenderem que, à partida, essa é a melhor forma de resolver a coisa com se o problema fosse a solução.

A do poço é um excelente exemplo.

Mais, quando lhes explicam onde está o problema ficam amofinados e disparam em todas as direcções reclamando que não aceitam as ideias alheias... justamente as ideias de quem tem um problema para resolver e não sabe como.

Parece que a malta quer soluções milagrosas baseadas nas mesmas razões por que as coisas não funcionam. E não são admitidas explicações, apenas soluções.

O problema subjacente a tudo isto é que a malta mete-se em trabalhos sem ter a mínima noção não só daquilo em que se mete como também sem noção das suas próprias limitações. Ao receberem respostas parece não gostarem que implicitamente se perceba que as limitações são muitas e ... amofinam.

Nos grupos em inglês a malta que tem esses tiques é ignorada e, se insistir, recebe respostas bem mais ásperas que por aqui. Lembro-me, por exemplo, quando chamei a atenção de que era uma boa prática manter-se uma mão no bolso quando se trabalha com circuitos eléctricos em tensão. Aquilo que é uma prática corrente em todo o mundo foi vista como coisa aberrante ... porque as normas ... !!!!

Outros, parece-me que vêm aqui apenas para que se lhes dê corda.
Título: Re: LR, passado, presente e futuro
Enviado por: SerraCabo em 20 de Janeiro de 2018, 15:02
Entretanto, o que se passa nos PALOPs comparando aos de língua inglesa, é como a terminação face à sorte grande. Parece um deserto.

Desde que o ensino profissional foi morto (há muitos anos) que tudo apenas rasteja, até já o não profissional.

Se aqui há pouca gente, no Ferro Forjado (http://ferroforjado.org/) o deserto é total. Não há gente. O ensino 'tecnológico' de hoje ensina, basicamente, como fazer sem se ter que saber (?). É o que resulta da máxima que tudo empestou: "não é preciso que se aprenda, basta conseguir-se procurar a solução". Tudo se resumirá a buscas no Google.

As consequências estão à vista. Ainda há um local ou outro onde se procura aprender qualquer coisa, mas é cada vez mais raro. Para falar bem e depressa, a quantidade de nabos que aparecem nas turmas é de tal ordem que os poucos que têm potencialidade para aprender ficam submergidos. E depois ninguém chumba porque as entidades oficiais precisam de boas estatísticas (... uma longa conversa)

Há uns meses falava eu com um gajo que tem uma pequena loja e que me explicou que há 20 anos vendia componentes electrónicos porque os alunos no ensino oficial montavam uns circuitos mas que, entretanto, tudo isso acabou e ele hoje vende apenas lâmpadas e afins.

A impressão que tenho é que o panorama é desolador.
Título: Re: LR, passado, presente e futuro
Enviado por: vasco em 21 de Janeiro de 2018, 19:56
Mal ou bem ainda se vai aprendendo qq coisa.
Não sei como era no passado mas atualmente não me desagrada, talvez estejam a comparar com o que era "antigamente" e achem que está mau apenas por fazerem a comparação.

Pessoalmente acho só que falta um pouco de loucura, a maior parte das pessoas sabe minimamente o que está a fazer e raramente faz asneiras interessantes.

O coeficiente de smiles também é um bocado baixo, não digo que venham para aqui contar anedotas mas uma ironia ou um trocadilho são sempre úteis para desanuviar.

Há outros foruns com moderadores muito mais agressivos, experimentem fazer uma pergunta parva na área de audio do arduino.cc, aqui nem se nota quem é e não é moderador.
Título: Re: LR, passado, presente e futuro
Enviado por: Njay em 22 de Janeiro de 2018, 00:48
Quem está interessado em aprender, aprende sempre :)  (já agora, define "asneiras interessantes" :) )

Não sei se a postura de alguns utilizadores aqui é suficiente para afastar os demais*, até porque não há posturas concertadas. Não sei se alguma vez saberemos.

O que me parece mais é que realmente as pessoas tendem a querer soluções rápidas sem querer perceber ou aprender o que quer que seja (e o meu objectivo pessoal ao vir aqui não é o de prestar consultadoria gratuita), e que há um desinteresse crescente e eventualmente fatal para o país pelo saber e saber fazer, como já aqui referido.

Mas há outro factor que também me parece poder estar a influenciar: é que hoje em dia as pessoas usam mais as redes sociais (leia-se facebocas, tviter, linkedout, g+, instagramo... na verdade não há muita concorrência) e conheço até pessoal mais novo que já nem email usa.

Apesar da participação ser pouca, acho que as visualizações (utilizadores e não utilizadores) ainda são em número relevante (havia um link de estatísticas do fórum... que já não encontro).


* Aproveito para dizer que não tenho nenhum problema em ver alguém a apontar-me um dedo, acho até positivo para ambos os lados (do dedo ;D ), mas claro que para haver discussão a apresentação tem que fazer uso de factos, raciocínio lógico e boa educação, e não de discursos dignos de programas de comentário futebolístico :)
Título: Re: LR, passado, presente e futuro
Enviado por: LVirtual em 22 de Janeiro de 2018, 08:43
Eu por vezes pergunto-me o porquê de pessoas virem ao fórum com um problema e pretenderem que, à partida, essa é a melhor forma de resolver a coisa com se o problema fosse a solução.

A do poço é um excelente exemplo.
Por isso é que falei nesse topico...

Mais, quando lhes explicam onde está o problema ficam amofinados e disparam em todas as direcções reclamando que não aceitam as ideias alheias... justamente as ideias de quem tem um problema para resolver e não sabe como.
Se calhar foi quem queria apresentar soluçoes de alta engenharia sem saber como funcionam certos sistemas de controlo de nivel de agua é que ficou amofinado por nao entender nem conseguir conceber uma soluçao simples ja aplicada milhentas vezes em redor do mundo.

Parece que a malta quer soluções milagrosas baseadas nas mesmas razões por que as coisas não funcionam. E não são admitidas explicações, apenas soluções.

E voltamos à mesma condiçao que "so aquilo que eu sei é que esta certo e funciona". Todos os outros que dizem coisas diferentes sao uma "cambada de burros"


O problema subjacente a tudo isto é que a malta mete-se em trabalhos sem ter a mínima noção não só daquilo em que se mete como também sem noção das suas próprias limitações. Ao receberem respostas parece não gostarem que implicitamente se perceba que as limitações são muitas e ... amofinam.

Esta parte faz-me lembrar um video que vi no youtube de um mecanico a tentar reparar um microondas, sem saber sequer o nome dos componentes. Adoro quando olham para um condensador e dizem: "Esta coisinha aqui..."

Nos grupos em inglês a malta que tem esses tiques é ignorada e, se insistir, recebe respostas bem mais ásperas que por aqui. Lembro-me, por exemplo, quando chamei a atenção de que era uma boa prática manter-se uma mão no bolso quando se trabalha com circuitos eléctricos em tensão. Aquilo que é uma prática corrente em todo o mundo foi vista como coisa aberrante ... porque as normas ... !!!!

Nos grupos em portugues como por exemplo o Eletricidade.net no qual tambem se fala de eletronica, robotica, automaçao, avac, electrodomesticos para alem da electricidade em geral tambem aparecem por vezes perguntas menos inteligentes de leigos que vao la parar por precisarem de resolver algo em casa e nao sao tratados assim. Mesmo entre tecnicos e engenheiros que la estao todos os dias e sao muitos mesmo, quando discordam uns dos outros nao partem logo para a peixeirada nem tratam ninguem como estupido. E é um forum portugues feito por portugueses para tugas e brasileiros que tambem ha la muitos. É tudo uma questao de educaçao das pessoas que la vao participar todos os dias. Principalmente os moderadores e administradores do forum. 

Outros, parece-me que vêm aqui apenas para que se lhes dê corda.

Eu parece-me é que alguns tem um ego do tipo dos relogios, daqueles de "corda". ;)

Serra a pratica corrente em todo o mundo é a consciencia total do que se esta a fazer e dos perigos que podem advir dessa "feitura" e nao, seguir habitos de antanho que ja se provaram milhentas vezes que ao invés de reduzir perigos ainda os aumenta mais. Por isso é que de ha uns anos para cá, todas as grandes fabricas começaram a dar formaçao em segurança no trabalho aos funcionarios que usam maquinas todos os dias no seu trabalho.
Antigamente nenhuma oficina fosse do que fosse fazia isso, mas agora fazem. ;)

1 aparte:

Nao sei se é por acaso, mas de repente ja apareceram mais users a abrirem topicos que ja nao via cá ha muito tempo...
Título: Re: LR, passado, presente e futuro
Enviado por: TigPT em 22 de Janeiro de 2018, 09:09
Acho que estás a exagerar e a tratar casos individuais como se fossem norma.

Em todo o caso, cada um da a essas pessoas a relevância que pretende. Tal como não podemos obrigar as pessoas a virem cá, não devíamos de as impedir (salvo casos extremos).

Normalmente ignorar é a melhor resposta.
Título: Re: LR, passado, presente e futuro
Enviado por: vasco em 22 de Janeiro de 2018, 14:09
Normalmente ignorar é a melhor resposta.

Ignorar nunca é a melhor resposta.
Nem nos foruns nem noutro sitio e/ou situação qualquer.
Título: Re: LR, passado, presente e futuro
Enviado por: senso em 22 de Janeiro de 2018, 14:17
A quantidade de forums que morreram porque o FB é mais versátil e posso estar no telemóvel, e depois passados 15 dias ninguem encontra nada porque não existe hierarquia de nada, e o search é completamente inutil, mas viva o FB.

De resto, o que se nota aqui é ego, ego e mais ego, se aquele diz que a minha ideia não serve vou escrever uma dissertação sobre um tema random.

Tipo, o que raio têm os PALOP a ver com esta conversa?

É basicamente atirar barro á parede para ver o que cola ???

Qual é que é a utilidade de tudo quanto é tópico divergir para outro assunto completamente á sorte?

Podem-me chamar nomes, mas virarem filósofos num forum de eletrónica quando metade do que dizem não se aproveita, não faz de vocês mais intelectuais nem ganham internet points.

Eu não tenho dito nada, á muito tempo, porque isto vive á base de drama, se querem drama, adicionem 20 moças no FB e vivam as loucuras do drama fabricado ao minuto.

OMG parti uma unha, adeus mundo.
Título: Re: LR, passado, presente e futuro
Enviado por: LVirtual em 22 de Janeiro de 2018, 14:48
A quantidade de forums que morreram porque o FB é mais versátil e posso estar no telemóvel, e depois passados 15 dias ninguem encontra nada porque não existe hierarquia de nada, e o search é completamente inutil, mas viva o FB.

De resto, o que se nota aqui é ego, ego e mais ego, se aquele diz que a minha ideia não serve vou escrever uma dissertação sobre um tema random.

Tipo, o que raio têm os PALOP a ver com esta conversa?

É basicamente atirar barro á parede para ver o que cola ???

Qual é que é a utilidade de tudo quanto é tópico divergir para outro assunto completamente á sorte?

Podem-me chamar nomes, mas virarem filósofos num forum de eletrónica quando metade do que dizem não se aproveita, não faz de vocês mais intelectuais nem ganham internet points.

Eu não tenho dito nada, á muito tempo, porque isto vive á base de drama, se querem drama, adicionem 20 moças no FB e vivam as loucuras do drama fabricado ao minuto.

OMG parti uma unha, adeus mundo.

acabaste de dizer tudo.
podia recomendar-te para mudares de nick porque nem Senso fazes nem non-sense consegues ser.
mas isso sou só eu a recomendar.
acertaste em algo, talvez por conheceres demasiado bem quiçá...
"De resto, o que se nota aqui é ego, ego e mais ego,"...

nem todas as dissertaçoes sobre o ego precisam de ser grandes,
podem ser curtinhas como a tua...

;)  ;D ::)
Título: Re: LR, passado, presente e futuro
Enviado por: LVirtual em 22 de Janeiro de 2018, 14:53
Acho que estás a exagerar e a tratar casos individuais como se fossem norma.

Em todo o caso, cada um da a essas pessoas a relevância que pretende. Tal como não podemos obrigar as pessoas a virem cá, não devíamos de as impedir (salvo casos extremos).

Normalmente ignorar é a melhor resposta.

Tens razao Tiago na parte sublinhada. mas tambem no resto do "escrito".

mas se calhar tambem é porque a maior parte dos membros desta comundidade deixaram de dar relevancia aos DDT's do LR é que acaba tambem a comunidade luso-robotica por ficar ás moscas...
é uma pescadinha de rabo na boca, ou um loop em linguagem robotica...

Se calhar nesta comunidade em especial o remedio passa por ser medicaçao auto-imposta pelos proprios doentes, para que comecem a sentir-se saudaveis de novo.

Em todas as comunidades de seres humanos, sejam na internet ou numa qualquer esplanada de café, faz sempre falta um pouco de psicologia para manter o ambiente equilibrado. Por enquanto so os robot's ainda nao precisam disso, mas so por enquanto...
Título: Re: LR, passado, presente e futuro
Enviado por: TigPT em 22 de Janeiro de 2018, 16:38
Normalmente ignorar é a melhor resposta.

Ignorar nunca é a melhor resposta.
Nem nos foruns nem noutro sitio e/ou situação qualquer.

Não me interpretes mal, não ando a ignorar as pessoas que se dirigem a mim, pelo contrário, contudo a experiência leva-nos a identificar quem apenas quer "flame wars", seja online, seja offline.

Se alguém esta parado no transito ou faz algo que não deve, em vez de julgar, dou o beneficio da dúvida, a pessoa ou não sabe o que fez ou está transtornada com algum problema pessoal, deixa-a ir à vida dela em vez de estar a mandar vir.

O mesmo faço online, se alguém simplesmente quer provocar, não estou para ai virado, tenho mais sítios onde investir o meu tempo e o meu estado de espírito, contudo se alguém quiser ter uma discussão pertinente sobre qualquer tema que seja, estou all in e acho que todas as discussões (troca saudável de pontos de vista) são sempre produtivos, quer seja para confirmarmos o nosso ponto de vista, quer seja para mudarmos o nosso ponto de vista sobre determinado assunto, mas decididamente tiram-nos da zona de conforto e fazem-nos sempre aprender, nem que seja aprender a transmitir as nossas ideias de outra forma.
Título: Re: LR, passado, presente e futuro
Enviado por: LVirtual em 22 de Janeiro de 2018, 16:44
Normalmente ignorar é a melhor resposta.

Ignorar nunca é a melhor resposta.
Nem nos foruns nem noutro sitio e/ou situação qualquer.

Não me interpretes mal, não ando a ignorar as pessoas que se dirigem a mim, pelo contrário, contudo a experiência leva-nos a identificar quem apenas quer "flame wars", seja online, seja offline.

Se alguém esta parado no transito ou faz algo que não deve, em vez de julgar, dou o beneficio da dúvida, a pessoa ou não sabe o que fez ou está transtornada com algum problema pessoal, deixa-a ir à vida dela em vez de estar a mandar vir.

O mesmo faço online, se alguém simplesmente quer provocar, não estou para ai virado, tenho mais sítios onde investir o meu tempo e o meu estado de espírito, contudo se alguém quiser ter uma discussão pertinente sobre qualquer tema que seja, estou all in e acho que todas as discussões (troca saudável de pontos de vista) são sempre produtivos, quer seja para confirmarmos o nosso ponto de vista, quer seja para mudarmos o nosso ponto de vista sobre determinado assunto, mas decididamente tiram-nos da zona de conforto e fazem-nos sempre aprender, nem que seja aprender a transmitir as nossas ideias de outra forma.

completamente de acordo.
Título: Re: LR, passado, presente e futuro
Enviado por: artur36 em 22 de Janeiro de 2018, 22:18
Boas noites, segundo o meu registo já ando por aqui à 7 anos, numa busca rápida pude confirmar que o fórum já existia 3 anos.
Quando entrei a participação geral era considerável, estávamos no boom do Arduino (penso que também eu cheguei até ao fórum através de pesquisas sobre o que era o Arduino) e como tal "toda a internet" fervilhava em volta disso.
Na altura penso que era o único espaço em Portugal onde era discutida a electrónica e robótica enquanto hobby, apesar de nunca ter tido uma expressão enorme online tinha movimento regular com tópicos novos diariamente ou quase.
Entretanto o Boom passou e a comunidade de Users "permanentes" foi diminuindo.
Nos dias de hoje a quantidade de novos users parece-me ser muito reduzida, e o núcleo de Users "permanentes" é praticamente o mesmo que conheci quando entrei.

Quanto a mim esta falta de participação não se deve a "quesílias\guerras" mas sim como diz o Senso à mudança de "modas", hoje em dia a moda é o IOT, tudo o que disser IOT tem audiência garantida é a BUZZWORD do momento.
Ser Maker nos dias de hoje é comprar meia dúzia de módulos chineses e controlar coisas em casa, não se procura saber como as coisas funcionam nem é preciso saber de electrónica pois existem módulos para todos os gostos e feitios a preço da chuva na China. Além de "não ser preciso" procurar informação técnica a ajuda que procuram (no verdadeiro espírito Ctrl C\ Ctrl V Arduino que ainda usam para programar os ESP's) fazem-no por novos meios, Facebook e afins são as BBS's dos dias de hoje. Não foi só Luso-Robótica que sofreu com isso mas muitos outros fóruns.
Por esta mudança de moda o luso-robótica mantém-se praticamente apenas com os users iniciais, aqueles que fizeram o Luso-robótica, apesar de só conhecer um user pessoalmente a ideia que tenho é que este núcleo que existe desde o início quando iniciaram o luso-robótica seriam na sua maioria estudantes com muitas ideias, muitos projectos e também muito tempo para participar\aprender\ensinar, nos dias de hoje estarão todos muito provavelmente na mesma situação que eu, muitas ideias, alguns projectos e muito pouco tempo para os realizar à "custa" do trabalho, família e outras "obrigações da vida adulta".

Infelizmente não vejo melhorias na participação, sei que não será fácil atrair novos users e mais projectos, mas também não quero que a essência do Luso-Robótica mude...

P.S.: Está um pouco confuso, foi escrito aos bocados, mas deve dar para perceber.
P.S.2: Quanto às quesílias talvez amanhã me debruce sobre o tema que hoje já "roubei" muito tempo à família e amnhã o emprego obriga a levantar cedo.
Título: Re: LR, passado, presente e futuro
Enviado por: beirao em 22 de Janeiro de 2018, 23:18
Desde logo, o facto de vir aqui opinar só significa uma coisa: suponho que existem muitos users como eu, já com alguns anos de casa, que apesar de não colaborarem diariamente ou regularmente, continuam a ver o fórum. É o meu caso!

Registei-me em 2009, quando os projectos nas cadeiras do politécnico começaram a mexer e quando me envolvi na robótica/eletrónica, e acabei por envolver a LusoRobotica também no FNR2010. Lembro-me bem de telefonar ao Tiago num sábado à tarde a pedir apoios para o FNR2010 e passado umas horas tinha uma resposta positiva de alguém que demonstrava (e demonstra) uma grande dedicação a esta causa. Já aqui o Tiago referiu que a participação no FNR2010 foi uma coisa em grande (não sei se grande demais, nem tenho de saber), mas a verdade é que eram tempos em que o fórum tinha uma grande adesão e movimento de ideias/projectos/conhecimentos. A loja LR funcionava e começava a ter alguma fama.

Mas depois vieram os módulos oferecidos da china pelo ebay, apareceu o face, os milhares de posts e vídeos por essa internet fora que, de uma forma enganosa, já não impulsionam a que a malta se inscreva aqui: é tudo chave na mão, é só encaixar as peças do puzzle e está feito. Ou a malta tem dúvidas sobre copiar/colar código ou a malta tem dúvidas mais aprofundadas pois querem aprender e/ou está na área do desenvolvimento.

Contra mim falo, pois sou moderador de um espaço aqui no fórum sobre o qual não me debrucei devidamente nem impulsionei o que devia. Por falta de tempo, essencialmente.

O futuro: o futuro é feito das pessoas e não tenho dúvidas que existem aqui users com vontade (o pessoal da velha guarda vai-se mantendo) e, acima de tudo, com um conhecimento tremendo das coisas.

Independentemente das coisas: vejam o número de problemas que o LR já resolveu; o número de ajudas que já deu; o número de posts que aqui existem. Portanto, e falo por mim, vale a pena não deixar o barco ir ao fundo!

Nota: será este o momento ideal (apesar de não ser o mais fácil) para um encontro de "LusoRoboticanos"? ;)
Título: Re: LR, passado, presente e futuro
Enviado por: dvdt em 23 de Janeiro de 2018, 11:17
Epah vi agora que me inscrevi aqui em 2011, ja la vão quase 7 anos.
Continuo a vir aqui todos os dias, é o meu primeiro bookmark no Chrome  e tudo. Ultimamente não tenho tido projectos de interesse para aqui postar por isso a minha actividade é muito passiva.
Não gosto de envolver nas discussões que andam para ai.
Mas sinceramente gostava de ver este forum renascer com projetos a serio.
Título: Re: LR, passado, presente e futuro
Enviado por: zordlyon em 23 de Janeiro de 2018, 11:41
Eu também ando cá a uns anos, outro problema, é que quem tem hoje em dia projectos assério não partilha, simplesmente vai à caça de uma startup..
Título: Re: LR, passado, presente e futuro
Enviado por: senso em 23 de Janeiro de 2018, 11:45
Um projecto a sério ser material para startup, ou anda tudo convencido que é preciso outro kickstarter para piscar leds com um arduino ou então..
Título: Re: LR, passado, presente e futuro
Enviado por: zordlyon em 23 de Janeiro de 2018, 11:56
Um projecto a sério ser material para startup, ou anda tudo convencido que é preciso outro kickstarter para piscar leds com um arduino ou então..

Sim bem verdade.. Acredita que já vi muita coisa.. :)
Título: Re: LR, passado, presente e futuro
Enviado por: StarRider em 29 de Setembro de 2018, 21:53
Boas,

Entrei no LR em 2009, em 2015 abandonei o LR por vários motivos (apaguei o meu registo e muitos dos meus posts/tópicos) ... desentendimentos com alguns membros e falta de tempo, no entanto este sempre foi de longe o forum de língua portuguesa que mais prazer me deu participar.

É com alguma nostalgia que hoje olho para esses tempos, na altura existiam em médias mais de 100 posts por dia, foi com muita surpresa que hoje ao passar por aqui percebi que o movimento é praticamente nulo. O pessoal migrou para o Facebook ? Para outros fóruns ? Sinceramente não faço a mínima ideia, o que me apercebi foi que muitos ainda continuam a passar por aqui todos os dias ... apenas parece que ninguém tem assuntos para lançar.

Abraços,
PA
Título: Re: LR, passado, presente e futuro
Enviado por: KammutierSpule em 30 de Setembro de 2018, 10:49
Viva StarRider, bem-vindo de volta!

Não me lembro de 100 posts por dia, talvez em dias de guerra em algum topico :P

No meu entender, nao vejo que haja aqui muita gente que tenha migrado. Acho que não tem é havido renovação.
Imagino que as pessoas que eram mais activas tenham deixado de estar com tempo disponivel ou desinteressado por actividades da área.

As novas pessoas ( em idade e idade na área ) que começam, devem estar a ir para a outras plataformas: facebook, etc.

Recentemente registei-me num groupo do facebook ( " passo a publicidade " )
www.facebook.com/groups/MovimentoMakerPortugal/

Tem 3500 membros, está "bastante activo", mas só uma duzia de pessoas diferentes é que colocando alguma coisa.

Os grupos do facebook tem a facilidade das pessoas "aderirem" ao grupo, sem fazer parte dele nem participarem.
Facilita tambem colocar mais participaçoes, mas de conteudo pouco relevante.. partilha de outros links ou sites... sem adicionar propriamente discussões.
O formato dos grupos do facebook também, na minha opinião, dificultam o desenvolvimento de discuções mais sérias e dar mais desenvolvimento a topicos mais tecnicos.

Também existe um Slack do http://hardwarecity.org
onde estao algumas pessoas ligadas a hackathon, à criação / empresas de produtos etc. É pouco activo e é um chat.


Título: Re: LR, passado, presente e futuro
Enviado por: josecarlos em 30 de Setembro de 2018, 17:52
Discordo com a possibilidade de migração para outros sítios pois o movimento maker que falam é quase tudo importado uns sonoff umas 3d e pouco mais nada de novo em projectos.

A LR é um pouco mais que isso temos aqui pessoas com formação com obra feita basta ver alguns tópicos são um verdadeiro manual .

Na minha opinião  a falta de participação depende de novas ideias e isso prejudica o fórum, alguns tópicos bastante  mastigados .

Penso que a maioria dos membros vem aqui regularmente mas não participa porque não há nada de novo em guerra  ;D ;D ;D

A minha modesta opinião  que não conta para nada ;)
Título: Re: LR, passado, presente e futuro
Enviado por: metRo_ em 30 de Setembro de 2018, 20:27
desculpem o desabafo mais ao fim de duas semanas ja' nao aguentava com os posts do bruno horta nessa pagina tamanha era a desinformacao que era partilhada :|
Título: Re: LR, passado, presente e futuro
Enviado por: KammutierSpule em 30 de Setembro de 2018, 23:35
desculpem o desabafo mais ao fim de duas semanas ja' nao aguentava com os posts do bruno horta nessa pagina tamanha era a desinformacao que era partilhada :|

Ainda nao devo ter feito duas semanas  ;D
..acho que compreendo o desabafo, mas no entanto... nesse sentido..  havera pessoas que se identificam mais com esse estilo de pessoas e forum.

Tambem de certa maneira poderiamos comparar o forum zwame, haveria topicos que poderiam ser discutidos aqui tambem ou viceversa, mas os utilizadores nao mudam muito de foruns ao mesmo tempo.

Título: Re: LR, passado, presente e futuro
Enviado por: senso em 01 de Outubro de 2018, 00:09
Falta de tempo basicamente, e um bocado falta de interesse, um bocado burned-out das electrónicas  :-\

Mas facebook não é substituto de um fórum na minha opinião, nem de perto nem de longe, demasiado desorganizado, search inútil, etc. Mas muita gente abandonou N fórums que há uns anos tinham milhares de utilizadores online diariamente para hoje estarem desertos ou mortos, para um grupo inútil de facebook que acabam todos por abandonar porque aquilo tem zero ponta de organização e metade dos posts é sucata, spam, publicidade e mais sucata, nunca vi uma plataforma tão inútil com tanto utilizador e ao mesmo tempo tão boa a destruir comunidades.

Título: Re: LR, passado, presente e futuro
Enviado por: KammutierSpule em 01 de Outubro de 2018, 09:11
Deixa lá... o facebook também está a acabar ( dizem... não sei quem.. não tenho fontes :P )
está tudo a migrar para o Instagram! Lá é que vai ser criar comunidades de makers!

"Mostra o projecto que estas a fazer!": Tira foto e manda pro Instagram!
"Discussão activa da comunidade": Dá corações!

"thoughts and prayers" !  :-[
Título: Re: LR, passado, presente e futuro
Enviado por: jm_araujo em 01 de Outubro de 2018, 11:03
Deixa lá... o facebook também está a acabar ( dizem... não sei quem.. não tenho fontes :P )
está tudo a migrar para o Instagram!
Preencher espaços em branco ;) :

Instagram é propriedade do ________. Logo a tua primeira afirmação é ______.

 ;D ;D ;D ;D


Título: Re: LR, passado, presente e futuro
Enviado por: TigPT em 01 de Outubro de 2018, 11:44
Também sou da ideia que as actuais redes sociais criam mais tristeza e inveja do que benefícios, as pessoas tendem em partilhar os melhores momentos, por vezes até encenar momentos só para esse efeito, o que faz com que quem consome essa informação fique deprimida ao não ter uma vida “perfeita” como as restantes pessoas.

Há alguns anos que deixei o Facebook por esse motivo e não tenciono voltar.

Vou utilizando mas pouco o Twitter, mais como fonte de notícias que posso controlar o tipo de pessoas que sigo e a informação que me chega, mas mesmo essa por vezes é mais razão para procrastinar do que outra coisa.

Estamos viver uma altura de muito consumo de informação e pouca criação.

Acho que o LR podia arrebitar com um projecto comum que envolvesse as valências de cada membro, mas a maior parte das pessoas que cá anda, como eu, andam um pouco desgastados das rotinas laborais e familiares. Isso não é de todo desculpa, porque todos precisamos de hobby’s para nos mantermos mentalmente saudáveis, e acredito que custa mais começar um projecto do que propriamente depois dedicar a ele uma vez que comece a andar.
Título: Re: LR, passado, presente e futuro
Enviado por: KammutierSpule em 01 de Outubro de 2018, 14:09
Instagram é propriedade do ________. Logo a tua primeira afirmação é ______.

Siiim.. eu pensei nisso quando escrevi, mas para o efeito de piada quiz na mesma escrever ;D
Título: Re: LR, passado, presente e futuro
Enviado por: KammutierSpule em 01 de Outubro de 2018, 14:23
Acho que o LR podia arrebitar com um projecto comum que envolvesse as valências de cada membro

Eu sou um bocado desacreditado em relaçao a este tipo de projectos, principalmente pelos factores que proprio referiste de tempo, interesse etc.
Até hoje só só tenho conhecimento de um ou dois projectos Portugues comunitarios terem dado alguma coisa. Nesses casos as pessoas envolvidas ja se conheciam e trabalhavam mais o menos juntas.

Voltando ao assunto, algo que me questiono é que nos ultimos anos tem havido em Portugal tantos jovens a participar em campeonatos de robotica, com acesso facilitado a electronicas nos dias de hoje, etc.. será que alguem seguiu o "bichinho" da área... e onde param essas pessoas no mundo social real e virtual?!
Onde andarao dispersadas?
Título: Re: LR, passado, presente e futuro
Enviado por: vasco em 01 de Outubro de 2018, 14:28
Só mantenho a minha conta no FB porque ainda jogo o Angry Birds, mas para entrar no FB para ler as msg é só mesmo se estiver com a neura... .-(

Só não escrevo mais aqui pq tenho vergonha, mas nenhuma das perguntas que tenho feito ficou sem resposta. mas tento limitar-me para não perguntar coisas muito estúpidas. Não me parece que ninguém aqui tenha muito jeito para fazer a papinha de quem não tem paciência de estudar. Mas é assim que é suposto ser e acho muito bem.

Tenho pena que não haja mais movimento, mas não sinto falta nenhuma daquelas threads do "meu caro" para cá e para lá, se bem que a coisa boa dos foruns é que é só passar à frente, portanto não é coisa que me afete muito.

Mas sim, na esmagadora maioria, todas as msgs novas me interessam e são lidas com gosto.
Título: Re: LR, passado, presente e futuro
Enviado por: senso em 01 de Outubro de 2018, 15:51
Acho que o LR podia arrebitar com um projecto comum que envolvesse as valências de cada membro

Eu sou um bocado desacreditado em relaçao a este tipo de projectos, principalmente pelos factores que proprio referiste de tempo, interesse etc.
Até hoje só só tenho conhecimento de um ou dois projectos Portugues comunitarios terem dado alguma coisa. Nesses casos as pessoas envolvidas ja se conheciam e trabalhavam mais o menos juntas.

Voltando ao assunto, algo que me questiono é que nos ultimos anos tem havido em Portugal tantos jovens a participar em campeonatos de robotica, com acesso facilitado a electronicas nos dias de hoje, etc.. será que alguem seguiu o "bichinho" da área... e onde param essas pessoas no mundo social real e virtual?!
Onde andarao dispersadas?

EEVBlog e afins, porque fórums internacionais são mais abrangentes, e depois de te habituares a usar um certo fórum não postas a mesma coisa em 2 ou 3 diferentes.
Título: Re: LR, passado, presente e futuro
Enviado por: Tech_JA em 02 de Outubro de 2018, 10:27
Continuo por cá regularmente, actualmente sem projectos, sem ideias, sem facebook, sem instagram, tweeter e afins...


StarRider,
bem-vindo de volta ao LR

Título: Re: LR, passado, presente e futuro
Enviado por: edeweld em 05 de Outubro de 2018, 09:22
Eu deixei de participar aqui porque tudo o que escrevo/digo é alvo de críticas e juízo de valor.

Uma coisa é disser que estou errado mas orientarem, que agradeço totalmente! Afinal o forúm serve também para isso. Outra coisa é dizer que estou errado, que só digo asneiras, e que estou a tentar acertar ou que a informação está toda na internet! Como já escrevi, mais do que uma vez, óbvio que a informação está toda na internet mas isso não significa que um iniciante saiba lá chegar e fazer o devido filtro! Alias, hoje olho para os fóruns como um colega de trabalho mais velho. Pois este tem a experiência e a sabedoria para dizer ao novato "está errado, olha para esta matéria e para esta matéria e vai estudar!" Atitudes que faltam em muitos locais de trabalho e também aqui no forum!

Vivemos numa era de aparências, onde os "profissionais" sabem tudo e ninguém explora o que sabe, para não demonstrar as suas "fraquezas"!
Título: Re: LR, passado, presente e futuro
Enviado por: amando96 em 17 de Outubro de 2018, 21:04
Fóruns no geral estão todos com imensa dificuldade em reter utilizadores, Portugal simplesmente tem uma audiência muito pequena para algo tão nicho. E diria que houve uma grande troca para mobile, e não é propriamente bom para criação de conteúdo, e a moda agora é consumir conteúdo em redes sociais e youtube. Cada vez menos pessoas "aprendem" a ler. Basta botar um video e consumir passivamente, e quase parece que se aprendeu algo.


Pessoalmente saí também devido a carreira, e deixar de ter tempo para hardware a sério. E da mesma forma que saí da LR, saí do LMR e quase todos os fóruns que frequentava(excepto o stackoverflow e reddit). Talvez tenha sido em parte por ser extremamente repetitivo.

Dar-me-ia muita pena se o fórum não conseguir continuar, mas não sei o que se poderia fazer para aumentar o tráfego.
Título: Re: LR, passado, presente e futuro
Enviado por: beirao em 17 de Outubro de 2018, 22:54
Concordo com várias coisas que foram ditas anteriormente.

Penso que a malta mais nova, hoje em dia está muito focada nas "generalidades": compra um arduino, monta uns shields, usa os exemplos e siga para bingo.

Realmente a solução para o fórum não é fácil, mas que é importante que se mantenha, isso não há dúvida.
Título: Re: LR, passado, presente e futuro
Enviado por: dropes em 26 de Outubro de 2018, 20:59
Adoro electrónica desde puto, desmontava tudo para ver como funcionava, voltar a montar já era outra história  :P

Agora com 44 continua a fascinar-me, realmente o tempo para hobies passou para 0... a maioria dos equipamentos têm pcbs com ics personalizados que não têm outro proveito e por vezes lá se encontra um familiar :)

Por mim a LR deveria continuar, nem todos dependem de tecnologias plug&play e sentem necessidade de comunicar, questionar e publicar sua invenção, por mais básica que seja "fui eu que fiz".
Título: Re: LR, passado, presente e futuro
Enviado por: SerraCabo em 26 de Outubro de 2018, 23:30
Há uns meses tive uma conversa com o dono de uma pequena loja que vende um pouco de tudo relacionado à electricidade.

Contou-me ele que há uns 20(?) anos a loja vivia da venda de componentes electrónicos para a malta que nas escolas fazia pequenas montagens. Dizia ele, que alguns entusiasmavam-se, não se ficavam pelas montagens da escola e iam fazendo outras continuando a comprar-lhe componentes.

Dizia ele que tudo isso foi desaparecendo e que duvidava que fosse por causa do ebay. Na opinião dele, as tais montagens deixaram pura e simplesmente de se fazer.

A impressão que tenho é que o sistema de ensino passou a considerar repugnante qualquer tipo de trabalho que não se desenvolva puramente no computador e, preferencialmente, por copy+paste. Da serralharia à electrónica tudo praticamente desapareceu. Há excepções mas são cada vez mais raras e incipientes em resultados reais (não me refiro a classificações que são cada vez mais zenitais). A regra geral parece-me ser que esse restante ensino técnico tem ou alunos bem adultos que aprendem algo mas com falta de bases ou malta muito jovem que anda por lá para fazer cócegas ao telemóvel.

Esse processo começou, quanto a mim, há uns 50 anos (com Veiga Simão nos anos 60), mas parece-me que só muito depois se começou a notar que a coisa tinha pinta de ser 'projecto' para matar todo o ensino técnico (deem o nome que quiserem). E assim foi. Tudo foi remetido à sucata.

Os meus filhos ainda fizeram umas montagens, os meus netos já não.
Título: Re: LR, passado, presente e futuro
Enviado por: iyahdub em 05 de Dezembro de 2018, 04:16
No meu caso, falta de tempo. Mas sempre volto para matar saudades.