Estive a instalar um ambiente básico de desenvolvimento para Raspberry Pi Pico no meu Windows 8.1 (
no comments 
) . Achei a documentação oficial um bocado confusa e trabalhosa e resolvi dedicar umas horas a isto. Confesso que detesto este tipo de trabalho mas já que o fiz, cá fica o processo por alto (pode estar a escapar-me alguma coisa, não apontei o processo à medida que o fui fazendo). Fui-me guiando pela
documentação oficial do Pico, pelo script de instalação em Linux e por outra variada documentação sobre as tools, etc. Algumas dessas ferramentas vocês podem já ter instaladas. Este processo provavelmente dá para usar com o Windows 7, mas não garanto.
Os links que deixo abaixo são para download directo dos sites oficiais, para as versões de 64bits, mas antes de clicar convém sempre verificar se o link a que vão aceder é no site original.* Antes de mais este Windows não trás os drivers USB necessários para comunicar com os exemplos USB-Device do Pico (aparecer como uma porta COM). Para instalar usei o
Zadig.
link para Zadig 2.7 . A instalação não é muito óbvia embora seja só correr o programa e escolher O "USB Serial (CDC)" e depois carregar no botão que diz "Install" ou "Upgrade" ou "Update".
* Podem instalar o
git para Windows se o quiserem usar nos vossos projectos (eu recomendo) ou para ir buscar o SDK do Pico, senão podem fazer download do SDK em ZIP do github. Podem usar por exemplo
a versão 64bit portable to git.
* Instalar o
cmake, versão 3.3 ou superior. Instalei o
cmake 3.24 para x86_64 . É só descomprimir, não é preciso instalar.
* Instalar um compilador nativo. É preciso um compilador que gera código para o "host system" (o sistema onde estão a desenvolver e compilar o código para o Pico) porque há umas tools que têm que ser compiladas, como por exemplo o assembler para o PIO. Também é necessário ter um "make" para usar no build das tools e no build do código para o Pico. A doc oficial recomenda instalar o Microsoft Build Tools 2022 ou lá o que é, mas não queria instalar mais coisas MS e resolvi usar o
Mingw.
O instalador oficial "geral" não funciona

, é preciso ir buscar
este aqui, que é especificamente x86_64 posix seh. Este é só descomprimir, não é preciso correr um instalador.
* Instalar o
GCC cross-compiler para ARM, o compilador que corre em windows mas gera código para o Pico.
link para a versão Mingw W64 i686 arm none ABI .
* Instalar o
Python 3, porque o sistema de build usa-o algures lá pelo meio. Instalei o
python 3.10 amd64 .
* Ir ao github buscar uma cópia do
pico-sdk, e do
pico-examples. Sigam o guia oficial.
https://github.com/raspberrypi/pico-sdkhttps://github.com/raspberrypi/pico-examplesAgora há aqui uma diferença, porque usei um compilador nativo diferente do MS recomendado pela Raspberry Pi. O
cmake gera makefiles de compilação para usar com o MS 2022 por omissão, e o SDK do Pico usa o
nmake (o
make da MS), daí que ao usar o
cmake é preciso dizer-lhe para gerar para o
Mingw, sempre que se use o
cmake - é o parâmetro
-G "MinGW Makfiles" como no passo 3 abaixo. E para compilar um projecto para Pico é preciso usar o
mingw32-make em vez do
nmake , como no passo 4) abaixo.
Têm que adicionar ao
PATH as directorias de executáveis do mingw e cmake, e têm que criar 2 variáveis de ambiente. Eu tenho um .BAT para me preparar o ambiente para desenvolver em Pico numa linha de comando / DOS prompt / o que preferirem chamar-lhe, que faz o seguinte
set PATH=C:\devtools\cmake-3.24.0-rc2\bin;C:\devtools\python3.10-64bit\Scripts\;C:\devtools\python3.10-64bit\;C:\Windows\system32;C:\Windows;C:\devtools\Git\cmd;C:\devtools\Git\mingw64\bin;C:\devtools\Git\usr\bin;C:\devtools\mingw64-8.1.3\bin
set PICO_SDK_PATH=C:\projs\rpi\pico-sdk\
set PICO_TOOLCHAIN_PATH=C:\devtools\gcc-arm-11.2\Finalmente, para fazer a 1ª compilação do SDK , assumindo que estão numa cmdline dentro da raíz do pico-sdk, é fazer
1) md build
2) cd build
3) cmake -G "MinGW Makefiles" ..\
4) mingw32-makee a seguir os mesmos passos 1) a 4) na raiz do
pico-examples para compilarem os exemplos. Para correr um exemplo no Pico é seguir o método oficial, power-cycle ao Pico a carregar no botão, esperar que apareça a drive e depois arrastar (ou copiar) o *.UF2 para lá.
E mais ou menos por alto é isto, espero que ajude alguém.