collapse

* Posts Recentes

O que é isto ? por SerraCabo
[12 de Abril de 2024, 14:20]


Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[11 de Abril de 2024, 20:46]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[10 de Abril de 2024, 15:30]


Meu novo robô por josecarlos
[29 de Março de 2024, 18:30]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Arduino e La Fonera  (Lida 14182 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline nunosilvarocha

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 337
Re: Arduino e La Fonera
« Responder #15 em: 26 de Fevereiro de 2011, 02:42 »
obrigado zordlyon, hoje estive a tentar aprender a trabalhar com o putty e o fonera, não cheguei a grandes conclusões mas já deu para perceber algumas coisas. Vou ver o que me deixaste, mas acho que grande ajuda vai ser o post do microbyte.
Mas isso fica para amanha!!

Offline maurosmartins

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 483
    • msm
Re: Arduino e La Fonera
« Responder #16 em: 26 de Fevereiro de 2011, 14:32 »
Olá pessoal, eu tb comprei um fonera aqui há uns tempos e flashei-o com o open-WRT com a ideia de compilar codigo para ele para criar o cerebro para um robo.

Mas dps de começar a ver como as coisas funcionavam achei extremamente complico a compilação do código para dps correr no router, nao investi mto neste sentigo também, gostava de saber como é que voces estao a criar a aplicacao do lado do router que recebe por wireless e comunica por porta série para controlar o router.

Cumprimentos, Mauro Martins.

Offline nunosilvarocha

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 337
Re: Arduino e La Fonera
« Responder #17 em: 26 de Fevereiro de 2011, 20:45 »
Olá pessoal, eu tb comprei um fonera aqui há uns tempos e flashei-o com o open-WRT com a ideia de compilar codigo para ele para criar o cerebro para um robo.

Mas dps de começar a ver como as coisas funcionavam achei extremamente complico a compilação do código para dps correr no router, nao investi mto neste sentigo também, gostava de saber como é que voces estao a criar a aplicacao do lado do router que recebe por wireless e comunica por porta série para controlar o router.

Cumprimentos, Mauro Martins.

Ou estou a tentar trabalhar com um fonera tambem, mas o meu tem DD-WRT, o que penso ser um pouco diferente do teu.
Para já não te posso ajudar muito porque ainda estou em testes, mas dentro de alguns dias espero poder criar um tutorial.

Offline nunosilvarocha

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 337
Re: Arduino e La Fonera
« Responder #18 em: 26 de Fevereiro de 2011, 20:49 »
Bem pessoal, agora a noite dediquei-me a fazer mais uns testes.
Segui o tutorial do microbyte, e depois de alguns ajustes lá vi as mensagens que escrevia a aparecer na janela do Serial do Arduino
Para efectuar a comunicação entre o computador e o Arduino utilizei o programa putty.
Vou continuar com os testes.

Offline nunosilvarocha

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 337
Re: Arduino e La Fonera
« Responder #19 em: 26 de Fevereiro de 2011, 21:10 »
Depois de analisar isto, acho que vou começar por arranjar uma linguagem que suporte ssh.
A partir dai vou tentar fazer um programa que comunique com o Fonera.
Escrevo no programa que programei e aparece o mesmo na janela Serial do Arduino.
Visual Basic servirá?

Offline zordlyon

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.768
Re: Arduino e La Fonera
« Responder #20 em: 27 de Fevereiro de 2011, 00:34 »
Sim visual basic serve perfeitamente, julgo que nem precisas de fazer codigo nenhum, basta reaproveitares...

Ve este link...por baixo da imagem tens ai para sacar o codigo VB...

E procura neste blog que foi um utilizador de ca, que também ja fez algo deste genero...

http://pedrov.org/wordpress/?p=40

tens aqui os trabalhos que ele fez...
http://pedrov.org/wordpress/?p=35

Cumprimentos..
Cumprimentos,
André Carvalho.

Offline nunosilvarocha

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 337
Re: Arduino e La Fonera
« Responder #21 em: 27 de Fevereiro de 2011, 02:27 »
Sim visual basic serve perfeitamente, julgo que nem precisas de fazer codigo nenhum, basta reaproveitares...

Ve este link...por baixo da imagem tens ai para sacar o codigo VB...

E procura neste blog que foi um utilizador de ca, que também ja fez algo deste genero...

http://pedrov.org/wordpress/?p=40

tens aqui os trabalhos que ele fez...
http://pedrov.org/wordpress/?p=35

Cumprimentos..

zordlyon, pelo que eu consegui perceber, esse projecto foi desenvolvido para openwrt, no meu caso tenho dd-wrt.
O método de envio de dados é bastante diferente, portanto não funciona no meu caso
O que estou a procura é de uma maneira de criar um programa que possibilite conexão por ssh
Mas obrigado na mesma

Offline microbyte

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.322
    • http://ricardo-dias.com/
Re: Arduino e La Fonera
« Responder #22 em: 27 de Fevereiro de 2011, 12:25 »
Não sei se precisa de suportar o SSH... :/

Penso que é possível fazer um programa que corra uma aplicação de consola (que faça a ligação SSH), e que possibilite interação com esta (ver output e meter input)... (?)


--- EDIT
Já agora... Vê se percebes alguma coisa do que está aqui: http://javassh.org/space/start
« Última modificação: 27 de Fevereiro de 2011, 12:28 por microbyte »

Offline maurosmartins

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 483
    • msm
Re: Arduino e La Fonera
« Responder #23 em: 27 de Fevereiro de 2011, 15:00 »
Viva pessoal

A minha ideia seria criar um programa que corresse no router e usar sockets TCP/IP para comunicar, dps o arduino (no meu caso pic) iria fazer a bridge entre o router e o robo.

Alguem tem ideias? Como vos disse nao perdi mto tempo a ver a toolchain para compilar codigo para o open wrt, mas pareceu-me complicado ainda.

Cumprimentos, Mauro Martins.

Offline nunosilvarocha

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 337
Re: Arduino e La Fonera
« Responder #24 em: 27 de Fevereiro de 2011, 15:04 »
Não sei se precisa de suportar o SSH... :/

Penso que é possível fazer um programa que corra uma aplicação de consola (que faça a ligação SSH), e que possibilite interação com esta (ver output e meter input)... (?)


--- EDIT
Já agora... Vê se percebes alguma coisa do que está aqui: http://javassh.org/space/start

A ideia tambem pode ser essa, mas ainda não encontrei maneira de fazer, com openwrt existe alguma informação, com dd-wrt não existe muita coisa

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Arduino e La Fonera
« Responder #25 em: 27 de Fevereiro de 2011, 23:42 »
Usar pipes, e em vez de linguagens compiladas, que é dificil fazer o Cross-compiling, usam-se linguagens interpretadas, tipo Perl, Python, PHP, coisas assim, penso que quase todas conseguem executar shellcode, depois é executar o shellcode e lfazer gets da consola e parsar.
Avr fanboy

Offline nunosilvarocha

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 337
Re: Arduino e La Fonera
« Responder #26 em: 01 de Março de 2011, 15:43 »
Usar pipes, e em vez de linguagens compiladas, que é dificil fazer o Cross-compiling, usam-se linguagens interpretadas, tipo Perl, Python, PHP, coisas assim, penso que quase todas conseguem executar shellcode, depois é executar o shellcode e lfazer gets da consola e parsar.
Podes explicar isso de uma forma mais simplificada?

Offline nunosilvarocha

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 337
Re: Arduino e La Fonera
« Responder #27 em: 06 de Março de 2011, 02:55 »
Como posso retirar a password do login do ssh
Já "desliguei " no fonera, mas assim não consigo ligar-me nem com o putty.
Existe alguma configuração que me permita conectar por ssh sem ter que fazer login?

Offline nunosilvarocha

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 337
Re: Arduino e La Fonera
« Responder #28 em: 07 de Março de 2011, 03:48 »
Já consigo transmitir dados por wireless para o Arduino.
O programa já envia os dados pela conexão ssh para o fonera e o Arduino já os lê.
Ainda estou a fazer umas afinações no projecto.
Quando vir que isto está a ficar direito crio um novo tópico e apresento o projecto.

Offline maurosmartins

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 483
    • msm
Re: Arduino e La Fonera
« Responder #29 em: 07 de Março de 2011, 11:35 »
Olá Nuno, entretanto esqueci-me de postar uma resposta a uma pergunta que tinhas feito anteriormente.

Existe a possibilidade de ligar a shell do fonera através de uma ligação série (uma porta série comum) o problema desta porta série é que é mesmo para ser usada para shell e não para uso genérico em comunicações.

Aqui fica uma página com informações mto uteis http://www.dd-wrt.com/wiki/index.php/LaFonera_Hardware_Serial-Cable-Port o facto de o fonera funcionar a 3.3V não implica comprar nenhum adaptador série caro, o tipico max232 funciona bem, já testei da seguinte forma, alimentando um max232 a 3.3V directamente do fonera.

Uma ideia seria usar o arduino a ler o que sai directamente da shell e interpretar isso, mas pelo que dizes ja conseguiste outra forma, fico a aguardar mais informações sobre o teu projecto.

Cumprimentos, Mauro.