collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Imagem portátil  (Lida 10273 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline beirao

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.531
Imagem portátil
« em: 06 de Maio de 2013, 22:44 »
Pessoal,

Tenho um toshiba satellite A200 que aconteceu o seguinte:

 - funcava bem, deixei-o um dia ligado e quando cheguei a imagem tava toda lixada (desfocada);
 - no dia seguinte estava tudo ok. funcionou apenas mais uns minutos, nada demais;
 - hoje liguei, tudo ok. deixei novamente o dia todo ligado (apenas a registar valores uma PCB, o monitor desligado até) e voltou a passar-se, e agora a imagem não vai ao sítio.

Acham que é da gráfica que aqueceu e dessoldou ou podem ser os drivers? ou outra coisa qualquer?
"O único lugar onde o sucesso vem antes do trabalho, é no dicionário" - Albert Einstein

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Imagem portátil
« Responder #1 em: 06 de Maio de 2013, 22:46 »
Se faz isso de estar muito tempo ligado, talvez sobre-aquecimento, tens limpado a ventoinha?
Massa térmica alguma vez a trocaste?
Avr fanboy

Offline beirao

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.531
Re: Imagem portátil
« Responder #2 em: 06 de Maio de 2013, 22:54 »
O portátil é do meu irmao. E não, ele nunca limpou nada.... :S

agora.. achas que é da gráfica que descolou? é que nao sei muito bem que fazer...
"O único lugar onde o sucesso vem antes do trabalho, é no dicionário" - Albert Einstein

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Imagem portátil
« Responder #3 em: 06 de Maio de 2013, 23:20 »
Se não dá imagem em condições a frio sim, era uma vez as bolas de solda, podes fazer um reflow, mas fica uma porcaria, para mais sem fluxo extra, podes mandar fazer um reball ao chip, e limpem a ventoinha disso e massa térmica nova, eu de 6 em 6 meses leva limpeza, e como a garantia já acabou, tem de levar massa térmica brevemente.
Avr fanboy

Offline beirao

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.531
Re: Imagem portátil
« Responder #4 em: 06 de Maio de 2013, 23:23 »
Pois... mandar fazer numa loja deve ficar caro, não?

Mesmo assim amanhã passo numa ou duas lojas para saber os preços, sempre ficava feito de forma profissional..
"O único lugar onde o sucesso vem antes do trabalho, é no dicionário" - Albert Einstein

Offline Marvin

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 677
    • The scientist and the geek
Re: Imagem portátil
« Responder #5 em: 07 de Maio de 2013, 00:52 »
tenho um HP dv2000 e fica mm sem placa grafica com o sobre aquecimento, o que costumo fazer é desmontar e passar a pistola de ar quente para fazer reballing. Não é 100% eficaz, mas resolve o problema durante uns meses, ou até eu resolver sobreaquecer a placa grafica.
Dronetech BlogThe Scientist and the Geek

Offline beirao

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.531
Re: Imagem portátil
« Responder #6 em: 20 de Setembro de 2013, 23:06 »
tenho um HP dv2000 e fica mm sem placa grafica com o sobre aquecimento, o que costumo fazer é desmontar e passar a pistola de ar quente para fazer reballing. Não é 100% eficaz, mas resolve o problema durante uns meses, ou até eu resolver sobreaquecer a placa grafica.

Desenterro o tópico só para dizer que fiz o mesmo que o Marvin e funcionou. Nem que seja só por uns meses... ;)
"O único lugar onde o sucesso vem antes do trabalho, é no dicionário" - Albert Einstein

Offline almamater

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.918
    • GrcByte - Projectos
Re: Imagem portátil
« Responder #7 em: 21 de Setembro de 2013, 01:30 »
Acho que essa técnica não é aconselhável, o calor pode afectar outros componentes ao lado e vão ter que fazer isso de x em x tempo.. recentemente mandei arranjar 1 em que não dava imagem, o problema não era da gráfica mas de um díodo minúsculo que tinha humidade. Foram 100 + IVA mas ficou a funcionar bem e a malta da loja são muito profissionais. 

Offline beirao

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.531
Re: Imagem portátil
« Responder #8 em: 22 de Setembro de 2013, 01:41 »
Claro que nao é o mais indicado, mas dá para desenrascar...

eu meti um papel tipo aluminio, super grosso, os componentes a volta nao passaram dos 40ºC..
"O único lugar onde o sucesso vem antes do trabalho, é no dicionário" - Albert Einstein

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: Imagem portátil
« Responder #9 em: 22 de Setembro de 2013, 03:00 »
ja agora tb tenho um portatil que me passaram prás maos, um presário, mas tb simplesmente nao liga.

Abri-o pra limpá-lo tb, e nao vi nada de anormal, nem no conector DCIM... desconfiei que podia ser o transformador, porque ao ligá-lo ao portatil o ledzinho que está no portatil mm ao lado do conector de alimentao, acende e dpx apaga-se passado meio segundo...n é normal pois nao? devia estar smp ligado certo?
Depois experimentei outro carregador universal pra ver se era probe do carregador, mas acontecia o mm, o portatil voltava a nao ligar e o ledzinho acendia e depois apagava.

Qto à bateria, nao encontrei outra pra testar ligar com a bateria apenas, pk a actual está morta..

O que acham? se fosse soldadura ou dessoldadura do conector de carregamento, podia dar e nao dar alguns momentos, smp podia arrancar e tal... e ao abri-lo tb olhei pra ele e ele tem as soldaduras todas bem (penso eu).

O conector DC nao é dos soldados à motherboard, é separado à parte e liga-se por uns fios...estilo isto: http://image.dhgate.com/albu_360053439_00-1.0x0/new-laptop-dc-jack-for-acer-aspire-6530-6930.jpg

qual será o probe? (verdade, ao abri-lo encontrei um parafuso soldo dentro do portatil! terá feito curto-circuito em algum comp da board?..no sitio onde estava nao acho que pudesse fazer tal estragos, mas nunca se sabe se o parafuso n andou a viajar por mais sitios e naquele momento, zás...)
« Última modificação: 22 de Setembro de 2013, 05:22 por Hugu »

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Imagem portátil
« Responder #10 em: 22 de Setembro de 2013, 03:32 »
Muito provavelmente é o BQ qualquer coisa da TI que faz gestão da carga e de gerar um ou dois rails de tensão que pifou, é caso recorrente, parece que têm um defeito qualquer e numa situação especifica ficam em lock-up e mandam-se a eles e aos mosfets quase todos ao ar.
Avr fanboy

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: Imagem portátil
« Responder #11 em: 22 de Setembro de 2013, 05:24 »
Muito provavelmente é o BQ qualquer coisa da TI que faz gestão da carga e de gerar um ou dois rails de tensão que pifou, é caso recorrente, parece que têm um defeito qualquer e numa situação especifica ficam em lock-up e mandam-se a eles e aos mosfets quase todos ao ar.
é um probe constante nos precários?
esse chip qual é? seria facil adquirir os chips e mosfets e ressoldar?

Later Edited:
de ver ser tipo isto nao:


Hi y'all.

Combined with the above mentioned problems (with all type of laptops from HP), I have the same (outside the fact that I also have a failed power supply, motherboard and harddisk after just 1,5 year of use).

I also found out what the solution is, and fixed it!
On the mainboard (near the power connector) is a TI chip (Texas Instruments), identified as BQ 24740.
This is the battery loader and power control chip.
It is easlily destroyed by a weak and flimsy external power supply, like what is delivered with HP products.
The de-soldering and soldering is tricky, because it is a QFN package, and very small.
It solved my problem for just $ 6,- .

Sad however, that HP asks $350,- for just looking at the laptop, and then another $ 465,- for a new motherboard.

They seemingly want to sell you another bad product.
Take a look at the huge load of Chinese websites that sell secondhand (ie repaired) HP motherboards, like the Jakoo LA 4082-P (480366) for $150,-. It seems that the bad HP products have started a spin-off of dosens of Chinese repair companies.

Thanks HP, for the support of 2nd (or 1st?) world countries like China.
Regards, and much success whished to you all (you're gonna need it).

Sjouke

fonte
« Última modificação: 22 de Setembro de 2013, 05:35 por Hugu »

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Imagem portátil
« Responder #12 em: 22 de Setembro de 2013, 12:46 »
Pistola de ar quente e tira-se o gajo mais ou menos bem, se bem que idealmente devia-se ter um pre-heater de baixo da placa por causa dos muitos planos de alimentação nas camadas internas, os mosfets por vezes tambem vão ao ar, mas como podes ver, é doença comum em HP's e se não estou em erro Acer's tambem.
Avr fanboy

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: Imagem portátil
« Responder #13 em: 22 de Setembro de 2013, 16:32 »
vou entao abri-lo outra vez e tentar identificar onde está o ic e os mosfets.. mas eu n consigo ressoldar estes coisos, apesar de ter um estaçao de ar-quente, nao tenho pratica com ela..

Offline LoneWolf

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 763
  • ..Ser ou não ser não tem questão nenhuma...
    • A Visão do Lobo
Re: Imagem portátil
« Responder #14 em: 23 de Setembro de 2013, 02:31 »
Ola e boas noites, tudo bem malta? Espero que sim.

Isso de o portátil ficar sem imagem resolve-se assim com pistola de ar quente, não 100% eficaz e nem é muito recomendado, ( já como foi dito anteriormente ) mas se for bem feito não afecta os outros componentes, eu já fiz isso a 5 e só um deles é que de 2 em 2 ou de 3 em 3 meses é que tem de levar mais um aquecimento, os restantes 4 volta e meia falo com os proprietários e eles dizem que nunca mais tiveram problemas.

O que eu aconselho a quem quem não tenha alumínio mais grosso que cubra toda a board com alumínio de cozinha mas para ai com 6 camadas do tamanho da board, recortar a justa o orifício do chip e colar "fita-cola" de alumínio em volta do chip para segurar as folhas de alumínio ;)  e se mesmo assim ainda não estiveram a vontade e com receio de estragar devido ao aquecimento podem sempre recorta uma lata de refrigerante, fazer o orifício para o chip e meter mais fila para prender o alumínio da lata ;) ....e aquecimento para cima hehehehe

Abraços.
« Última modificação: 23 de Setembro de 2013, 02:35 por LoneWolf »
Blog: A Visão do Lobo

Nick antigo: kilobyte