collapse

* Posts Recentes

Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]


Focos LED SMD por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:12]


I Belive por dropes
[15 de Dezembro de 2023, 13:59]


Carga de corrente eletrónica ZPB30A1 60W por jm_araujo
[11 de Dezembro de 2023, 13:27]

Autor Tópico: tecnologias web para servidor num MCU  (Lida 21478 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Blue_Acid

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5
Re: tecnologias web para servidor num MCU
« Responder #15 em: 11 de Dezembro de 2019, 21:41 »
Por fim, para desenvolver html/css/js não é necessário usar xamp, wamp..., por exemplo se usarem o VSCode para programar existe um extensão o Live Server, fácil e prático.

E já agora obrigado pelo tópico tenho um NodeMCU parado e parece-me que vou ter que fazer umas brincadeiras :-)

Eu uso o Browser para abrir os HTML, nao é necessario nenhum tipo de servidor pois uso HTML+JS+CSS.
Se calhar o server era necessario para PHP... que nao é este o caso.

Outra coisa que nao sabia e descobri, é que o JS cria listas de objectos que facilmente sao convertidos em JSON etc... facilitando assim a criacao da pagina.
Por isso no MCU ele teve que suportar JSON.

Outra coisa que parece basica mas eu nao sabia, é que as bibliotecas estilo jQuery trazem uma funcao "Ajax" para fazer Get e Post que facilita o desenvolvimento.


Força ai no NodeMCU!
Vi alguns exemplos de paginas feitas para o ESP e como o framework dele é baseado em C++ e tem bibliotecas ja muito bem preparadas, é mais facil desenvolver a pagina com C++, HTML, JSON, etc

Viva, obrigado pela resposta.

Já agora a titulo de compor mais este assunto, a questão de usar um server local prende-se com as restrições do browser, efetivamente podes abrir o ficheiro diretamente, no entanto alguns recursos são bloqueados por ser um ficheiro local, nomeadamente pedidos ajax (https://developer.mozilla.org/en-US/docs/Learn/Common_questions/set_up_a_local_testing_server), mesmo que seja um projecto html,css e js.

A tua observação do get e post do jquery e outras frameworks, deixa de ser importante à medida que os browser suportam nativamente o metodo fetch https://developer.mozilla.org/en-US/docs/Web/API/Fetch_API/Using_Fetch

Em relação a frameworks em C++, alguma que queiras destacar? Porque criando em C++ com padrão de pedido/resposta é possivel ter o servidor web no MCU, como se pode ter a mesma app numa servidor na rede que faz pedidos ao MCU, como se pode fazer uma APP mobile que se liga ao MCU e só recebem JSON.

@KammutierSpule vais partilhar desenvolvimentos deste teu projecto?
Just passing by

Offline KammutierSpule

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.480
Re: tecnologias web para servidor num MCU
« Responder #16 em: 12 de Dezembro de 2019, 13:24 »
Viva, obrigado pela resposta.

Já agora a titulo de compor mais este assunto, a questão de usar um server local prende-se com as restrições do browser, efetivamente podes abrir o ficheiro diretamente, no entanto alguns recursos são bloqueados por ser um ficheiro local, nomeadamente pedidos ajax (https://developer.mozilla.org/en-US/docs/Learn/Common_questions/set_up_a_local_testing_server), mesmo que seja um projecto html,css e js.

A tua observação do get e post do jquery e outras frameworks, deixa de ser importante à medida que os browser suportam nativamente o metodo fetch https://developer.mozilla.org/en-US/docs/Web/API/Fetch_API/Using_Fetch

Em relação a frameworks em C++, alguma que queiras destacar? Porque criando em C++ com padrão de pedido/resposta é possivel ter o servidor web no MCU, como se pode ter a mesma app numa servidor na rede que faz pedidos ao MCU, como se pode fazer uma APP mobile que se liga ao MCU e só recebem JSON.

@KammutierSpule vais partilhar desenvolvimentos deste teu projecto?

Citar
no entanto alguns recursos são bloqueados por ser um ficheiro local, nomeadamente pedidos ajax

Verdade, eu nao sei que finalidades costuma ser usado isso,mas neste caso acho que nao servia.
Neste caso os dados sao disponibilizados pelo server que eu estou a desenvolver no MCU, por isso so ele sabe que dados enviar nas respostas :)

Citar
A tua observação do get e post do jquery e outras frameworks, deixa de ser importante à medida que os browser suportam nativamente o metodo fetch

Fixe! Eu vi algumas coisas nesse sentido.. mas.. nao tive oportunidade de investigar.
Outro problema é que este projecto nao tinha requesitos, mas para o uso que era, suponho que houvesse interesse em suportar browsers antigos ou que ainda nao tenham essas capacidades.


Citar
Em relação a frameworks em C++, alguma que queiras destacar?

Nao, nao investiguei.. mas se procurares por exemplos para o ESP vais facilmente dar com eles.
As bibliotecas sao as normais do C++ e talvez mais algumas que ja venham no framework do ESP.


Citar
@KammutierSpule vais partilhar desenvolvimentos deste teu projecto?

Está em desenvolvimento o projecto :) mas nao é meu, nao posso dar detalhes.
Mas ja aqui fui expondo o que fiz e usei em posts anteriores.
se houver alguma duvida concreta, diz..