collapse

* Posts Recentes

Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]


Focos LED SMD por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:12]


I Belive por dropes
[15 de Dezembro de 2023, 13:59]


Carga de corrente eletrónica ZPB30A1 60W por jm_araujo
[11 de Dezembro de 2023, 13:27]

Autor Tópico: Limpeza por ultra-sons  (Lida 2584 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline fergas

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 159
Limpeza por ultra-sons
« em: 08 de Setembro de 2021, 22:11 »
Olá a todos!

Comprei uma maquineta de limpeza por ultra-sons (com frequência fixa). Entre outros usos queria limpar as pcb depois de serem "cozidas" para remover os resíduos do fluxo.
Já andei a dar uma vista de olhos e parece que uma mistura de agua destilada, álcool isopropílico e detergente da loiça dá para o serviço. Mas como me lembro de há algum tempo ter lido aqui que alguns de vós já fazem o mesmo que vou agora começar a fazer, pedia que dessem a vossa opinião e as vossas dicas sobre a melhor forma de usar a máquina, quais os produtos de limpeza que utilizam, as temperaturas e tempos de limpeza, enfim, como melhor a utilizar mesmo para outros outras coisas além das pcb.

Obrigado a todos. ;D



Offline KammutierSpule

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.480
Re: Limpeza por ultra-sons
« Responder #1 em: 09 de Setembro de 2021, 12:22 »
Nunca fiz (com ultrasons, só manualmente) mas estou interessado no tema :)

Vai partilhando o que descobrires.
Qual maquina compraste?

Não parece boa ideia juntar o Isopropilico com detergente, eu faria primeiro uma lavagem só com detergente e eventualmente passava isopropilico no final.

Não sei também se detergente da loiça é o ideal (principalmente os comerciais para cozinha que tem muitas coisas e cheiros). Existem alguns detergentes mais "neutros" que se vendem em doses industriais para lavagens em restaurantes,etc e não fazem espuma.

Investiga também se a máquina que compraste tem uma potencia indicada ao uso em PCBs. Muita potencia pode danificar (internamente os boundings? de) alguns ICs.

Offline dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.185
Re: Limpeza por ultra-sons
« Responder #2 em: 09 de Setembro de 2021, 15:13 »
Também nunca usei ultrassons para limpezas (apenas na worten para limpar as cabeças dos tinteiros, funciona muito bem).

O fluxo costumo limpar com álcool isopropílico, por vezes diluente celuloso em casos mais difíceis, atenção aos plásticos.
Ainda andei um tempo á procura de uma a ultrassons, saiu no lidl para joalharia, muito pequena para placas, e de baixa potência.

Detergente de loiça é bom para gorduras, quem sabe, ou mesmo limpa para brisas, não tem espuma, mas desconheço o seu efeito nas pcbs...

Offline fergas

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 159
Re: Limpeza por ultra-sons
« Responder #3 em: 09 de Setembro de 2021, 22:28 »
A máquina que comprei foi esta . A potência não deve importar, porque vi um vídeo de teste com duas máquinas em que uma tinha 100W e a outra 200W (a que comprei diz que tem 120W) com resultados idênticos.

Penso que a limpeza por ultra-sons é segura na limpeza das placas. A única referência que encontrei a indicar que algo de mal pode acontecer é acerca de circuitos que contenham certos tipos de cristais reguladores de frequência.

Pelo que tenho lido (não foi muito até agora, e também me parece que não há muita informação disponível) o álcool isopropílico é essencial, apesar de me meter alguma confusão porque como aquilo é bastante volátil e deve evaporar rápido, fica o receio dalguma explosão. Um pouco de acetona aparentemente também é útil para acelerar o processo. O melhor detergente deve ser o usado nas máquinas de lavar loiça, porque suponho que estas não devem gostar de espuma, mas não domino o assunto  ::)
 
Estou a ver que esta vai ser a parte mais complicada. Se não conseguir arranjar alguma "fórmula" vou tentar descobrir de onde mandar vir um detergente concentrado, porque os diluídos devem ir à vida rápido e só em portes de fora, a coisa não deve ficar barata.

Offline KammutierSpule

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.480
Re: Limpeza por ultra-sons
« Responder #4 em: 10 de Setembro de 2021, 09:08 »