collapse

* Posts Recentes

LLM Crawlers por jm_araujo
[02 de Maio de 2024, 21:57]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[30 de Abril de 2024, 15:09]


Circuito Microfone que funcione por almamater
[27 de Abril de 2024, 17:14]


Arame de Estendal por almamater
[18 de Abril de 2024, 16:16]


O que é isto ? por SerraCabo
[12 de Abril de 2024, 14:20]


Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[11 de Abril de 2024, 20:46]


Meu novo robô por josecarlos
[29 de Março de 2024, 18:30]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]

Votação

Hugu - "Queres uma Raspberry Pi?"

Sim e quero mais que um!!
8 (16%)
Sim! Eu quero um a qq custo!
1 (2%)
Sim mas só até 35€
17 (34%)
Sim, se não custar mais de 27€
20 (40%)
Sim, mas só qdo sair uma nova versao...
4 (8%)

Votos totais: 49

Autor Tópico: Raspberry Pi - Vai começar a ser vendido às  (Lida 141209 vezes)

0 Membros e 4 Visitantes estão a ver este tópico.

Offline tr3s

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 811
  • char x=1, y=5; x^=y^=x^=y;
Re: Raspberry Pi - Vai começar a ser vendido às
« Responder #165 em: 29 de Maio de 2012, 11:36 »
Eu sei que tenho acesso... mas n tenho acesso à informação sobre eles! O que são, o que fazem, quem é o quê... Aquela informação básica para os poder usar.

É como me dizeres que há estradas para o Porto. Eu pergunto, "Ok e que estradas são essas? Qual é a distância? Onde estão? Asfalto ou gravilha?", isto para poder desenvolver o melhor veiculo para andar nelas e tu respondes "Tens estradas..."

 ;)
Tr3s
Daniel Gonçalves

Offline Tech_JA

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 577
Re: Raspberry Pi - Vai começar a ser vendido às
« Responder #166 em: 29 de Maio de 2012, 13:14 »
vê se é isto que pretendes : http://elinux.org/RPi_Low-level_peripherals

Offline iyahdub

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 280
Re: Raspberry Pi - Vai começar a ser vendido às
« Responder #167 em: 29 de Maio de 2012, 13:35 »
Senso alguem me chamou atencao deste facto, mas la esta isto nao e o meu forte tanto como e o teu... o novo olinuxino parece ter hardware graphic acceleration com Mali400MP... Estarei correcto ao pensar que tera entao alguma forma de aceleracao grafica, ou  e apenas embebida no ARM ?!?
E que se for esse o caso nao so equipara o RP, mas ultrapassa-o em algumas coisas.
Em relacao a isto eu tinha razao na minha primeira impressao...o Olinuxino novo vai ser iguall em muita coisa, superior noutras...
O senso tinha referido que nao tinha aceleracao grafica, senao me engano, e nao e o caso( ele se calhar referiu-se talvez aos outros modelos iniciais do olinuxino) ... Mali 400MPS e uma gpu, e ate ja existem drivers open source bem avancadas, tendo em conta que e bem recente ainda  !!
Por isso parece que ainda vai acabar por estar disponivel muito antes qu eo proprio RP.
Por favor mantenham o pessoal informado com os vossos RP's ou qq outro modelo dentro do genero...Para que estando informados, possamos fazer a escolha que mais nos indicada for !!
Abraco !
ps-Desculpen a falta de pontuacao, mas vivo no estrangeiro e os teclados sao xenofobos !!

Offline metRo_

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 3.753
Re: Raspberry Pi - Vai começar a ser vendido às
« Responder #168 em: 29 de Maio de 2012, 21:14 »
Eu sei que tenho acesso... mas n tenho acesso à informação sobre eles! O que são, o que fazem, quem é o quê... Aquela informação básica para os poder usar.

É como me dizeres que há estradas para o Porto. Eu pergunto, "Ok e que estradas são essas? Qual é a distância? Onde estão? Asfalto ou gravilha?", isto para poder desenvolver o melhor veiculo para andar nelas e tu respondes "Tens estradas..."

 ;)

É isto que te referes?
http://www.raspberrypi.org/wp-content/uploads/2012/02/BCM2835-ARM-Peripherals.pdf

PS: Tudo o que é esquemáticos está ou está para ser disponibilizado também...

Offline iyahdub

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 280
Re: Raspberry Pi - Vai começar a ser vendido às
« Responder #169 em: 29 de Maio de 2012, 22:31 »
A nao ser que tenham mudade de atitude a broadcom nao tencionam disponibilizar na totalidade a documentacao.
Isso, se nao me engano , e apenas parcial... Uma excepcao a regra !! O mesmo que eles fornecem aos developers que sao obrigados assinar contractos para nao revelar...Mas neste caso devido ao sucesso parece que la deixaram...
Mas era bem bom que mudassem de ideias!!
ps-Desculpen a falta de pontuacao, mas vivo no estrangeiro e os teclados sao xenofobos !!

Marmelo

  • Visitante
Re: Raspberry Pi - Vai começar a ser vendido às
« Responder #170 em: 29 de Maio de 2012, 22:37 »
quem tem o raspberry pi , sera que podia testar para ver se o jogo de browser "runescape" da sff :P
se comprar um raspberry pi a partida é so para jogar isso
ja agora nao importa se tiver muito lag :)

Offline tr3s

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 811
  • char x=1, y=5; x^=y^=x^=y;
Re: Raspberry Pi - Vai começar a ser vendido às
« Responder #171 em: 30 de Maio de 2012, 10:44 »
Sim metro_ é mais ou menos isso! :)
Agora, wiki eLinux para detalhes de hardware? Really?

Na minha opinião, não haver ADCs é um show killer. Para isso, prefiro dara mais 20 ou 30 euros e comprar algo com hardware  de ponta em vez de algo cujo o hardware já é obsoleto. :( Falo no Cotton Candy por exemplo.

Ainda assim, creio que a forma como os tipos do Raspberry PI trataram das coisas ( e atençao que daqui a pouco faz um ano que andam a promover aquilo) é de lamentar. Informação dispersa, clientes por atender, placas e versoes por concluir, muito marketing e pouco produto. Começa a parecer-me que andam a vender "banha de cobra"...
Tr3s
Daniel Gonçalves

Offline Marvin

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 677
    • The scientist and the geek
Re: Raspberry Pi - Vai começar a ser vendido às
« Responder #172 em: 30 de Maio de 2012, 11:09 »


Ainda assim, creio que a forma como os tipos do Raspberry PI trataram das coisas ( e atençao que daqui a pouco faz um ano que andam a promover aquilo) é de lamentar. Informação dispersa, clientes por atender, placas e versoes por concluir, muito marketing e pouco produto. Começa a parecer-me que andam a vender "banha de cobra"...

Tr3s tenho uma opinião um pouco diferente. O objectivo do RPI era o de fazer um pc barato de forma a levar a programação as crianças, e até fizeram uma organização sem fins lucrativos para isso. Acho que atingiram os objectivos.

Versão long:
O problema é que a comunidade começou a perceber a potencialidade daquilo e começou a pressionar para mais features e a plataforma começou a "partir-se", ou seja, eles tinham como objectivo fazer um pc para "putos" e ja havia malta a querer centros multimedia, robotica, etc etc etc. Mas a organização eram apenas 3 ou 4 pessoas que faziam isto no seu tempo livre, não eram uma empresa com centenas de recursos disponiveis prontos a mudar as features com o mindset de lucro e prosperidade.

Então foi aqui q a "shit hit the fan", o projecto tornou-se viral, eles não tinham mão na comunidade (como é normal) as expectativas cresceram, os objectivos principais mantiveram-se e os recursos tambem.

No fim tens o que está a acontecer, milhares de pessoas a quererem um produto que não foi realmente desenhado para elas e as criticas começam a aparecer e parece que são eles que estão a "vender a banha da cobra", quando no fundo a organização apenas está a ser levada pela maré da comunidade e como é obvio não tem um produto para servir a todos.

Dronetech BlogThe Scientist and the Geek

Offline msaleiro

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 691
    • Blog
Re: Raspberry Pi - Vai começar a ser vendido às
« Responder #173 em: 30 de Maio de 2012, 12:54 »

Tr3s tenho uma opinião um pouco diferente. O objectivo do RPI era o de fazer um pc barato de forma a levar a programação as crianças, e até fizeram uma organização sem fins lucrativos para isso. Acho que atingiram os objectivos.

Versão long:
O problema é que a comunidade começou a perceber a potencialidade daquilo e começou a pressionar para mais features e a plataforma começou a "partir-se", ou seja, eles tinham como objectivo fazer um pc para "putos" e ja havia malta a querer centros multimedia, robotica, etc etc etc. Mas a organização eram apenas 3 ou 4 pessoas que faziam isto no seu tempo livre, não eram uma empresa com centenas de recursos disponiveis prontos a mudar as features com o mindset de lucro e prosperidade.

Então foi aqui q a "shit hit the fan", o projecto tornou-se viral, eles não tinham mão na comunidade (como é normal) as expectativas cresceram, os objectivos principais mantiveram-se e os recursos tambem.

No fim tens o que está a acontecer, milhares de pessoas a quererem um produto que não foi realmente desenhado para elas e as criticas começam a aparecer e parece que são eles que estão a "vender a banha da cobra", quando no fundo a organização apenas está a ser levada pela maré da comunidade e como é obvio não tem um produto para servir a todos.



Nem mais! :) Criou-se uma grande expectativa à volta da RasPi e muita gente perdeu a "noção da realidade" ao pensarem que iam poder fazer tudo e mais alguma coisa numa placa pequena, que não foi pensada para fazer tudo e mais alguma coisa. O objectivo é ser uma placa de muito baixo custo que permita levar computadores a sítios com poucos recursos financeiros (daí a saída de vídeo para ligar a televisões).
Contudo, quem está por trás do projecto soube aproveitar muito bem todo o mediatismo à volta da placa, pois disponibilizando alguns recursos mais técnicos conseguiram interessar muitas pessoas que podem desenvolver outras aplicações, tornando a RasPi mais apelativa para outros projectos e tendo ao mesmo tempo um grande financiamento para a fundação, de forma a levar a cabo o objectivo principal que é ajudar na educação das crianças. Acho que muita gente, em vez de "andar a bater no ceguinho" devia pensar um pouco como é que raio meia dúzia de caramelos fizeram uma placa a "25$" e outras grandes empresas têm andado a vender produtos inferiores ao triplo do preço (por ex. a beaglebone). Sai a RasPi e de repente a VIA aparece logo com uma placa parecida e também de baixo custo. Supostamente a VIA é que é a grande empresa e certamente poderia ter lançado algo superior à RasPi há mais tempo.. Digam bem ou digam mal, acho que temos todos bastante a agradecer às pessoas por trás da RasPi pelo que fizeram, não só pela vertente de educação envolvida que certamente irá fazer a diferença em muitos sítios, mas também por "forçar" as grandes empresas a baixar os preços nas placas do género. Ah e ainda estão a contribuir para a divulgação de sistemas com linux! ;D
msaleiro - Mário Saleiro
UAlg FCT-DEI / VisLab - Instituto de Sistemas e Robótica / eLab Hackerspace
http://thebitbangtheory.com

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Raspberry Pi - Vai começar a ser vendido às
« Responder #174 em: 30 de Maio de 2012, 13:01 »
Não esquecer que um ou mais dos envolvidos na RaspPi trabalha na Broadcom e a Broadcom está a patrocinar o projecto ao oferecer chips a um preço muito inferior ao normal, não são bem 3 caramelos numa barraca..
Avr fanboy

Offline msaleiro

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 691
    • Blog
Re: Raspberry Pi - Vai começar a ser vendido às
« Responder #175 em: 30 de Maio de 2012, 13:08 »
Também não disse que eram 3 caramelos numa barraca :P O que estava a tentar destacar era o facto de haver empresas como a VIA cujo negócio reside em placas para sistemas embebidos (e que nunca foram muito baratas..) e que só agora lançaram algo parecido. Penso que, sendo uma empresa especializada nessa área, poderiam tê-lo feito há bem mais tempo.
msaleiro - Mário Saleiro
UAlg FCT-DEI / VisLab - Instituto de Sistemas e Robótica / eLab Hackerspace
http://thebitbangtheory.com

Offline Marvin

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 677
    • The scientist and the geek
Re: Raspberry Pi - Vai começar a ser vendido às
« Responder #176 em: 30 de Maio de 2012, 14:03 »
Não esquecer que um ou mais dos envolvidos na RaspPi trabalha na Broadcom e a Broadcom está a patrocinar o projecto ao oferecer chips a um preço muito inferior ao normal, não são bem 3 caramelos numa barraca..

O projecto RPI baseia-se em meia duzia de pessoas, o facto de um ter acesso a um chip e a patrocinio não significa que existam departamentos de R&D a ajudar a desenvolver esta board, pelo menos não oficialmente. Para alem do desenho e especificação da board ainda existe a distribuição, marketing, etc que consome muitos recursos e consigo perceber o porque das falhas detectadas. A manta não dá para esticar mais...



Dronetech BlogThe Scientist and the Geek

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Raspberry Pi - Vai começar a ser vendido às
« Responder #177 em: 30 de Maio de 2012, 14:09 »
Eles têm/tinham lá uma foto de um escritório na Broadcom em sim, assim como acredito que haja muita ajuda da parte da Broadcom, outra coisa é que o pcb foi desenhado com Altium, em que uma licença são de 5000€ para cima ao ano, não quero de todo desfazer todo o trabalho que têm tido, mas existe muito apoio da Broadcom, tanto que não me parece que seja um pessoa sem bons conhecimentos na industria que meta algo á venda na Farnell e na RS.
Avr fanboy

Offline amando96

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.631
  • MAC address? But I have windows...
    • Projects, News, Blog, Tutorials
Re: Raspberry Pi - Vai começar a ser vendido às
« Responder #178 em: 30 de Maio de 2012, 14:12 »
Mas a forma de publicidade...

"$35 computer that handles quake in HD"

Fez toda a gente e o seu cão querer ter uma gaming rig de $35... se tivessem dito "$35 development platform for hobbyists and educational purposes" já 9 décimos dos interessados não ligavam porque tinha alguma coisa a ver com aprendizagem!  :P

Offline Marvin

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 677
    • The scientist and the geek
Re: Raspberry Pi - Vai começar a ser vendido às
« Responder #179 em: 30 de Maio de 2012, 14:23 »
Eles têm/tinham lá uma foto de um escritório na Broadcom em sim, assim como acredito que haja muita ajuda da parte da Broadcom, outra coisa é que o pcb foi desenhado com Altium, em que uma licença são de 5000€ para cima ao ano, não quero de todo desfazer todo o trabalho que têm tido, mas existe muito apoio da Broadcom, tanto que não me parece que seja um pessoa sem bons conhecimentos na industria que meta algo á venda na Farnell e na RS.

Concordo, sem duvida não era uma pessoa sem contactos que conseguiria distribuir o seu material na Farnell e RS, mas pelo menos a informação que vinha a publico mencionava que todas as decisões eram tomadas por eles e mm algumas foram debatidas nos foruns. Alias a Liz mencionava que grande parte dos problemas que tinham era as decisões da manufactura, fornecedores e distribuição.

Em relação ao Altium, eles são de Cambridge é normal que tenham acesso a essas ferramentas.

Onde quero chegar é, são uma equipa pequena e inexperiente em algumas areas que ouve conselhos de muitos lados incluindo o publico, e por isso existem alguns destes problemas.

Com o Arduino não se passou isto pois grande parte do desenvolvimento original não foi mediatico, apareceu o produto (por uma equipa pequena e inexperiente tb) e começou o Hype, este foi ao contrario o produto é que tem de se adaptar ao Hype...
Dronetech BlogThe Scientist and the Geek