collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Duvida, Sensor de Inclinação  (Lida 4692 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline zordlyon

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.768
Duvida, Sensor de Inclinação
« em: 12 de Março de 2010, 12:07 »
Ora boas, Pessoal gostaria de saber se existem sensores de inclinação?

E o seguinte, o meu robo tem um chassi de um jipe 4x4, e gostava de saber se ha sensores de inclinação, para por exemplo ele ao subir alguma coisa, nao tenha possibilidade de tombar, "capotar", quem pudesse ajudar, fico agradecido...

Cumprimentos...
Cumprimentos,
André Carvalho.

Offline metRo_

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 3.753
Re: Duvida, Sensor de Inclinação
« Responder #1 em: 12 de Março de 2010, 12:21 »

Offline zordlyon

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.768
Re: Duvida, Sensor de Inclinação
« Responder #2 em: 12 de Março de 2010, 20:28 »
sim e não, porque a minha ideia, e por exemplo manter o carro estavel, sim e tu dizes me, metes o acelerometro no centro do carro e tens que o manter a certos valores para que este nao capote...tudo bem eu concordo, mas por exemplo, o carro esta a subir alguma coisa, e quase a capotar, e que ele devia acionar isso para os motores pararem de andar...mas por exemplo se desse para que o carro conseguisse subir, ele nao impedia, nao sei se me faço entender...

Tipo vamos supor, um jipe a subir uma pedra, se ele estiver prestes a capotar para, ou anda para tras, ou mais de vagar, caso contraria continuaria  a andar, mas com um acelerometro, julgo isso nao ser muito indicado digo eu, acho que o acelerometro seria mais para robots de 2 rodas que se equilibrem....

Mas depois disto diz me a tua ideia se puderes...

Cumprimentos...
Cumprimentos,
André Carvalho.

Offline metRo_

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 3.753
Re: Duvida, Sensor de Inclinação
« Responder #3 em: 12 de Março de 2010, 21:11 »
Não te entendi muito bem mas pelo que continuas a dizer que queres fazer o acelerometro parece-me o que queres.
É que esta frase dá a entender que o acelerometro é o que queres:
Citar
Tipo vamos supor, um jipe a subir uma pedra, se ele estiver prestes a capotar para, ou anda para tras, ou mais de vagar, caso contraria continuaria  a andar, mas com um acelerometro, julgo isso nao ser muito indicado digo eu, acho que o acelerometro seria mais para robots de 2 rodas que se equilibrem....

O Jipe está a subir, enquanto este estiver a abaixo de um ângulo definido por ti então continua a andar caso contrário para.

Offline zordlyon

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.768
Re: Duvida, Sensor de Inclinação
« Responder #4 em: 12 de Março de 2010, 23:58 »
sim e bem visto, realmente, mas supondo o seguinte, nessa pedra fica te uma roda no ar, e ele quase capota e esta com uma inclinaçao razoavel....E segundo a tua teoria (que esta certa) ele parava (ou fazia algo, nao interessa)...

Agora outra situação, ele esta a subir uma pedra com muito mais inclinação mas sobe "de frente" com as duas rodas acentes e sem problemas, ou seja vai parar, sem perigo nenhum certo??

e uma coisa que me ando a debater a algum tempo, basicamente a minha ideia e fazer o que se faz com um chassi com lagartas, mas num chassi 4x4...

pk como toda a gente vai para lagartas, meteu se me na ideia que iria fazer um sem lagartas ;D ;D

Cumprimentos...
Cumprimentos,
André Carvalho.