collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Mosfet?  (Lida 2517 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline almamater

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.918
    • GrcByte - Projectos
Mosfet?
« em: 18 de Janeiro de 2021, 15:11 »
Viva.

Estou aqui a fazer uma pequena brincadeira, basicamente tenho um sensor de movimento que envia um Output de 3.3V HIGH sempre que detecta algo e quero acender uns quantos leds (fita de leds com 45 Leds).

O consumo da fita é de ~450mA, a minha fonte é de 12V.

Tinha tudo planeado para usar um Relé até começar a pensar em transistores e no pouco espaço que ocuparia, comparando com os relés que tenho disponíveis.

Depois entre um Transistor e um Mosfet acho que o Mosfet é mais eficiente e os Leds devem acender com mais intensidade.

Posto isto, coloquei o Relé de lado e estive a ver os Mosfets que tenho, um deles é o IRF9640 (-11A\-200V\0.50R). Também tenho do tipo N mas o circuito teria de ser com 2 transistores para inverter o sinal, se não me estou a enganar, algo assim:

(circuito de exemplo)

Para evitar usar esse 2º transistor, poderia colocar o IRF9640 desta forma:

(circuito de exemplo)

(este último testei e funciona sem problema).

Em todo o caso, e para o pequeníssimo circuito que é, justifica a utilização de um Mosfet destes ou se calhar com um Transistor o resultado seria praticamente o mesmo? 
« Última modificação: 18 de Janeiro de 2021, 15:29 por almamater »

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.947
  • NERD!
Re: Mosfet?
« Responder #1 em: 18 de Janeiro de 2021, 15:46 »
tenho um sensor de movimento que envia um Output de 3.3V HIGH sempre que detecta algo
Contradiz:
Citar
Também tenho do tipo N mas o circuito teria de ser com 2 transistores para inverter o sinal, se não me estou a enganar, algo assim:


Esse circuito não inverte, serve para quando o MOSFET tem um Vgs superior ao nível lógico.
No teu caso basta-te usar um MOSFET (tipo N) com Vgs inferior aos 3.3V lógicos e não precisas de mais nada, é ligar do sensor à gate, source ao GND e dreno ao (-) dos LEDs.


Com um BJT também dá, mas tens de ter cuidado na escolha, 450mA já não é para um 2n3904, e é à pele para um BC547


« Última modificação: 18 de Janeiro de 2021, 15:55 por jm_araujo »

Offline almamater

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.918
    • GrcByte - Projectos
Re: Mosfet?
« Responder #2 em: 18 de Janeiro de 2021, 19:37 »
Obg pela resposta.

Bom.. de facto com um transistor 'normal' não noto diferença para o IRF9640 que utilizei inicialmente, pelo menos nesta aplicação.

Testei com um BD139 (1.5A)

Offline almamater

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.918
    • GrcByte - Projectos
Re: Mosfet?
« Responder #3 em: 20 de Janeiro de 2021, 11:32 »
Outra dúvida existêncial.

O circuito com o BD139 funciona bem, tive apenas de alterar a resistência de 1K para 100R.

Queria agora adicionar um simples LED que apenas ficasse ligado enquanto o Transistor estivesse Desligado. Quando houver 3.3.V na base do Transistor este liga (e a carga também) e o LED OFF e vice versa (quando o transistor e carga estiverem OFF o LED de 5mm fica ON), podia ser assim:

Mas não funciona,  o LED de facto acende quando a base do BD139 não tem tensão (3.3V) mas acontece que a minha "carga" que é também uma fita de leds acaba por acender, mesmo que com muito pouca intensidade..

Tenho de adicionar um 2º transistor para este objectivo?
« Última modificação: 20 de Janeiro de 2021, 11:36 por almamater »

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.947
  • NERD!
Re: Mosfet?
« Responder #4 em: 20 de Janeiro de 2021, 17:58 »
É o mais certo.
Mas só com um (replicar o esquema que tens, em ves deo sensor liga ao colector do BD139) não sei se te safas. Os LEDs mesmo com uns uA  já acendem. Experimenta com uma resistência maior, tipo 10K, a ver se o brilho residual incomoda.

Senão tens de usar 2 trasistores, a ligar diretamente à saída.

Offline almamater

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.918
    • GrcByte - Projectos
Re: Mosfet?
« Responder #5 em: 21 de Janeiro de 2021, 18:24 »
Já me decidi. Arranjei um Mosfet que retirei de uma board antiga e assim já não tenho pena dele  :P  Trata-se de um P75N02LDG.


Pensava no entanto que os problemas tinham chegado ao fim mas não. .

Com estes circuitos eu tenho simulado os 3.3V com uma fonte à parte, mas depois os 3.3V vão ser do sensor PIR (do sinal de Output). Ou seja, se não há movimento ele envia 0V quando detecta algo envia 3.3V.

Experimentei agora o circuito usando assim o PIR em vez da tal Fonte, e o resultado não foi o que esperava, com a fonte e o circuito do BD139 a fita de leds acende sem problema e na totatalidade. Com o output do sensor não.. parece que os 3.3V se perdem algures pelo caminho.

Digo que se perdem porque coloquei um multímetro a medir a tensão na base do Transistor e antes e depois de ligar todo o circuito do BD139, com a fonte tudo Ok, antes de ligar tenho os 3.3V e depois de ligar o Circuito continuo com os 3.3V (e tudo funciona).

Com o sensor, antes de o ligar ao circuito tenho os 3.3V (quando é detetado movimento) mas depois se estiver ligado ao circuito (à base do BD139) e se detectar movimento o multímeto lê 0.9V, faz sentido?

P.S.: O PIR está ligado ao VCC 12V e ao Gnd da mesma fonte. Com a fonte ATX funciona tudo bem, com o Output do PIR parece que há uma perda algures e a meu ver faz com que o transistor nao fique saturado e a fita de LEDs não acende como era suposto (o que não acontece quando uso a fonte externa)   ::)
« Última modificação: 21 de Janeiro de 2021, 18:26 por almamater »

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.947
  • NERD!
Re: Mosfet?
« Responder #6 em: 22 de Janeiro de 2021, 12:51 »
Faz todo o sentido. Os 3.3V são "fracos", ou porque o Ioh é fraco, ou é um coletor aberto com pull-up. Com a resistência de 100ohms aninha (3.3v-0.7v)/100=26mA, a maior parte dos integrados não aguenta tanto.
Ou metes mais transistores, ou mudas por MOSFETs.