collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Detetor de Radar... Detetável?  (Lida 7181 vezes)

0 Membros e 2 Visitantes estão a ver este tópico.

Offline rglove

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 527
Detetor de Radar... Detetável?
« em: 28 de Julho de 2013, 20:55 »
Boas,
Recentemente tirei a carta Am que me permite conduzir motas até 50cc. Tenho uma Honda NSR 50 que, nem sei como, está registada como ciclomotor em vez de motociclo, sendo a velocidade máxima permitida de 45 km/h fora de localidades e 40 km/h dentro de localidades...
Acontece que não cumpro com estes limites absurdos, pelo menos com o limite fora de localidades, mas também não abuso e tento não passar dos limites assinalados pela sinalização vertical!
Eu, sinceramente, não acredito que numa estrada em que o limite é 80 km/h possa ser multado por andar a mais de 45 km/h... Sei que a lei o proíbe e a lei está acima da minha opinião e de todas, mas acho que na hora de multar tem que haver um pouco de bom senso, até porque se circular a 45 km/h sou buzinado por todos os lados...

Sendo assim, e porque tenho medo de ser apanhado por um radar em excesso de velocidade durante estes 3 anos em que tenho a carta provisória, pensei em adquirir um detetor de radar para colocar na mota.
Sei que há uns detetores muito bons que detetam grande parte dos radares, mas oiço rumores de que estes detetores são detetados por uns detetores de detetores de radares (que grande confusão).

Isto parece-me cientificamente impossível visto que o detetor limita-se a detetar, não emitindo qualquer radiação. Logo, como é que poderá haver um detetor de um detetor de radar?
Será isto mito?

Não pretendo com o detetor de radar fugir à multa, pretendo sim saber que se encontra um radar naquela zona de forma a abrandar para os tais 45 km/h. Penso que não coloco ninguém em perigo por circular à mesma velocidade que os ligeiros e motociclos...

Cumprimentos!

Edit: Lembrei-me agora, o radar só dispara quando é excedido o limite de velocidade certo? Ora, se estiver programado para o limite de velocidade para ligeiros, então se eu passar acima dos tais 45 km/h ele não dispara! Será assim?
« Última modificação: 28 de Julho de 2013, 20:58 por rglove »

Offline dvdt

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.248
  • David Teles
    • Site Pessoal
Re: Detetor de Radar... Detetável?
« Responder #1 em: 28 de Julho de 2013, 22:16 »
È assim este tópico é algo para o ilegal, mas...
È assim um radar movel nao dispara esta continamente a enviar a velocidade dos veiculos para ser visto pelos agentes pelo que compreendo. Mas as motas são mais dificeis de ser apanhadas por radares e nao me parece que causem problemas por nao ires a 45kmh só se estirem
á caça da multa
Engenharia Electrotécnica e Computadores (IST)
Analyst in a Big 4

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: Detetor de Radar... Detetável?
« Responder #2 em: 28 de Julho de 2013, 22:19 »
ha programas pra tlms/gps que informam onde ha radares fixos.
Pra detectar radares ha uns aparelhos estilo isto:
https://www.google.pt/search?q=detector+de+radares+cobra&client=firefox-a&hs=RqZ&rls=org.mozilla:en-GB:official&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ei=X4r1UbiMF8uI7AbXiICACA&ved=0CAkQ_AUoAQ&biw=1429&bih=738&sei=c4r1UaqFEsny7AaF-IHADg

os mais famosos sao os cobra, que podem ir desde 40€ a cento e tal euros..

Offline rglove

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 527
Re: Detetor de Radar... Detetável?
« Responder #3 em: 28 de Julho de 2013, 22:41 »
Hmm, assim já se torna mais complicado :/ Eu não abuso na velocidade, mas claro que não vou a 45 numa estrada com limite 80 km/h...

Acho que vou optar por colocar um gps na mota e ter no mapa alguns pontos onde preciso de ter mais atenção. Pelo menos torna-se menos ilegal :)

O que normalmente oiço é que o radar tira a fotografia apenas se o automóvel exceder a velocidade. Se assim fosse era simples porque não precisava de me preocupar com os tais 45 km/h... Enfim, já começo a ficar com tanto receio de ficar sem a carta que até tenho medo de sair para a estrada :s

Espero que até trocar para uma 125 não me calhe o azar de um polícia menos compreensivo me multar...

Offline rodriguesf

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 74
    • HamTrónica
Re: Detetor de Radar... Detetável?
« Responder #4 em: 28 de Julho de 2013, 22:42 »
atenção que se fores apanhado a 80 num ciclomotor podes ficar sem ele! de qualquer forma desde que não andes a mais de 20km/h que a sinalização vertical o radar não te apanha, pois todos ou quase todos só estão a trabalhar para multas graves e muito graves para a velocidade dos carros!

edit: se a tua carta dá para 125 eu no teu caso nem pensava duas vezes!

edit2: estive a ver a descrição das cartas e já vi que ainda não podes.
« Última modificação: 28 de Julho de 2013, 22:46 por rodriguesf »
hamtronica.blogspot.com

Offline rglove

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 527
Re: Detetor de Radar... Detetável?
« Responder #5 em: 28 de Julho de 2013, 22:45 »
Ficar sem ele? Cada vez acho mais que a ideia da 50cc foi má...
Não me apeteceu gastar dinheiro a tirar a carta de 125 porque quando tirasse a de carro ficava com a de 125 por ter a de 50cc. Na altura, como nunca tinha andado na estrada, pensava que 45 km/h (na minha inocência) já era uma velocidade jeitosa xD
Daqui a uns meses já vou ter a carta de 125 e vou-me livrar da 50cc :P

Edit: Então o radar está programado para flashar apenas quando excedo o limite de velocidade sinalizado certo? Ou flasha sempre que passa algum veículo e depois o agente de autoridade decide se o veículo circula em excesso de velocidade ou não?
« Última modificação: 28 de Julho de 2013, 22:47 por rglove »

Offline rodriguesf

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 74
    • HamTrónica
Re: Detetor de Radar... Detetável?
« Responder #6 em: 28 de Julho de 2013, 22:51 »
Ficar sem ele? Cada vez acho mais que a ideia da 50cc foi má...
Não me apeteceu gastar dinheiro a tirar a carta de 125 porque quando tirasse a de carro ficava com a de 125 por ter a de 50cc. Na altura, como nunca tinha andado na estrada, pensava que 45 km/h (na minha inocência) já era uma velocidade jeitosa xD
Daqui a uns meses já vou ter a carta de 125 e vou-me livrar da 50cc :P

sim os ciclomotores só estão homologados para circular até 45km/h.
quando tive de andar cerca de 4km com o triciclo(ciclomotor de 3 rodas) do meu avô a +/-40km/h(não dava mesmo para mais!), jurei para nunca mais!
eu quando tirei a carta tirei logo AL+B mesmo com a 125cc da escola achei que faltava ali qualquer coisa! para mim o ideal será 250cc para cima!



Edit: Então o radar está programado para flashar apenas quando excedo o limite de velocidade sinalizado certo? Ou flasha sempre que passa algum veículo e depois o agente de autoridade decide se o veículo circula em excesso de velocidade ou não?

normalmente o "radar" está programado para disparar a velocidade de +20km/h que o limite no local, de resto os agentes apenas se limitam a passar a multa e não o metem para o limite do local, disseram mesmo na minha cara, pois o valor da multa não compensa o trabalho!
« Última modificação: 28 de Julho de 2013, 22:54 por rodriguesf »
hamtronica.blogspot.com

Offline rglove

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 527
Re: Detetor de Radar... Detetável?
« Responder #7 em: 28 de Julho de 2013, 23:01 »
 ;D ;D ;D ;D

Espero que esteja programado pelo menos para o limite de velocidade sinalizado  :D

Se assim for tudo bem, porque ando sempre abaixo deste (ou quase sempre). No outro dia passei por um radar a 60 km/h dentro de uma localidade... O limite era 50... Depois de passar pelo radar pensei: "Estou lixado", mas ele estava a apontar para a outra faixa, logo apenas me apanhou a mota de frente (se me apanhou) e a matrícula não ficou na fotografia... Na vinda fui a 40 km/h eheh

Tudo o que quero é divertir-me um bocadinho agora no verão com a minha 50cc e depois sim, trocar para uma 125, que pelo que estou a ver também vai ser provisória :P

A mota na cidade porta-se bem, é levezinha, fácil de manobrar, enfim, uma 50cc... E atinge 95/100 km/h, o que já é bom para uma 50cc. Mas a porcaria do limite de velocidade é que pronto, deixa-me preocupado...

Esperemos que corra tudo bem até conseguir a carta A1...

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Detetor de Radar... Detetável?
« Responder #8 em: 28 de Julho de 2013, 23:08 »
Tem mais atenção em teres piscas, espelhos, andar com as luzes acesas e tudo funcional.
Os radares tipicamente só disparam um bocadinho acima dos limites, por exemplo a GNR de Leiria tinha(isto á 4 anos atrás, agora já não faço esse trajecto... ) radares na A1, perto de Leiria, Pombal e noutro sitio, e segundo eles só disparavam dos 160km/h para cima, sendo que o limite nas AE's é de 120km/h uma margem de 40km/h já é bastante.

O mais arriscados é mesmo nas localidades, ai não convem mesmo abusares da sorte, fora de localidade, és capaz de chamar mais a atenção por ires a 45 do que a 70 ou 80km/h.

Mesmo um motociclo, o limite de velocidade é só de mais 5km/h que o ciclomotor, por isso não é por ai que te safas.
Avr fanboy

Offline rglove

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 527
Re: Detetor de Radar... Detetável?
« Responder #9 em: 28 de Julho de 2013, 23:15 »
Sim, tenho sempre o cuidado de ter tudo em ordem!
Sim, dentro das localidades o limite é só + 10 km/h, mas fora a diferença já é imensa. Sendo assim já fico mais descansado. Vou respeitar os limites impostos pela sinalização vertical e pronto, se tiver o azar de levar uma multa livro-me desta mota... Também já falta pouco.
Acho que também vou optar por meter gps na mota e ter os pontos "críticos" guardados. Pelo que vi é legal!

Cumprimentos e obrigado!

Offline rglove

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 527
Re: Detetor de Radar... Detetável?
« Responder #10 em: 28 de Julho de 2013, 23:19 »
E já agora, um videozinho que encontrei agora, muito engraçado xD


Offline tarquinio

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 529
Re: Detetor de Radar... Detetável?
« Responder #11 em: 29 de Julho de 2013, 06:54 »
Esses são perigosos... Se andas a 45, não só te tiram a foto quando passam mas tambem conseguem a ir a correr atras de ti e continuar a fotografar infracções futuras! :P

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: Detetor de Radar... Detetável?
« Responder #12 em: 29 de Julho de 2013, 18:36 »
LOL afinal a policia tb n gosta de ser multada! :D :D :D