collapse

* Posts Recentes

Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]


Focos LED SMD por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:12]


I Belive por dropes
[15 de Dezembro de 2023, 13:59]


Carga de corrente eletrónica ZPB30A1 60W por jm_araujo
[11 de Dezembro de 2023, 13:27]

Votação

Que potência contratada têm em vossa casa?

Menos de 3.45kVA
3.45kVA
4.6kVA
5.75kVA
6.9kVA
10.35kVA
Mais de 10.35kVA

Autor Tópico: Que potência contratada têm em vossa casa?  (Lida 20939 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: Que potência contratada têm em vossa casa?
« Responder #15 em: 08 de Janeiro de 2018, 19:29 »
Os mais antigos, quer mecânicos quer eletrónicos(que eu tenho), não tinham corte de sobre-corrente. Era assegurado por um disjuntor regulável à parte.
E esse disjuntor era colocado pela EDP distribuição conjuntamente com o contador?

Porque os quadros electricos das habitações, era da responsabilidade do projecto/electricista que fazia a instalação do sistema electrico da habitação certo? e quando se contracta/contractava uma dada potencia contractada à nossa fornecedora de electricidade, quem ou quê assegurava que não estavamos a pedir mais corrente à rede electrica que não a contratada?

Estou a perguntar porque que me lembre, não me lembra de ver alguem da EDP ter acesso ao quadro geral da habitação e mudar ou verificar o quer que seja, sempre que se mudou de potencia contractada.

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Que potência contratada têm em vossa casa?
« Responder #16 em: 08 de Janeiro de 2018, 22:14 »
Aqui em casa há um disjuntor que é da EDP (selado e tudo), que é o que controla a potência contratada. Agora com o novo contador já não controla nada, e o técnico meteu-o no máximo. Quando era para mudar a potência contratada vinham cá e mudavam o limite de corrente nesse disjuntor, que é ajustável.
O técnico que veio instalar o contador disse que ele já suporta envio automático da contagem, mas que do lado da "central" a coisa ainda não estava pronta para isso.

Offline vasco

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 444
Re: Que potência contratada têm em vossa casa?
« Responder #17 em: 09 de Janeiro de 2018, 12:17 »
Mudaram-me o contador o ano passado, e o técnico que o foi instalar disse que já ia mandar a contagem, mas verificou-se depois que o serviço ainda não estava ativo, pelo que tenho que continuar a mandar a leitura se não quiser ter muitas surpresas com as estimativas.
Este Natal o contador disparou 1 vez por excesso de uso, mas para voltar a ligar foi só carregar num botão do contador, acho que por 10 segundos.
Stupid men are often capable of things the clever wouldn't dare to contemplate.

Offline almamater

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.914
    • GrcByte - Projectos
Re: Que potência contratada têm em vossa casa?
« Responder #18 em: 11 de Janeiro de 2018, 13:41 »
Mudei recentemente (Dezembro) de  6.9kVA para 5.75 e tinha Bi-Horário e alterei para Simples.

Nunca disparava e mesmo depois da alteração continua a não disparar.. mas como é tudo eléctrico vou manter-me para já nos 5.75.

e sim o técnico que veio mudar a potência (basicamente no disjuntor), disse que em breve a contagem vai ser enviada automaticamente e que já andam a fazer algumas alterações em zonas de Lisboa.

Disse ainda que vai ser possível também os contadores comunicarem uns com os outros, tipo uma rede por todos os vizinhos, prédios, etc. e controlarem assim melhor as avarias etc. etc.

Offline LVirtual

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 472
  • http://www.s-tronika.com
    • S-Tronika - Serviços Técnicos de Electrónica
Re: Que potência contratada têm em vossa casa?
« Responder #19 em: 11 de Janeiro de 2018, 16:39 »

Disse ainda que vai ser possível também os contadores comunicarem uns com os outros, tipo uma rede por todos os vizinhos, prédios, etc. e controlarem assim melhor as avarias etc. etc.

vao comunicar uns com os outros atraves da rede electrica.
Antes de começar a instalar os contadores inteligentes a EDP, ainda era completamente tuga,
fez experiencias no terreno durante cerca de um ano com estes sistema inteligente de transmissao de contagens.
vamos ver é ate que ponto essa transmissao de dados nao vai afectar ou ser afectada pela frequencia da rede que nao é assim tao exacta quanto isso. ;)
"O defeito mais grave dos humanos, aquele que coloca mais obstáculos à sua evolução, é a crença profundamente arreigada na infalibilidade dos seus raciocínios e dos seus pontos de vista."

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: Que potência contratada têm em vossa casa?
« Responder #20 em: 11 de Janeiro de 2018, 21:03 »
vao comunicar uns com os outros atraves da rede electrica.
Antes de começar a instalar os contadores inteligentes a EDP, ainda era completamente tuga,
fez experiencias no terreno durante cerca de um ano com estes sistema inteligente de transmissao de contagens.
vamos ver é ate que ponto essa transmissao de dados nao vai afectar ou ser afectada pela frequencia da rede que nao é assim tao exacta quanto isso. ;)

se já existe e acontece noutros paises bem maiores que o nosso, se não funciona na nossa rede eléctrica é porque não querem ou porque fica caro fazer com que funcione..

É como nas operadoras e as respectivas tecnologias adsl com contractos de serviços que não conseguem cumprir metade das velocidades, porque segundo os técnicos o problema é das "distancias" e da má escolha da cablagem que usaram nao ter sido a mais ad$quada para os serviços que vendem, mas pronto, como mudaram os contractos para "até" e as entidades reguladoras/fiscalizadoras não têm poder nenhum a nao ser dar puxões de orelhas "virtuais" ficamo-nos com os serviços virtuais..

Offline KammutierSpule

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.480
Re: Que potência contratada têm em vossa casa?
« Responder #21 em: 11 de Janeiro de 2018, 21:08 »
Espera lá... isso não era o Zigbee que ia resolver tudo e tudo ficava smart?  ;D
Um problema? Soluçao: Zigbee
Where do we stand?!


Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Que potência contratada têm em vossa casa?
« Responder #22 em: 12 de Janeiro de 2018, 11:00 »
Sabes como é, qq nova tec é solução para todos os males do mundo :)

Acho que a frequência da rede não deve afectar as comunicações, LVirtual.

Offline LVirtual

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 472
  • http://www.s-tronika.com
    • S-Tronika - Serviços Técnicos de Electrónica
Re: Que potência contratada têm em vossa casa?
« Responder #23 em: 12 de Janeiro de 2018, 15:57 »
Sabes como é, qq nova tec é solução para todos os males do mundo :)

Acho que a frequência da rede não deve afectar as comunicações, LVirtual.

espero que nao... ;)
ja houve epocas em que começaram a sair para o mercado dispositivos de comunicaçoes e telemetria atraves da rede electrica e apareceram logo varios "doutores" nos meios tecnicos e academicos a dizer que esses sistemas iriam afectar os dispositivos que dependem da frequencia da rede para se manterem sincronizados.

na epoca ainda nao havia sistemas wi-fi por isso tambem era capaz de ser mais complexo harmonizar todas as frequencias existentes na rede electrica.

Eventualmente hoje em dia e como nas cidades e outras povoaçoes ja existem redes wi-fi abertas suportadas pelos clientes de internet dos diversos operadores, provavelmente podem conseguir criar uma rede privada virtual entre todos os contadores dum mesmo predio ou urbanizaçao por exemplo e ai ficarem todos a comunicar em modo cloud.
comunicar independentemente com uma central é facil por via de gprs/gsm ou ate mesmo por via wi-fi, mas o wi-fi so resulta em localidades mais urbanas.
em locais remotos e ou rurais so mesmo por gprs.

uma coisa é certa, terao que ser sempre os operadores energeticos a criar a rede de dados para fazer a telemetria e telegestao do contador.
a mim ainda nao vieram mudar os contadores, nem em casa nem na oficina. mas quando vierem e se tentarem pendurar-se nas minhas redes wi-fi lixam-se.
acaba-se logo a Free ZON e a Free FON ;)
assim que eu desligo a difusao wi-fi do router, aqui numa dezena de metros em redor deixa de haver redes abertas. por isso...
se quiserem usar a minha rede wi-fi terao que fazer um desconto na factura...
"O defeito mais grave dos humanos, aquele que coloca mais obstáculos à sua evolução, é a crença profundamente arreigada na infalibilidade dos seus raciocínios e dos seus pontos de vista."

Offline LVirtual

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 472
  • http://www.s-tronika.com
    • S-Tronika - Serviços Técnicos de Electrónica
Re: Que potência contratada têm em vossa casa?
« Responder #24 em: 12 de Janeiro de 2018, 16:06 »
Espera lá... isso não era o Zigbee que ia resolver tudo e tudo ficava smart?  ;D
Um problema? Soluçao: Zigbee
Where do we stand?!



Citar
ZigBee
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Dispositivo ZigBee. Ilustração do pequeno tamanho do dispositivo ZigBee

Zigbee designa um conjunto de especificações para a comunicação sem-fio entre dispositivos eletrônicos, com ênfase na baixa potência de operação, na baixa taxa de transmissão de dados e no baixo custo de implementação. Tal conjunto de especificações define camadas do modelo OSI subsequentes àquelas estabelecidas pelo padrão IEEE 802.15.4[2].

Foi pensada para interligar pequenas unidades de recolha e controlo de dados recorrendo a sinais de radiofrequência não licenciados.

A tecnologia utilizada é comparável às redes Wi-Fi e Bluetooth e diferencia-se destas por desenvolver menor consumo, por um alcance reduzido (cerca de 100 metros) e a comunicação entre duas unidades poder ser repetida sucessivamente pelas unidades existentes na rede até atingir o destino final. Todos os pontos da rede podem funcionar como retransmissores de informação. Uma malha (Mesh) de unidades ZigBee pode realizar-se numa extensão doméstica ou industrial sem necessidade de utilizar ligações elétricas entre elas.

Hoje já se encontram módulos com taxas de 250kbps que alcançam até 70 metros em visada aberta. Funciona em modo de rede transparente, onde todos os pontos podem receber dados e no modo criptografado, onde podem ser configurados o nome de usuário, endereço na rede e os endereços que receberão dados e mensagens numa determinada seção. Já existem, inclusive, módulos para comunicação com microcontroladores, com o PC (via USART e interface max-232) e câmeras ZigBee! [1]

ja ha umas decadas atras uns 3 anos antes da obra começar, na altura ainda dos projectos, idealizei e esteve quase a ser desenvolvido um sistema com esta arquitectura para todos os parques de estacionamento daquilo que iria ser a Expo 98 :)

nem sabia da existencia da abelinha zig...

Nao quiseram porque era demasiado sofisticado para o pensamento dos arquitectos do projecto de estacionamento. preferiam um segurança a distribuir bilhetes de estacionamento escritos a mao...

Na pratica os servidores de internet ja fazem isso hoje em dia ao serem cada um deles uma celula inteligente da rede, quando uma celula desaparece da rede outra toma o seu lugar. A transmissao da informaçao assim nunca falha...
Estao todos interligados numa verdadeira "cloud".
"O defeito mais grave dos humanos, aquele que coloca mais obstáculos à sua evolução, é a crença profundamente arreigada na infalibilidade dos seus raciocínios e dos seus pontos de vista."

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Que potência contratada têm em vossa casa?
« Responder #25 em: 12 de Janeiro de 2018, 16:20 »
Sabes como é, qq nova tec é solução para todos os males do mundo :)

Acho que a frequência da rede não deve afectar as comunicações, LVirtual.

espero que nao... ;)
ja houve epocas em que começaram a sair para o mercado dispositivos de comunicaçoes e telemetria atraves da rede electrica e apareceram logo varios "doutores" nos meios tecnicos e academicos a dizer que esses sistemas iriam afectar os dispositivos que dependem da frequencia da rede para se manterem sincronizados. (...)

Isso já é outra história, isso sim, pode acontecer. Mas em dispositivos que transmitem dados não vejo razão para isso, eles criam o seu próprio "timming".

Offline vasco

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 444
Re: Que potência contratada têm em vossa casa?
« Responder #26 em: 13 de Janeiro de 2018, 10:56 »
Há uma serie de anos, ainda a internet caseira era toda dial-in lembro-me de ter lido ou ouvido falar que a EDP ía avançar para ser um ISP usando tecnologia semelhante ao que conhecemos hoje por power-line, evidentemente que isso nunca avançou e o power-line evoluiu muito, pena que ainda continue um bocado caro, mas parece-me que não deverá haver grandes dificuldades em porem os contadores a reportar as leituras, se ainda não o fizeram é porque gostam mais do processo de estimativas que lhes permite cobrar basicamente o que quiserem quando querem. Isso sim, é mesmo à tuga!
Stupid men are often capable of things the clever wouldn't dare to contemplate.

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Que potência contratada têm em vossa casa?
« Responder #27 em: 13 de Janeiro de 2018, 13:44 »
Power line não funciona com longas distâncias..
Avr fanboy

Offline LVirtual

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 472
  • http://www.s-tronika.com
    • S-Tronika - Serviços Técnicos de Electrónica
Re: Que potência contratada têm em vossa casa?
« Responder #28 em: 13 de Janeiro de 2018, 14:45 »
...mas parece-me que não deverá haver grandes dificuldades em porem os contadores a reportar as leituras, se ainda não o fizeram é porque gostam mais do processo de estimativas que lhes permite cobrar basicamente o que quiserem quando querem. Isso sim, é mesmo à tuga!

tambem concordo com essa "leitura" passe o pleonasmo ;)

é mais por questoes de politica financeira que a automatizaçao das leituras e gestao tanto dos contadores electricos como os de agua ou de gas nao é feita ha mais de uma decada mesmo em portugal, porque a tecnologia de telemetria suficientemente fiavel ja é usada cá desde pelo menos o inicio do seculo 21.
A EPAL ja ha muitos anos que usa sistemas de telecontrolo nas instalaçoes de abastecimento de agua pelo pais fora, a RDP á 25 anos atras ja fazia telegestao e telemetria das antenas repetidoras por via de plcs com comunicaçao radio.

A tecnologia de contagem digital de consumo de liquidos ou gases ja existe no mundo ha decadas em utilizaçoes corriqueiras e com suficiente fiabilidade para ja se fabricarem caudalimetros digitais ha anos que agora ate ja se usam nos sistemas de telecontrolo de frotas automoveis.

Todas estas tecnologias ja existem a funcionar noutros paises e ate mesmo cá ha varias decadas e sem falhas de maior que impeçam a utilizaçao em contagem de consumos electricos. Tem sido tudo uma questao politica e de falta de vontade em reduzir lucros para investir no futuro...
"O defeito mais grave dos humanos, aquele que coloca mais obstáculos à sua evolução, é a crença profundamente arreigada na infalibilidade dos seus raciocínios e dos seus pontos de vista."

Offline vasco

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 444
Re: Que potência contratada têm em vossa casa?
« Responder #29 em: 13 de Janeiro de 2018, 14:47 »
Power line não funciona com longas distâncias..

Define "longas distâncias".
Não me lembro de terem sido publicados quaisquer detalhes, mas provavelmente só teria que ir até à caixa da edp na rua.
Stupid men are often capable of things the clever wouldn't dare to contemplate.