collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Para que serve este componente? (ULN2803)  (Lida 14525 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline LuísR.A.

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.224
    • Clube de Robotica
Para que serve este componente? (ULN2803)
« em: 18 de Novembro de 2012, 12:24 »
Tiva MCU é que é.

Tutoriais Tiva+codigos exemplo:
https://sites.google.com/site/luiselectronicprojects/

Offline dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.189
Re: para que server este componente?
« Responder #1 em: 18 de Novembro de 2012, 12:34 »
Esse é um IC de 8 drives, muito útil para controlar directamente relés sem a necessidade de díodos de proteção.
O PDF explica tudo.

Offline LuísR.A.

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.224
    • Clube de Robotica
Re: para que server este componente?
« Responder #2 em: 18 de Novembro de 2012, 12:35 »
e como pode ajudar para usar sensores de distancia de infravermelhos?

é tipo um componente que funciona por i2c e da para controlar varias coisas?

e não sei exatamente o que é IC. tenho poucos conhecimentos em electronica. ainda so ando no secundario de CT
Tiva MCU é que é.

Tutoriais Tiva+codigos exemplo:
https://sites.google.com/site/luiselectronicprojects/

Offline npereira

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 95
  • Abstuntis Majoris
    • Site Pessoal
Re: para que server este componente?
« Responder #3 em: 18 de Novembro de 2012, 12:43 »
e não sei exatamente o que é IC. tenho poucos conhecimentos em electronica. ainda so ando no secundario de CT

IC do inglês Integrated Circuit é um circuito integrado. Também conhecido como chip  ;)
Nelson Pereira
Automação, Robótica e Controlo Industrial

Offline LuísR.A.

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.224
    • Clube de Robotica
Re: para que server este componente?
« Responder #4 em: 18 de Novembro de 2012, 12:49 »
eu queria saber o que é esse componente porque vi que no micromouse usam isso com os sensores de distancia.

eu estava para fazer uma coisa parecida com um emissor e um receptor mas não ia usar isso
Tiva MCU é que é.

Tutoriais Tiva+codigos exemplo:
https://sites.google.com/site/luiselectronicprojects/

Offline npereira

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 95
  • Abstuntis Majoris
    • Site Pessoal
Re: para que server este componente?
« Responder #5 em: 18 de Novembro de 2012, 12:50 »
e como pode ajudar para usar sensores de distancia de infravermelhos?

Para usares sensores de distancia IR precisas de um LED emisor e um receptor.
Este IC como o dropes referiu é um driver, normalmente utilizado para comutar cargas maiores que não podem ser fornecidas directamente pelo microcontrolador. Para o que pretendes (sensor IR) não precisas deste driver porque o LED IR pode ser ligado directamente ao microcontrolador  ;)
Nelson Pereira
Automação, Robótica e Controlo Industrial

Offline dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.189
Re: para que server este componente?
« Responder #6 em: 18 de Novembro de 2012, 12:51 »
e como pode ajudar para usar sensores de distancia de infravermelhos?
Não pode

Citar
é tipo um componente que funciona por i2c e da para controlar varias coisas?
Funciona directamente, colocas um sinal lógico na entrada e tens alteração na tensão de saída de cada drive.
Não tem nenhum protocolo de comunicação é via paralela.

Citar
e não sei exatamente o que é IC. tenho poucos conhecimentos em electronica. ainda so ando no secundario de CT
Isso é grave, vais ter de estudar muita coisa, ou pelo menos saber procurar.
« Última modificação: 18 de Novembro de 2012, 12:55 por dropes »

Offline LuísR.A.

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.224
    • Clube de Robotica
Re: para que server este componente?
« Responder #7 em: 18 de Novembro de 2012, 13:16 »
Isso é grave, vais ter de estudar muita coisa, ou pelo menos saber procurar.

eu sei mas no clube so se aprende coisas muito simples. so para o ano na universidade é que tenho alguem para me ensinar
Tiva MCU é que é.

Tutoriais Tiva+codigos exemplo:
https://sites.google.com/site/luiselectronicprojects/

Offline tr3s

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 811
  • char x=1, y=5; x^=y^=x^=y;
Re: para que server este componente?
« Responder #8 em: 18 de Novembro de 2012, 14:37 »
Viva Luís,

Esse integrado (aka IC aka Chip) é um Array de Darlington, isto é, contém no seu interior um conjunto (8 salvo erro) de transístores numa montagem bastante conhecida, chamada Darlington. Esta montagem normalmente consiste em 2 transistores bipolares e a sua vantagem é que consegue um ganho em emissor comum consideravelmente maior (normalmente é o produto entre os ganhos de emissor comum de cada transistor, simplificando as contas). Isto permite-te controlar componentes que necessitem de mais energia do que aquela que podes fornecer no "canal". Vamos supor que queres acender 10 Leds em paralelo ao mesmo tempo e só tens um pino no teu microcontrolador, não vais ligar os 10 leds em paralelo ao pino pois este vai fazer "pum". Então, metes uma fonte com mais energia no colector do transistor, ligas o pino do microcontrolador à base do transistor e ligas os leds no emissor do transistor. Assim em vez de usares a energia do microcontrolador usas a energia da fonte  (bateria) que ligares no coletor do transistor.
No fundo o transistor vai estar a funcionar como um interruptor que controlas pelo microcontrolador.

Creio ter ideia onde viste isto e parece-me que foi usado com esta intenção, há 5 Leds IR que são controlados por este array de Darlingtons. Desta forma ele consegue dar mais energia aos Leds conseguindo uma maior luminusidade. Isto permite-lhe detectar objectos a uma maior distância, pois vai conseguir reflexões maiores.

Como já disseram, podes ligar leds aos pinos de um microcontrolador (não é directamente, tens de por uma resistencia no meio) mas estes normalmente fornecem pouca corrente. Desta forma isso não é uma limitação pois os leds não são alimentados pelo micro mas sim por uma fonte de energia, como uma bateria.
Tr3s
Daniel Gonçalves

Offline LuísR.A.

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.224
    • Clube de Robotica
Re: Para que serve este componente? (ULN2803)
« Responder #9 em: 18 de Novembro de 2012, 14:58 »
ah! é so um circuito que compacta 8 transistors bi-polares.
isto tambem permite controlar os 8 transistors com 1 pin do microcontrolador ou é preciso 1 pin para cada par de transistors?.

pois usam isso porque os pins apenas podem fornecer no maximo 40mA (no meu microcontrolador pelo menos)
se é assim eu uso simplesmente uns transistors que tenho ca que so preciso de 1 sensor por agora.

Citar
"Esta montagem normalmente consiste em 2 transistores bipolares e a sua vantagem é que consegue um ganho em emissor comum consideravelmente maior (normalmente é o produto entre os ganhos de emissor comum de cada transistor, simplificando as contas)"

isso é que não percebi muito bem mas isso é porque tenho conhecimentos limitados. tipo 2 isso usa 2 transistors que iram funcionar como usar 2 baterias em paralelo para maior descarga?
penso que isso irei aprender depois na fisica de 2º-3º periodo
« Última modificação: 18 de Novembro de 2012, 15:05 por LuísR.A. »
Tiva MCU é que é.

Tutoriais Tiva+codigos exemplo:
https://sites.google.com/site/luiselectronicprojects/

Offline tr3s

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 811
  • char x=1, y=5; x^=y^=x^=y;
Re: Para que serve este componente? (ULN2803)
« Responder #10 em: 18 de Novembro de 2012, 15:10 »
Sobre transistores bipolares podes ler isto:

http://en.wikipedia.org/wiki/Bipolar_junction_transistor

Vê tanto os PNP como os NPN (no integrado usam NPN).

Neste integrado precisas de um pino por cada par, como há 8 pares precisas de 8 pinos. No pino COM do integrado ligas a fonte de alimentação e essa é partilhada por todos os pares (no colector), daí COM de common.

Mas atenção o LED não é o sensor! O sensor é o outro "senhor" que ou é um fototransistor ou um fotodiodo.
A meu ver Sensor devia ser o nome que dás ao conjunto de componentes usados para desempenhar determinada tarefa. Pegando no exemplo do microrato, o sensor lateral esquerdo é o par LED IR + Fotodiodo IR e por aí fora.
Tr3s
Daniel Gonçalves

Offline LuísR.A.

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.224
    • Clube de Robotica
Re: Para que serve este componente? (ULN2803)
« Responder #11 em: 18 de Novembro de 2012, 15:15 »
sim o led IR é usado com o transistor e o phototransitor no caso que eu quero apenas meto 5V com uma resistencia e com uma derivação para o microcontrolador.

a unica diferença funcional entre os PNP e os NPN é que um deixa passar corrente com ausencia de "sinal" e o outro é com presença de "sinal" certo? de transistors sei +- o muito basico porque tive de arranjar uns para um motor. antes usava reles mas o transistor é melhor
Tiva MCU é que é.

Tutoriais Tiva+codigos exemplo:
https://sites.google.com/site/luiselectronicprojects/

Offline tr3s

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 811
  • char x=1, y=5; x^=y^=x^=y;
Re: Para que serve este componente? (ULN2803)
« Responder #12 em: 18 de Novembro de 2012, 15:19 »
Imagina que tens um canal, ou tubo, muito estreitinho que representa o pino do teu microcontrolador. como este canal é estreitinho passa pouca energia (vamos dizer energia para simplificar os conceitos).

Normalmente um transistor tem um canal bastante largo, o canal do Colector para o Emissor. Nos transistores a largura deste canal é controlada pela base, quanto mais energia pões na base, mais largo vai ficar o canal entre o Colector e o Emissor até atingir o maximo. Este máximo é muitas vezes superior ao canal o microcontrolador. Ao usar dois transistores estás a aumentar ainda mais o canal entre o Coletor e o Emissor pois já tens dois!
Os colectores dos dois transistores estão ligados um ao outro e vão ligar à bateria.

Agora imagina que na base do transistor meteste o máximo (no Arduino fizeste DigitalWrite(HIGH); ) e assim os canais estão abertos na sua capacidade máxima. A energia da bateria vai toda pelos canais até chegar ao Emissor e neste tens os leds e etc. a serem alimentados só pela bateria.
Tr3s
Daniel Gonçalves

Offline LuísR.A.

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.224
    • Clube de Robotica
Re: Para que serve este componente? (ULN2803)
« Responder #13 em: 18 de Novembro de 2012, 15:23 »
ya normalmente controlo o transistor sempre com o digital. não sabia que podia controlar o fluxo de energia
em principio não tenhi problemas com o led IR ao fazer isso certo? simplesmente o led vai ter o brilho maximo certo? a corrente que passa é simplesmente a que o led "pede" (tenho nomenclaturas muito crus) que pode ser menos se usar um sinal analogico para o transistor.
Tiva MCU é que é.

Tutoriais Tiva+codigos exemplo:
https://sites.google.com/site/luiselectronicprojects/

Offline tr3s

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 811
  • char x=1, y=5; x^=y^=x^=y;
Re: Para que serve este componente? (ULN2803)
« Responder #14 em: 18 de Novembro de 2012, 15:24 »
A diferença entre os NPN e PNP é o sentido em que a corrente de base "flui" pelo transistor, a seta indica esse sentido. No NPN a corrente vai no sentido da base para o emissor e  no PNP vai no sentido do colector para a base.
Tr3s
Daniel Gonçalves