collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Placa TB6560 CNC  (Lida 7255 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Ricardo Costa1986

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 38
Placa TB6560 CNC
« em: 16 de Outubro de 2014, 14:27 »
Bom dia,

Gostaria de perceber o  porquê de muita gente utilizar a placa TB6560 para controlar os motores de passo na contrução das CNC, mas uns utilizam directamente os motores na placa e outros utilizam umas drives só depois ligam a placa.
Alguem sabe a diferença?
E qual é a grande diferença das placas TB6560 em que a PCB é azul e as vermelhas?
Em anexo deixo os 3 componentes.

Cumprimentos,

Offline Nunito

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 923
Re: Placa TB6560 CNC
« Responder #1 em: 16 de Outubro de 2014, 14:48 »
Bom dia,

Gostaria de perceber o  porquê de muita gente utilizar a placa TB6560 para controlar os motores de passo na contrução das CNC, mas uns utilizam directamente os motores na placa e outros utilizam umas drives só depois ligam a placa.
Alguem sabe a diferença?
E qual é a grande diferença das placas TB6560 em que a PCB é azul e as vermelhas?
Em anexo deixo os 3 componentes.

Cumprimentos,
Boa tarde.


A drive TB6560 é uma drive 3 em 1, ou seja tem as três drives incorporadas numa só placa as tais azuis, vermelhas.
As drives individuais são mais caras mas são as melhoras para não acontecer falhas o que está a acontecer a muito pessoal como a mim também.
Drives 3 em 1 possuem componentes de marca, mas do género rejeitados por algum defeito que não impede o funcionamento, mas a ocorrência de falhas nos passos dos motores. São placas mal dimensionadas.

Claro que para quem está a começar e foi assim que o fiz, compra uma placa 3 em 1 que fica muito mais barato que comprar as individuais.

As cores das placas se não estou em erro, depende do fabricante.

Offline Ricardo Costa1986

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 38
Re: Placa TB6560 CNC
« Responder #2 em: 16 de Outubro de 2014, 15:34 »
Desde já agradeço pelo esclarecimento.
Então mas assim preciso de uma placa qu faça o interface dessas drives dos motores com o código gerado pelo programa mach3?
Existem vários videos no youtube que estão a usar em simultaneo essa placa a as drives, não percebo pq.

Offline Nunito

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 923
Re: Placa TB6560 CNC
« Responder #3 em: 16 de Outubro de 2014, 17:08 »
Desde já agradeço pelo esclarecimento.
Então mas assim preciso de uma placa que faça o interface dessas drives dos motores com o código gerado pelo programa mach3?
Existem vários vídeos no youtube que estão a usar em simultaneo essa placa a as drives, não percebo pq.
Estou a achar estranho isso, envia um video para dar uma vista de olhos.
Sim para utilizar as drives independentes tem de ter uma que as controla e é conectada ao Pc, secalhar é disso que fala.

Offline Ricardo Costa1986

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 38
Re: Placa TB6560 CNC
« Responder #4 em: 16 de Outubro de 2014, 17:49 »
Pois, estava a fazer confusão. Eu realmente via uma placa quando se utilizava as drives dos motores mas não é a TB6560.
Outra dúvida, qual é a grande diferença das drives para os motores? Eu tenho uma St-M5045, mas no ebay vejo o Kit de 3  motores com as respectivas drives mas com um código diferente. O que varia é só mesmo a corrente com qual posso utilizar nos motores?
O existe outras diferenças?
O também tem a ver com a placa que vou utilizar?


Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.947
  • NERD!
Re: Placa TB6560 CNC
« Responder #5 em: 16 de Outubro de 2014, 19:45 »
O que varia é só mesmo a corrente com qual posso utilizar nos motores?
Varia de controlador para controlador:
Corrente, tensão, ajustes dos limites,modos de passos,  quantidade de microsteps (se suportados), tipos de controlo de corrente (PWM, linear), frequência dos PWM, tipo de drivers (FETs, Bipolares, Externos ), tipo de controlo do "decay" de corrente, proteções contra curtos/sobretemperatura, alarmes, e provavelmente mais uma dúzia de coisas que me estou a esquecer...

Offline Ricardo Costa1986

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 38
Re: Placa TB6560 CNC
« Responder #6 em: 17 de Outubro de 2014, 13:00 »
Estou a ver que não é assim tão simples..
Alguem me sabe dizer onde comprar essa placa para controlar os motores de passo e fazer o interface do programa mach3, a tal placa TB6560 sem ser dos chineses?
Ouvi dizer que essa placa também é desenvolvida por tecnologia alemã, é verdade?
Estou disposto a investir um pouco mais nessa placa, para não me dar muitos problemas.
 

StarRider

  • Visitante
Re: Placa TB6560 CNC
« Responder #7 em: 17 de Outubro de 2014, 13:48 »
Estou a ver que não é assim tão simples..
Alguem me sabe dizer onde comprar essa placa para controlar os motores de passo e fazer o interface do programa mach3, a tal placa TB6560 sem ser dos chineses?
Ouvi dizer que essa placa também é desenvolvida por tecnologia alemã, é verdade?
Estou disposto a investir um pouco mais nessa placa, para não me dar muitos problemas.

Boas,

Não percebi bem, tem UMA placa com 3 ICs TB6560 ou 3 placas separadas ?

Abraços,
PA

Offline Ricardo Costa1986

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 38
Re: Placa TB6560 CNC
« Responder #8 em: 17 de Outubro de 2014, 14:36 »
Eu tenho na minha posse uma  drive ST-M5045.
Neste momento quero projectar uma maquina CNC, mas da parte de electrónica não é bem a minha "praia".
Estive a pesquisar um pouco sobre as placas que existêm no mercado e o que vejo muito é TB6560, aquelas que são 3 em 1 segundo um utilizador da Lusorótica. 
Mas avançando com a minha pesquisa reparei que essa placa esta mal dimensionada, estão pensei fazer com as drives individuais.
Queria saber se essa placa 3 em 1 existia de um fabricante europeu, ouvi dizer que existia na farnell, mas ja tentei pesquisar mas não deu em nada.
Será que me pode ajudar?
 

StarRider

  • Visitante
Re: Placa TB6560 CNC
« Responder #9 em: 17 de Outubro de 2014, 14:50 »
Eu tenho na minha posse uma  drive ST-M5045.
Neste momento quero projectar uma maquina CNC, mas da parte de electrónica não é bem a minha "praia".
Estive a pesquisar um pouco sobre as placas que existêm no mercado e o que vejo muito é TB6560, aquelas que são 3 em 1 segundo um utilizador da Lusorótica. 
Mas avançando com a minha pesquisa reparei que essa placa esta mal dimensionada, estão pensei fazer com as drives individuais.
Queria saber se essa placa 3 em 1 existia de um fabricante europeu, ouvi dizer que existia na farnell, mas ja tentei pesquisar mas não deu em nada.
Será que me pode ajudar?

Boas,

Pessoalmente todas as placas "3 em 1" TB6560 que conheço são chinocas, e a grande maioria dão alguns
problemas, pelo que o conselho é mesmo esquecer essa opção.

Sendo que a ST-M5045 (igual à CNC-2M542) dá para um motor não ser necessárias 3 unidades, e uma
breakout board para a interface LPT.

Existem breakout para LPT para todos os preços, desde os 15 euros até aos 60 euros, algumas com relays
outras com MOSFETS e PWM para controlar a velocidade do spindle.

Tenho aqui uma que posso dispensar ... se existir interesse falamos por PM.

Abraços,
PA

Offline Ricardo Costa1986

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 38
Re: Placa TB6560 CNC
« Responder #10 em: 17 de Outubro de 2014, 16:26 »
Se estou a perceber, a breakout para LPT é esta placa:
( http://www.ebay.es/itm/5-Axis-CNC-Interface-Adapter-Board-For-Stepper-Motor-Driver-Schrittmotor-Mach3-/221154255040?pt=Motoren_Getriebe&hash=item337dd220c0)?
O que esta placa faz é o interface do Mach3 com os respectivos motores de passo?
O programa Mach3 dá para controlar a velocidade do spindle? Como também o sentido de rotação?
 

StarRider

  • Visitante
Re: Placa TB6560 CNC
« Responder #11 em: 17 de Outubro de 2014, 16:51 »
Se estou a perceber, a breakout para LPT é esta placa:
( http://www.ebay.es/itm/5-Axis-CNC-Interface-Adapter-Board-For-Stepper-Motor-Driver-Schrittmotor-Mach3-/221154255040?pt=Motoren_Getriebe&hash=item337dd220c0)?
O que esta placa faz é o interface do Mach3 com os respectivos motores de passo?
O programa Mach3 dá para controlar a velocidade do spindle? Como também o sentido de rotação?

Boas,

Sim, para as 3 perguntas. Mas no que toca ao spindle a breakout tem que estar preparada para tal.

Abraços
PA